You are on page 1of 20

Vocabulos de Botanica

1 Abaxial - face dorsal ou posterior de um rgo foliceo. 2 Abciso - queda espontanea das folhas ou de um go qualquer. 3 Aberrao cromossmica - qualquer anormalidade numrica ou estrutural do cromossomo. 4 Abortivo - mal desenvolvido, que ficou em estado rudimentar. 5 Acaule - destitudo de caule. 6 Acicular - formato de agulha. 7 Acrotonia - condio em que o polinrio est associado ao rostelo. 8 Actinomorfo - vegetal ou rgo que tem pelo menos dois planos de simetria. 9 Aculeado - que possui ponta fina. 10 Acuminado - tipo de pice de folha que se origina a partir de curvas biconvexas. 11 Adaptabilidade - em ingls fitness, que a capacidade que um indivduo tem em transmitir genes que se adaptaram para um determinado ambiente. 12 Adaxial - face anterior das folhas. Adnato - ligado, unido. Adpressa - pressionada contra uma superfcie, ou deitada sobre uma superfcie. Adunco - recurvado, em forma de gancho. Adventcia - que nasce em lugar indevido, acidental. Afdeos - insetos conhecidos popularmente como pulges. filo - que no possui folhas. Agar extrato seco de varias espcies de algas marinhas utilizado para o preparo de meios de cultura. Agudo - tipo de pice de folha onde a ponta se forma a partir de curvas cncavas. Alado - que tem asas ou abas, referenciando-se coluna. Alba - branca Albescens - esbranquiado. Albinismo vegetal - doena gentica recessiva na qual deixa de ser sintetizada a clorofila. Albino - indivduo portador de albinismo vegetal. Alelo - genes que ocupam o mesmo lcus em um par de cromossomos homlogos. Os alelos so formas alternativas de um gene. Alelo composto - expresso utilizada para descrever os casos onde esto presentes dois alelos mutantes diferentes ao invs de um normal e outro mutante. Aliforme - em forma de asa ou aba.

Alogamia - polinizao cruzada. Alvolo - cavidade pequena, favo. Amido polissacardeo de reserva dos vegetais superiores. Amorfa - sem forma definida. Ampletivo - rgo vegetal que abraa ou enlaa outro. Amplexa - que abraa. Ancestral comum - um antepassado compartilhado por duas ou mais linhagens de taxa. Ancoriforme - em forma de ncora. Anfase - a fase da mitose ou meiose em que os cromossomos comeam a migrar para os polos opostos da clula a partir do alinhamento equatorial. Anastomose - duas ou mais veias ou nervuras que se unem umas s outras por meio de um terceiro como em uma estrada vicinal . Ancpite - que tem dupla cabea, dupla face, dois lados ou dois gumes, etc. Androceu - conjunto dos rgos masculinos da flor. Androclneo - o mesmo que clinndrio; o prolongamento da coluna na sua poro masculina, acima do nvel do assoalho da antera, cuja funo fixar a capa da antera ao pice da coluna. O clinndrio pode apresentar bordas lisas ou denticuladas, glabras ou pilosas e, frequentemente, a sua morfologia permite distinguir espcies muito aparentadas. Andrgino - Indivduo que possui flores masculinas e femininas. Anemfila - plantas cuja polinizao se processa pelo vento. Aneuploidia - o nmero cromossmico no um mltiplo exato do nmero bsico de cromossomos. Angiosperma - grupo de plantas florferas que produzem sementes no interior do pericarpo. Anomalia - anormalidade, irregularidade. Antena - 1. extenso do rostelo cuja funo descarregar o polinrio da flor masculina, comum no gnero Catasetum Rich ex Kunth, que funciona aproximadamente como um gatilho de uma catapulta. 2. Conjunto de uma camada de pigmentos carotenides e clorofilas cuja funo direcionar os varios comprimentos de onda da energia luminosa para o centro de reao durante a fotossntese. Antera - conjunto dos rgos que representam a poro masculina ou androceu, no caso das Orchidaceae, o assoalho da antera, clinndrio, polinrio, rostelo, tecas e a capa da antera. Antese - ou antesis - o momento em que se abre o boto floral. Antocianinas - pigmentos acessrios da fotossntese responsveis principalmente pelas tonalidades vermelhas, azuis e violetas nas flores. Anular - em forma de anel. Apendiculado - dotado de apndice, ponta. Apical - referente ao pice. Apculo - pequena ponta. Apomixia - quando um vegetal se utiliza da reproduo assexuada ao invs da sexuada. Apomorfo - em cladstica o estado do carter avanado ou derivado em relao a outro primitivo.

Aquinada - assim so chamadas algumas das espcies dos gneros Cattleya Lindl. e Laelia Lindl. que apresentam as ptalas manchadas. Apresso - firmemente aderido. Articulado - dividido em pelo menos dois segmentos ou internodos entremeado por um n. rvore - em cladstica o mesmo que cladograma. Assoalho da antera - piso que separa a poro feminina da masculina da coluna; na cavidade estigmtica representa o teto da mesma. Assimbitico processo laboratorial de germinao de sementes de orqudeas in vitro, introduzido por Knudson em 1922, no qual est ausente o fungo micorrtico. Assovelado - em formato de sovela, extremamente pontudo. ATP sigla de adenosina tri-fosfato. Aurcula - apndice foliceo pequeno, situado no pecolo ou na lmina, semelhante a uma orelhinha. Auriculado - em forma de orelha. Autapomorfia - em cladstica um carter derivado que se encontra em um nico taxon ou linha evolutiva. Autoclave aparelho utilizado para esterilizao por meio de vapor sob presso. Autossomo - qualquer cromossomo que no seja o sexual. Auttrofos - os seres vivos capazes de sintetizar compostos transformando e armazenando a energia da luz na forma de acares. Os seres autotrficos alm da fotossntese possuem o metabolismo da respirao celular. Axial - relativo ao eixo. Axila - ngulo formado por duas partes da planta que se encontram. Bainha - folha modificada que guarnece um pseudobulbo ou caule. Base da folha que se prende ao caule como em Epidendrum L. Barretiforme - em forma de barrete ou gorro. Basal - na base. O mesmo que basilar. Basilar - na base. O mesmo que basal. Basnimo - em ingls basionym. Significa o primeiro nome dado e publicado para um taxon. Bialado - que possui duas asas ou abas. Biocenose ou comunidade - o conjunto de populaes de diversas espcies que habitam uma mesma regio num determinado perodo. Biodiversidade a variedade de vida no planeta incluindo: a variedade gentica dentro das populaes e espcies; a variedade de espcies da flora, da fauna e de microrganismos; a variedade de funes ecolgicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hbitats e ecossistemas formados pelos organismos. Biologia Molecular - a cincia que estuda os seres vivos e os fenmenos vitais em relao s propriedades da sua estrutura molecular. Biosfera faixa da Terra onde toda a vida, seja ela animal ou vegetal, ocorre. Esta faixa inclui a superfcie da Terra, parte do subsolo, mares, oceanos, rios, lagos, e uma parte da atmosfera. Bitopo - rea fsica na qual os organismos adaptados a ela e as condies ambientais se apresentam praticamente uniformes.

