You are on page 1of 4

BREVES CONSIDERAES SOBRE O GNERO DISCURSIVO DENTRO DA SALA DE AULA.

A questo norteadora do nosso artigo tentar compreender o real tratamento do gnero discursivo dentro da sala de aula. Para isso abordaremos a princpio o conceito de gnero na viso de alguns estudiosos e em seguida discutiremos sobre como tratar os gneros na sala de aula. Entende-se por gnero discursivo (gnero textual), a partir das idias de Bakhtin (1992), toda produo de linguagem (enunciado) oral ou escrita, sendo que cada gnero discursivo identificado pelos participantes da situao de comunicao por seu objetivo comunicativo, suas caractersticas lingustico-textuais relativamente estveis sua temtica, seu estilo, suas condies de produo e circulao. Os inmeros gneros discursivos produzidos por nossa sociedade podem ser agrupados segundo vrios critrios. De acordo Maingueneau (2001) sugere um critrio baseado nas diversas esferas sociais como: literria, jornalstica, publicitria, comercial, de divulgao cientfica. Em cada uma dessas reas de atuao so produzidos diversos tipos de gneros discursivos orais e escritos. Assim nos reportamos a Marcuschi (2005), as posies defendidas por Bakhtin (1992) motivaram muitos autores a tratar a lngua em seus aspectos discursivos e enunciativos, e no em suas peculiaridades formais. Esta viso segue uma noo de lngua como atividade social, histrica e cognitiva. Nesta perspectiva, os gneros discursivos devem ser vistos na relao com as prticas sociais, os aspectos cognitivos, os interesses, as relaes de poder, as tecnologias, as atividades discursivas e no interior da cultura (Marcuschi, 2005). Os gneros so tipos relativamente estveis de enunciados (Koch, 2005), marcados scio-historicamente, visto que esto diretamente relacionados s diferentes situaes sociais. A competncia scio-comunicativa dos falantes/ouvintes leva-os deteo do que adequado ou inadequado em cada uma das prticas sociais, e tambm diferenciao dos gneros de texto, como anedotas, poemas, conversa telefnica, etc. Como notamos em Maingueneau (2001) que explica que um gnero do discurso submete-se a certas condies de xito, como: ter uma finalidade; ter enunciadores em parceria; ter lugar e momentos legtimos; e ter uma organizao textual, s vezes mais rgida, e s vezes com caractersticas mais bsicas, mas sempre dentro de uma organizao. Gneros moldam o pensamento que ns formamos e as comunicaes

pelas quais interagimos. Gneros so espaos familiares nos quais ns criamos aes comunicativas inteligveis uns com os outros e so guias que usamos para explorar o no familiar. (Bazerman, 1997 apud Dionsio, 2005). GNEROS DISCURSIVOS NA SALA DE AULA. A ao docente sob a perspectiva dos gneros do discurso uma questo de construo de paradigmas que se direcionam a uma compreenso da linguagem como prtica social. Buscar desconstruir a relao dialgica bidirecional entre discurso e sociedade, tornando os diversos textos, materializados nos diferentes gneros trazidos para sala de aula, como um espao de interpretao, compreenso e descrio dos efeitos da linguagem em nosso espao de relaes sociais, construo identitria e representao da realidade. Kleiman fala que devemos focalizar na compreenso no ensino/aprendizagem de leitura, a relao imbricada entre ao lingustica e situacionalidade, isto , a relao dos gneros com suas condies sociais de produo e sua esfera social de construo e funcionalidade. Compreendemos que os gneros discursivos so ferramentas muito importantes no ensino de lngua portuguesa e que se faz totalmente necessrio sua utilizao dentro da sala de aula, porm o educador precisa ter cuidados ao trabalhar cada gnero, no mostrando apenas suas particularidades mais simples, mas colocando o gnero como uma ferramenta indissocivel a sociedade, como ele se apresenta e como concebido por todos. Por tanto mostrar os gneros discursivos apenas como objeto para estudo negar a real importncia de cada gnero na vida do sujeito, por tanto imprescindvel levar ao aluno a possibilidade de conhecer a fundo as reais caractersticas de cada gnero, para que os alunos possam entender como se constituem e saber tambm interpret-los. De acordo com Lopes-Rossi (2002), cabe ao professor criar condies para que os alunos possam apropriar-se de caractersticas discursivas e lingusticas de gneros diversos em condies reais, atravs de projetos pedaggicos que visem ao conhecimento, leitura, discusso sobre o uso e as funes sociais dos gneros escolhidos e, quando pertinente, sua produo escrita e circulao social. Compreender gneros , portanto, uma prtica de leitura inserida em um contexto social, entender que, nossas atividades so realizadas no mundo social, em

situaes concretas, e por meio da linguagem, nas suas diferentes modalidades, que realizamos muitas das aes que nos interessam (Kleiman, 2006, p. 25).

REFERNCIAS BAZERMAN, C.; A. P. DIONSIO; J. C. HOFFNAGEL. (Oras.). Gneros Textuais, Tipificao e Interao. So Paulo: Cortez, 2005. BAKHTIN, Mikhail. Os Gneros do Discurso. In: BAKHTIN, M. A Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 279-326. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 5 ed. So Paulo: Hucitec, 1990. KLEIMAN, Angela. B. Leitura e Prtica Social no Desenvolvimento de Competncias no Ensino Mdio. In: BUZEN, C. & MENDONA, M. (orgs.) Portugus no Ensino Mdio e Formao do Professor. So Paulo: Parbola, 2006. p. 23-36. KLEIMAN, ngela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Pontes: Campinas, 1989. KOCH, Ingedore.G.V. (1987) Argumentao e Linguagem. So Paulo, Editora. 1987. ___________. A inter-ao pela linguagem. So Paulo: Contexto, 1993. KOCH, Ingedore.G.V. e Travaglia, L.C. A Coerncia Textual. So Paulo. Editora Contexto. 1990. KOCH, Ingedore G. V. (org.) Gramtica do portugus falado. 2. ed. rev . Vol. VI: Desenvolvimentos, Campinas, Editora da Unicamp, 2002. MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita: atividade de retextualizao- 4 ed So Paulo,Cortez, 2003. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Gneros textuais: o que so e como se escrevem. Recife: UFPE, 2000. mimeo. MAINGUENEAU, Dominique. (1984). Gnese dos discursos. Trad. Srio Possenti. Curitiba, Criar Edies, 2005.

MAINGUENEAU, Dominique. Diversidade de gneros de discurso. In: MACHADO, I.L; MELLO, R. (org). Gneros: reflexes em Anlise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/ FALE/ UFMG, 2004.

You might also like