You are on page 1of 10

QUESTO 01 Durante uma visita ao Parque Municipal, Andr ganhou de seu pai um balo cheio de gs hlio.

Em um certo instante, porm, o menino distraiu-se e soltou o balo, que comeou a subir verticalmente.

O volume do balo de 6,0 x 10-3 m3 e seu peso, incluindo o gs, de 5,0 x 10-2 N. A densidade do hlio de 0,16 kg/m3 e a do ar de 1,20 kg/m3. Considere essas densidades constantes e despreze a resistncia do ar. Com base nessas informaes, 1. EXPLIQUE por que o balo subiu ao ser solto. Soluo: Em comparao com a densidade do ar, a densidade do Hlio bem menor, o que significa que o mesmo volume de Hlio mais leve que o mesmo volume de ar. Por isso o balo sobe. Esta questo poderia ser explicada tambm em termos de Empuxo. O balo sobe porque existe uma fora resultante que aponta para cima. Esta fora a fora de empuxo que maior que o peso do balo. Como o enunciado no especifica em que termos a resposta tem de ser formulada, creio que de ambas as formas descritas elas estariam corretas.

2. CALCULE a velocidade do balo 2,0 s aps ele ter sido solto. Soluo: Se montarmos um diagrama de foras para este caso, veremos que a fora resultante o empuxo que o ar faz no balo. Esta fora aponta, obviamente para cima. Contudo, esta fora, como qualquer outra, pode ser expressa pela segunda lei de Newton. Devemos nos lembrar ainda, que o volume aqui o volume do fluido deslocado que, obviamente o mesmo volume do balo. A densidade a densidade do meio, logo, estamos tratando da densidade do ar e no do Hlio. A massa do balo que aparece no denominador ser dada pela relao do peso do balo.

( ar V g ) P FR EP 1,2 6,0 10 3 10 5,0 10 2 a= a= a= a= a = 4,4m / s 2 2 P m m 5,0 10 g 10


Encontrada a acelerao com que o balo sai da mo do moleque, fica fcil encontrar a velocidade dele depois de 2 segundos. Basta usar a funo da velocidade.

v = v0 + a t v = 0 + 4,4 2 v = 8,8m / s
Esta a velocidade do balo depois de decorridos 2 segundos que ele escapoliu da mo do menino.

QUESTO 02 Uma estao espacial foi construda com duas naves espaciais ligadas por um cabo de ao. Para criarse gravidade artificial, as naves foram postas a girar em torno do ponto mdio entre elas, como

mostrado na figura I. O sentido de rotao da estao tambm est indicado nessa figura. Dessa maneira, um astronauta, dentro da nave, sente um peso aparente (reao fora que o piso da nave exerce sobre ele).

A massa de cada nave de 2,4 x 104 kg e a distncia de cada uma ao ponto mdio do cabo de 90 m. Considere que o peso aparente sentido pelo astronauta igual ao seu peso na Terra. Nos seus clculos, despreze o comprimento e a largura das naves. Com base nessas informaes, 1. CALCULE o mdulo da velocidade com que as naves giram em torno do ponto mdio entre elas. Soluo: Temos o caso de um movimento circular uniforme. Vamos aplicar a segunda lei de Newton para uma das naves. A fora resultante a fora centrpeta, que igual ao peso do astronauta na Terra. Dessa forma, temos:

P = FC m g = m

v2 v 2 = g R v = g R v = 10 90 v = 30m / s R

a velocidade com que a estao espacial gira. Esta velocidade proporciona uma fora centrpeta capaz de fazer com que a fora da gravidade artificial que um astronauta sente seja igual ao seu peso na Terra. Ao contrrio do que se possa imaginar, isto no nada fcil de se fazer. A energia necessria para proporcionar este movimento imensa e, portanto, economicamente invivel. 2. CALCULE a tenso no cabo de ao. Soluo: A tenso no cabo de ao a fora que mantm as naves em movimento circular uniforme, ou seja, ela exatamente igual ao mdulo da fora centrpeta.

