You are on page 1of 2

GADO DE LEITE TAMANHO DE PIQUETES EM FUNO DO NUMERO DE VACAS: Segundo a EMATER, calcula-se o tamanho de cada piquete em 50 metros quadrados

s por vaca por dia. A quantidade de vacas na propriedade a chave para determinar o tamanho dos piquetes. O tamanho do piquete depende do nmero de animais definido em funo da oferta de forragem, do perodo de ocupao e da rea total disponvel para o sistema. A rea dos piquetes no deve ser necessariamente a mesma. O importante que a disponibilidade de forragem dentro do piquete, ou seja a rea til. Piquetes com topografia muita acidentada ou com reas alagadas, pedras, etc. devem ser maiores. ALTURA DO PASTO PARA COLOCAR E RETIRAR OS ANIMAIS DOS PIQUETES: Para manejar bem as pastagens, preciso levar em considerao as caractersticas da espcie forrageira.

Em pastejo rotativo, as pastagens constitudas por plantas de porte alto devem ser manejadas a uma altura maior do que as espcies forrageiras de porte menor ou de crescimento rasteiro, tanto na entrada quanto na retirada dos animais. Plantas estolonferas (que emitem brotos rasteiros capazes de gerar outras plantas) permitem pastejo mais baixo, porque tm maior capacidade de recuperao aps a retirada dos animais. Em qualquer tipo de pastagem, preciso ficar atento para que o perodo de descanso no seja muito grande, a ponto de prejudicar a qualidade da forragem e dificultar o consumo pelos animais. Extensos perodos de descanso podem aumentar a disponibilidade de forragem na pastagem, mas reduzem sua qualidade. A capacidade de recuperao da pastagem aps a retirada dos animais depende, entre outros fatores, do resduo foliar que mantido. medida que se aumenta o perodo de pastejo, com a mesma presso de pastejo, o ndice de rea foliar residual diminui, prejudicando a capacidade de rebrota da pastagem. Alm disso, preciso considerar que fatores como temperatura, umidade relativa do ar, luminosidade e fertilidade do solo podem alterar o perodo de recuperao da pastagem e modificar o perodo de descanso. REA DOS PIQUETES [EX]: A rea total, em hectares, necessria para o pastejo rotativo do capim-elefante depende do nmero de animais e da taxa de lotao indicada para a regio. Admitindo-se a lotao de quatro vacas por hectare, tem-se:

O nmero de piquetes depende dos perodos de pastejo e descanso de cada piquete, tambm indicados para cada regio. No caso de 3 dias de pastejo e 30 dias de descanso, o nmero de piquetes ser:

Dividindo-se a rea total pelo nmero de piquetes, encontra-se a rea de cada piquete:

TIPOS DE ROTAO

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS Coleo 500 perguntas e 500 respostas GADO DE LEITE, retirado do site: http://www.sct.embrapa.br/500p500r/Resposta.asp, retirado e adaptado em 19.07.2011. Manejo estratgico de pastagem, retirado do site: http://www.ceplac.gov.br/radar/semfaz/pastagem.htm, retirado e adaptado em 19.07.2011. Produo de leite a pasto / Pastoreio Rotativo, retirado do site: http://www.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/n4/07-alternativa.htm, retirado e adaptado em 19.07.2011.

You might also like