You are on page 1of 5

IGREJA EVANGELICA CASA DE DEUS PROJETO: EBD Escola Bblica Dominical INTRODUO Para que o homem atinja uma

a maturidade na f crist necessrio que a Igreja desempenhe diligentemente seu papel no processo de formao deste cristo. A educao crist est diretamente relacionada ao crescimento espiritual da igreja, e para que haja este crescimento a educao deve estar fundamentada no conhecimento das Sagradas Escrituras, onde Deus a razo principal do exerccio coerente da tarefa de educar. Este projeto tem por objetivo descrever a organizao da aplicao do Ensino Bblico na Igreja Casa de Deus. IMPORTANCIA, PROPSITO E OBJETIVO. A educao crist tem por objetivo principal instruir o ser humano no conhecimento de Deus; levar o educando a alcanar a plena maturidade como ser humano, criado a imagem e semelhana de Deus, preocupando-se com o homem em seus vrios aspectos: fsico, racional, emocional, social e espiritual. Preocupando-se com a transformao progressiva do cristo no carter, valor, motivao, atitudes e entendimento do prprio Deus. John a. Hughes (2005, p.. 376) diz que o mais alto e objetivo da educao dever ser, ento, ajudar os seres humanos no desenvolvimento do conhecimento, habilidade e atitudes que contribuam para que eles possam glorificar e agradar melhor a Deus. Dessa forma entendo que todo o ensino bblico e teolgico ministrado na igreja deve conter elementos que possam ajudar os cristos a entender melhor e apreciar o carter e obra de Deus com a finalidade principal de glorificar a Deus e prez-lo para sempre, buscando todo conhecimento sobre Deus por meio de sua Palavra. QUALIFICAES PARA PROFESSORES Deus julgar o discurso dos professores mais duramente do que o discurso de outros crentes, ou seja, Tiago afirma que Deus reserva maior juzo para aqueles que so mestres, pois estes utilizam frequentemente palavras, e por isso tem maiores probabilidades de tropearem nelas (Tg 3.2). Paulo tambm reconhece a necessidade de que os professores da igreja local tivessem habilidade para se comunicar de forma eficaz, alm de um compromisso com a verdade e a vida que serviria como modelo para os alunos. Assim, enquanto que as palavras do professor so um mecanismo primrio para instruo dos alunos, suas aes, inevitavelmente, tero um efeito definitivo naquilo que os alunos aprendem finalmente. A ICD deve zelar por professore de boa moral e carter, que vivam o que falam, que testificam o evangelho por suas obras. RELAO EDUCADOR-EDUCANDO A educao crist na ICD deve basear-se em dois aspectos: palavras e atitudes. Se desejamos educar para a vida e no apenas realizar um cumprimento de nossas obrigaes e responsabilidades, devemos estar consciente de que nossas atitudes falam to alto quanto nossas palavras.

Isto significa que educar para a vida educar a partir do referencial dado por Jesus e do Seu senhorio sobre nossas vidas, educar no Nome de Jesus. A identidade do educador d lugar identidade de Cristo, o Senhor. O professor deve demonstrar seu interesse por cada aluno; interesse em cada um como indivduos diferentes; interesse em seu sucesso, compartilhando a sua f na capacidade de cada um. A maneira como os professores devem educar seus alunos e promover mudanas em suas vidas podem ser especificados por princpios, so eles: 1. Princpio do interesse pessoal o modelo de ensino em que o professos ouve e dialoga com os alunos, levanta as suas necessidades e procura atende-las, dedicando-lhes tempo fora da sala de aula. Principio da confiana no professor o modelo de ensino em que o professor adquire a confiana dos alunos em sua capacidade, competncia e cuidado no planejamento da aula e no qual o professor acompanha o aluno do principio ao fim do curso. Principio da reflexo o modelo de ensino em que o professor faz pergunta que permitam ao aluno refletir criticamente em mais de uma possibilidade de respostas. Nessa procura, o aluno analise as experincias anteriores e busca novas informaes que o ajudem a esclarecer, explicar e validar a nova experincia e a justificar ou eliminar as crenas existentes. Principio por respeito e igualdade o modelo de ensino em que o aluno reconhece o respeito do professor por ele, sente-se aceito e desenvolve um relacionamento de respeito com aquele professor, vendo-se no mesmo nvel de igualdade que ele. O aluno expressa-se com maior liberdade, fica vontade para expor suas dvidas, fazer perguntas e conversas sobre suas ideias. Ele acredita que o professor no ir censur-lo ou constrange-lo com julgamento sobre sua capacidade cognitiva, mas ir ajuda-lo a se expressar melhor. Princpio da responsabilidade pela prpria aprendizagem o modelo de ensino no qual o professor, ao final de cada aula ou encontro educacional, oferece ao aluno oportunidades de decidir sobre a maneira como poder desenvolver efetivamente a nova habilidade adquirida, decidir como ela contribui com os seus conhecimentos anteriores e qual a utilidade que ela tem ou ter em sua vida. Princpio da experincia o modelo de ensino em que o professor solicita aos alunos que contem suas histrias, suas esperanas e seus medos, ou que simplesmente expressem suas expectativas no evento educacional e interprete esses dados para formar novos paradigmas de comportamentos. Princpio dos objetivos educacionais o modelo de ensino pelo qual o professor expressa quais mudanas ele deseja que seus alunos experimentem em consequncia de suas aulas, possibilitando-lhe avaliar se a aprendizagem foi realmente alcanada e fornecendo aos alunos meios de canalizarem sues esforos para alcanar metas definidas.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

