You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Professor: Gilmar Tutor (a): Camila

Participantes/RA: 1- Edivaldo Padilha de Novaes 6950477885 2- Geraldo Quirino da Silva- 1299515450 3- Giovane Adriano Dias dos Santos -6944406226 4- Leandro Felipe Santiago - 6566775923 5- Marco Aurlio R. Pires - 6954455135

BELO HORIZONTE 2013

SUMRIO

1 - DEFINIO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ............................................................. 3 2 - COMPARAO DE DEFINIES, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ............................. 4 3 INOVAO ORGANIZACIONAL ........................................................................................................ 4 4 - QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS ..................................... 8 5 - CARACTERSTICAS DOS SISTEMAS ................................................................................................. 8 6 PARMETROS DOS SISTEMAS .......................................................................................................... 9 7 A ORGANIZAO COMO SISTEMA ABERTO .................................................................................. 10 8 CONCLUSO........................................................................................................................................... 12 9 REFERNCIA BIBLIOGRFICA .......................................................................................................... 12

DEFINIO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Podemos definir o Comportamento Organizacional como o estudo sistemtico das aes do indivduo e dos processos a que esto inseridos. Questes como o absentesmo, a produtividade e a melhoria na qualidade dos produtos e servios, abrangem parte deste estudo como forma de melhorar o desempenho nas organizaes. O comportamento organizacional nada mais do que conhecer a fundo a necessidade dos indivduos que interferem na organizao, bem como conhecer seus processos e atividades de forma detalhada, para garantir de fato a efetividade da organizao. As organizaes so formadas por pessoas e processos, por isso, estudar tudo aquilo que motiva os indivduos, alm claro, do relacionamento da empresa com o funcionrio e o ambiente em que ela est inserida, de extrema importncia para a eficincia da organizao. Conhecer a cultura da empresa, as percepes, os sentimentos e as aes dos trabalhadores trazem para a empresa o controle dos processos, funcionrios mais satisfeitos e visibilidade institucional.

COMPARAO DE DEFINIES, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A definio do Comportamento Organizacional, no livro (John R), em sua definio ele nos relata as mudanas das organizaes, e da importncia de novas tecnologias, e do desafio de gerenciar uma organizao de um modo inovador e moderno. As organizaes devem ser capazes de mudar de forma constante e positiva nessa poca cheia de desafios (John R). (John R), Nos mostra, das necessidades de mudanas de busca continua de novas idias, de forma de transformar a organizao, com o objetivo de melhorar a sua eficcia, buscado aperfeioamento para que a organizao possa desenvolver um trabalho produtivo e dinmico entre os componentes. J o conceito da (Zlia Frei Berger), ela cita em suas definies do CO, o desenvolvimento humano em seu ambiente de trabalho, a importncia das atividades em grupo, e de como se comportar diante de uma situao entre colaborador e organizao, da tica e dos seus valores. O estudo do comportamento organizacional busca o entendimento de como desenvolver pessoas, grupos e a organizao (Zlia Frei Berger). Dentro de uma organizao se estuda trs determinantes do comportamento organizacional; Indivduos, Grupos e Estrutura, com o objetivo de que as organizaes trabalhem mais eficazmente.

3 3.1

INOVAO ORGANIZACIONAL Conceito de Inovao

Pesquisa elaborada com 20 pessoas ( nome, idade e profisso) com uma das seguinte perguntas: Descreva em sua opinio sobre conceito de inovao e suas aplicaes no trabalho, escolas e etc. Nome, idade e profisso: 1 Carlos Augusto, 25 anos, profissional liberal. Fermentas que auxilia em meu trabalho, proporcionando mobilidade.

Cintia Rodrigues, 34 anos, estudante. Importante para meu aprendizado, exemplo o uso de internet.

Marcelo Alcntara, 34 anos, Supervisor. Trabalho com atendimento ao publico e a inovao essencial para boa relao.

Valdeir Pires, 50 anos, Motorista. Inovao importante, pois proporciona agilidade com uso internet mvel como exemplo na minha profisso.

Leonardo, 38 anos, Professor. "O mundo dinmico. O segundo atual irrecupervel temporalmente. Sendo assim temos que usar as tecnologias ao favor do desenvolvimento humano. E a inovao a principal ferramenta que nos proporciona caminhar paralelo s mudanas temporais. Por isso, tanto no plano profissional, quanto no pessoal, novas tecnologias so, no apenas bem-vindas, mas estritamente necessrias no mundo moderno. Inovar atualizar. E atualizar sempre preciso".

