You are on page 1of 8

Drogas As drogas so definidas como toda substncia, natural ou no, que modifica as funes normais de um organismo.

Tambm so chamadas de entorpecentes ou narcticos. A maioria das drogas so produzidas partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que feita com Cannabis sativa, e o pio, proveniente da flor da Papoula. Outras so produzidas em laboratrios (drogas sintticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependncia qumica ou psicolgica, e podem levar morte em caso de overdose. . Existem exames mdicos que conseguem detectar a presena de vrias drogas no organismo - so chamados de Exames Toxicolgicos. As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Sndrome de Abstinncia, que so reaes do organismo falta da droga. O trfico de drogas chamado de narcotrfico. Algumas dessas substncias so utilizadas em medicamentos (drogas lcitas), outras so proibidas em quase o mundo todo (drogas ilcitas). Intitulamos droga qualquer substncia e/ou ingrediente utilizado em laboratrios, farmcias, tinturarias, etc.; um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabea ou at mesmo uma inflamao, uma droga. Contudo, o termo comumente empregado a produtos alucingenos ou qualquer outra substncia txica que leva dependncia como o cigarro e o lcool, que por sua vez tm sido sinnimo de entorpecente. As drogas psicoativas so substncias naturais ou sintticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sangunea e atingem o crebro, alterando todo seu equilbrio, podendo levar o usurio a reaes agressivas. O que leva uma pessoa a usar drogas? Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivduo a utilizar drogas so: curiosidade, influncia de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substncias no tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situaes difceis,

hbito, dependncia (comum), rituais, busca por sensaes de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obteno e etc.

Abaixo os principais tipos de drogas: Drogas Naturais

Maconha: uma das drogas mais populares, a maconha consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substncia. feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variao chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe. pio: droga altamente viciante, o pio feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos so sonolncia, vmitos e nuseas, alm da perda de inteligncia (como a maioria das drogas). Opiceos: codena, herona, morfina, etc. Psilocibina: uma substncia encontrada em fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinaes. Tambm utilizada em pesquisas sobre a enxaqueca. DMT - Dimetiltriptamina: A principal consequncia do seu consumo so perturbaes no sistema nervoso central. Utilizada em rituais religiosos. Cafena: o estimulante mais consumido no mundo - est no caf, no refrigerante e no chocolate. Cogumelos Alucingenos: alguns cogumelos, como o Amanita muscaria podem causar alucinaes.

Drogas Sintticas

Anfetaminas - Seu principal efeito o

estimulante. muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos perodos. Barbitricos - Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependncia qumica nos seus usurios. Ecstasy - Droga altamente alucingena, causa forte ansiedade, nuseas, etc. LSD - Outro poderoso alucingeno que causa dependncia psicolgica. Metanfetamina - Era utilizada em terapias em muitos pases, mas foi banida pelo uso abusivo e consequncias devastadores da droga.

Drogas Semi-Sintticas

Herona - A herona uma das drogas mais devastadores, altamente viciante - causa rpido envelhecimento do usurio e forte depresso quando o efeito acaba. Cocana e Crack - A cocana o p produzido a partir da folha de coca, e o crack a verso petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando tambm perda de inteligncia, alucinaes, ansiedade, etc. Morfina - uma droga utilizada principalmente para o alvio de dores em todo o mundo. Tambm causa dependncia qumica nos seus usurios.

Merla - droga produzida a partir da pasta de coca. Outras Drogas: inalantes, solventes, bebidas alcolicas, cigarro

Bebidas Alcolicas Boa noite Cinderela Cola de Sapateiro Inalantes Lana Perfume Cigarro e os Males do Cigarro

Efeitos da Nicotina e Alcatro Charuto Narguil

Medicamentos Muitas drogas so utilizadas em medicamentos, para o tratamento de diversos problemas de sade e doenas.

Tranquilizantes - remdios de venda controlada, para controle da tenso, insnia e ansiedade. Ansiolticos - utilizados no tratamento contra a ansiedade.

Drogas e a Sociedade

Crack: o craque do time da morte Cracolndia Toxicomania Drogas: o crack e os novos termos Fumante passivo - conhea os riscos que as pessoas que convivem com fumantes esto correndo. Leis Antifumo - muitos pases j esto proibindo o fumo em locais pblicos, veja como so as leis antifumo no Brasil. Trfico internacional de drogas

As drogas causam atualmente um grande problema na sociedade. Algumas iniciativas importantes foram criadas para evitar que a juventude entre nesse mundo sem volta (na maioria das vezes). PROERD - Programa Educacional de Resistncia s Drogas e Violncia

Droga Droga (do francs drogue, 'ingrediente de tintura ou de substncia qumica e farmacutica', de origem controversa; provavelmente derivado do neerlands droge vate, tonis secos, de onde, por substantivao, droge passou a designar o contedo, o 'produto seco'; ou do rabe draw, 'bala de trigo'[1]), em seu sentido original, um termo que abrange uma grande quantidade de substncias - desde o carvo vegetal aspirina.

