You are on page 1of 22

Curso para Concursos - ECONOMIA Professor: Carlos Ramos

Mdulo 01 Macroeconomia: Conceitos Bsicos

1. Conceitos bsicos da Macroeconomia 1.1. O Fluxo circular da Renda

O sistema econmico de qualquer pas existe basicamente para atender s suas necessidades de produo dos mais diversos bens e servios. Para compreender bem o funcionamento da economia, num nvel macro, devemos ter em mente que existem quatro grandes setores interagindo continuamente: a) Um setor formado pelas empresas, que correspondem s unidades produtivas do pas e so responsveis pela Oferta Domstica de bens e servios b) Um setor formado pelos indivduos, que buscam adquirir os diversos bens e servios que atendero suas necessidades; c) Um setor correspondente ao Governo, que se apropria de parte da renda gerada na economia, e com isso realiza um certo nvel de demanda por bens e servios; d) Um setor externo, formado pelo Resto do Mundo, ou seja, por todos os demais pases com os quais nossa economia hipottica mantm relaes comerciais. Vamos, por enquanto, abstrair os setores Governo e Resto do Mundo, e imaginemos uma economia fechada e sem Governo, funcionando apenas com os setores empresas e indivduos. Vamos tambm supor que no haja acumulao de capital, ou seja, que as empresas no aumentem sua capacidade produtiva (portanto, estaremos imaginando, por enquanto, que as empresas no adquirem bens de capital mquinas, equipamentos, etc). Esse modelo terico, bastante simplificado, corresponde a uma economia fechada, sem formao de capital e sem Governo. Aps destacarmos alguns aspectos essenciais desse modelo mais simples, iremos gradativamente introduzir novas variveis, at chegarmos ao modelo mais completo, o de uma economia aberta, com formao de capital e com Governo.

Continuando, o setor empresas basicamente produz bens e servios. Para isto, necessita utilizar fatores de produo (Terra/Recursos Naturais, Trabalho e Capital). Porm, esses fatores de produo pertencem ao setor indivduos. Portanto, as empresas necessitam comprar o uso desses fatores de produo, pagando aos se us proprietrios algum tipo de remunerao ou renda. Assim, as empresas pagam salrios aos donos do fator de produo Trabalho, em troca de algumas horas mensais de mo-de-obra; pagam tambm aluguis aos proprietrios do fator Terra/Recursos Naturais, e pagam lucros e juros aos donos do fator Capital. O valor desses pagamentos, feitos pelas empresas, corresponde ao seu custo de produo, e formar o valor da produo de bens e servios. Note que, nessa concepo, os lucros no pertencem s empresas; representam na verdade um custo de produo, pois equivalem remunerao exigida pelos donos do fator de produo Capital. O lucro uma remunerao do acionista, portanto tambm uma forma de renda. As relaes entre esses dois setores indivduos e firmas - podem ser representadas atravs do esquema a seguir, que mostra o Fluxo Circular da Renda:

As linhas cheias representam o lado real da economia: o fluxo de fatores de produo fornecidos pelos indivduos s empresas, que empregam estes recursos na gerao de vrios bens e servios, que por sua vez sero destinados a atender s necessidades dos prprios indivduos. As linhas tracejadas representam o lado monetrio desse fluxo, sendo formado pelos pagamentos que as empresas fazem aos proprietrios dos fatores de produo, como remunerao (renda) devida pelo uso dos

fatores, e os pagamentos que as pessoas fazem s empresas, pela compra dos bens e servios ofertados pelas mesmas. Assim, do ponto de vista Macroeconmico, ou seja, olhando para o Produto Agregado gerado por uma economia durante certo perodo de tempo, podemos notar que seu valor igual Renda Agregada, isto , soma dos rendimentos pagos ao setor indivduos durante esse mesmo perodo de tempo.

Produto Agregado = Renda Agregada Renda Agregada = Salrios (w) + Aluguis (a) + Lucros (l) + Juros (j)

Sendo toda a Renda Agregada utilizada pelas pessoas para adquirir bens de consumo, e todo o Produto Agregado composto por bens dessa natureza, j podemos perceber que, numa economia fechada, sem Governo e sem formao de capital, teremos:

Produto Agregado = Renda Agregada = Despesa Agregada

Essa a chamada identidade macroeconmica fundamental. Ela nos mostra que podemos calcular o nvel de atividade econmica de um pas atravs de trs ticas: a) Pela tica da produo, somando todos os bens e servios finais gerados pelo setor Empresas de um pas durante certo perodo de tempo; b) Pela tica da renda, somando todos os rendimentos obtidos pelo setor Indivduos durante esse mesmo perodo; c) Pela tica da despesa, somando todos os gastos realizados pelos indivduos, com a aquisio dos bens e servios gerados pelas empresas. Vejamos a seguir alguns aspectos importantes em relao ao conceito de Produto Agregado.

1.2.