Marco Aurlio Queiroz, 40 anos, Administrador. A capacidade de inovar no est presente em todos, mas, felizmente, uma habilidade que pode ser aprendida. Ela traz em si, valores como: coragem e liderana. Muitas vezes vem como resultado da inconformidade.

Eduardo Henrique, 37 anos,Profissional Liberal. Inovar no trabalho exige muita determinao e capacidade de suportar presses. Muitas vezes o inovador causa certos constrangimentos aos da zona de conforto.O inovador precisa saber o 'time'. Nem sempre possvel colocar boas idias em prtica. O tempo pode ser um bom rbitro.

Carla Maria,19 anos, Estudante. Inovao possibilidade de uso de ferramentas para uma vida melhor.

Milton Nunes, 40 anos, Gerente da Emater. Pensar em evoluo desvinculado de inovao sem dvida impossvel.* *Inovao significa novidade ou renovao. A palavra derivada do termo latino

innovatio, e se refere a uma idia, mtodo ou objeto que criado e que pouco se parece com padres anteriores. Hoje, a palavra inovao mais usada no

contexto de idia se invenes assim como a explorao econmica relacionada, sendo que inovao inveno que chega no mercado , ou seja,precisamos ter resultado, melhorias, avanos, etc. Com as propostas inovadoras apresentadas.

10

Aurlio Silvio, 40 anos, Policial. Creio que a tecnologia seja piv da inovao mundial, pois ela trouxe resultados surpreendentes como: Mordomias na comunicao, na construo civil, conceito humano, na preservao das espcies em extino dentre outros. Todos se deram pela inovao do conhecimento.

11

Ktia Amaral, 23 Anos, Vendedora. o conhecimento pleno de novos produtos que auxiliar no meu trabalho.

12

Paulo Sergio, 18 anos, Estudante. a converso de idias em pratica para um melhor resultado.

13

Sandra Luiza, 26 anos, Cabeleireira. Tenho a necessidade de buscar sempre o que h de inovao no meu setor, para um melhor resultado.

14

Paulo Henrique, 31 anos, Assistente tcnico. Inovao significa resultados, criao de novas tecnologias.

15

Antnio Alberto,45 anos, Autnomo.Inovao uma das vrias atitudes do bom empreendedor deve ter e isto faz reduo de custos e valoriza e capacita funcionrios.

16

Juliana Marques, 17 anos, Estudante. A inovao uma ferramenta para todos os setores, beneficiando na melhoria de resultados.

17

Flavia Mouro,26 anos, Professora. um novo conceito que s trs melhorias para seu trabalho, escola.

18 Jorge Silva, 37 anos, Pintor. conhecimentos de novos produtos que aliados, ajuda no seu desempenho como prestador de servios.

19 Maria Estaquia,21anos , Estudante. Inovao atualizao do que esta em sua volta. Jamais abrir mo de ferramentas que auxiliam em seu trabalho.

20 Rodrigo Santos, 25 anos, Vendedor. A inovao muito eficaz principalmente na sua evoluo tecnolgica para empresas, pois torna-se tudo mais fcil na execuo de tarefas.

Total de entrevistados: 20 pessoas 94% dos entrevistados trabalham utilizando a inovao como uma ferramenta. 06% apenas tem o conhecimento de inovao. Atravs da Pesquisa podemos observar que felizmente a maioria das pessoas, que foram entrevistadas trabalha com inovao, que buscam atravs de todo meio tecnolgico disponvel para melhor desempenho em suas reas de trabalho e estudo.

3.2

O Efeito da Inovao

O efeito de Inovao bastante amplo, uma varivel em diversas reas de aplicao. Um dos grandes desafios do mundo corporativo, a inovao proporciona um conceito simples sobre suas aes. Possui uma iniciativa, simples ou revolucionria, que surge como uma novidade para as organizaes e para o mercado e que, aplicada na prtica, traz resultados econmicos. Sejam eles ligados tecnologia, gesto, processos ou modelo de negcio, h tambm de se observar no levante tecnolgico o ambiente propicio para este desenvolvimento, exemplos criao centros tecnolgicos ( Vale do Cilcio, USA) e incubadoras empresas e apoios de empresas

orientadoras para empreendedor . A inovao pode estar no desenho, no produto, nas tcnicas de marketing ou no servio prestado ao cliente. Ela est presente, por exemplo, em produtos de linha higiene a novo design de um parafuso elaborado para um automvel. Acontece diante dos nossos olhos, nas ruas, nos centros comerciais, sendo exibido em todos os tipos de mdias. O cerne da inovao est no consumidor alvo desta revoluo, preciso atender s suas necessidades para efetivar criao de novos valores e tudo acontece a partir de estudos de mercados, levantamentos dados que final favorece consumidor final com novos produtos e conseqentemente evoluo dos mesmos obtemos preos mais baixos. 3.3 Anlise da Figura. Trabalho em Equipe

