You are on page 1of 3

Verso para imprimir - Alimentares

http://www.alimentares.com/colunistas/printpage.asp?codTexto=63

Home / Colunistas / Joo Luis Machado www.alimentares.com

IMPRIMIR

Alimentao na Alta Idade Mdia Europia


05/03/2007 19:51

As diferenas alimentares do Clero, dos Senhores e dos Servos

A superao do Mundo Romano pelas incurses brbaras marcou o incio de um novo tempo para a histria europia. O Velho Continente entrava no perodo medieval, denominado em sua primeira fase como Alta Idade Mdia (sculos V a XI). A partir desse momento registrou-se, por exemplo, a regresso da economia e da vida cotidiana ao estgio de mundo rural, com a substituio do comrcio de longas rotas por produes de base local, firmando as reas de convivncia e trabalho, identificadas como feudos especificamente enquanto reas em que se trabalhava para a obteno de vveres que garantissem a subsistncia. A dieta bsica dos servos, ou seja, dos camponeses responsveis por praticamente toda a sobrevivncia no perodo, j que os nobres no realizavam o trabalho produtivo diretamente relacionado terra (a grande riqueza de ento) e os clrigos, por sua vez, produziam apenas dentro de suas prprias possesses, era composta de pes, papas, mingaus, ervas e razes. O consumo de ervas, razes e tambm de frutas silvestres (quando disponveis) demonstra que ainda era necessria uma complementao da dieta com produtos que eram coletados nas florestas prximas aos feudos, ao menos no que tange a alimentao dos prprios servos. O consumo de pes entre os camponeses no era to disseminado como muitos acreditam, a principal causa dessa situao refere-se ao fato de que os servos tinham que pagar a banalidade, taxa cobrada pelos senhores para a utilizao dos fornos e moinhos existentes em seus domnios, direito que era exclusivo dos mesmos.

A produo nos campos para a subsistncia e o pagamento de taxas como a Talha, a Corvia e as Banalidades

1 of 3

20.08.08 10:43

Verso para imprimir - Alimentares

http://www.alimentares.com/colunistas/printpage.asp?codTexto=63

caracterizam o duro cotidiano dos Servos da Gleba da alta.Idade Mdia.


Nesse sentido, como as condies de vida eram rudimentares na maioria dos casos, o estabelecimento dos feudos e das vilas campesinas que realizavam o processo produtivo privilegiava a proximidade de rios e lagos que lhes permitiam a pesca e o acesso gua para uso nas atividades diversas que realizavam e sobrevivncia, como a prpria alimentao. Havia ainda a preocupao de delimitar os espaos dentro dos feudos com a finalidade de demarcar as reas de atuao e convvio das pessoas que neles residiam. Por esse motivo surgiram os mansos: senhorial (onde se estabelecia o castelo dos senhores), servil (que acomodava as terras e casas dos camponeses) e de reserva (constitudos pelas reas de florestas, lagos, rios,...). Os mansos de reserva legavam a possibilidade da caa, da pesca e da coleta que auxiliavam na complementao da dieta dos habitantes dos feudos. Os servos criavam alguns animais, sempre em pequena escala, com especial destaque para os porcos, as ovelhas, os bodes e algumas vezes as aves (galinhas e patos). Alm disso desenvolviam hortas, nas quais se plantavam cebolas, cenouras, alhos, ervas aromticas e nabos. A produtividade de suas hortas e pequenas criaes era baixa devido s tcnicas rudimentares que utilizavam e aos equipamentos escassos que possuam. Como eram iletrados, desconheciam os meios e prticas de trabalho agro-pastoris utilizadas pelas grandes civilizaes que os antecederam, como os gregos e os romanos.

A mesa dos senhores caracterizava-se pela fartura que contrastava com a pobre alimentao dos camponeses. Essa riqueza ficava ainda mais evidente quando os feudos eram visitados por importantes membros do clero ou da hierarquia feudal.
O inverno rigoroso da Europa registrava muitas doenas em virtude da escassez de vegetais na dieta campesina j que durante essa estao do ano esses alimentos praticamente desapareciam das empobrecidas refeies dos servos. Se no bastasse essa situao j bastante comprometedora para a sua alimentao, a caa nem sempre era permitida pelos senhores e a Igreja cooperava com isso ao institucionalizar perodos em que restringia o consumo de carnes vermelhas. Em geral, o nico utenslio de cozinha dos servos era um caldeiro. Esse caldeiro ficava erguido sobre uma fogueira e fervia-se gua em seu interior. Nele eram depositados vrios alimentos que eram cozidos de uma s vez. Para que os alimentos no se misturassem colocavam-se os mesmos em saquinhos ou invlucros cermicos. O cozimento de todos esses alimentos ao mesmo tempo legava duas refeies aos servos. A primeira eram os prprios alimentos cozidos que eram servidos como almoo, entre as 10 e as 11 horas da manh. A outra era um caldo que surgia tambm desse cozimento e que tinha por base os sumos e sabores dos vegetais e carnes que ali haviam sido produzidos. Esse caldo, guisado ou sopa era utilizado como a refeio do final do dia, que acontecia entre as 5 e as 6 horas da tarde.