Produto Interno Bruto PIB

O Produto Interno Bruto sem dvida uma das variveis macroeconmicas mais conhecidas. tambm um conceito agregado, e corresponde ao somatrio de todos os bens e servios finais, produzidos dentro das fronteiras geogrficas de um pas, durante certo perodo de tempo. Usualmente os rgos governamentais costumam divulgar dados do PIB anual ou mesmo trimestral do pas. Note que s entram no clculo do PIB os bens finais, isto , aqueles bens que no sero mais transformados em outros bens. Assim, a produo de matrias-primas, insumos, embalagens, peas e componentes, etc, no contabilizada no clculo do PIB, para evitar o problema da dupla contagem. Explicando melhor: no clculo do PIB, devemos levar em considerao a produo de bens e servios realizada pelas empresas situadas dentro do pas (sejam elas nacionais ou estrangeiras) durante certo perodo de tempo. No entanto, parte dessa produo comprada pelas prprias empresas, pois vrios bens e servios se constituem em insumos para outros bens e servios. Tais insumos so chamados bens intermedirios, e seus valores j esto embutidos no valor dos bens finais, portanto no podem ser computados no clculo do Produto Interno Bruto; caso contrrio, causariam o problema da dupla contagem. Assim, no clculo do PIB, vamos considerar, por exemplo, o valor da produo de po, mas no podemos somar novamente o valor da produo do trigo, do fermento, do sal, da farinha de trigo, etc. Seno, estaramos somando duas vezes os mesmos valores. O PIB do pas seria superestimado. O valor da produo de po (bem final) j contm, embutido no preo do prprio bem, o valor dos insumos intermedirios e das matrias-primas utilizadas em fases anteriores do processo produtivo. Note que os bens finais podem ser bens de consumo ou bens de capital. Os bens de consumo so aqueles bens prontos, destinados utilizao pelos indivduos. Os bens de capital, por sua vez, so tambm bens prontos, acabados (portanto, no so bens intermedirios), mas sero utilizados pelas prprias empresas, sendo consumidos gradativamente ao longo de sua vida til: so as mquinas, equipamentos, instalaes, ferramentas, instrumentos, etc, que formam o estoque de capital das firmas. Assim, podemos afirmar que:

PIB = produo de bens e servios finais PIB = produo de bens de consumo + produo de bens de capital
No Brasil, o rgo responsvel pelo clculo do PIB, e de outros agregados macroeconmicos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. Na sua metodologia, o IBGE calcula tanto a produo dos bens e servios finais (que compem o valor do PIB) quanto a produo de bens e servios intermedirios (insumos, matrias-primas, etc), usando a denominao Consumo Intermedirio. Somando-se o valor do Consumo Intermedirio com o valor do PIB, temos, de forma simplificada, o Valor Bruto da Produo (VBP):

VBP = PIB + Consumo Intermedirio


Isso o mesmo que escrever:

Valor Bruto da Produo = = Produo de bens e servios finais + Produo de bens e servios intermedirios

Como o PIB desconsidera a produo intermediria, para evitar o problema da dupla contagem, seu valor corresponde de fato ao total do Valor Adicionado por cada uma das empresas ao Produto Agregado da economia.

1.3.

PIB a Custo de Fatores X PIB a Preos de Mercado

Voltando agora para nossa identidade macroeconmica fundamental, numa economia fechada e sem governo podemos constatar que o valor do Produto Agregado gerado pelas empresas igual ao total da Renda Agregada recebida pelos indivduos, e que toda ela utilizada na compra de bens de consumo, formando a Despesa Agregada. Assim, teremos:

Produto Agregado = Renda Agregada = Despesa Agregada Produto Interno Bruto = Renda Interna Bruta = Despesa Interna Bruta
Vamos a partir de agora considerar que, alm do setor empresas produzir bens de consumo, para atender s necessidades dos indivduos, este setor produz tambm bens de capital mquinas, equipamentos, ferramentas, etc para atender s necessidades do prprio setor, mais especificamente daquelas firmas que desejam ampliar sua capacidade produtiva. Assim, surge uma varivel nova na nossa anlise: o investimento, que corresponde s despesas que as empresas fazem com a aquisio de bens de capital, junto s demais empresas que produzem tais bens. Conseqentemente, no valor da Despesa Agregada, dever constar a compra de bens de consumo e tambm a compra de bens de capital. Assim, teremos, numa economia fechada, com formao de capital, e sem Governo, a seguinte igualdade:

Produto Agregado

= =

Renda Agregada

= =

Despesa Agregada

PIB

w+a+j+l

consumo + investimento

PIB = w + a + j + l = consumo + investimento

Ou seja, o valor da produo final de bens e servios igual soma dos rendimentos pagos pelas empresas aos donos dos fatores de produo, que por sua vez gastam parte da sua renda com a compra de bens de consumo. A parcela da renda que no gasta pelas pessoas com a compra de bens de consumo corresponde poupana da economia. Estes recursos podem ficar no mercado financeiro, na forma de algum tipo de aplicao feita no sistema bancrio, por exemplo, e so canalizados para a oferta de emprstimos s empresas, permitindo que as mesmas realizem seus gastos de investimento. Incluindo agora o Setor Governo em nossa anlise, teremos algumas conseqncias importantes: a) Alm de pagar salrios, aluguis, juros e lucros aos proprietrios dos fatores de produo, vrias empresas tambm necessitam pagar tributos indiretos ao Governo (incidentes sobre a produo de bens e servios); como tais tributos tendem a ser repassados para o consumidor final, sua presena faz com que o valor de vrios produtos no mercado aumente em relao aos seus custos de produo; b) Algumas empresas, por outro lado, recebero subsdios do Governo para vender bens e servios a um preo mais baixo;

c) O Governo vai cobrar tributos (diretos e indiretos) para financiar seus prprios gastos com a compra de bens e servios, necessrios manuteno de suas atividades; Com essas informaes, podemos ento observar que: 1) O PIB calculado pela frmula PIB = w + a + j + l corresponde a um produto a custo de fatores, ou seja, avaliado pelo seu custo de produo referente s remuneraes pagas aos proprietrios dos fatores de produo (no estamos ainda considerando os efeitos da depreciao, que ser abordada no prximo tpico), mas, quando essa produo chega de fato ao momento da sua comercializao para o consumidor final, alguns bens e servios ficaro mais caros, pela presena dos tributos indiretos, e outros se tornaro mais baratos, devido aos subsdios, de modo que seu valor a preos de mercado ser dado pela expresso:

PIBpm = PIBcf + Ti - sub


2) O PIB formado pela produo de bens de consumo (comprados pelos indivduos) e bens de capital (comprados pelas empresas). Note, porm, que o Governo tambm compra bens produzidos pelas empresas e, portanto, deveremos incluir no clculo do PIB, pela tica da despesa, o Gasto do Governo:

