You are on page 1of 24

ELABORAO E APRESENTAO DE PROJETOS DE ILUMINAO DE EMERGNCIA JUNTO A DGST

REQUISITOS E CONSIDERAES GERAIS REF. NBR 10898 DA ABNT

ANLISE E VISTORIA DOS SISTEMAS DE ILUMINAO DE EMERGNCIA Objetivo Fixar as caractersticas mnimas exigveis para as funes a que se destina o sistema de iluminao de emergncia a ser instalado em edificaes, ou em outras reas fechadas sem iluminao natural.

Composio Tipos de sistemas a) conjunto de blocos autnomos (instalao fixa); b) sistema centralizado com baterias; c) sistema centralizado com grupo moto-gerador; d) equipamentos portteis com a alimentao compatvel com o tempo de funcionamento garantido; e) sistema de iluminao fixa por elementos qumicos sem gerao de calor, atuando a distncia; sistemas fluorescentes a base de acumulao de energia de luz ou ativado por energia eltrica externa.

f)

Conjunto de blocos autnomos So aparelhos de iluminao de emergncia constitudos de um nico invlucro adequado, contendo lmpadas incandescentes, fluorescentes ou similares e : fonte de energia com carregador e controles de superviso; sensor de falha na tenso alternada, dispositivo necessrio para coloc-lo em funcionamento, no caso de interrupo de alimentao da rede eltrica da concessionria ou na falta de uma iluminao adequada. No caso de blocos autnomos, podem ser ligadas uma ou vrias lmpadas em paralelo para iluminao do mesmo local.

Sistema centralizado com baterias O sistema centralizado com bateria acumuladores eltricos deve ser composto circuito carregador com recarga automtica, modo a garantir a autonomia do sistema iluminao de emergncia. de de de de

O sistema centralizado de iluminao de emergncia com baterias no pode ser utilizado para alimentar quaisquer outros circuitos ou equipamentos.

Sistema centralizado com baterias As baterias utilizadas devem ser garantidas pelo instalador para uso especfico, garantindo uma vida til de pelo menos 04 (quatro) anos de uso com perda de capacidade mxima de 10% do valor exigido na instalao. Esta garantia deve incluir a variao da capacidade da bateria de acumuladores eltricos com a temperatura no local de instalao.

Grupo moto-gerador O grupo moto-gerador deve incorporar : todos os dispositivos adicionais que garantam seu arranque automtico aps a falta de energia da concessionria, no mximo, em 12 segundos. Quando necessrio, para garantir os 12 segundos de arranque deve existir um dispositivo para pr aquecimento do motor em estado de viglia;

Grupo moto-gerador

deve ser garantido o acesso irrestrito desde a rea externa do prdio, sem passar por reas com material combustvel; ventilao adequada para seu funcionamento com carga mxima, sem limitao de tempo, em nveis de temperatura externa passveis de serem atingidas, na rea da instalao do gerador;

A quantidade de combustvel armazenada deve: assegurar o funcionamento no tempo de autonomia do sistema de iluminao de emergncia garantido, incluindo o consumo nos arranques peridicos essenciais e os testes de manuteno preventivos e corretivos; os tanques de armazenamento de combustvel devem ser montados dentro das bacias de conteno, alm de possurem dispositivos de modo a atender as exigncias adicionais que possam ser formuladas em respeito segurana. (hidrante com espuma para atender ao mesmo, etc.)

Luminrias As luminrias para a iluminao de emergncia devem obedecer aos seguintes requisitos : Resistncia ao calor Os aparelhos devem ser construdos de forma que no ensaio de temperatura a 70oC, a luminria funcione no mnimo por uma hora.

Luminrias Ausncia de ofuscamento Os pontos de luz no devem ser resplandecentes, seja diretamente ou por iluminao refletida. Quando o ponto de luz for ofuscante deve ser utilizado um anteparo translcido de forma a evitar o ofuscamento nas pessoas durante seu deslocamento. Proteo quanto a fumaa Quando utilizado anteparo em luminrias fechadas, os aparelhos devem ser projetados de modo a no permitir a entrada de fumaa para no prejudicar seu rendimento luminoso.