2 of 3

20.08.08 10:43

Verso para imprimir - Alimentares

http://www.alimentares.com/colunistas/printpage.asp?codTexto=63

Os caldeires utilizados pelos servos no eram usualmente higienizados e isso ocasionava o acumulo de sobras em seu interior. Esses resduos davam as sopas produzidas algum sabor, sendo utilizados como tempero ou condimento para as produes dos dias posteriores mas, tambm ocasionavam o risco de contaminao pelo surgimento de bactrias ou fungos que levavam os alimentos produzidos posteriormente a causar problemas intestinais e estomacais. Ademais vale destacar que a utilizao de um nico recipiente para cozinhar ajudava a quebrar o sal das carnes e peixes e dessa forma facilitava a condimentao dos outros alimentos ali contidos j que o sal era escasso e muito caro para ser adquirido pelos servos. As cozinhas dos senhores, por outro lado, possuam muitos utenslios como caldeires, panelas, colheres, facas, espetos,... Nessas cozinhas eram encontrados fornos, grelhas e foges a lenha e muitas eram as pessoas ali empregadas pelos senhores. Para esses serviais, de origem humilde, empregados a partir da perene oferta de mo de obra dos servos, o trabalho nos domnios senhoriais garantia benefcios como uma alimentao diversificada e farta, mesmo em tempos de vacas magras. No cotidiano os senhores tinham uma alimentao mais frugal, em mesas simples nas quais se reuniam os familiares. Em nenhuma situao os serviais podiam sentar-se mesa com os senhores. Essa realidade sofria grande transformao a partir do momento em que chegavam visitantes ilustres.

Entre os servos medievais criavam-se alguns tipos de animais como os porcos, as ovelhas, os bodes, galinhas e patos. O consumo dessas carnes no era regular j que existiam as restries alimentares impostas pela igreja (que chegavam a atingir mais de 150 dias por ano) e pela prpria dimenso de suas criaes, muito restrita, que legava o consumo de carnes apenas para as ocasies especiais. A partir de ento as refeies transformavam-se em banquetes, com mesa farta, muitos serviais e entretenimento (msica, dana, malabarismos, mgica,...). Dependendo dos hspedes a qualidade dos alimentos, servios e entretenimento eram melhores ou piores, isso variava de acordo com a importncia e relevncia do visitante. O cardpio dos banquetes inclua aves, peixes, carnes vermelhas, cereais, frutas, legumes, cervejas e vinhos. Os banquetes tinham a inteno de demonstrar o poder e a influncia dos senhores. A vida dos religiosos da Alta Idade Mdia por sua vez era marcada pela fartura. As abadias, mosteiros e parquias medievais recebiam grandes e freqentes doaes dos servos e dos senhores que eram pagas em produtos, o que mantinha os estoques alimentares sempre em alta. Alm disso as terras onde viviam os religiosos tinham reas onde se plantavam verduras, legumes, cereais e tambm onde se criavam sunos, ovinos, caprinos, bovinos e aves. Consequentemente a dieta dos clrigos era farta e diversificada, devendo-se isso principalmente ao trabalho que esses religiosos realizavam em suas prprias terras. Esse trabalho inclua a horticultura, a produo de vinhos e queijos, a apicultura, a piscicultura, as criaes de animais e a semeadura dos campos. Cabe destacar que alguns dos queijos mais importantes e saborosos do mundo foram criados nas abadias e em mosteiros medievais, como o Cluny, o Citeaux, o Igny e o Maroilles. O consumo de vinho na Idade Mdia foi herana legada pelos romanos e assumida pelo cristianismo que inclusive o ritualizou. Como na Antiguidade o consumo de vinho entre os padres do medievo previa a mistura de gua para diluir os efeitos da bebida. Outra prtica comum quanto ao vinho era a adio de elementos como ervas, frutas, sementes, especiarias ou cascas e resinas de rvores para dar aroma e paladar peculiares aos vinhos dos mosteiros. As reas controladas pelo Clero eram to desenvolvidas e produtivas no tocante a obteno de alimentos e outros recursos que eram como autnticas empresas agrcolas. Nesses locais podia-se conseguir manteiga, vinhos, verduras, mel, peixes, frutas, legumes, carnes variadas, sal, couro, alimentos salgados ou defumados,... A eficincia dos religiosos era to grande que eles dominavam e executavam tcnicas de irrigao ou drenagem em suas terras. A criao de peixes entre os religiosos era comum em virtude das vrias restries ao consumo de carne vermelha que tinham ao longo do ano (que chegavam a atingir mais de 150 dias por ano), como a quaresma.

Joo Luis Machado

3 of 3

20.08.08 10:43

You might also like