You are on page 1of 4

EMPRESA CERTIFICADA ISO 9001- ISO 14001- OHSAS 18001

INSTRUO DE TRABALHO
IMPERMEABILIZAO

1- DOCUMENTOS NORTEADORES Projeto Arquitetnico Projeto de Impermeabilizao (quando houver) ISO 9001:2008 ISO 14001:2004 OHSAS 18001:2007 PBQP-H

2- MATERIAIS E EQUIPAMENTOS RECOMENDADOS PARA O SERVIO Para Manta Asfltica Rolo de pintura; Pincel, broxa ou trincha; Vassoura de plo; Maarico; Caldeiras eltricas ou a gs com controlador de temperatura ou tambor com forno a lenha; Extintores; Esptula e colher de pedreiro; Estilete ou faca; Meadas; Botijo de gs; Primer asfltico base solvente; Manta asfltica. Para Argamassa com Hidrfugos Talhadeira, ponteira, marreta, p, enxada; Escova de ao, esptula, desempenadeira de ao e de madeira; Vassoura; Betoneira; Gerica ou carro de mo; Rgua de alumnio; Broxa; Colher de pedreiro; Areia, cimento, gua.

3- RESPONSABILIDADES e AUTORIDADES: RESPONSABILIDADES: Oficiais (pedreiros e carpinteiros ) e ajudantes: Realizar as operaes conforme as instrues recebidas do Encarregado e/ou Engenheiro. AUTORIDADES: Engenheiros, Tcnicos e/ou Encarregados: Determinar e incio e interrupo de atividades sob quaisquer motivos. Garantir que os processos sejam executados conforme planejados. Garantir que as atividades sejam executadas com a preservao do meio ambiente, segurana e sade dos trabalhadores.

4. DESCRIO E FORMA DE EXECUO DO SERVIO 1) Os trabalhadores, inclusive terceirizados, somente aps o treinamento que podem exercer as tarefas e atividades que envolvem os procedimentos de qualidade, proteo ao meio ambiente, sade e segurana ocupacional.
Rua da Tailndia, 85 Granjas Rurais Presidente Vargas Salvador/BA, CEP. 41.230-215, Telefone (71) 3246-4844, Fax. (71) 3246-2429

EMPRESA CERTIFICADA ISO 9001- ISO 14001- OHSAS 18001

2) As atividades so executadas pelo pessoal de produo com a superviso e inspeo do encarregado e/ou engenheiro. 3) Os resduos devem ser corretamente dispostos e descartados conforme a Tabela de Acondicionamento, transporte e disposio de Resduos, anexa ao PR-4.3-02 (Gerenciamento de Resduos Slidos e Lquidos). 4) Cuidados especiais devem ser adotados para evitar que acidentes aconteam, conforme a avaliao dos riscos e dos impactos que se encontram em anexo. 5) Os tubos devem ser chumbados respeitando-se as espessuras do revestimento e acabamento, alm de manter o rebaixo originado pela colocao do cone metlico quando da concretagem da laje. A rea do tubo que ficar em contato com o concreto dever ser impregnada com cola base de PVA e polvilhada com areia. 6) Verificar os nveis e caimentos do contrapiso. 7) Limpar a laje (ou o contrapiso) retirando todo material solto e possveis rebarbas de concreto. 8) Nas superfcies verticais a serem impermeabilizadas com manta, verificar o rebaixo na execuo da alvenaria com menos 40 cm ou com 20 cm acima do nvel da terra no caso de jardineiras. 9) Em muretas de at 1 m de altura, no necessrio deixar rebaixos. Nesses casos, a manta deve passar por cima das muretas. 4.1- Sistema com manta asfltica 1) Retirar detritos, fazer limpeza geral, cortar ferros ascendentes com uma profundidade de 3 cm (no rebater os ferros em hiptese nenhuma) e tamponar buracos com argamassa de cimento e areia no trao 1:3 em volume. 2) Os cantos devero ser arredondados para facilitar o arremate de impermeabilizao nestes locais (execuo de meia cana). 3) Todo sistema hidrulico deve estar executado e solidamente chumbado com utilizao de graute industrializado, no podendo ficar nenhuma luva dentro das paredes do reservatrio. Onde possvel, as tubulaes devem ser chumbadas durante a prpria concretagem da caixa. 4) O sistema de mantas asflticas parcialmente aderidas aquele em que a manta fixada por adeso ao substrato em pontos bem determinados (rodaps, ralos, tubos emergentes e juntas estruturais). Esta adeso dever ser executada com asfalto aquecido. 5) Aplicar uma demo de primer asfltico base solvente com consumo mnimo de 350 ml/m nos pontos de aderncia (rodaps, ralos, tubos emergentes juntas estruturais). 6) As mantas devem ser aplicadas com asfalto aquecido nas superfcies horizontais e verticais, proporcionando a cobertura de todo o substrato e aderidas somente dos detalhes. 7) Os asfaltos oxidados devem ser aplicados na temperatura entre 180 C e 215 C. No caso de asfaltos modificados, deve-se consultar o fabricante. 8) O teste de estanqueidade em lajes deve ser feito com lmina dgua de 10 a 15 cm por no mnimo 72 horas, deixando-se extravasor para eventuais excessos. No caso de reservatrios e piscinas, deve-se realizar teste de estanqueidade total da rea por no mnimo 72 horas.