Biveolado - que possui dois orifcios. Boto - flor antes de desabrochar; pode ser usado tambm para a pequena salincia meristemtica que nos vegetais d origem a novos ramos, folhas ou flores. Brctea - folha mais ou menos modificada presentes nas inflorescncias. Brevicaule - dotado de caule curto. Caduca - que cai aps um certo tempo. Pouco durvel. Clcar - uma espora oca no clice, corola ou como prolongamento da base da coluna. Nectrio. Geralmente armazena nctar. Clice - invlucro exterior da flor periantada composto por spalas livres ou concrescidas total ou parcialmente. Calo ou callus - espessamento do tecido que se encontra no disco do labelo. Cana - talo com ns e entre-ns (como bambu). Capa da antera - a poro apical, estril, da coluna, que pode apresentar diversas morfologias, que fica embutida no clinndrio, cuja funo, protetora, abrigar as tecas com o polinrio. Capitado - rgo em forma de cabea. Cpsula - o fruto que contm as sementes das orqudeas freqentemente com milhares e at mesmo milhes de sementes. Carter - um atributo presente em um grupo de organismos como consequncia do seu gentipo durante o seu desenvolvimento. Carena - ou carina o mesmo que quilha ou crista. Carenado - ou carinado. Provisto de quilha, crista ou carina. Cariceo - cascudo, com crosta. Caritipo - grupo de caractersticas utilizadas para identificar um jogo cromossmico particular. Carotenides - pigmentos acessrios que participam na fotossntese responsveis pelas cores vermelho alaranjadas at amarelas. Carpelo - conjunto de rgos que compem o gineceu. Categoria - nvel ocupado por um taxon na hierarquia de Lineu (espcie, ordem, subclasse ou phylum) Caudculo - pequeno rgo em forma de apndice que sustenta as polnias ligado ao retinculo.; tambm conhecido como estipe. Cavidade estigmtica - cmara interna da coluna, relacionada poro feminina, geralmente saturada com uma substncia viscosa, brilhante, adesiva, cuja funo receber os gametas masculinos. O teto da cavidade estigmtica forma um segundo nvel que separa a poro feminina da masculina. Clulas sexuais - o mesmo que gameta. O conjunto de clulas originadas durante o final da gametognese e cada uma delas possui a metade da carga cromossmica. Clulas somticas - o conjunto normalmente diplide das clulas que compem o indivduo a partir do zigoto, exceto os gametas. Celulose - polissacardeo estrutural das plantas. Centrmero - ponto de heterocromatina onde se juntam os braos dos cromossomos replicados, atravs da constrio primria. Cerlea - azulada.

Cespitoso - que forma um conjunto mais ou menos denso, um tufo ou touceira. Ciliado - que tem clios ou pelos nas bordas. Citogentica - estudo dos cromossomos e as suas tcnicas de visualizao e classificao morfolgica. Cladstica - a Sistemtica Filogentica no qual se adicionam os postulados da anlise cladstica. Clado - do grego klados que significa ramo. Um grupo monofiltico em um cladograma. Clado cora - um clado cuja definio restrita ao ancestral comum mais recente de todos os membros vivos do clado e todos os seus descendentes. Cladognese - ramificao ou evoluo divergente que causada pela especiao. Cladograma - diagrama em forma de rvore que mostra as relaes filogenticas entre clados ou ramos. Classificao - ao de ordenar os seres vivos em grupos, ou seja, distribu-los por categorias em funo das relaes de parentesco. Clavada - com clava. Claviforme - em forma de clava. Cleistogmica - flor que se autopoliniza, geralmente sem abrir. Clinndrio - o mesmo que androclneo; o prolongamento da coluna na sua poro masculina, acima do nvel do assoalho da antera, cuja funo fixar a capa da antera ao pice da coluna. O clinndrio pode apresentar bordas lisas ou denticuladas, glabras ou pilosas e, frequentemente, a sua morfologia permite distinguir espcies muito aparentadas. Clone - todas as diversas manifestaes vegetativas (divises, propagao meristemtica, etc.) de uma nica planta de orqudea, cultivada originalmente de uma s semente. Uma linhagem celular proveniente por mitose de uma nica clula ancestral. Clorofila - pigmento verde, principal responsvel pela fotossntese, que ocorre tanto em clulas eucariticas das plantas superiores como tambm em clulas procariticas. Clorose - ausncia parcial ou completa da colorao verde normal das folhas tornando-as verde amareladas, amarelas ou brancas devido falha da sntese de clorofila ou a sua destruio. Pode ser ocasionada pela deficincia de ferro. Coccnea - vermelha. Cclea - espiral. Cdon - trincas de bases nitrogenadas contidas na seqncia do DNA e que so responsveis pela codificao de um determinado aminocido. Colchicina - alcalide natural, muito txico, extrado de um tipo de planta do grupo do assafro, utilizado para a induo de poliploidias e outras finalidades. Coluna - o mesmo que ginostmio. Estrutura carnuda, resultado da fuso dos rgos masculino e feminino, o qual caracteriza todas as orqudeas. Comissura - o ponto de concrescimento entre dois rgos. Conato - concrescido, soldado. Concrescido - rgos que podendo estar separados esto congenitamente unidos. Fundido, soldado, conato. Conduplicado - rgo foliceo enrolado ou dobrado no sentido do eixo longitudinal. Conivente - rgos que se aproximam tanto que chegam a tocar-se. Conspcuo - de fcil visualizao, aparente, grande.