T = FC T = m

v2 30 2 T = 2,4 10 4 T = 2,4 10 5 N R 90

3. Em um certo instante, o cabo que liga as duas naves rompe-se, como mostrado na figura II.

DESENHE, nessa figura, a trajetria de cada nave aps o rompimento do cabo. JUSTIFIQUE sua resposta. Soluo: O sentido que as naves giravam horrio. Quando o cabo se rompe, cada uma delas segue uma trajetria retilnea, com velocidade constante, pois seu vetor velocidade tangente circunferncia em qualquer ponto. Dessa forma, os vetores velocidade tangencial estaro dispostos como na figura abaixo.

QUESTO 03 D-me um ponto de apoio e eu moverei a Terra. essa frase, atribuda a Arquimedes, faz-se referncia possibilidade do uso de uma alavanca para levantar pesos muito grandes, exercendo-se uma fora pequena. A gravura abaixo, intitulada Arquimedes movendo a Terra, reproduz uma estampa de um livro de mecnica de 1787:

A massa da Terra de 6,0X1024 kg. Suponha que fossem dados a Arquimedes um ponto de apoio e uma alavanca para ele levantar uma massa igual da Terra, a uma altura de 1 cm. Considere, tambm, que essa massa estivesse em uma regio onde a acelerao da gravidade fosse igual que existe na superfcie da Terra. 1. Considerando essa situao, ESTIME a razo que deveria haver entre as distncias das extremidades dessa alavanca ao ponto de apoio. Soluo: Da descrio do problema, podemos fazer a seguinte figura:

Seja agora d1, a menor distncia ao ponto de apoio e d2, a maior distncia. Da expresso para o momento de uma fora, temos:

M = F d , e para a fora Peso que Arquimedes precisa fazer, temos: P = m g


Ora, o torque exercido por Arquimedes para levantar a Terra, tem que ser no mnimo, igual ao torque da fora peso do planeta. Precisamos supor que a fora que Arquimedes consegue fazer seja no mnimo igual seu prprio peso. Para isso, devemos supor tambm que sua massa seja de 60 kg que uma boa suposio para a massa de um homem adulto. Ento temos que igualar as duas equaes acima, veja,

M = P F d1 = m g d 2
Veja que estamos supondo que os torques de ambos os lados da alavanca sejam iguais. Lembre-se que a fora F, exercida por Arquimedes igual fora Peso do planeta e que a fora Peso que ele est equilibrando precisa ser no mnimo igual ao seu prprio peso. Continuando...

M = P F d1 = m g d 2

d2 d d F 6,0 10 24 10 = 2 = 2 = 10 23 d1 m g d1 60 10 d1

Que a razo entre as extremidades da alavanca ao ponto de apoio. 2. ESTIME a distncia de que Arquimedes deveria mover a extremidade da alavanca.

Soluo: Para fazer subir a terra por uma distncia de 1 cm, como pede a questo, Arquimedes precisa, obviamente, fazer descer a sua extremidade da barra. Observe a figura:

Para estimar esta distncia D, basta usar a semelhana dos tringulos formado.

d2 D D = 10 23 = D = 10 21 m d1 d 0,01
a absurda distncia que Arquimedes deveria mover a sua extremidade para provocar um deslocamento de 1,0 cm na Terra! 3. Suponha que, para levantar tal massa, Arquimedes pudesse dispor de um tempo de 10 anos aproximadamente 108 s. Nesse caso, RESPONDA: Ele conseguiria fazer isso nesse tempo? JUSTIFIQUE sua resposta. Soluo: J d pra supor que esta tarefa seria impossvel. Para mostrar que ele no conseguiria realiza-la em tempo hbil, podemos calcular a velocidade com que ele teria de mover a barra. Supondo esta velocidade constante, temos:

D 10 21 D = v t v = v = 8 v = 1013 m / s t 10
Isto mostra que a tarefa toda seria impossvel. Arquimedes no foi muito feliz, mesmo fazendo uma afirmao de carter imaginrio. QUESTO 04 Na figura I, est representado o diagrama de fase presso x temperatura da gua e, na figura II, a dependncia do volume de uma determinada massa de gua com a temperatura.