DIBpm = Consumo + Investimento + Gasto do Governo= PIBpm PIBpm = C + I + G


Uma conseqncia importante dessa equao que parte da produo de bens e servios finais do pas se destina a atender demanda do Governo. Veremos mais adiante que o gasto pblico acaba se tornando um instrumento de poltica fiscal, capaz de estimular um aumento da produo. Outra varivel que devemos considerar, quando inclumos o Governo no nosso modelo econmico, a arrecadao de tributos, indicada pela letra T. Para financiar seus gastos, o Governo necessita cobrar tributos dos indivduos, de modo que podemos ter as seguintes situaes: a) G = T -> representa uma situao de equilbrio fiscal, na qual toda a arrecadao tributria financia os gastos correntes do Governo; b) G < T -> refere-se a uma situao na qual o Governo obtm supervit em conta-corrente, ou seja, representa a Poupana do Governo:

Sg = T - G
c) G > T -> representa um dficit em conta-corrente do Governo; o total de gastos correntes superou a arrecadao tributria, levando o Governo a recorrer a algum mecanismo complementar de financiamento, como, por exemplo, a obteno de emprstimos bancrios ou a emisso de ttulos da dvida pblica. Neste modelo terico que estamos analisando, a varivel G corresponde a gastos correntes do Governo, ou seja, gastos com a compra de bens de consumo (chamados de gastos correntes). Portanto, quando temos G>T, isto significa um dficit com conta-corrente do Governo no ainda o dficit pblico no seu conceito mais amplo.

Para termos o valor total do dficit pblico, deveramos tambm incluir o valor dos investimentos feitos pelo Governo (chamados de gastos de capital). Assim, temos a seguinte situao: o Governo pode apresentar, ao mesmo tempo, poupana em conta-corrente, e dficit pblico. Vejamos o exemplo numrico a seguir: x Gastos correntes do Governo durante o ano de 2009: $ 400 x Arrecadao Tributria durante o ano de 2009: $ 520 x Investimentos pblicos durante o ano de 2009: $ 180 Calculando o resultado corrente do Governo, teremos: T G = 520 400 = 120 -> poupana do governo em conta corrente. Note que o Governo economizou $ 120, mas fez investimentos pblicos da ordem de $ 180, portanto seu dficit pblico foi igual a 180 120 = 60. Em outras palavras, podemos dizer que o dficit pblico representa um excesso de investimento pblico sobre a poupana em conta-corrente do Governo. Dficit Pblico e Dvida Pblica Esses dois conceitos so muito relacionados, porm se referem a coisas distintas: a) O dficit pblico corresponde ao resultado negativo do Governo, apurado durante certo perodo de tempo; em outras palavras, trata-se do excesso dos gastos governamentais (gastos correntes e gastos de capital) sobre as receitas. O dficit pblico considerado uma varivel econmica do tipo fluxo, pois mensurado ao longo de certo perodo de tempo, normalmente durante um ano. b) A dvida pblica, por sua vez, corresponde ao saldo acumulado de todos os compromissos financeiros a pagar, portanto refere-se ao somatrio de todas as obrigaes financeiras que o Governo deve aos demais agentes econmicos, tais como bancos, compradores dos ttulos pblicos e demais credores. A dvida pblica considerada uma varivel do tipo estoque porque mensurada num dado instante do tempo, ou seja, num determinado dia. A relao entre estes dois conceitos se d na medida em que a ocorrncia de dficit pblico, durante um determinado ano, provoca a necessidade do Governo de tomar novos emprstimos, o que resulta no crescimento da sua dvida pblica. Sucessivos dficits provocam o crescimento da dvida pblica no longo prazo. Em casos extremos, alguns pases chegam a apresentar uma dvida pblica superior ao prprio PIB. Isto s possvel porque muitos compromissos que esto embutidos na dvida pblica tm um prazo de pagamento bastante dilatado (alguns ttulos pblicos podem chegar a 10, 20, 30 ou mais anos no seu prazo de vencimento) de modo que possvel para o Governo fazer a rolagem da dvida, isto , tomar novos emprstimos para refinanciar aqueles que esto vencendo no curto prazo.

1.4.

Produto Bruto X Produto Lquido

A equao PIBpm = C + G + I nos mostra quem demanda os bens e servios gerados pelo sistema econmico durante certo perodo de tempo, numa economia fechada: x C corresponde s despesas de consumo dos indivduos; x G corresponde s despesas de consumo do Governo; x I corresponde aos gastos de investimento feitos pelas empresas, e se compe de: Formao bruta de capital fixo (FBCF), que corresponde s compras de bens de capital feitas por empresas (por exemplo, quando compram mquinas, instrumentos, equipamentos,

ferramentas, etc, para ampliar sua capacidade produtiva); trata-se do investimento planejado pelas empresas; Variao de estoques (VE); representam as mercadorias que foram produzidas e ainda no foram vendidas ao trmino do perodo de tempo considerado (por exemplo, as mercadorias que as empresas possuem em estoque ao final do exerccio); correspondem ao chamado investimento no-planejado pelas empresas;

I = FBCF + VE
Algumas observaes importantes: 1. A variao de estoques (VE) representa a diferena entre o valor dos estoques de mercadorias em poder das empresas ao final de um perodo e o valor desses estoques ao final do perodo imediatamente anterior; 2. Investimento no sentido das Contas Nacionais representa um gasto, uma despesa; no sentido cotidiano utiliza-se a palavra investimento como sinnimo de aplicao financeira, compra de aes, etc... No mbito das Contas Nacionais, ao se contabilizar os agregados macroeconmicos, isso no considerado como investimento, mas sim como poupana. 3. O total do investimento num certo ano corresponde compra de bens, equipamentos, mquinas, etc, novos, fabricados naquele ano. Isso significa que a compra de ativos usados, de segunda mo, no representa investimento, pois no est aumentando a capacidade produtiva da economia. Um conceito relacionado o de Depreciao, que corresponde ao desgaste gradativo do capital fsico (mquinas, equipamentos, veculos, etc). Constantemente as empresas necessitam fazer uma reposio de parte dos seus bens de capital desgastados. Dessa forma, uma parte do Investimento feito na economia se destina a repor as perdas correspondentes depreciao, o que nos leva diferenciao entre Investimento Bruto e Investimento Lquido:

I L = IB d
x x x IL = Investimento Lquido (aumento efetivo da capacidade produtiva da economia); IB = Investimento Bruto (Formao Bruta de Capital + Variao de Estoques); d = Depreciao no perodo.