Seis homens tentam juntos construir uma linha de trem de ferro e para que isso se concretize devem ter um trabalho coletivo, saber trabalhar em equipe tudo para que possam ter um sucesso mtuo. O trabalho em equipe faz com que os servios sejam feitos com mais rapidez

e com um menor custo e mantendo a qualidade necessria. Neste caso como esta linha de ferro a ser construda temos um lder nato nesta equipe que abordar os pontos positivos e negativos durante a obra fazendo com que cada indivduo do grupo tenha sua contribuio importante a cada passo que est sendo executado. A percepo de uma equipe vai a partir de seu talento em ser criativos como, por exemplo, se juntarem as partes opostas da linha do trem de ferro que esto construindo tero uma nica linha bem reforada e em perfeito estado para suportar vrios vages passando de um detalhe muito importante que no perder o foco, porque em uma equipe no pode ter rivalidades todo projeto desenvolvido em equipe tem que ser abordados seus assuntos tcnicos seus problemas organizacionais porque todos tem que compartilhar seus objetivos. Sendo uma equipe eficaz que apresente caractersticas de um dilogo aberto, e seus membros interagem para compartilhar informaes e tomarem decises juntos, acabam gerando um resultado positivo. Quando uma verdadeira equipe est em acordo podemos ter uma integrao gerencial de habilidades, conhecimento e talentos uma forma de agir coletiva e que contribui mais com os servios mais eficientes.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

Sistemas abertos e fechados Sistemas abertos Nos sistemas abertos, implicam em realizar aes transparentes, lmpidas e cristalinas, dos seus negcios, nas suas operaes cotidianas de entradas, processamentos e sadas e respectivos relacionamentos. Para atender este requisito de sistema aberto, devem ser envolvidos todos os escales da empresa, evidentemente respeitando o tipo e forma de distribuio de informaes. As pessoas, a sociedade e o mundo como um todo, esto passando por constantes mudanas, aumentando seu grau de exigncia, aceitabilidade e conceito de qualidade, exigindo das empresas, facilidade deflexibilizao,

dinamismo, capacidade de gesto situacional, planejamento, competncia estratgica e aptid o de adaptaode seus processos e sistemas, tornando-os abertos para resistir ao alto nvel de agitao ambiental. Sistemas fechados - Nos sistemas empresariais fechados no existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que est a sua cerca, as mesmas so insensveis e indiferentes a qualquer influncia ambiental, no se integrando ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existncia. O conceito de Sistema Fechados segue a mesma idia, isolado, hermtico, independente e sema abordagem sistmica, sem receber influncia qualquer ao mesmo e tambm sem permitir influenciar o meio ambiente externo. Pode-se fazer analogia dos sistemas fechados com a gerncia de CPD(Centro de Processamento de Dados), modelo

vetusto e alquimista da informtica da dcada de 60. Outros sistemas fechados que aparecem em algumas empresas so os denominados de DP (de Departamento de Pessoal) e Almoxarifado que tambm so exemplos de sistemas fechados.

CARACTERSTICAS DOS SISTEMAS

Segundo Chiavenato (2004, p. 477), os sistemas podem ser classificados segundo sua constituio (sistemas fsicos ou concretos e sistemas abstratos ou conceituais) e segundo sua natureza (sistemas fechados e sistemas abertos).Quanto sua natureza pode ser: Sistemas Fechados: No apresentam relao com o ambiente ao seu redor, no influenciando e nem recebendo influncias externas. Alguns autores tm conceituado sistemas fechados cujo comportamento determinado e previsvel. As mquinas e equipamentos so exemplo dessa natureza. Sistemas Abertos: Apresentam relaes com o ambiente, atravs de entradas e sadas. Adaptam-se para sobreviverem s condies do meio. Ao contrrio da lei natural de que o mundo segue em direo a desordem, os sistemas abertos podem desenvolver-se para um crescente estado de equilbrio e ordem, reparando perdas e sua organizao. Como mostra a figura abaixo:

Figura : Modelo de um sistema aberto. Fonte: Chiavenato (2004, p. 488).

Quanto constituio podem ser:

10

Sistemas Fsicos ou concretos: Podem ser descritos em termos quantitativos de desempenho. So compostos de equipamentos (coisas reais). Sistemas Abstratos: Representa o pensamento das pessoas. So compostos de idias conceitos.