1. Em regies muito frias, a temperatura da gua menor na superfcie que no fundo dos lagos; por isso, a gua congela primeiro na superfcie. EXPLIQUE esse fenmeno com base nas informaes contidas nos diagramas. Soluo: Quando a temperatura ambiente abaixa, a temperatura de um lago tambm abaixa. Se ela chega a 0 C, sofre fuso. Mas isto no o que acontece com todo o lago. Ele no congela todo de uma vez porque a temperatura das camadas de gua mais profundas ainda no atingiram a temperatura de

fuso. Do grfico II, podemos tirar a informao da densidade da gua. Ela no constante. A variao na densidade da gua, provoca as conhecidas correntes de conveco. As camadas mais frias, prximas superfcie que congelou descem, ocupando o lugar das camadas menos frias que sobem. As camadas mais profundas vo se congelando, mas isso demora muito tempo. Antes que um lago possa se congelar completamente, a temperatura externa se modifica, dificultando o processo. 2. A cidade do Rio de Janeiro est ao nvel do mar e Belo Horizonte, a uma altitude de, aproximadamente, 850 m. Considerando essas informaes, RESPONDA: A) A temperatura de ebulio da gua em Belo Horizonte menor, igual ou maior que no Rio de Janeiro? JUSTIFIQUE sua resposta, usando informaes contidas nos diagramas. Soluo: A presso atmosfrica no Rio de Janeiro maior que em Belo Horizonte, Isto significa que a temperatura de ebulio da gua em Belo Horizonte menor que no rio de Janeiro. O grfico I mostra isto claramente. Observe que a temperatura aumenta media que a presso aumenta. Como a presso em belo Horizonte menor que a presso atmosfrica no Rio, ento a gua ferve a uma temperatura menor. B) A temperatura em que a gua congela em Belo Horizonte menor, igual ou maior que no Rio de Janeiro? JUSTIFIQUE sua resposta, usando informaes contidas nos diagramas. Soluo: Observando o diagrama I, vemos que a temperatura de fuso da gua diminui quando a presso aumenta. Isto evidente da linha que divide os estados slido e lquido pela reta com inclinao negativa que morre prximo de 0C. Como a presso atmosfrica em Belo Horizonte menor que no Rio de Janeiro, a temperatura de fuso do gelo na capital mineira maior que na capital carioca. QUESTO 05 Um radar manual, como o mostrado na figura I, emite um feixe de microondas ondas eletromagnticas e detecta a onda que refletida por um veculo que est em movimento. Comparando-se a onda refletida com a onda emitida, possvel determinar a velocidade com que o veculo est se movendo. Na figura II, esto representadas trs ondas: a que emitida pelo radar, a que refletida por um veculo que se aproxima dele e a que refletida por um veculo que se afasta do mesmo radar, no necessariamente nessa ordem. Apenas a onda emitida pelo radar est identificada nessa figura. Sabe-se que fenmenos ondulatrios tais como interferncia, difrao, efeito Doppler, reflexo ocorrem, qualitativamente, da mesma forma, tanto em ondas sonoras como em ondas eletromagnticas.

Com base nessas informaes, 1. CALCULE o comprimento de onda da onda emitida pelo radar.

Soluo: Existe uma equao que relaciona o comprimento de onda , com a velocidade dessa onda e a sua freqncia. Esta equao a seguinte:

v = f , mas a velocidade dessa onda a velocidade da luz, assim temos: c c = f = , no temos informao sobre a freqncia da onda, mas sabemos que a freqncia f
de uma onda o inverso de seu perodo e esta informao podemos tirar do grfico. Dessa forma:

c = c T = 3,0 108 5,0 10 10 = 0,15m 1 T

Lembre-se de que o perodo o tempo que a onda leva para completar um ciclo, descer e subir um vale. 2. IDENTIFIQUE, escrevendo na figura II, a onda refletida por um veculo que se afasta do radar e a onda refletida por um outro veculo que se aproxima do mesmo radar. JUSTIFIQUE sua resposta. Soluo: Voc se lembra do Efeito Doppler para uma onda? Pois , aqui temos uma situao. O veculo que est se afastando da fonte de ondas recebe menos frentes dessas ondas por unidade de tempo. Isso significa que o comprimento de onda da onda refletida por este veculo ser maior que o comprimento de onda da onda emitida pelo radar. A conseqncia ser que o perodo da onda refletida ser maior que o da onda emitida e isto se verifica para a segunda onda da figura, a que est bem abaixo da onda emitida. QUESTO 06 A figura mostra, esquematicamente, uma experincia realizada num laboratrio. Nessa experincia, uma bolinha, que tem carga positiva, atravessa uma regio onde existe um campo magntico, mantendo uma altura constante. Esse campo constante, uniforme, perpendicular ao plano da pgina e dirigido para dentro desta, como representado, na figura, pelo smbolo .

A massa da bolinha de 1,0 x 10-3 kg, a sua carga de 2,0 x 10-2 C e o mdulo do campo magntico de 3,0 T. 1. DESENHE, na figura, a direo e o sentido da velocidade que a bolinha deve ter para manter uma altura constante. JUSTIFIQUE sua resposta. Soluo: Como o campo magntico constante, a fora magntica tambm , ento a bolinha segue em MRU. Que ela se mantm na mesma altura uma decorrncia desse fato. O seu peso equilibrado

pela fora magntica que ela sente. Como o peso aponta para baixo, a fora magntica dever apontar para cima, o que pode ser visualizado com a regra da mo direita. Dedos da mo direita apontam no sentido do campo magntico. Como a carga na bolinha positiva, o vetor fora magntica aponta para cima. A soma das foras que atua na bolinha zero, por isso sua velocidade constante. O vetor velocidade tem direo horizontal e sentido para a direita. 2. CALCULE o mdulo da velocidade que a bolinha deve ter para manter uma altura constante. Soluo: Bem, sabemos que as foras que agem na bolinha so o seu peso e a fora magntica. Sabemos tambm que estas foras so iguais. Vamos igualar ento as respectivas equaes e ver se encontramos algo que nos leve velocidade da bolinha. Para a fora magntica temos:

F = B q v sen()
onde , o ngulo entre a fora e a velocidade da partcula. A fora aponta para cima e a velocidade para a direita, ento este ngulo 90 e o seno de 90 1,0. Para a equao da fora peso da bolinha temos:

P = mg
Igualando as equaes temos:

m g 1,0 10 3 10 F = P Bqv = m g v = v= v = 1,67 10 1 0,17 m / s 2 Bq 3 2,0 10


QUESTO 07 Rigidez dieltrica de um meio isolante o valor mximo do campo eltrico a que o meio pode ser submetido, sem se tornar um condutor. Durante tempestades, um tipo comum de descarga eltrica acontece quando cargas negativas se concentram na parte mais baixa de uma nuvem, induzindo cargas positivas na regio do solo abaixo dessa nuvem. A quantidade de carga na nuvem vai aumentando at que a rigidez dieltrica do ar alcanada. Nesse momento, ocorre descarga eltrica. Considere que o campo eltrico entre a nuvem e o solo uniforme. Para a soluo desta questo, utilize estes dados, que so tpicos de descargas eltricas na atmosfera:

Com base nessas informaes, 1. DETERMINE a diferena de potencial eltrico estabelecida entre a nuvem e o solo ao se iniciar a descarga. Soluo: O enunciado sugere, atravs da informao de campo eltrico uniforme, que se deve relacionar as grandezas Campo eltrico (E), diferena de potencial (ddp) e distncia (d) entre nuvem e solo. Estas informaes so relacionadas na relao conhecida V = E d . Usar esta relao inicialmente ser uma decorrncia da sua experincia com o assunto, por isso no se assuste se voc ainda no a possui. Vestibular tem todo ano e durante todo o ano tem tempo suficiente pra voc adquirir esta experincia.

