You are on page 1of 2

genesia- a ausncia congnita de um dente Amlgama - resultado da mistura de limalha de prata com mercrio, usado na restaurao de elementos dentrios.

. Apicetomia - ato cirrgico relacionado com a remoo do tero final da raiz de um dente (pice) Atachmans- sistema de reteno pr fabricado, que normalmente elimina o grampo antiesttico ATM - acrnimo de Articulao Temporo Mandibular Acrilizao- ato de transformar as placas oclusais que so feitas primeiramente em cera em acrlico. Biocompatvel - aceito pelo organismo sem causar problemas de rejeio Biocompativel- Compatvel com organismo vivo, significa que no causam rejeio Bordo Incisal - parte cortante dos incisivos superiores e inferiores. Bruxismo- ato de ranger os dentes, geralmente noturno Crie - doena infecciosa que ataca os tecidos dentrios Cermeros- marerial criado a partir da unio de resina com cermica (porcelana) Cimentante- que une, que cimenta Decduo - o dente conhecido vulgarmente como dente de leite Desprogramao da musculatura- transforma uma musculatura que est numa situao adversa na sua posio de repouso Edntulos- desdentado Endodontia- a especialidade que tem como objetivo a preservao do dente por meio de preveno, diagnstico, prognstico, tratamento e controle das alteraes da polpa e dos tecidos peri-radiculares. Exodontia - o mesmo que extrao Gengivite- o mesmo que inflamao na gengiva Halitofbicos- pessoas que tm averso mau hlito Halitose - cheiro desagradvel exalado pela boca Hipoglicemia- Taxa de glicose no sangue abaixo da normal Implantodontia - especialidade que tem como objetivo a implantao na mandbula e/ou na maxila, de materiais aloplsticos destinados a suportar prteses unitrias, parciais ou removveis e prteses totais. Impactado (dente)- quando um dente est sendo impedido de erupcionar por um outro leito receptor- local onde ser instalado o implante Mordida Cruzada- normalmente os dentes superiores se sobrepem aos inferiores durante a ocluso, na mordida cruzada ocorre o inverso. Ocluso- contato dos dentes superiores com os inferiores. Odontometria- medida do tamanho da raiz do dente a ser tratado Oncolgica- Referente oncologia; cancerolgica Periodontia - a especialidade que tem como objetivo o estudo, o diagnstico, a preveno e o tratamento das doenas gengivais e periodontais, visando a promoo e ao restabelecimento da sade periodontal. Periodonto - tecidos relacionados com gengivas e os que se localizam entre a raiz do dente e o osso que a envolve e suporta. Profilaxia- ato de fazer a higiene bucal profissional

Prtese - a especialidade que tem como objetivo o restabelecimento e a manuteno das funes do sistema mastigatrio, visando a proporcionar conforto, esttica e sade para recolocao dos dentes destrudos ou perdidos e dos tecidos contguos. Trtaro (calculo dental)- a formao calcria que notamos colada aos dentes, geralmente se localiza prximo aos ductos de sada dos ductos salivares (incisivos inferiores e molares superiores)

http://www.dentalleaders.com/terms.htm#sectG Site em ingls com vrios termos

You might also like