Rua da Tailndia, 85 Granjas Rurais Presidente Vargas Salvador/BA, CEP. 41.230-215, Telefone (71) 3246-4844, Fax. (71) 3246-2429

EMPRESA CERTIFICADA ISO 9001- ISO 14001- OHSAS 18001

9) Nas emendas das mantas dever haver sobreposio mnima de 10 cm, garantindo-se a perfeita aderncia entre as mantas. 10) Na soldagem das emendas (biselamento), garantir um excesso de asfalto para fora das mesmas, indicando total preenchimento desta regio. 11) Executar o biselamento na extremidade da manta superior.

12) Junto aos rodaps, as mantas devero ter altura de pelo menos 40 cm do piso acabado e/ou 20 cm do nvel mximo que a gua poder atingir. 13) Deve ser proibido durante a execuo o trnsito de pessoas e veculos no autorizados e o armazenamento de materiais no pertencentes ao servio. Havendo outros servios em execuo acima da rea impermeabilizada, deve-se prever proteo adequada para evitar a queda de materiais. 14) Os coletores de guas pluviais podem ser feitos com a prpria manta asfltica (margarida) ou com peas pr-moldadas (bochetone). 15) Para execuo dos coletores com sistema margarida, utilizar tubulao com dimetro imediatamente superior ao do ralo, usando reduo para conectar tubulao originalmente prevista no projeto. 16) Tubos emergentes devem ser chumbados com concreto e impermeabilizados. 17) Nas regies onde houver juntas de dilatao, devero ser executados arremates. 18) Nas reas onde estiverem as piscinas e seus respectivos decks, a impermeabilizao dever ser executada primeiramente na regio interna do deck e depois na superfcie do mesmo. 19) Na meia cana, tomar sempre o cuidado de no pintar com tinta primer os ltimos 5 cm do rebaixo para que ocorra aderncia da massa de proteo mecnica. 4.2- Sistema de argamassa com hidrfugo: 1) Retirar detritos, fazer limpeza geral, cortar ferros ascendentes com uma profundidade de 3 cm e tamponar buracos com argamassa de cimento e areia trao 1:3 em volume. 2) Chapiscar a superfcie com argamassa de areia e cimento. 3) No mnimo 24 horas aps a aplicao do chapisco, executar uma demo de argamassa de cimento e areia com aditivo impermeabilizante adicionado gua de amassamento na proporo especificada pelo fabricante do produto. 4) A argamassa deve ser aplicada num processo contnuo em uma demo se no houver influncia do lenol fretico. Caso contrrio, aplicar em duas demos. 4.3-Sistema de resina PVA: 1) Preparar a superfcie a ser impermeabilizada, nivelando-a para que fique isenta de ondulaes. 2) Aplicar sobre a superfcie assim preparada uma camada de argamassa de trao 1:3 (cimento:areia, em volume) usando, para sua preparao, 15% de resina PVA sobre o peso do cimento agregado. Essa quantidade e aditivo deve ser adicionada em mistura com gua na quantidade necessria para preparo da massa. A camada de argamassa deve ter espessura de aproximadamente 1,0 cm.

Rua da Tailndia, 85 Granjas Rurais Presidente Vargas Salvador/BA, CEP. 41.230-215, Telefone (71) 3246-4844, Fax. (71) 3246-2429

EMPRESA CERTIFICADA ISO 9001- ISO 14001- OHSAS 18001

3) Sobre a camada de argamassa aplicar 10 demos de resina PVA, utilizando rolo de pintura. Nas duas primeiras demos recomendvel a diluio de uma parte do produto em trs partes iguais de gua para melhor penetrao nos poros da massa. Nas trs demos seguintes deve-se aplicar o produto em soluo de gua a 40, 60 e 80%, respectivamente. As cinco demos finais devem ser aplicadas com a resina PVA pura. 4) Aps cada demo deve-se aguardar cerca de 40 minutos para evaporao da gua e formao da pelcula impermeabilizante.

5) Aps esse procedimento, fazer uma mistura de 10% em peso de cimento com a resina PVA, utilizando pequena quantidade de gua para facilitar a tarefa, aplicando essa nata sobre a pelcula j obtida. 5- ANLISE DE RISCOS/ IMPACTOS E MEDIDAS DE CONTROLES OPERACIONAIS: 1) As avaliaes dos riscos e procedimentos de segurana e sade do trabalho, assim como dos impactos ao meio ambiente da atividade de Impermeabilizao esto definidos na Planilha AVALIAO DE RISCOS E IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE, SEGURANA E SADE OCUPACIONA que se encontra em anexo a instruo de trabalho. 2) Sempre (e antes do incio) que os operrios e colaboradores forem executar a atividade deve ser discutido e analisado os riscos e impactos referenciados, assim como as medidas de controles operacionais.

Rua da Tailndia, 85 Granjas Rurais Presidente Vargas Salvador/BA, CEP. 41.230-215, Telefone (71) 3246-4844, Fax. (71) 3246-2429

You might also like