Assim, a expresso completa para definir o Investimento Lquido na economia :

IL = FBCF + VE d
A depreciao nos leva tambm a criar a distino entre Produto Interno Bruto e Produto Interno Lquido:

PIL = PIB d
Sendo assim, note que, para calcularmos o valor do PIBpm, pela tica da renda, devemos fazer:

PIBpm = w + a + j + l + d +Ti - sub

Isto porque a soma (w + a + j + l) corresponde, de fato, ao Produto Interno Lquido a custo de fatores. A depreciao deve ser includa nessa soma, para termos o valor do Produto Interno Bruto a custo de fatores.

Alm disso, somando-se os Tributos indiretos e subtraindo-se os subsdios, teremos o Produto Interno Bruto a Preos de Mercado.

1.5.

Produto Interno Bruto X Produto Nacional Bruto

Precisamos agora incluir o setor externo, tambm chamado de Resto do Mundo, correspondente aos demais pases, que mantm relaes econmicas com o nosso pas. Do lado da Oferta de bens e servios finais, teremos a soma de toda a produo final de bens e servios realizada dentro das fronteiras territoriais do pas, o que corresponde ao seu Produto Interno Bruto (PIB) mais a produo de bens e servios vinda do Resto do Mundo, relativas s Importaes de bens e servios no-fatores (M).

Oferta de bens e servios finais = PIBpm + M


Do lado da Demanda por bens e servios finais temos que incluir as compras que o Resto Mundo faz junto ao nosso pas, e que correspondem s nossas Exportaes de bens e servios no-fatores (X):

Demanda por bens e servios finais = C + I + G + X


De modo que podemos ento escrever o seguinte:

Oferta de bens e servios finais = Demanda por bens e servios finais


Logo,

PIBpm + M = C + G + FBCF + VE + X
Podemos ento calcular o PIBpm pela tica de despesa, fazendo:

PIBpm = C + G + FBCF + VE + X - M
No que se refere agora s relaes com o Resto do Mundo, observe que Exportaes e Importaes so relativas compra e venda de bens e servios no-fatores, ou seja, servios que no representam remunerao. Estamos falando de fretes, seguros, turismo, etc..., que so pagamentos (ou recebimentos) feitos a firmas pela compra (ou venda) de servios no-fatores. Outros pagamentos, tais como remessa de lucros, dividendos, juros, etc, so feitos das firmas aos indivduos, a titulo de remunerao, e nesse caso so chamados de servios de fatores, sendo considerados nas seguintes variveis: Renda Enviada ao Exterior (REE): representa uma parcela da renda gerada internamente, nos limites territoriais do nosso pas, mas que no pertence aos nacionais. Como exemplos, temos a remessa de lucros de uma empresa estrangeira para sua matriz no exterior, o pagamento de juros da dvida externa, etc. Renda Recebida do Exterior (RRE): representa exatamente o fluxo contrrio, ou seja, trata-se de uma parcela da renda gerada em outro pas, que se agrega renda nas mos dos nacionais. Por exemplo, recebimento de lucros obtidos por filiais de uma empresa nacional situada em outro pas.

Renda Lquida de Fatores Externos (RLFE): constitui-se na diferena entre a Renda Recebida do Exterior e a Renda Enviada ao Exterior:

RLFE = RRE - REE


Quando um pas recebe mais renda do exterior do que envia, a Renda Lquida de Fatores Externos positiva; em caso contrrio, negativa. Nessa segunda hiptese, muito comum se usar a expresso Renda Lquida Enviada ao Exterior:

RLEE = REE RRE


Se a Renda Lquida Enviada ao Exterior positiva, isso significa que REE > RRE, quer dizer, o pas envia mais renda para o exterior do que recebe. Quando a RLEE negativa, acontece exatamente o oposto. Essas remessas e recebimentos de renda vo provocar um ajuste no conceito de Produto. Vamos ter que diferenciar o Produto Nacional do Produto Interno. Vimos que o Produto Interno Bruto corresponde de fato ao total de bens e servios finais produzidos por um determinado pas, num certo perodo de tempo, dentro de suas fronteiras territoriais. Corresponde assim Renda Interna Bruta, originada na produo de bens e servios que se deu dentro dos limites territoriais de um pas. Porm, parte do PIB (ou seja, parte da Renda Interna Bruta) vai remunerar indivduos que esto fora do pas, atravs da remessa de lucros, juros, aluguis, etc. Isto significa que nem toda a renda gerada internamente vai de fato pertencer aos residentes no pas. Portanto, para calcularmos quanto realmente a Renda Nacional Bruta, devemos abater do PIB a Renda Enviada ao Exterior. Alm disso, os residentes no pas recebem remunerao por servios prestados em outros pases. Assim, para encontrar o valor da RNB, precisamos somar ao PIB a Renda Recebida do Exterior. Assim, teremos a seguinte relao:

PIB REE + RRE = PNB


O Produto Nacional Bruto (Renda Nacional Bruta) corresponde renda que pertence efetivamente aos nacionais, incluindo a renda recebida do exterior e excluindo a renda enviada para o exterior. Outra maneira de escrever essa relao entre PNB e PIB:

PIB (REE RRE) = PNB


Ou, simplesmente:

PIB RLEE = PNB 1.6. Poupana, Investimento e Acumulao de Capital

Anteriormente abordamos os conceitos de Poupana e Investimento, agora vamos analisar com mais detalhes alguns aspectos fundamentais relativos a essas duas variveis macroeconmicas: a) Quem realiza a Poupana (S) so os indivduos, quando deixam de gastar toda a sua Renda na compra de bens de consumo, e resolvem guardar parte dessa Renda, mantendo esse valor na forma de moeda, aplicaes financeiras ou algum outro tipo de ativo. Para simplificar o raciocnio, vamos imaginar que toda a poupana da economia seja mantida na forma de aplicaes no sistema

financeiro; estes recursos permitiro aos bancos fornecer emprstimos s empresas que desejam fazer investimentos e ampliar sua capacidade produtiva, comprando mais mquinas e equipamentos. b) Quem realiza o Investimento (I) so as empresas, quando compram bens de capital (junto s empresas que produzem tais bens). Lembre que o investimento se compe da formao bruta de capital fixo (investimento planejado) e da variao de estoques (investimento no-planejado). Esse um investimento bruto; para encontrarmos o investimento lquido, devemos diminuir o valor da depreciao do perodo. Ento, numa economia fechada e sem Governo, suponha que as empresas produziram, durante o ano de 2008, os seguintes bens e servios finais: x Bens de Consumo = $400 x Bens de Capital = $100 x Total do PIBpm = $400 + $100 = $500 Logo, a Renda dos indivduos foi igual a $500. Suponha as pessoas fizeram gastos de consumo no total de $340. Do ponto de vista dos indivduos, temos que a renda de $500 foi utilizada da seguinte forma: $340 de gastos de consumo + $160 de poupana. Do ponto de vista das empresas, temos que a produo de $500 foi comprada da seguinte maneira: $340 foram bens de consumo comprados pelos indivduos + $100 relativos ao investimento planejado (Formao bruta de capital fixo) + $60 de investimento no-planejado (variao de estoques). Observe, portanto, que:

Produto = Renda C + FBCF + VE = C + S


Logo,

FBCF + VE = S
Ou , simplesmente,

I=S
Essa igualdade entre Investimento e Poupana pode ser representada tambm em termos lquidos:

FBCF + VE - d = Slquida
Numa economia fechada e sem Governo, a poupana (S) composta unicamente pela parcela da renda das pessoas que no gasta com bens de consumo. Porm, numa economia aberta e com Governo, teremos as seguintes alteraes: a) Parte da Renda Interna Bruta ser apropriada pelo Governo, atravs da cobrana de Tributos (T); b) Parte da Renda Interna Bruta ser enviada em termos lquidos ao exterior, atravs da RLEE.

Ento, na presena do setor externo e do Governo, a utilizao da renda interna bruta vista na equao seguinte:

RIB = C + T + RLEE + S

Mas, como vimos anteriormente, o PIB comprado pelos diversos setores, como se segue:

PIBpm = C + G + I + X - M
Ento, fazendo PIB = RIB, temos:

C + G + I + X M = C + T + RLEE + S
Logo,

G + I + X M = T + RLEE + S
Ou seja,

I = S + (T G) + (M X + RLEE)

O que essa equao nos mostra que o Investimento Bruto (I) financiado de trs formas: a) S corresponde poupana bruta do setor privado (Sbsp); b) (T-G) corresponde ao saldo do Governo em conta-corrente, tambm chamado de poupana do Governo (Sg) c) A soma S + (T-G) corresponde Poupana bruta Interna; d) A expresso (M X + RLEE) representa a poupana do setor externo (Se), e corresponde ao dficit do balano de pagamentos em Transaes Correntes (vamos explicar um pouco mais esse conceito a seguir). Podemos ainda escrever:

I = Sbsp + Sg + Se
Se estivermos considerando o Investimento Lquido, teremos:

I (lquido) = Slsp + Sg + Se
Sendo Slsp (poupana lquida do setor privado) = Sbsp d. Por sua vez, o Saldo do Balano de Pagamentos em Transaes Correntes, ou simplesmente Saldo de Transaes correntes (TC) dado pela seguinte frmula:

TC = ( X + RRE ) - ( M + REE )
Ou seja, o Saldo de Transaes Correntes dado pela diferena entre as aplicaes que o Resto do Mundo fez em nossa economia (X + RRE) a obteno de recursos por parte do Resto do Mundo, fornecidos pelo nosso pas (M + REE ). Note que se as entradas de recursos (X + RRE) forem inferiores as sadas de recursos (M + REE) de nosso pas, temos um Dficit em Transaes Correntes. Por outro lado, se as entradas de recursos (X + RRE) forem superiores as sadas de recursos REE ) de nosso pas, temos um Supervit em Transaes Correntes. (M+

Agora, ateno redobrada para este conceito: Se as entradas de recursos (X + RRE) forem inferiores as sadas de recursos (M + REE) de nosso pas, teremos, como vimos, um Dficit em Transaes Correntes.