Convergncia - significa a aquisio de caracteres similares em linhas evolutivas distintas, tipicamente sob condies ambientais ou presses seletivas similares. Convoluto - enrolado. Cordiforme - o mesmo que cordado ou que possui a forma aproximada de um corao. Coriceo - com consistncia de couro. Corniforme - em forma de corno ou chifre. Coroa - a parte central da roseta de folhas de uma orqudea monopodial, como o gnero Phalaenopsis Blume, da qual novos brotos se elevam. Corola - invlucro floral, por dentro do clice, geralmente a parte mais vistosa das flores, de cores variadas, formada por um ou mais segmentos livres ou concrescidos, as ptalas. Crtex - camada externa de um rgo. Crasso - espesso, denso, carnoso. Crenulado - que possui crnulas, ou pequenas crenas, que so recortes ou reentrncias arredondadas que formam subdivises em um rgo foliceo. Cromossomo - pequenas organelas microscpicas, visveis no material nuclear das clulas em diviso, e que so intensamente corveis pelos corantes bsicos. So basicamente constitudos de DNA em uma estrutura de protena. Cromossomos homlogos - um par de cromossomos apresentando os mesmos loci gnicos na mesma ordem. Cromossomos somticos o conjunto dos cromossomos de um indivduo exceto os cromossomos sexuais. Cuculada - enrolada em forma de capuz. Cultivar - expresso utilizada nas regras horticulturais como sendo uma planta especifica, particular, nica, que possui caractersticas individuais, designada com aspas simples em seu nome cultivar. Ex.: Cattleya labiata Lindl. var. ametistina 'Canoinha'. Cultura assimbitica - mtodo laboratorial para a micropropagao das sementes de orqudeas sem a presena do fungo micorrtico. Cuneiforme - em forma de cunha. Cuspidado - com extremidade em ponta. Tipo de pice de folha com ponta que surge repentinamente. Decdua - planta cujas folhas caem em certa poca do ano ou aps amadurecimento com novas brotaes aps um perodo de repouso. Decumbente - geralmente talos no erguidos, ou aqueles inclinados em direo ao solo. Deiscncia - abertura espontnea de um rgo ao alcanar a maturidade. Deleo - tipo de aberrao cromossmica em que uma parte do cromossomo perdida. Deltide - em formato de delta, triangular. Dendrcola - epfita. Dendrograma - qualquer diagrama semelhante a uma rvore. Denticulado - provido de pequenos dentes. Diandra plantas que possuem dois estames frteis como algumas orqudeas. Diclino - sinnimo de unisexual, sem indicar se monica ou diica.

Dicotomo - a ramificao na qual o ponto vegetativo se divide em dois equivalentes formando uma forquilha. Didinmico - androceu com quatro estames sendo que um par maior que os outros dois. Dfilo - bifoliado. Dmero - que constitudo de duas partes. Diico - plantas que possuem flores masculinas e flores femininas. Ex.: gnero Catasetum Rich ex Kunth. Diplide - a carga cromossmica normal das clulas somticas. Disco - regio do labelo trilobado formado pelos lobos laterais de algumas espcies de Orchidadaceae, na superfcie das quais se encontram as calosidades principais. Distal - ponto mais distante ou afastado da rea de insero de uma estrutura ou rgo. Dstico - disposto em duas fileiras longitudinais. Divaricao - forquilha, quando um rgo se bifurca. Diviso - forma de obter novas plantas pelo corte do rizoma de uma orqudea simpodial (ex. gnero Cattleya Lindl.) em partes contendo pseudobulbos e rizomas, com gemas vivas, ou corte de uma parte superior do tronco de uma orqudea monopodial (ex. gnero Vanda Jones). DNA - abreviatura que provm do ingls significando desoxyribonucleic acid (cido desoxiribonuclico). Dominante - um gene que se expressa tanto em heterozigose como homozigose. Dormncia - perodo de pausa ou descanso vegetativo da planta. Dorsal - do lado superior, adaxial. Ecobiose - relacionamento dos seres vivos com o meio ambiente. Ecologia - a cincia que estuda o relacionamento dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. Ecossistema - o conjunto formado pelo meio ambiente fsico (solo, gua, ar) e a comunidade dos seres vivos que se relacionam com o meio ambiente. Ectono - o local de transio entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Elaiforo - glndula vegetal que secreta leos no volteis como uma recompensa visita, sobretudo, de espcies variadas de abelhas para a polinizao. Nas orqudeas estas glndulas se apresentam na forma de calosidades muito brilhantes (elaiforos epidermais) ou ento na forma de pulvnulo de pelos (elaiforos tricomceos), localizadas principalmente no disco do labelo. Elptico - em forma de elipse. Elmiforme - em formato de elmo. O mesmo que galeato. Emarginado - tipo de pice de folha que possui uma discreta reentrncia arredondada. Endemismo - que s ocorre em determinado local, autctone. Endosperma - tecido de reserva de energia das sementes. Ensiforme - em forma de espada. Folha de bordas paralelas e afiladas. Epfita - que vive sobre outra planta sem retirar dela alimento. Epgena - flor de ovrio nfero como as Orchidaceae. Epiqulio a poro distal ou apical de um labelo complexo como no gnero Stanhopea J.Frost ex Hook.

Epistasia - Interao entre os produtos de dois genes de diferentes loci em que um gene mascara a expresso fenotpica do outro. Equitante - disposio das folhas conduplicadas quando as mais velhas envolvem as mais novas da mesma gema ou do mesmo broto (a palavra vem do latim equitare, cavalgar, montar sobre) Ereto - planta que desde o comeo do seu desenvolvimento tem o talo na posio vertical. Escabro - cheio de asperesas, com pelos curtos e rgidos. Escandente - que trepa, prendendo-se de alguma forma ao seu suporte. Escapo - talo que se origina de um rizoma, bulbo, etc. Tambm conhecido como haste. Escarioso - que tem escaras ou peles membranceas que se destacam facilmente. Escudiforme - em forma de escudo. Espata - brctea das flores em formao e que no seu interior as envolve total ou parcialmente protegendo-a at que a mesma esteja em condies de irromper. Espatulado - que tem o formato de esptula ou seja, alargado no pice e gradualmente atenuado na direo da base. Tipo de folha com o formato de uma esptula. Espcie - em Biologia definido como sendo um conjunto de indivduos muito semelhantes entre si estruturalmente, fisiologicamente e bioquimicamente e que se reproduzem naturalmente, compartilhando o mesmo pool de genes, originando descendentes frteis, formando populaes colonizando reas e que possuem algum mecanismo de isolamento reprodutivo para evitar o cruzamento entre as espcies aparentadas. Especiforme - inflorescncias que possuem o aspecto de espiga. Espcime - indivduo representativo de uma espcie. Esporo - o mesmo que clcar, apndice alongado geralmente oco e que serve como reservatrio de nctar. Estame - rgo da flor que porta os sacos polnicos. O conjunto forma o androceu que corresponde ao microsporfilo e forma a parte masculina. Estamindio - estame estril que perdeu a sua funo original (sem plen), muito evidente em Cypripedioideae. Estigma - abertura existente na coluna, relacionado ao gineceu, que d acesso cavidade estigmtica, receptora das polnias. Estilino - pertencente ao gineceu. Estipe - do latim stipes, pequena haste alongada geralmente branca que sustenta as polnias; tambm conhecido como caudculo. Estpite - do latim stipite, talo grande e no ramificado. Estpula - apndices, geralmente laminares e duplas, que se formam na base foliar. Estirpe - origem, tronco, linhagem, raa, clone, cepa. Estmato - estrutura microscpica valvular existente principalmente na epiderme abaxial das folhas e caules. Estriado - rgos com sulcos na sua superfcie, mas s vezes se usa para indicar linhas de cor. Eucromatina - a maior parte do material cromossmico que se cora uniformemente. Evoluo - a cincia que se ocupa dos processos que geram mudanas ao longo das linhagens dos seres vivos. Expressividade - a amplitude que um gene se expressa.