Material Podem ser luminrias : utilizados os seguintes tipos de

blocos autnomos de iluminao com fonte de energia prpria. luminrias alimentadas por fonte centralizada. lmpadas incandescentes, fluorescentes, mistas ou outra forma de gerar uma iluminao adequada, desde que a iluminao seja conseguida de imediato, sempre assegurando a radiao da luz na intensidade nominal, durante sua vida til garantida.

Material Projetores ou faris podem ser utilizados somente em caso especficos, sem a possibilidade de se utilizar outro tipo de luminria, porm nunca podero ser utilizados em escadas ou reas em desnvel, onde sombra ou ofuscamento podem ocasionar acidentes. Os projetores com faris no podem ser posicionados de forma que possam impedir, por ofuscamento ou iluminao desfavorvel, a inspeo da rea pelas equipes de salvamento.

Material A fixao da luminria na instalao deve ser rgida, de forma a impedir queda acidental, remoo sem auxlio de ferramenta e que no possa ser facilmente avariada ou posta fora de servio. Existem dois tipos de luminrias, uma para indicao de vias de abandono, balizamento, e outra de iluminao do ambiente, aclaramento.

Localizao As luminrias devem ser instaladas abaixo do ponto mais baixo do colcho de fumaa possvel de se formar no ambiente. Este colcho de fumaa pode baixar at as sadas naturais e de ventilao forada existentes para eliminar a fumaa com fluxo adequado. Para sinalizao de sada, os pontos de indicao devem ser instalados abaixo do colcho de fumaa. Nos casos em que a fumaa tenha a possibilidade de invadir totalmente o ambiente pela falta de ventilao adequada, impedindo a visualizao da rota de fuga, aconselha-se a utilizao de indicaes com pintura fosforescente na parede ou no cho, devidamente protegida contra o desgaste natural, ou faixas no cho com iluminao prpria. Esta iluminao tambm pode ser instalada nos rodaps, corredores e escadas.

Apresentao dos Projetos O projeto de iluminao de emergncia de segurana contra incndio e pnico a ser apresentado junto ao CBMERJ dever ser constitudo por plantas baixas, memorial descritivo, ART do autor do projeto e outros elementos que permitam identificar o tipo e a localizao dos diversos elementos do sistema de iluminao. O mesmo dever tramitar junto ao CBMERJ atravs de profissional ou empresa credenciados junto a DGST

Apresentao dos Projetos 1 - As plantas baixas dos pavimentos da edificao dotados de iluminao de emergncia, devero ser apresentadas na escala de 1/50 preferencialmente, de forma a permitir a perfeita visualizao e o entendimento do projeto. 2 - Memorial descritivo e 3 Quadro sinptico, constante em cada planta, com os tipos e quantidades das iluminaes empregadas por pavimento.

Apresentao dos Projetos Recomenda-se que os dispositivos do projeto de segurana propriamente dito (trajeto das canalizao, localizao de hidrantes, extintores, etc.) no seja apresentado na mesma planta que a iluminao de emergncia, de forma e impedir que haja superposio de smbolos e dificuldade na anlise e entendimento do mesmo.

Apresentao dos Projetos Em planta baixa, os pontos onde devem ser implantadas as iluminaes de emergncia devem estar devidamente indicados em planta, respeitando-se a simbologia prevista pela NBR 14100 Proteo contra incndio Smbolos grficos para projeto

Apresentao dos Projetos Na apresentao da simbologia da iluminao de emergncia em plantas, linhas auxiliares podem ser destacadas do local de aplicao da iluminao para as proximidades do desenho, destacando a iluminao empregada e evitandose a superposio da simbologia a ser empregada em um mesmo local.

Execuo do Projeto Posteriormente aps executada a instalao dos dispositivos constante no projeto aprovado pelo CBMERJ, para a tramitao do Certificado de Aprovao, alm da apresentao dos documentos de praxe, tambm dever ser anexada a Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) devidamente preenchida por profissional habilitado, responsabilizando-se pela instalao dos dispositivos de sinalizao de emergncia.

You might also like