Em termos estritamente financeiros, podemos dizer saiu de nosso pas uma quantidade de moeda estrangeira muito maior do que a que entrou. Porm, em termos reais, ou seja, em termos de quantidade de bens e servios, entraram mais bens e servios do que saram no nosso pas. O que isto significa? Significa que o Resto do Mundo financiou parte deste consumo feito pelo nosso pas. Em outras palavras, usamos Poupana Externa para poder consumir mais do que vendemos ao exterior. Em suma, um Dficit em Transaes Correntes corresponde a uma Poupana Externa Positiva. Este sem dvida um dos conceitos mais cobrados em provas de concursos, que no se pode esquecer de jeito nenhum! Dficit em Transaes Correntes TC < 0 significa Poupana Externa Positiva Se >0 De modo inverso, se as entradas de recursos (X + RRE) forem superiores as sadas de recursos (M + REE) de nosso pas, teremos, como vimos, um Supervit em Transaes Correntes. Em termos estritamente financeiros, podemos dizer que entrou em nosso pas uma quantidade de moeda estrangeira muito maior do que a que saiu. Porm, em termos reais, ou seja, em termos de quantidade de bens e servios, saram mais bens e servios do que entraram no nosso pas. Isto quer dizer o qu? Nosso pas financiou um consumo maior por parte do Resto do Mundo. Em outras palavras, mandamos poupana para o exterior, permitindo que o Resto do Mundo consumisse mais do que nos foi vendido. Assim, um Supervit em Transaes Correntes corresponde a uma Poupana Externa negativa. Supervit em Transaes Correntes TC > 0 significa Poupana Externa Negativa Se <0 Assim, temos:

TC = ( X + RRE ) - ( M + REE ) TC = X M + RRE - REE TC = X M REE + RRE TC = X M (REE RRE) TC = X M RLEE


O Saldo de Transaes Correntes pode ser encontrado a partir da diferena entre exportaes e importaes de bens e servios no-fatores e da Renda Lquida Enviada ao Exterior. A Poupana Externa, por sua vez, sempre ter o sinal contrrio ao Saldo de Transaes Correntes (quando um deles for positivo, o outro ser negativo, e vice-versa):

Se = - TC

Resumo das Frmulas deste mdulo:


1) Agregados econmicos numa Economia Aberta, com formao de capital e com Governo:

PIBpm

RIBpm

DIBpm

6 p.q (bens e
servios finais)

w + a + j + l + d + Ti - sub

= C + G + FBCF + VE + X - M

2) Investimento e Poupana

Investimento Lquido

Poupana Lquida

FBCF + VE d

Slsp RNLcf - C

Sg TG

Se - TC

3) Poupana do Setor Externo

Se = - TC
TC = X M - RLEE

4) Variaes do Conceito de Produto

Pcf + Ti sub = Ppm PI RLEE = PN PB d = PL

Questes de Concursos
01 (AFRF 2005) Considere as seguintes informaes para uma economia hipottica (em unidades monetrias): x Exportaes de bens e servios no fatores: 200

Importaes de bens e servios no fatores: 300

x Renda Lquida enviada ao exterior: 100 Com base nessas informaes e considerando as identidades macroeconmicas bsicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, correto afirmar que essa economia hipottica apresentou: a) Dficit no balano de pagamentos em transaes correntes de 100 b) Saldo nulo no balano de pagamentos em transaes correntes c) Dficit no balano de pagamentos em transaes correntes de 200 d) Supervit no balano de pagamentos de 200 e) Supervit no balano de pagamentos de 100 02 (AFRF 2005) Considere as seguintes informaes para uma economia hipottica (em unidades monetrias): x x x x Variao de estoques: 50 Poupana lquida do setor privado: 270 Depreciao: 30 Dficit do balano de pagamentos em transaes correntes: 100

x Saldo do governo em conta corrente: 300 Com base nessas informaes e considerando as identidades macroeconmicas bsicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, correto afirmar que a formao bruta de capital fixo dessa economia foi de: a) 600 b) 620 c) 550 d) 520 e) 650 03 (AFRF 2005) Considere as seguintes informaes para uma economia hipottica (em unidades monetrias): x x x Investimento bruto total: 700 Depreciao: 30 Dficit do balano de pagamentos em transaes correntes: 100

x Saldo do governo em conta corrente: 400 Com base nessas informaes e considerando as identidades bsicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, correto afirmar que a poupana lquida do setor privado foi igual a: a) 170 b) 200 c) 140 d) 210 e) 120 04 (AFRF 2005) Considere as seguintes informaes para uma economia hipottica (em unidades monetrias): x x x Investimento privado: 500 Investimento pblico: 100 Poupana privada: 300

x Poupana do governo: 200 Com base nessas informaes e considerando as identidades macroeconmicas bsicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, correto afirmar que essa economia hipottica apresentou: a) Supervit no balano de pagamentos em transaes correntes de 100 b) Dficit do balano de pagamentos em transaes correntes de 100 c) Dficit do balano de pagamentos em transaes correntes de 200 d) Supervit no balano de pagamentos em transaes correntes de 200 e) Poupana externa de 150. 05 (SEFAZ/RJ FGV/2011) - Um determinado pas envia renda no valor de $ 2.000 para o exterior e recebe rendas no valor de $ 3.000. Com base na informao acima, correto afirmar que a) PIB > PNB.

b) PIB < PNB. c) PIB = PNB. d) PIB < PNL. e) PNL > PNB. 06 (ESAF/AFRF 2002) - Considere as seguintes informaes: x x x x x x Importaes de bens e servios no fatores = 30; Renda lquida enviada ao exterior = 100; Variao de estoques = 10; Formao bruta de capital fixo = 200; Poupana lquida do setor privado = 80; Depreciao = 5;

x Saldo do governo em conta corrente = 60. Com base nas identidades macroeconmicas bsicas, que decorrem de um sistema de contas nacionais, correto afirmar que as exportaes de bens e servios no fatores igual a a) 75 b) 65 c) 55 d) 50 e) 45 07 (ESAF/Analista BC 2001) - Considere os seguintes dados, em unidades monetrias: x x x x x x Exportaes de bens e servios no fatores = 100; Importaes de bens e servios no fatores = 200; Renda lquida enviada ao exterior = 50; Poupana lquida do setor privado = 250; Depreciao = 10; Saldo do governo em conta corrente = 70;