Exserto - sobressalente. Exsicata - exemplar prensado ou s vezes dissecado de uma espcie de planta e que normalmente fica depositado no herbrio. Falcado - em forma de foice. Falciforme - em forma de foice. Fasciculada - como um feixe; tipo de inflorescncia em que as flores se inserem apertadamente com os pednculos inseridos no mesmo ponto. Fauce - garganta, goela, referindo-se freqentemente ao formato do labelo tubular de algumas espcies. Fenecido - murcho, seco. Fenoplasticidade - alterao na aparncia de um indivduo. Fentipo - conjunto dos genes que se expressam em um nico indivduo. O fentipo responsvel pelos caracteres que podem ser vistos ou detectados indiretamente e reflete a aparncia do indivduo, ou seja, a expresso de qualquer gene como caracterstica fsica, bioqumica ou fisiolgica. Ficobilinas - pigmentos acessrios, solveis, da fotossntese encontrados apenas em tipos especficos de plantas do gnero Rhodophyta ou em cianobactrias. Filogenia - denominao do padro de relaes e parentesco dos organismos. Filogenia molecular - classificao filogentica dos organismos segundo suas caractersticas moleculares, tipicamente baseada nas seqncias dos aminocidos das protenas ou nas seqncias dos nucleotdeos do DNA, ou at mesmo em compostos ou grupos de compostos exclusivos de uma espcie ou um grupo de espcies. Muito do material atualmente pesquisado se encontram nos plastdeos, mitocndrias e no genoma nuclear. Filograma - uma rvore que mostra relaes genealgicas entre organismos. Fimbriado - aplica-se principalmente a ptalas, e equivale a frangeado. Franjado. Fissura - fenda. Fito-hormnios - so hormnios vegetais compostos de molculas produzidos em varias regies da planta e que normalmente agem em concentraes muito baixas em outras regies ou tecidos cuja funo o incio, trmino, acelerao ou retardamento de um processo. Flabelado ou flabeliforme - em forma de leque ou disposio em forma de hlice. Flexuoso - sinuoso. Floema vaso que conduz a seiva elaborada nas plantas vasculares. Folicea - folgera, semelhante a uma folha. Fotossntese - processo bioqumico metablico, mediado pela clorofila e luz, no qual as plantas sintetizam carboidratos mais oxignio e gua a partir do dixido de carbono atmosfrico mais gua. Em outras palavras a converso da energia luminosa em energia qumica. Fototropismo - se move ou se flexiona em direo zona mais iluminada. Frivel - que se parte com facilidade com a mnima presso, quebradio. Fusiforme - com forma aproximada de um "fuso". Galeato - o mesmo que galeado. Que tem glea, elmo ou capacete, referindo-se ao formato de alguns tipos de capa da antera. Gameta - clula reprodutora sexuada normalmente apresentando a metade do nmero de cromossomos.

Gametfita - planta que produz gametas. Garganta - fauce ou goela. A parte mais interna de um labelo tubular de orqudea. Geminado - rgos dispostos aos pares. Gene - unidade de hereditariedade e que so trechos de DNA. A funo dos genes dirigir a sntese de protenas. Gnero - subdiviso de uma famlia que agrupa espcies muito prximas. Geniculado - dobrado como um joelho. Genoma - o conjunto dos genes que um indivduo alberga. Gentipo - a constituio gentica de um indivduo normalmente com relao a um nico locus. Genuflexo - ajoelhado, dobrado em ngulo reto. Germe - embrio. Germoplasma estrutura fsica vegetal dotada de caracteres hereditrios capazes de gerar um novo indivduo como: sementes, mudas, estacas ou outras partes de plantas. Gineceu - conjunto dos rgos femininos da flor formando o pistilo. Ginopdio poro basal do ovrio. Ginostmio - coluna que possui a fuso dos rgos femininos e masculinos. Glabro - desprovido de plos, calvo, careca. Glumoso - que possui brcteas. Grex - expresso horticultural utilizado para designar a prognie de uma planta cultivada. Gutulado - com pequenas manchas em forma de gotas. Hbitat - plural hbitats e em latim habitat - o lugar especfico onde uma determinada espcie pode ser encontrada, isto , o local onde vive dentro do ecossistema. Local, regio ou rea do globo terrestre com caractersticas singulares de clima e acidentes geogrficos, formando um sistema ecolgico onde normalmente varias espcies vivem, podendo ser desde lodaais, pntanos midos, florestas sombrias, dunas, rochas, mangues, subsolo, rvores, prados, montanhas e relvados, etc. possuindo o ambiente perfeito para a colonizao de cada uma das espcies individuais, onde a fauna, flora e meio ambiente interagem para beneficiar a manuteno daquela biodiversidade. Portanto, no nosso planeta existem centenas de hbitats que abrigam biodiversidades variadas. Haplide - o nmero de cromossomos de um gameta normal representado por n e que contm apenas um cromossomo de cada tipo. Heliotropismo - se move seguindo a direo do sol. Herbcea - pouco consistente. Herbrio coleo composta por amostras de plantas coletadas, desidratadas, tratadas, preparadas e conservadas segundo tcnicas de herborizao, que aps montadas em cartolinas de forma padronizada sero denominadas exsicatas, e que so classificadas e organizadas para estudo, consulta e referncia, normalmente instalado em uma edificao. Herborizao - processo de preservao de plantas por prensagem e secagem, ou atravs de lquidos conservantes para flores de espcimes de plantas destinadas ao acervo de um herbrio. Hermafrodita - que possui os dois sexos na mesma flor. Heteroblasta - pseudobulbos segmentados entremeados por ns. Heteroclamdea - flor com clice e corola de aspectos diferentes.