Em medicina, refere-se a qualquer substncia com o potencial de prevenir ou curar doenas ou aumentar o bem-estar fsico ou mental; em farmacologia, refere-se a qualquer agente qumico que altera os processos bioqumicos e fisiolgicos de tecidos ou organismos. Portanto, droga uma substncia que , ou pode ser, includa numa farmacopia.[2] Contudo, em um contexto legal e no sentido corrente (fixado depois de quase um sculo de represso ao consumo de certas drogas), o termo "droga" refere-se, geralmente, a substncias psicoativas e, em particular, s drogas ilcitas ou quelas cujo uso regulado por lei, por provocarem alteraes do estado de conscincia do indivduo, levando-o eventualmente dependncia qumica (haxixe, cido lisrgico, mescalina, lcool etc.). Certos frmacos de uso mdico controlado, tais como os opiceos, tambm podem ser tratados como drogas ilcitas, quando produzidos e comercializados sem controle dos rgos sanitrios ou se consumidos sem prescrio mdica. Conceito Droga toda e qualquer substncia, natural ou sinttica que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funes. As drogas naturais so obtidas atravs de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais - a cafena (do caf), a nicotina (presente no tabaco), o pio (na papoula) e o THC ou tetrahidrocanabinol (da Cannabis). As drogas sintticas so fabricadas em laboratrio, exigindo para isso tcnicas especiais. O termo droga, presta-se a vrias interpretaes, mas ao senso comum uma substncia proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivduo, modificando-lhe as funes, as sensaes, o humor e o comportamento. No Brasil, a legislao define como droga "as substncias ou produtos capazes de causar dependncia, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da Unio" segundo o pargrafo nico do art. 1. da Lei n. 11.343, de 23 de agosto de 2006 (Lei de Drogas).[3] Institui o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para preveno do uso indevido, ateno e reinsero social de usurios e dependentes de drogas; estabelece normas para represso produo no autorizada e ao trfico ilcito de drogas; define crimes e d outras providncias.</ref> Isto significa dizer que as normas penais que tratam do usurio, do dependente e do traficante so consideradas normas penais em branco. Atualmente, no pas, so consideradas drogas todos os produtos e substncias listados na Portaria n. SVS/MS 344/98 do Ministrio da Sade. [4] Tipos de drogas

O termo "droga" envolve os analgsicos, estimulantes, alucingenos, tranquilizantes e barbitricos, alm do lcool e substncias volteis. As psicotrpicas so as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psquicas e o comportamento. Quanto ao efeito Quanto ao tipo de efeito no sistema nervoso podem ser classificadas como:

Depressora (psicodislpticas)- diminuem a atividade do sistema nervoso atuando em receptores (neurotransmissores) especficos.

Exemplos: lcool, barbitricos, diluentes, quetamina, cloreto de etila ou lana perfume, clorofrmio, pio, morfina, herona, e inalantes em geral (cola de sapateiro, etc).

Psicodistropticas ou psicodislpticas (drogas perturbadoras/modificadoras) tm por caracterstica principal a despersonalizao ou modificao da percepo (da o termo alucingeno para sua designao) em maior ou menor grau.

Exemplos: Algumas espcies de cogumelos, LSD, maconha, MDMA ou ecstasy e o DMT.

Psicolpticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar (ao adrenrgica), diminuem a fadiga, aumentam a percepo ficando os demais sentidos ativados.

Exemplos: cocana, crack, cafena, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc. Essas drogas podem ser absorvidas de vrias formas: por injeo, por inalao, via oral ou injeo intravenosa. Quanto forma de produo Quanto forma de produo classificam-se como:

Naturais - aquelas que so extradas de plantas

Exemplo: tabaco, cannabis, pio.

Semi-sintticas - so produzidas atravs de modificaes em drogas naturais.

Exemplo: crack, cocana, herona.

Sintticas - so produzidos atravs de componentes ativos no encontrados na natureza.

Exemplo: anfetamina, anabolizante, queratina. Tipos de usurios de drogas comum distinguir o abuso de drogas (dependncia) do seu consumo experimental, ou j em fase de risco de dependncia. Esta classificao refere-se quantidade e periodicidade em que ela usada. Os usurios podem ser classificados, segundo CID 10 rev., em:

experimentador usurio ocasional habitual dependente

Outra classificao se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo o uso de cola, gasolina, benzina, ter, dentre outras substncias qumicas, para provocar um estado de euforia ou torpor. Efeitos Sob o efeito de determinadas drogas, o indivduo parece ver alm do comum em objetos, em gestos ou at mesmo no vazio, da a utilizao de termos como despersonalizao, alucinao ou sintomas paranicos e psicticos na descrio do seu comportamento. Sob o efeito de drogas, algumas pessoas tendem a parecer mais introspectivas ou mais extrovertidas e agressivas, a depender do tipo de substncia consumida, assim como do contexto de utilizao e dos prprios traos de personalidade individual. A dependncia de drogas est relacionada tanto ao prazer produzido, usualmente designado como euforia, sensao de bem estar, estimulao ou entorpecimento (analgesia), como compreenso deformada de seus efeitos nocivos (txicos) ao organismo, alm dos mecanismos qumicos ou crise de abstinncia induzidos pela ausncia da substncia aps um perodo de uso continuado. Ademais, ao adquirir drogas no mercado negro, o indivduo se expe a outros riscos - agresso, roubo, consumo involuntrio de outras substncias nocivas misturadas s drogas, violncia policial e priso. Sobre a "fuga da realidade", expresso usada para descrever a sensao de prazer derivada do uso de certas drogas, Sigmund Freud (1856-1939) escreveu, 1930:

O servio prestado pelos veculos intoxicantes na luta pela felicidade e no afastamento da desgraa to altamente apreciado como um benefcio, que tanto indivduos quanto povos lhes concederam um lugar permanente na economia de sua libido. Devemos a tais veculos no s a produo imediata de prazer, mas tambm um grau altamente desejado de independncia do mundo externo, pois sabe-se que, com o auxlio desse amortecedor de preocupaes, possvel, em qualquer ocasio, afastar-se da presso da realidade e encontrar refgio num mundo prprio, com melhores condies de sensibilidade. Sabe-se igualmente que exatamente essa propriedade dos intoxicantes que determina o seu perigo e a sua capacidade de causar danos. So responsveis, em certas circunstncias, pelo desperdcio de uma grande quota de energia que poderia ser empregada para o aperfeioamento do destino humano. [5]

You might also like