O professor da ICD deve levar em considerao esses princpios educacionais a fim de ter maiores possibilidades de ajuda-los a crescer no conhecimento de Deus. COMO O ALUNO DEVE SER VISTO Nas igrejas comum o ensino tradicional em que o aluno no o centro do ensino. por isso que muitos alunos desistem no decorrer do tempo. A ICD deve adotar o modelo moderno, onde o aluno um organismo inteligente que sente e age em um meio social, aprende a resolver problemas, o centro da atividade escolar o ato de aprender, a conduta docente democrtica, a cultura dinmica e o grupo valorizado.

Para que possa ser aplicado este ensino moderno o educador tambm deve modernizar-se. Ele deve promover o saber, a tomada de decises, deve saber ouvir e estimular a fala do educando, preocupar-se com o processo grupal, estimular a busca por objetivos, orientando e tranquilizando o educando. O docente moderno visto como facilitador no processe de busca do conhecimento que deve partir do aluno. Cabe ao professor organizar e coordenar as situaes de aprendizagem, adaptando suas aes s caractersticas individuais dos alunos, para desenvolver suas capacidades e habilidades intelectuais. PLANEJANDO O TEMPO E OS RECURSOS DA AULA Em pesquisas feitas com seres humanos, percebeu-se que uma pessoa aprende: 10% atravs da leitura; 20% pela audio; 30% pela viso; 70% em debates enquanto discute um assunto com outros humanos; 90% fazendo algo, aplicando o ensino na prtica.

Estes dados informam que um ser humano aprende pelos sentidos, principalmente, quando h estimulo de dois ou mais dos cincos sentidos: audio, viso, olfato, tato e paladar. importante tambm o professor entenda a capacidade e o nvel de amadurecimento da turma para que possa elaborar um planejamento de aula que favorea a aprendizagem e a manuteno da ateno da turma. Outro dado importante que as informaes mais lembradas pelos ouvintes so aquelas a que eles tiveram contato nos primeiros 15 minutos de exposio. Sendo assim, a parte introdutria do assunto de extrema relevncia, pois, quando bem realizada prende a teno do aluno, e o motiva no processo de aprendizagem. Com base nestes dados, sugere-se que o perodo destinado a uma aula seja assim dividido: Introduo 15% do tempo Desenvolvimento 70% do tempo Concluso 15% do tempo

Sabendo-se que a introduo o momento perfeito para atrair a ateno do ouvinte e motiv-lo a acompanhar o estudo, um professor esperto deve preparar-se para utilizar uma tcnica diferente da usual fazendo uma pergunta interessante/instigante, contar uma historieta, fazer uma dinmica de grupo quebra-gelo, relacionamento em seguida, em poucas palavras, o valor do assunto a ser estudado. No desenvolvimento deve-se procurar ser objetivo e claro, utilizar-se de pelo menos um recurso visual chamativo e colocar em prtica o roteiro que ele realizou durante o ensaio mental. Dividir o tempo em perodos menores poder facilitar o andamento do desenvolvimento. O professor poder realizar diferentes atividades como movimentar-se na sala mudando de posio, alterar o tom e ritmo da voz, fazer uma pergunta ou contar uma anedota.