Hetrtrofos - os seres vivos aclorofilados. Os hetertrofos utilizam a energia acumulada pelos auttrofos direta ou indiretamente atravs da sua nutrio. No fazem fotossntese mas realizam respirao celular. Heterozigoto - indivduo que possui diferentes genes alelos em um mesmo locus nos cromossomos homlogos. Hialino - transparente. Hbrido - o resultado do cruzamento compatvel entre espcies, sub-espcies ou outros hbridos, dando origem a uma nova planta que apresenta a juno das caractersticas dos pais que a geraram. Hbrido natural - hbrido encontrado normalmente na natureza. Higrfila - planta que s vegeta em locais midos. Hipanto - receptculo. Hipgino - quando a corola e os estames se inserem sobre o tlamo (sob o gineceu). Hipoqulio - a poro proximal ou basal do labelo quando este especialmente complexo como no gnero Stanhopea J.Frost ex Hook. Hirsuta - peluda. Hspido - com pelos duros ou rgidos. Holtipo ou holotypus, um espcime considerado representativo para a descrio de uma espcie. Homoblasta - com pseudobulbos destitudos de segmentos ou ns. Homoclamdea - flor com clice e corola com o mesmo aspecto. Homoplasia - presena de caracteres similares, adquiridos independentemente, em linhas evolutivas distintas. Homozigoto - indivduo que possui dois alelos iguais em um mesmo par de cromossomos homlogos situados no mesmo locus. Imbricado - que possui segmentos que se cobrem parcialmente uns sobre os outros como as telhas de um telhado. Inconspcuo - pequeno, pouco visvel, inaparente. Incumbente - inclinado. Indeiscente - que no se abre. Indiviso - inteiro, sem divises. nfero - ovrio posicionado abaixo da insero do clice e corola como nas orqudeas. Inflexo - com as curvaturas voltadas para dentro. Bicncavo. Inflorescncia - a flor e o conjunto dos rgos que a que sustentam mais os seus acessrios como brcteas, etc. Infundbulo - funil. Internodo - segmentos do escapo, caule ou ramicaule comprendidos entre dois ns. Inverso - aberrao cromossmica na qual um segmento de um cromossomo est totalmente invertido. Isolamento reprodutivo - mecanismos naturais que impedem o cruzamento de espcies muito aparentadas. Isomorfo - com a mesma forma.

Istipo tambm chamado de isotypus. So duplicatas do holtipo, na forma de exsicata, geralmente disponibilizados para outros herbrios. Istmo - passagem, geralmente estreita, estrangulada, que une os lobos laterais ao lobo distal de um labelo trilobado. Justaposta - unida. Keiki - so plntulas que emergem nas hastes florais, pseudobulbos ou mesmo na base de determinados gneros, como Phalaenopsis Blume, Dendrobium Sw., Cyrtopodium R.Br., etc., inicialmente com folhas e razes, que, com determinado tamanho, podem ser retiradas e replantadas, constituindo uma nova planta. A palavra tem origem no Hava que significa beb. Labeliforme - que tem a forma de lbio. Labelo - ptala mediana diferenciada das outras, geralmente mais colorida e podendo ter diferentes formas, s vezes muito complexas, que serve para atrair e alojar o agente polinizador. Laciniado - recortado em tiras irregulares formando filamentos. Lamela - lmina pequena. Lanceolado - folha em forma de lana. Laxo - frouxo, laceado. Lenticular - do latim lenticulare - significando um formato de lente bicncava como as sementes de lentilha. Lepantiforme - tipo de bainha seriada do ramicaule, relativamente curta, imbricante, com o tero final afrouxado, obliquamente afunilado e extremidade distal aguda, disticamente dispostas. Lianide - o mesmo que escandente. Ligular ou liguliforme - em forma de lngua. Limbo - orla, borda, rebordo. Linear - folha estreita com bordas paralelas como uma lmina longa. Lineolado - que possui linhas. Lobo - cada uma das divises, geralmente do labelo. Lobos laterais - os dois lobos proximais e simtricos em um labelo trilobado. Lobo distal - o lobo mediano de um labelo trilobado. Lbulo - pores compreendidas entre uma reentrncia de um lobo. Lculo - cavidade de um rgo, geralmente de um fruto, de um esporngio, de uma antera, que contm as sementes, polnias ou esporos respectivamente. Locus - posio de um gene em um cromossomo. Os alelos so encontrados no mesmo locus. Lorigado - do latim loricatu, escamado ou revestido de lorigas ou escamas. Luniforme - com formato de lua em crescente ou ferradura. Luzidio - brilhante, polido. Maculado - manchado. Mssula - o plen aglutinado que forma as polnias. Meiose - processo de diviso celular que ocorre durante a gametognese e que origina os gametas.

Melhoramento gentico processo de obteno de indivduos de qualidade superior atravs de cruzamentos assistidos e seleo. Membrancea - de consistncia delicada, parecendo uma membrana. Mento - prolongamento inferior das spalas como um queixo. Mericlone - uma cpia exata, ou clone de uma orqudea, salva alteraes genticas, feita em laboratrio pela tcnica de propagao de tecidos meristemticos; como um cultivar, deve ter seu nome escrito entre aspas simples. Meristema tecido vegetal cujas clulas esto constantemente em diviso mittica. Mesfila - vegetao de uma ecologa intermediria entre o meio seco e o meio aqutico. Mesolgica - relativo ecologia. Mesoqulio em plantas de labelo complexo a regio que representa a poro medial do labelo, como no gnero Stanhopea J.Frost ex Hooker. Mitriforme - que tem a forma de mitra, ou seja em forma de carapua cnica com o vrtice arredondado. Micorriza - associao mutualstica que ocorre entre fungos e as razes de certas orqudeas e da maioria das rvores florestais. Mimetismo - quando uma espcie possui o aspecto de outra. Mitose - processo de diviso celular somtica onde cada clula origina outras duas de igual carga cromossmica. Mixoplide - o mesmo que mosaico. Monandra plantas, como a maioria das orqudeas, que possuem apenas um estame e uma antera frtil. Monanta - inflorescncia com flor nica ou solitria. Moniliforme - em forma de colar. Monfila - com uma s folha ou com uma s pea folicea. Monofiltico - grupo onde todos os taxa so derivados de um ancestral comum. Monico - vegetal que possui os dois sexos no mesmo p ou indivduo (hermafrodita). Monopodial - tipo de crescimento com ramificao lateral em que o eixo principal mantm-se retilneo e uniforme, gerando ramos menores que ele; no possui rizoma; comum a presena de razes areas que partem do caule. Ex.: gneros Vanda Jones, Phalaenopsis Blume, etc. Monossomia - condio em que um dos pares de cromossomos est faltando. Monotpico - que s tem um tipo: gnero monotpico abriga apenas uma nica espcie. Os gneros monotpicos devem ser evitados e aqueles existentes atualmente devem ser revistos e preferencialmente agrupados em gneros prximos de acordo com a sua filogenia. Mosaico - um indivduo ou um tecido em que esto presentes pelo menos duas linhagens celulares, derivadas de um s zigoto, e que diferem quanto ao gentipo ou ao caritipo. Mucronado - tipo de pice de folha que se agudiza a partir de angulao obtusa. Muda - planta jovem obtida da germinao da semente ou de estacaria, no apresentando ainda ramificaes do caule, mas que se encontra suficientemente desenvolvida para poder ser envasada. Multiflora - vegetal que normalmente possui numerosas flores. Mutao - em termos gerais a mutao qualquer alterao sbita, permanente e herdvel no DNA.