PARMETROS DOS SISTEMAS

Segundo Chiavenato (2004, p. 478), o sistema caracteriza-se por determinados parmetros que, por sua vez, so constantes arbitrrias que se caracterizam por suas propriedades, o valor e a descrio de um sistema particular. Esses parmetros so: entradas ou insumo, processamento, sada ou resultado, retroao ou realimentao e ambiente. Entrada ou insumo: o incio do sistema que fornece energia para o sistema. Sada ou produto: So os resultados de um sistema, devendo ser coerente com o objetivo do sistema. Processador ou transformador: Mecanismo de mudanas entre entradas e sadas, transformando elementos iniciais em resultados. Retroao, retroalimentao ou retro informao: Visa controlar o estado de um sistema, registrando sua qualidade. Objetiva, assim, manter ou melhorar o desempenho do processo, fazendo com que o produto esteja adequado ao padro ou critrio escolhido. Ambiente: o meio externo do sistema. Segundo Chiavenato (2004, p. 479), o sistema e o ambiente so inter-relacionados e interdependentes. O sistema recebe influncia do ambiente atravs das entradas e efetua influncias atravs das sadas, ocorrendo o processo de retroao, que o retorno do sistema. O ambiente serve de fonte de energia, materiais e informao para o sistema. Como o ambiente est continuamente mudando, o processo de adaptao do sistema um processo dinmico.

11

Figura: Representao dos parmetros de um sistema.Fonte: Modelo criado atravs dos conceitos de Chiavenato (2004). 7 A ORGANIZAO COMO SISTEMA ABERTO

Segundo Chiavenato (2004, p. 479), uma empresa um sistema integrado com diversas partes relacionadas entre si, que trabalham em harmonia uma com as outras, com a finalidade de alcanar determinados objetivos.

Figura: Representao da influncia do meio externo na organizao.Fonte: Hall (1972). Conforme a ilustrao acima se pode resumir sistema aberto como um conjunto de partes em constante interao orientado com propsitos em permanente relao com o meio externo. Desse modo, as organizaes apresentam caractersticas dos sistemas abertos, afetados por mudanas em suas variveis externas. As organizaes tm comportamentos desconhecidos e imprevisveis. A organizao tambm pode alcanar a homeostasia (estado firme) atravs da constncia de direo, mantendo o mesmo fim apesar das mudanas internas ou externas, e atravs da relao com o progresso. A organizao como sistema aberto pode unir dois processos que so opostos, mas complementares: homeostasia e adaptabilidade. Assim, a homeostasia visa rotina da empresa, enquanto a adaptabilidade visa mudana e inovao. As fronteiras diferenciam os ambientes de trabalho, elas nem sempre so fsicas e podem ocorrer sobreposies de fronteiras. Chiavenato (2004, p. 480) afirma que as fronteiras variam quanto ao seu grau de permeabilidade: so linhas de demarcao que podem deixar passar maior ou menor

12

intercmbio com o ambiente. As transaes entre organizao e ambiente so feitas pelos elementos situados nas fronteiras organizacionais, isto , na periferia da organizao. Segundo Chiavenato (2004, p. 481), alm da capacidade das organizaes de enfrentar e superar perturbaes externas sem provocar o desaparecimento de seu potencial de autoorganizao, fenmeno denominado resilincia, que determina o grau de defesa ou vulnerabilidade da organizao presso externa, o sistema organizacional, diferentemente dos sistemas biolgicos e dos mecnicos, possui as propriedades morfognicas, que se constitui na capacidade de se automodificar e modificar sua estrutura bsica. 8 CONCLUSO

Os desenvolvimentos dos indivduos e das organizaes esto intimamente ligados, assim, o comportamento organizacional uma das chaves da competitividade de qualquer organizao. E continuar a s-lo, enquanto nas organizaes continuarem a laborar pessoas. Um bom administrador sabe que os seus colaboradores trabalham com ele e no para ele, e sabe que esses so o que fazem a diferena entre a melhor empresa e a pior. O avano da tecnologia continuamente, exige do administrador um maior conhecimento de seus colaboradores, podendo assim investir em treinamento para seu melhor desempenho

na rea que atua, e em conseqncia uma maior satisfao. o comportamento organizacional um processo complexo e dinmico, que exige planejamento das polticas e prticas a serem implantadas, a fim de que estas valorizem os talentos da organizao e ao mesmo tempo gerem comprometimento por parte dos colaboradores, no que diz respeito ao alcance de metas e objetivos da organizao. 9 REFERNCIA BIBLIOGRFICA

CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizaes 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 Sites:

http://www.administradores.com.br/producao-academica/definicao-de-comportamentoorganizacional).Acessado em10 de abril de 2013 (http://www.administradores.com.br/producao-academica/definicao-de-comportamentoorganizacional.Acessado em10 de abril de 2013

You might also like