You are on page 1of 3

Avaliao Prtica Atendente de Farmcia e Drogaria Nome:_____________________________________________ Data:_____/______/_______ Trabalho:___________

1) O que farmacocintica? Quais so as fases? 2) Um medicamento administrado, por via oral, na dose do 100 mg; apenas 60 mg so encontrados ao nvel da veia porta. Dar uma explicao sobre a perda de 40 mg. 3) Dar a definio de biodisponibilidade de um medicamento aps administrao oral. 4) Comente as caractersticas fsico-qumicas de uma droga que podem influenciar em sua farmacocintica. 5) Observe a bula abaixo:

Nistatina
Creme vaginal - bisnaga contendo 60 g com aplicador. USO ADULTO - USO GINECOLGICO

Para qu serve Nistatina? Nistatina creme vaginal um antibitico utilizado para o tratamento de infeces vaginais causadas por fungos sensveis nistatina, Candidaalbicans (monlia ou sapinho) e outros da mesma espcie. Farmacocintica Como funciona este medicamento? A nistatina no absorvida atravs da pele e das mucosas ntegras.

Quando no devo usar este medicamento? contraindicado nas pacientes com histria de sensibilidade nistatina ou a qualquer um dos componentes contidos na frmula. O produto no deve ser usado para o tratamento oral, tpico ou em infeces oftlmicas. Advertncias e Precaues "NO USE REMDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SADE." Informe seu mdico a ocorrncia de gravidez durante o tratamento ou aps o seu trmino e se estiver amamentando. O produto poder ser usado durante a gravidez quando indicado pelo seu mdico e se todos os cuidados com a introduo de aplicadores forem tomados. Durante a gestao, deve-se ter cuidado no sentido de evitar presso excessiva do aplicador contra o colo uterino.

Como usar Nistatina? Siga a orientao do seu mdico respeitando sempre a frequncia de aplicaes e a durao do tratamento. MODO DE USAR

Retirar a tampa da bisnaga. Com a parte pontiaguda superior da tampa perfurar o lacre da bisnaga. Adaptar o aplicador sua extremidade e puxar o mbolo at o m do curso. Apertar suavemente a base do tubo, forando a entrada do creme no aplicador at o completo enchimento. Aps a introduo do aplicador na vagina, empurrar lentamente o mbolo com o dedo indicador at o nal de seu curso, depositando assim todo o creme na vagina.

Aps a aplicao, o aplicador deve ser lavado cuidadosamente em gua corrente morna, no havendo necessidade de ser esterilizado. Para limpeza do aplicador no usar gua fervendo. Durante a gestao deve-se tomar precauo no sentido de evitar presso excessiva do aplicador contra o colo uterino.

No interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu mdico. O tratamento dever ser mantido pelo prazo recomendado pelo seu mdico e no deve ser interrompido durante o perodo de menstruao. Efeitos Colaterais Quais os males que este medicamento pode me causar? Irritao local (queimao,erupo, coceira,dor) Informe seu mdico o aparecimento de reaes desagradveis. O produto praticamente atxico, porm se ocorrer irritao seu mdico dever ser informado. "TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANAS."

O que fazer se algum usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento? No h relatos de casos de superdose por administrao inadequada ou decincia de metabolismo.

Cada 4 g (um aplicador cheio) de creme contm: nistatina ........................................................... 100.000 UI veculo q.s.p. ........................................................... 4,0 g (metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, cera emulsicante no inica, edetato de sdio, petrolato branco e gua deionizada).

Nos quadrados, indique: posologia, composio, superdosagem, contraindicaes e a indicao do medicamento. 6) Associe as colunas 1. Agem no sistema nervoso central diminuindo a dor 2. Agem no sistema digestrio auxiliando no trnsito intestinal 3. Agem nos vasos, aumentando seu tamanho Com o objetivo de diminuir a presso arterial 4. Fluidificam as secrees no s. respiratrio 5. Agem no sistema endcrino 7) O que so reaes adversas? 8) Coloque em ordem alfabtica:
TINIDAZOL+NITRATO DE MICONAZOL 30+20MG CREME VAG ABRILAR XPE FR 100ML NORFLOXACINO 400MG CX 6 COMP ACETILCISTEINA 200MG 16ENV X 5G PANTOPRAZOL 20MG CX 7 COMP TENOXICAM 20MG CX 10 COMP PANTOPRAZOL 40MG CX 14 COMP NORFLOXACINO 400MG CX 7 COMP BI ITRACONAZOL 100MG CX 4 COMP ACNASE CREME BG 20G METRONIDAZOL 250MG CX 20 COMP MESILATO DE DOXAZOSINA 2MG CX 30 COMP HYALOZIMA 2000 UTR CX 3 DOS PANTOPRAZOL 20MG CX 28 COMP HISTAMIX XPE FR 120ML ACNASE GEL BG 20G MICONAZOL 2% CREME BG 80G

( ( ( ( (

) Laxativos ) Antiinflamatrios ) Insulina ) Vasodilatadores ) Expectorantes

You might also like