x Variao de estoques = 80. Com base no sistema de contas nacionais, correto afirmar que a formao bruta de capital igual a: a) 400 b) 150 c) 250 d) 350 e) 500 08 (ESAF/AFRF 2005) - Considere as seguintes informaes para uma economia hipottica (em unidades monetrias): x Investimento bruto total: 700 x Depreciao: 30 x Dficit do balano de pagamentos em transaes correntes: 100 x Saldo do governo em conta corrente: 400 Com base nessas informaes e considerando as identidades macroeconmicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, correto afirmar que a poupana lquida do setor privado foi igual a: a) 170 b) 200 c) 140 d) 210 e) 120 09 (SEFAZ/RJ FGV/2011) - O pas Z possui uma economia com trs setores: trigo, farinha e po, que pode ser descrita da seguinte forma: Insumos Trigo $0 Farinha $ 1.000 Po $ 1.000

Valor Bruto da Produo

$ 1.000

$ 1.500

$ 2.000

Adicionalmente, as contas nacionais mostram que o total pago em salrios de $ 1.500, e o pagamento de juros de $ 300. Com base nos dados acima, analise as afirmativas a seguir: I. O PIB dessa economia de $ 2.000. II. O valor agregado do setor de farinha de $ 500. III. O total pago com aluguis no excede a $ 700. Assinale: a) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) Se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. c) Se todas as afirmativas estiverem corretas. d) Se nenhuma afirmativa estiver correta. e) Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. 10 (ESAF/ENAP 2006) - Considere os seguintes dados: x Exportaes de bens e servios no fatores = 200 x Importao de bens e servios no fatores = 100 x Renda lquida enviada ao exterior = 200 x Variao de estoques = 30 x Poupana lquida do setor privado = 200 x Depreciao = 50 x Poupana do governo = 150 Com base nessas informaes, a formao bruta do capital fixo foi de a) 450 b) 550 c) 400 d) 470 e) 530 11 (AFC - STN - ESAF) Considere: P = Produto Agregado; R = Renda Agregada; I = Interno; N = Nacional; B = Bruto; L = Lquido; cf = custo de fatores; pm = preos de mercado Supondo que: x x x x x x PIBcf = 1.000 Depreciao = 20 Renda Enviada ao Exterior = 150 Renda Recebida do Exterior = 50 Impostos Indiretos = 30

x Subsdios = 10 Pode-se afirmar que o PNBpm e RNLcf sero, respectivamente: a) 880 e 900. b) 1.180 e 1.020. c) 920 e 900. d) 1.180 e 880. e) 920 e 880. 12 (ESAF/AFRF 2002) Considere um sistema de contas nacionais para uma economia aberta sem governo. Suponha os seguintes dados: x x x x Importaes de bens e servios no fatores = 100; Renda lquida enviada ao exterior = 50; Renda nacional lquida = 1.000; Depreciao = 5;

x x

Exportaes de bens e servios no fatores = 200; Consumo pessoal = 500;

x Variao de estoques = 80. Com base nessas informaes, correto afirmar que a formao bruta de capital fixo igual a: a) 375 b) 275 c) 430 d) 330 e) 150 13 (Fiscal/AP FGV/2010) - Com relao mensurao do PIB de uma economia, avalie as seguintes afirmativas: I. O PIB no inclui bens e servios produzidos no passado. II. O PIB usa preos de mercado para ponderar os diferentes bens e servios produzidos na economia. III. O PIB inclui o valor dos bens e servios intermedirios e finais consumidos na economia. Assinale: a) b) c) d) e) Se apenas a afirmativa I estiver correta. Apenas a afirmativa II estiver correta. Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. Se todas as afirmativas estiverem corretas.

14 (STN/2008-ESAF) - Considere os seguintes dados, em unidades monetrias, referentes a uma economia hipottica: x Consumo do Governo: 200; x Transferncias realizadas pelo Governo: 100; x Subsdios: 20; x Impostos Diretos: 300; x Impostos Indiretos: 400; x Outras Receitas Correntes do Governo: 120; x Exportaes de bens e servios: 100; x Importaes de bens e servios: 200; x Renda Lquida Enviada ao Exterior: 100; x Variao de Estoques: 100; x Poupana Bruta do Setor Privado: 200. Com base nessas informaes, e considerando as identidades macroeconmicas bsicas, correto afirmar que a formao bruta de capital fixo igual a: a) 950 b) 900 c) 700 d) 750 e) 800 15 (Auditor TCM/PA-2008-FGV) - Seja uma economia fechada e sem governo com trs setores produtores de trigo, farinha e po, respectivamente. Em Z$ VBP CI Trigo 100 0 Farinha 500 100 Po 900 400

Na tabela acima, VBP indica Valor Bruto da Produo, e CI,Custos Intermedirios. Sabendo-se que o montante total de salrios pagos nessa economia de Z$300, o total de pagamentos com aluguis de Z$200 e o total pago com juros de Z$300, assinale a alternativa correta: a) O PIB desse pas de Z$1500. b) O lucro total dessa economia de Z$200. c) A renda total dessa economia de Z$800. d) O PIB Z$500 maior do que a renda.