A concluso, como o prprio nome diz, o momento final da lio. para onde todo o planejamento se converge. Neste momento o aluno levado a perceber que o ensino recebido naquele dia deve representar para ele uma meta a ser alcanada durante a prxima semana e naqueles seguintes como prtica diria das verdades aprendidas em sala de aula e na consulta individual Palavra. PREPARANDO O ROTEIRO DE UMA AULA EFICAZ E PRODUTIVA H professores que vo para a sala de aula totalmente despreparados ou preparados apenas em parte. So como mensageiros sem mensagem. Falta-lhes energia e o entusiasmo necessrios para produzirem os resultados que, centralizados por direito, devemos esperar de seu trabalho. John Milton Gregory (IN: HENDRICKS, 1991, p.124) A tarefa de ensinar a Palavra realizada a partir do trabalho rduo de preparo, busca por conhecimento, inspirao, pesquisa constante e tambm de aprendizagem por parte do professor. A preparao da aula dever seguir os seguintes passos: 1. 2. 3. Busque auxilio Divino: ore por voc mesmo e pelos alunos e submeta tudo a Deus; Realize as leituras do texto da lio na Bblia e revista. Procure identificar personagens, locais e fatos importantes; Faa pesquisas em revistas, folhetos, fotografias sobre fatos, lugares, personagens enfim, tudo que possa se relacionar com a lio oferecendo aos educandos uma viso alm do texto da revista, a fim de que possam entender em sua plenitude o assunto abordado; Escolha o mtodo que esteja mais adequado faixa etria da turma e prepare os visuais a serem utilizados com antecedncia; Faa esboo da lio em pequeno papel. Este servir de roteiro durante a aula; Treine a voz e entonao do incio ao fim da lio. Tome bastante cuidado com grias ou com vcios de linguagem (ento, n?, entende?, a ...) Faa a recapitulao da lio, releia os textos, verifique os visuais, guarde o esboo na Bblia ou na revista, durma bem e v para a aula com a certeza de uma boa preparao, Deus vai recompens-lo.

4. 5. 6. 7.

Professores e alunos da EBD lucram mais quando desde a escolha do professor at o processo de sua formao e aperfeioamento existe uma clara inteno de preparar um obreiro para que ele possa desempenhar sua funo de ensinador da Palavra. O professor da ICD deve reconhecer sua importncia no Corpo de Cristo e se prontificar a se dedicar ao estudo da Palavra. A liderana deve perceber seu papel no apoio e suporte ao trabalho pedaggico e que os alunos demonstrem interesse em aprender os ensino bblicos. Cada professor/pregador tem sua forma genuna de pregar, seu estilo de expor mensagem, e adepto de um tipo de sermo. Dessa forma, segue os trs principais tipos de sermes, que so: Temtico, textual e o expositivo. O sermo temtico permite o pregador escolher o tema, e ento comea a busca por textos bblicos para formar as divises principais do seu esboo que ser fiel ao tema. Este mtodo o mais utilizado por ser fcil de constru-lo.

O sermo textual aquele em que o tema e as argumentaes so extrados de um texto bblico especfico, normalmente num texto pequeno. Neste tipo de sermo o esboo fica estritamente limitado ao texto sobre o qual se baseia o sermo, e o pregador evitar conduzir o ouvinte por outros textos da Bblia. O sermo expositivo tem a ver com o explorar a riqueza do texto bblico. O pregador deve estar familiarizado com a Palavra de Deus para utilizar este mtodo. James Braga (2007, p.53) afirma que: O sermo expositivo o modo mais eficaz de pregao, porque ele forma, com o tempo, mais que todos os outros tipos de mensagens, uma congregao cujo ensino fundamentado na Bblia. Ao expor uma passagem da Escritura, o mensageiro cumpre a funo primria da pregao, a saber, interpretar a verdade bblica (o que nem sempre se pode dizer dos outros tipos de sermo). O sermo de modo geral o sermo possui os seguintes elementos: ttulo ou tema, texto bblico, introduo, divises (desenvolvimento), aplicao e concluso. DIDATICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO

You might also like