Mutante - um gene onde ocorreu uma mutao, ou ento um indivduo portador do gene mutante. No disjuno - a incapacidade de dois membros de um par de cromossomos se separarem durante a anfase, de modo que ambos passam para a mesma clula filha. Nicho ecolgico - o papel que o organismo desempenha no ecossistema. 0 nicho informa de que se alimenta uma espcie, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc. Nidoepfita - esse termo foi introduzido por Hoehne ao descrever as espcies que desenvolveram uma combinao especfica de razes; a Miltonia cuneata Lindl. um timo exemplo. Crescem nos topos dos troncos das rvores, depois da bifurcao principal, e produzem razes finas. N - tambm chamado de nodo. Um ponto de juno ou encaixe, numa inflorescncia, caule ou pseudobulbo, de onde podem emergir uma haste floral, folhas ou mesmo razes; o espao entre dois ns consecutivos chamado de entren ou internodo. Nodo ou n - em cladstica o ponto onde cada ramo se bifurca ou termina. Nodoso - provisto de ns. Nutante - flor, inflorescncia ou qualquer rgo que balana em movimento pendular. Obcordado - tipo de pice de folha que possui uma reentrncia do tipo de um corao. Oblanceolado - tipo de folha lanceolada, mas de forma invertida. Oblonga - folha com base e pice arredondados, sendo que a poro intermediria possui bordas paralelas. Obovada - em forma de ovo invertido, com a parte mais larga voltada para o pice. Obtuso - pice de folha terminando num vrtice arredondado. Onco - calosidade ou tumor. Operculado - que possui oprculo ou tampa membrancea. Orbicular - que tem a forma esfrica ou globular. Orchidaceae - provavelmente a famlia com o maior nmero de espcies do Reino Vegetal. Na maioria epfitas, podendo tambm ser rupcolas, terrestres e at aquticas, rizomatosas na sua maioria. Ovado - tipo de folha com o formato de um ovo. Ovrio - a parte do pednculo mais prxima da flor, geralmente mais grossa, e que contm vulos. Paludcola - que vive nos charcos ou lagoas. Palustre - planta que vive em pntanos. Paniculada - inflorescncia que geralmente possui uma raque ramificada de forma mais ou menos cnica com o pice mais estreito e a base larga sustentados por uma haste ou escapo. Papila - protuberncia cnica. Papirceo - consistncia e espessura de papel. Parafiltico - significa um grupo que compreende uma espcie ancestral e somente uma parte dos seus descendentes. Paralelismo - em cladstica define um fentipo adquirido independentemente em distintos taxa a partir de um ancestral comum. Paralogia - em cladstica a divergncia de um gene ancestral em genes descendentes que no so o resultado da divergncia do taxa ancestral nos taxa descendentes.

Parasitismo - uma associao desarmnica entre indivduos de espcies diferentes na qual um vive custa do outro, prejudicando-o. Partipo tambm chamado de paratypus, uma exsicata de uma espcie cujo autor que a descreveu originalmente aceita como sendo igual ao holtipo. Parcimnia - princpio metodolgico em Sistemtica que postula a eleio da hiptese mais sensvel entre vrias hipteses concorrentes. A parcimnia possui muitas variantes. Patente - aberto. Pauciflora - que normalmente tm poucas flores. Pecolo - parte da folha que a prende ao caule. Pectinado - em forma de pente. Pedicelo - pequeno pednculo cuja extenso origina o ovrio da flor. Haste que suporta a flor numa inflorescncia e mais tarde o fruto. Pednculo - pequena haste que suporta uma flor ou um fruto. Pelria - anomalia vegetal, comum nas orqudeas, em que uma flor zigomorfa mostra tendncia a se tornar actinomorfa. As anomalias genticas tipo trilabelo e outras que afetam o tamanho e forma das spalas laterais ou das ptalas alterando a sua simetria bilateral tambm so consideradas pelrias. Perene - que vive dois ou mais anos. Perianto - o conjunto do clice e da corola. Sinnimo de perignio. Pericarpo - o fruto em si, excetuando-se as sementes. Permutao - sinnimo de crossing-over, que a troca de material gentico entre membros de um par de cromossomos. Ptalas - partes da flor que ficam no interior do invlucro das spalas, enquanto na forma de boto, e que se fletem para o plano anterior quando a flor se abre. Phylum - nos sistemas filogenticos, o filo a srie de organismos concatenados que podem considerar-se originrios de uma mesma forma. Pileado - mitriforme, com formato de gorro. Piriforme - em formato de pera. Pistilo - conjunto do androceu formado pelo ovrio, estilete e estigma. Plntula - pequena planta recm-nascida; uma orqudea nova, que ainda no floriu; seedling. Plesiomorfo - em cladstica o estado primitivo (ancestral) de um carter. Pleurdios duas estruturas do labelo complexo do gnero Stanhopea J.Frost ex Hook., encurvadas para dentro, na direo das asas da coluna, com o formato de chifre de boi, localizadas abaixo do mesoquilio. Pluriflora - ou multiflora, com muitas flores. Plen - espcie de fina poeira que esvoaa das anteras das plantas florferas e cuja funo fecundar os vulos, representando, assim, o elemento masculino da sexualidade vegetal. Nas orqudeas o plen se encontra aglutinado em massas, formando polnias. Polifiltico - grupo que deriva de duas ou varias espcies ancestrais. Polgama - planta na qual se manifesta o fenmeno da poligamia, ou seja, plantas com flores hermafroditas e unisexuais.