A descarga eltrica da nuvem s comea quando atingido o limite da rigidez dieltrica do ar, que culmina, ento com o raio. Bem, como o campo eltrico est dado em kV/mm (quilo volt por milmetro), ento vamos colocar a distncia em milmetro tambm. 5,0 km = 5,0 X 106 mm, dessa forma, temos:

V = E d V = 3,0kV / mm 5,0 106 mm V = 1,5 1010 Volts


A diferena de potencial entre a nuvem e o solo ento, ser de 15 bilhes de volts! O que deve ser verdade na natureza. Repare que no um problema difcil do ponto de vista matemtico. O maior erro cometido pelos alunos nessa questo se remonta ao fato de errarem nas unidades. Muitos fazem a conta com a distncia dada em km, o que incoerente. 2. CALCULE a quantidade de carga eltrica que transferida, da nuvem para o solo, na descarga. Soluo: Apenas a maturidade com as teorias fsicas vo determinar se o estudante acerta ou no esta questo. Ela pede que se calcule a carga eltrica que transferida da nuvem para os solo. Isto seria impossvel se no se considerar a regio entre a nuvem e o solo como sendo um capacitor, o que no nenhum absurdo. Ao contrrio, trata-se de uma aproximao coerente. A energia potencial para um capacitor plano dada por E =

1 Q V , onde Q a carga em uma das placas. Do capacitor, nesse 2 E , onde t o tempo t

caso, a nuvem por exemplo. Para relacionarmos estas grandezas com as grandezas que o enunciado traz, ainda precisamos determinar a potncia da descarga que dada por P = que demora a descarga eltrica. Isolando Q, da primeira equao, temos:

E=

1 2E 2 P t 2 15 1012 30 10 3 Q= Q V QV = 2 E Q = Q= Q = 60,0Coulomb ] 2 V V 1,5 1010

Esta uma baita quantidade de carga eltrica. Suficiente para provocar todo estrago que uma grande raio faz. 3. Recomenda-se que, para se protegerem de descargas eltricas durante uma tempestade, motoristas e passageiros devem permanecer no interior do veculo. EXPLIQUE por que essa recomendao pertinente. Soluo: Dentro de um veculo, o campo eltrico nulo. A sua penetrabilidade insignificante. Se um raio cai sobre um carro, as cargas negativas se espalham pela superfcie do veculo e se repelem mutuamente, como tem de ser, pois cargas de mesmo sinal se repelem. Isto impede as cargas de penetrarem dentro do veculo. O veculo funciona mais ou menos como uma gaiola de faraday. QUESTO 08 Na iluminao de vrias rodovias, utilizam-se lmpadas de vapor de sdio, que emitem luz amarela ao se produzir uma descarga eltrica nesse vapor. Quando passa atravs de um prisma, um feixe da luz emitida por essas lmpadas produz um espectro em um anteparo, como representado nesta figura:

O espectro obtido dessa forma apresenta apenas uma linha amarela. 1) EXPLIQUE por que, no espectro da lmpada de vapor de sdio, no aparecem todas as cores, mas apenas a amarela. Se, no entanto, se passar um feixe de luz branca pelo vapor de sdio e examinar-se o espectro da luz resultante com um prisma, observam-se todas as cores, exceto, exatamente, a amarela. Soluo: Quando os tomos de Sdio recebem a descarga eltrica eles esto em um mesmo nvel de energia. Quando eles recebem esta energia proveniente da descarga, um fton de Liz liberado. Estes ftons esto todos a uma mesma freqncia, pois esto todos num mesmo estado de energia. A energia do fton dada pela equao E = h f , onde f a freqncia desses ftons de Liz que a mesma. Como h uma constante, a constante de Plank, ento no h motivo para serem emitidos ftons em todas as freqncias, como aconteceria num caso comum de disperso de luz branca em um prisma. 2) EXPLIQUE por que a luz branca, aps atravessar o vapor de sdio, produz um espectro com todas as cores, exceto a amarela. Soluo: A luz branca composta por todas as freqncia, inclusive a freqncia do Sdio (luz amarela). Nesse caso, quando a luz passa, os tomos de sdio absorvem a luz proveniente dessa freqncia. As outras cores, passam naturalmente e esbarram no anteparo. Acesse e divulgue: www.fisicahoje.com.br

You might also like