e) O PIB de Z$900. 16 (ICMS/SP-2002) - Os dados abaixo se referem s Contas Nacionais de um pas, num determinado ano, em milhes de unidades monetrias. x Produto Nacional Bruto a custo de fatores = 1.057 x Impostos Indiretos = 60 x Subsdios = 15 x Depreciao = 85 x Renda enviada para o Exterior = 170 x Renda recebida do Exterior = 125 Conhecidos estes dados, pode-se afirmar que os valores do Produto Interno Lquido a preos de mercado e a Renda Interna Bruta a custo de fatores so, respectivamente: a) 1.062 e 1.062 milhes de unidades monetrias. b) 1.602 e 1.102 milhes de unidades monetrias. c) 1.102 e 1.602 milhes de unidades monetrias. d) 1.062 e 1.102 milhes de unidades monetrias. e) 1.602 e 1.062 milhes de unidades monetrias. 17 (INSS 2002) Considere os seguintes dados: x Produto Interno Bruto a custo de fatores = 1.000; x Renda enviada ao exterior = 100; x Renda recebida do exterior = 50; x Impostos indiretos = 150; x Subsdios = 50; x Depreciao = 30. Com base nessas informaes, o Produto Nacional Bruto a custo de fatores e a Renda Nacional Lquida a preos de mercado so, respectivamente: a) 1.250 e 1.050 b) 1.120 e 1.050 c) 950 e 1.250 d) 950 e 1.020 e) 1.250 e 1.120 18 (ESAF) - Considere uma economia hipottica que s produza um bem final: po. Suponha as seguintes atividades e transaes num determinado perodo de tempo: o setor S produziu sementes no valor de 200 e vendeu para o setor T; o setor T produziu trigo no valor de 1.500, vendeu uma parcela equivalente a 1.000 para o setor F e estocou o restante; o setor F produziu farinha no valor de 1.300 e vendeu ao setor P; o setor P produziu pes no valor de 1.600 e vendeu-os aos consumidores finais. Com base nessas informaes, o produto agregado dessa economia foi, no perodo, de: a) 1.600 b) 2.100 c) 3.000 d) 4.600 e) 3.600 19 (Analista Fiscal/TCE-RR-2006) - A Contabilidade Nacional da economia de um determinado pas revela os seguintes valores em UM$ milhes: Produto Nacional Lquido a custo de fatores = 1.305,00. Renda Lquida Enviada ao Exterior = 330,00. Impostos Indiretos = 68,00. Subsdios = 43,00. Depreciao = 110. Gastos do Governo = 389,00. Importaes = 98,00. Qual o valor do Produto Interno Bruto a preos de mercado dessa economia? a) b) c) d) e) 1.372,00. 1.416,00. 1.199,00. 1.770,00. 1.580,00.

20 (Economista/ENAP-2006) - Com base nos conceitos macroeconmicos incorreto afirmar que: a) Se os subsdios forem iguais a zero, na existncia de impostos indiretos, o Produto Interno Bruto a custo de fatores ser menor do que o Produto Interno Bruto a preos de mercado. b) A diferena entre o Produto Interno Bruto e o Produto Nacional Bruto depende do sinal do saldo da conta de renda lquida enviada ao exterior. c) A dvida pblica como percentual do Produto Interno Bruto no pode ser superior a 100%. d) Considerando que a depreciao sempre positiva, o Produto Interno Bruto necessariamente maior do que o Produto Interno Lquido. e) O Produto Interno Bruto pode ser considerado o que se denomina varivel fluxo. 21 (TSP/EPE-2006) - Considere as informaes que se seguem. x Consumo privado = 500 x Investimento privado = 400 x Consumo do governo + investimento do governo = 300 x Exportaes de bens e servios = 100 x Importaes de bens e servios = 80 x Pagamento de juros sobre a dvida interna = 120 x Recebimento de renda vinda do exterior = 15 x Remessa de renda ao exterior = 5 x Tributos = 70 O PIB nesta economia igual a: a) 1020; b) 1120; c) 1220; d) 1320; e) 1420. 22 (Fiscal/AP FGV/2010) - A tabela a seguir apresenta os dados de despesa de uma economia num determinado ano. Valores em milhes de unidades monetrias (u.m.): Consumo Investimento Compras do governo Impostos Exportaes Importaes Custo de capital A partir dos dados da tabela, correto afirmar que o PIB desta economia de: a) b) c) d) e) 10,8 bilhes de u.m.. 11,21 bilhes de u.m.. 11 bilhes de u.m.. 7 bilhes de u.m.. 6,8 bilhes de u.m.. 6000 1000 4000 500 500 700 90

23 (Economista/Eletrobrs-2005) - O Produto Nacional Lquido a preos de mercado igual ao: a) Produto Nacional Bruto a preos de mercado depreciao impostos indiretos + subsdios; b) Produto Nacional Bruto a preos de mercado impostos indiretos + subsdios; c) Produto Nacional Bruto a preos de mercado depreciao; d) Produto Interno Lquido a custos de fatores depreciao impostos indiretos subsdios; e) Produto Interno Bruto a preos de mercado depreciao impostos indiretos + subsdios. 24 (ELETRONORTE/2006) O Produto Nacional Bruto a preos de mercado igual a: a) Produto Nacional Lquido a preos de mercado + depreciao; b) Produto Nacional Lquido a preos de mercado depreciao; c) Produto Interno Bruto a custo de fatores + depreciao impostos indiretos + subsdios; d) Produto Nacional Lquido a preos de mercado depreciao + subsdios; e) Produto Interno Bruto a custo de fatores impostos indiretos + subsdios 25 (ESAF/AFRF-2009) - Considere as seguintes informaes extradas de um sistema de contas nacionais, em unidades monetrias: Poupana privada: 300

Investimento privado: 200 Poupana externa: 100 Investimento pblico: 300 Com base nessas informaes, pode-se considerar que a poupana do governo foi: a) de 200 e o supervit pblico foi de 100. b) de 100 e o dficit pblico foi de 200. c) negativa e o dficit pblico foi nulo. d) de 100 e o supervit pblico foi de 200. e) igual ao dficit pblico.

GABARITO
01 C 02 E 03 A 04 B 05 B 06 B 07 A 08 A 09 E 10 D 11 E 12 A 13 C 14 E 15 B 16 D 17 D 18 B 19 D 20 C 21 C 22 A 23 C 24 A 25 B

You might also like