Poligenia - fentipo determinado por muitos genes em loci diferentes com pequenos efeitos aditivos. Polimorfismo - a ocorrncia de dois ou mais fentipos alternativos, determinados geneticamente em uma populao, em altas freqncias para se admitir como sendo originrias apenas por mutao. Polinrio - conjunto das polnias e os rgos anexos. Podero ser simples ou completos estes ltimos quando apresentam caudculo e retinculo. Polnia ou Polnea - gros de plen ou massa de consistncia gelatinosa, cerosa ou granulosa localizados na antera. Polinizao - processo de fecundao sexual, que ocorre em plantas, envolvendo aves, insetos, vento, chuva, etc., pelos quais os gametas masculinos podem ser transportados ao estigma da mesma flor, ou outras flores do mesmo indivduo, ou ainda flores de outros indivduos, com o intuito de formar o zigoto. Polipeptdeo o mesmo que protena. Poliploidia - a multiplicao do conjunto cromossmico, ou gentipo, recebe a designao de poliploidia e um dos processos citogenticos mais comuns e que mais influencia a evoluo das plantas com flor. Polissacardeo - so polmeros constitudos por centenas de molculas de carboidratos ligados entre s. O amido um exemplo de polissacardeo composto por centenas de molculas de glicose ligadas entre s, formando os carboidratos de reserva. Populao - o conjunto de indivduos da mesma espcie que vivem numa mesma rea e num determinado perodo. Portador - indivduo que heterozigoto albergando um gene recessivo anormal e um alelo normal, no qual no se expressa a anormalidade. Predatismo - a interao desarmnica na qual um indivduo (predador) ataca, mata e devora outro (presa) de espcie diferente. Primitivo - descreve um estado de um carter em um ancestral comum de um clado. Procumbente - deitado sobre a terra. Proeminente - rgo saliente, ressaltado; protuberncia, que se sobressai. Prfase - primeiro estgio da diviso celular. Profuso - que se espalha em abundncia. Protena - o mesmo que polipeptdeo. So polmeros de aminocidos ligados entre s. Protocormo estruturas arredondadas contendo clulas indiferenciadas que se formam aps o incio da germinao dos embries das orqudeas e que formaro posteriormente as plntulas. Protruso - rgo que implantado mais atrs em relao a outro, cresce de forma a ultrapassar aquele cuja implantao fica mais frente, ficando proeminente. Proximal - ponto mais prximo rea de insero de uma estrutura ou rgo. Pseudobulbo - falso bulbo. Corresponde dilatao do caule de muitas orqudeas e uma poro basal do talo encarregada de armazenar gua e nutrientes. Geralmente envolvido por tnicas ou bainhas. Pseudopecolo - falso pecolo, muito comum nas orqudeas. Pubescente - rgo vegetal coberto de pelos finos e suaves. Quiasma - troca de pedaos de cromtides de cromossomos homlogos observada no diplteno da primeira diviso meitica. Tal troca recebe o nome de permutao (crossing over). Quimera - indivduo que apresenta duas linhagens de clulas diferentes geralmente provenientes de zigotos diferentes. Quilha - pea da corola papilionada, resultante da unio das duas ptalas inferiores, e cuja forma lembra a quilha de um navio; a parte de uma flor papilioncea que contm os estames e pistilo; carena.

Racemo - inflorescncia que se compem de um eixo indefinido no ramificado, em que vo brotando flores alternadamente em dois planos diferentes na raque sustentados pelos pednculos. A raque normalmente sustentada por um escapo. Radiculado - que possui raizes. Raiz - em cladstica significa o nodo que d origem a todos os terminais. Ramicaule - caule que um ramo direto do rizoma, comum nas Pleurothallidinae. Raque ou rachis - eixo da inflorescncia, ou seja, o prolongamento do escapo ou haste floral onde esto dispostas as flores ou os ramos florais de uma pancula. Recessivo - uma caracterstica que se expressa somente em homozigose. Recombinao - formao de novas combinaes de genes ligados por permutao entre seus loci. Reniforme - em forma de rim. Respirao - processo metablico celular realizado por todos os seres vivos, praticamente o oposto da fotossntese, na qual a energia dos carboidratos extrada para realizar todas as funes vitais. Neste processo, na presena de oxignio e gua os accares so convertidos em compostos fosforilados instveis que liberam a energia na sua decomposio, tendo ao final do processo a formao de gua e dixido de carbono. Reptante - rastejante. Ressupinao - movimento que a flor faz, de at 180, antes de abrir-se, colocando o labelo em posio horizontal. Retinculo - pequena massa viscosa, muito freqentemente pigmentada, que fica na extremidade oposta das polnias, fixada no caudculo, geralmente visvel junto ao rostelo, cuja funo se aderir ao polinizador. Tambm conhecido como viscdio. Retroflexo - curvado para trs. Retuso - com uma pequena reentrncia apical. Reverso - em cladstica a perda de um carter derivado e o regresso ao carter ancestral. Revoluto - se diz da folha ou labelo que se enrola pelos seus bordos longitudinalmente. Rizoma - caule carnudo da planta simpodial que une os ramicaules ou pseudobulbos. Pode permanecer no subsolo ou na superfcie. RNA - abreviatura que provm do ingls, significando ribonucleic acid (cido ribonuclico). Rostelo - parte estril da coluna que sustenta o polnrio. O rostelo poder assumir muitas formas, de acordo com a espcie, podendo ser um prolongamento anterior do assoalho da antera onde o caudculo se fixa no caso de polinrio completo. Quando o rostelo est ausente o polinrio incompleto e o assoalho da antera assume a forma de um leito em baixo relevo onde as polnias se encaixam. Rostrado - com focinho. Capa da antera rostrada, comum em Catasetum, representa o prolongamento superior, exagerado deste rgo. Rostriforme - em forma de focinho. Rugoso - que possui rugas. Rupcola ou rupestre - que vive sobre rochas. Ruptura dos hbridos - um fenmeno ps-zigtico cuja funo impedir a reproduo entre espcies aparentadas na natureza. A primeira gerao de hbridos normal e produzem plen frtil, mas as geraes seguintes so dbeis ou possuem fertilidade reduzida. Saco polnico - parte interna da antera onde se alojam as polnias tambm conhecido como teca (equivalente ao microsporngio).

Sagitado - em forma de seta. Saprfita - planta que retira o alimento de organismos mortos. Entre as orqudeas so rarssimas. A primeira orqudea foi coletada em 1928 na Austrlia, trata-se da aclorofilada Rhizanthella gardnerii R.S. Rogers. Saxcola - que vive entre roxas, cascalhos, etc. Rupcola, rupestre. Seedling - planta nova; Plntula; Perodo que varia do nascimento da semente at 1 florao. Segregao - em gentica a separao dos genes alelos na meiose. Seleo natural - o mecanismo atravs do qual as populaes se modificam adaptando-se em resposta ao meio ambiente. Self - indivduo obtido pela fertilizao da mesma flor aplicando-se o seu plen sobre o seu prprio estigma. Spala dorsal - aquela que se posiciona na parte superior (em flores no invertidas) da flor da orqudea e que assimtrica. Spalas laterais - aquelas duas simtricas que se apresentam nos lados, geralmente apontando para baixo, formando um tringulo com a spala dorsal na maioria das orqudeas. Podem ser concrescidas ou livres. Spalas - envoltrio da flor periantada que protege as ptalas imaturas quando em boto e que se fletem para o plano posterior quando a flor se abre. Septo - parede interna de um rgo que o separa em lculos. Sssil que no possui pednculo. Sibling - orqudea resultante de um cruzamento selecionado de plantas da mesma cpsula ou sementeira. Simetria termo utilizado para definir padres de forma das flores baseados em modelos geomtricos. Simpetalia - fenmeno de concrescimento de ptalas em maior ou menor extenso. Simpodial - tipo de crescimento lateral em que o eixo no prevalece sendo substitudo por outro ramo que, posteriormente, ser substitudo por outro, horizontalmente, de forma mais irregular que na ramificao monopodial; no caso das orqudeas, o tipo de crescimento dos rizomas que, aps crescimento de um pseudobulbo e sua florao, abrem uma gema na base do pseudobulbo e iniciam novo crescimento, sempre seguindo horizontamente, em frente ou irregularmente; possui rizoma com os caules unidos, geralmente apresentam pseudobulbos, mas existem excees como por exemplo as Pleurothallidinae que no produzem pseudobulbos e a folha nica sustentada por um ramicaule. Sinapomorfia - carter derivado compartilhado entre dois ou mais taxa. Sinspala - concrescimento total ou parcial das spalas formando uma s estrutura. O mesmo que conato. Sintenia - presena no mesmo cromossomo de dois ou mais loci gnicos que estejam suficientemente prximos para que a ligao seja ou no percebida. Tbua ou tbula infraestigmtica - estrutura espessada, geralmente brilhante e sulcada, que permanece na poro anterior da base da coluna, desde a sua articulao com o ovrio estendendo-se at a base do estigma. A tbua infraestigmtica poder estar presente ou ausente, sendo uma caracterstica morfolgica, fenotpica, que permite distinguir muitos gneros e espcies de Orchidaceae. Tlamo - eixo floral onde se assentam o clice e corola. Taxon - plural => taxa - unidade de classificao formada por uma categoria ou um grupo de organismos com caractersticas definitrias ao qual se d um nome latino ou latinizado. Teca - cada uma das duas metades em que se divide a antera. Normalmente cada antera apresenta dois sacos polnicos. Telfase - estgio da diviso celular que se inicia quando os cromossomos alcanam os polos opostos da clula e comea o estrangulamento que origina as clulas-filhas. Terete - cilndrico.

Tetraplide - planta com quatro sries de cromossomos, tambm conhecida como 4n, e que normalmente apresenta flores com ganho de tamanho e forma (efeito giga). Tipo - exemplar representativo de uma espcie que fica depositado no herbrio para consultas e comparaes. Tiriforme - em formato de tira ou fita. Tomentoso - provisto de pelos longos dispostos formando uma cobertura. Transgenia - processo pelo qual retiramos fragmentos de DNA de um ser (pode ser uma bactria, um vrus, etc.) e inserimos em um outro DNA de outro ser. A transgenia no ocorre espontaneamente na natureza como o caso da poliploidia em plantas. Trfido - provisto de trs fendas. Trilobado - com trs lobos. Tmido - proeminente, saliente. Tnica - bainha membrancea e protetora que envolve os pseudobulbos. Invlucro exterior livre, membranoso ou fibroso, que envolve vrios tipos de bulbo. Translocao - transferncia de um fragmento de cromossomo para um cromossomo no homlogo. Se dois cromossomos no homlogos trocarem fragmentos, a translocao recproca. Trifurcado - dividido em trs ramificaes ou trs caminhos. Tripenado - com trs subdivises muito evidentes. Triplide - planta com trs sries de cromossomos tambm conhecida como 3n. Triquetro - talos de seo triangular. Trissomia - o estado no qual existe um cromossomo a mais em cada clula, de modo que h trs representantes por clula de um determinado cromossomo, ao invs de dois. Truncado - cortado, diz-se dos rgos que parecem ter sido cortados. Tipo de pice de folha aparentando que tenha sido cortado transversalmente. Umbela - inflorescncia simples na qual todas as flores nascem no mesmo ponto, tendo todos os seus pednculos iguais tamanho, dispostos radialmente, lembrando o conjunto um formato de guarda-chuva. Ex.: Malaxis excavata (Lindl.) Kuntze. Unciforme - em forma de gancho. Ungiculado - provisto de unha. Ungculo - denominao utilizada para descrever uma estrutura muito estreita na sua poro proximal, inserida em um rgo, e que sustenta uma poro muito mais larga e longa. Ungiforme - em forma de unha. Unilocular - de uma s cavidade. Urceolar - rgo vegetal que possui urcolo, ou seja um tubo com base dilatada e abertura estreita. Utriculado - que possui membranas parecidas com bexigas. Vaginado - dotado de bainha. Variabilidade variaes que as espcies esto sujeitas pela evoluo, desenvolvimento, meio ambiente e fatores genticos. Variedade - uma subdiviso de uma espcie que agrupa plantas com uma forma diferenciada que se transmite prognie.

Variegao - Mutao natural aleatria s quais todos os seres vivos esto sujeitos e que podem ser notados macro ou microscopicamente, alterando cores e formas. Vascular - que tem vasos. Velame - o tecido pluriestratificado que cobre as razes areas das orqudeas epfitas, encarregado de absorver gua e de evitar a evaporao excessiva da raiz. O tecido composto por clulas de paredes espessadas cheias de ar. Velutino - com pelos macios. Ventricoso - inchado como um ventre. Verrucosa - provida de verrugas. Verticilo - conjunto de folhas, ramos e outros rgos que brotam em um mesmo nvel do eixo caulinar; cada um dos elementos que compem uma flor: clice, corola, androceu e gineceu. Viscdio - extremo pegajoso das polnias, tambm chamado de viscidium ou retinculo. Xantina - amarela Xerfita - vegetal adaptado vida em ambientes secos. Xilema vaso que conduz a seiva bruta nas plantas vasculares. O mesmo que vaso lenhoso. Zigomorfa - flores que possuem simetria bi-lateral, ou seja, um s plano de simetria, como o caso das orqudeas. Zigoto - clula que se origina da fuso dos gametas.

You might also like