You are on page 1of 3

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS Alguns trabalhos acadmicos podem seguir normas institucionais ou estabelecidas pelo professor da disciplina que os solicita.

Outros seguem normas estabelecidas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT. Abaixo, apresentamos modelos de pr-textos formatados com base em normas da ABNT. Pr-textos so as pginas que antecedem o corpo (introduo, desenvolvimento, concluso e referncias) do trabalho. So pr-textos indispensveis maioria dos trabalhos acadmicos: a) a capa; b) folha de rosto; e c) ndice ou sumrio.

MODELO DE NDICE Usa-se ndice, por exemplo, em catlogos. Em Monografias, Dissertaes e Teses, usa-se "Sumrio". O sumrio indica uma nica redao dividida em partes (itens ou captulos). O ndice, assim como o sumrio, deve apresentar o nmero da pgina de cada contedo nele especificado.

Ttulos e subttulos devem ter letras diferenciadas. Em geral, usa-se maiscula com negrito em ttulos e maiscula sem negrito em subttulos. Em trabalhos como monografias, dissertaes e teses constam outros itens entre a folha de rosto e a introduo, como: ficha catalogrfica; errata; folha de aprovao; dedicatria; agradecimentos, resumo e listas de abreviaturas, de tabelas, de figuras e de grficos. II) ELEMENTOS TEXTUAIS (corpo do trabalho) O corpo do trabalho acadmico pode consistir em resumo, resenha, artigo, projeto, relatrio de estgio, monografia, dissertao de mestrado, tese de doutorado entre outros. O texto ou corpo do trabalho fica localizado entre o pr-texto (apresentado acima) e o

ps-texto (apndices e anexos). O texto pode ter incio com uma introduo e encerrar-se com referncias bibliogrficas de autores citados no texto e/ou bibliografia consultada. O texto uma redao que deve ser digitada com letra em tamanho 12 e formato igual ao utilizado no pr e no ps texto. Os pargrafos do texto devem ser digitados com espao de 1,5pt entre linhas. Podem ter recuo na primeira linha de at 2cm ou espaamento de 12pt entre eles.

1. Citaes bibliogrficas dentro do texto A citao a referncia idia de outro autor no texto. O escritor cita idias de outro autor em seu texto para relacion-las com as suas. Deve-se indicar a fonte de onde foi extrada a citao. Entre as fontes mais comuns de onde se extraem citaes esto livros, revistas, jornais, anais e leis. Os dados das fontes das citaes devem ser completos para viabilizar a localizao de quem nelas queira buscar aprofundamento. Os dados completos das fontes devem ser colocados em notas de rodap ou listados no fim do texto sob o ttulo de Referncias Bibliogrficas. Observando-se as ultimas folhas de livros e artigos cientficos, verifica-se, em geral, a presena dos dados completos das fontes citadas pelo seu autor. As fontes devem ser indicadas ou pelo sistema autor-data ou pelo sistema numrico, ambos descritos a seguir. H trs tipos de citao: a) citao direta; b) citao indireta; c) citao de citao. 2. Citao Direta Citao direta a transcrio literal de um texto ou de parte dele e pode ser: a) curta b) longa c) com omisso de trechos por que as transcreve; d) com destaques a trechos por quem as transcreve; e) acrescidas de explicaes por quem as transcreve. Citao com at trs linhas (curta) As citaes curtas, de, no mximo duas linhas, so aquelas inseridas entre aspas dentro dos pargrafos. Por estarem dentro do pargrafo, devem seguir a estrutura da letra do mesmo, em forma e tamanho. Portanto no devem ser colocadas em itlico, negrito, sublinhado ou com qualquer outro destaque alm das aspas delimitantes. Se existirem aspas dentro do texto citado, estas devem ser substitudas por apstrofo para no se confundirem com as aspas que delimitam a citao: Exemplo:

A globalizao o resultado da multiplicao da intensificao das relaes que se estabelecem entre agentes econmicos situados nos mais diferentes pontos do espao mundial constituindo um processo que, para avanar, requer a abertura dos mercados nacionais e, tanto quanto possvel, a supresso das fronteiras que separam os pases uns dos outros. Citao com mais de trs linhas (longa) Citaes com mais de trs linhas devem aparecer em pargrafo distinto, sem aspas, com letra menor que a do pargrafo que a antecede. Costuma-se usar fonte 10 e espao simples entre linhas. Alm da fonte e do espaamento menor, as citaes destacadas do pargrafo devem ter recuo de 4cm da margem direita do papel. O recuo no deve se dar apenas na primeira linha da citao, mas em todas, ou seja, a segunda linha e as subseqentes da citao so alinhadas sob a primeira letra do trecho citado. Exemplo:
A importncia da produo paranaense de algodo no cenrio nacional j foi destacada no estudo Indstria Txtil Brasileira, concludo em 1985. Um caso singular o Estado do Paran: considerando o perodo como um todo, sua participao na rea cultivada total praticamente no se altera (8,6% em 1965; 9,0% em 1980); no entanto, este estado aumenta o seu nvel de produo em cerca de 60%, tornando-se o principal produtor de algodo do pas (33,5% da produo nacional em 1980). Dessa forma, os Estados de So Paulo e Paran, com apenas 16,2% da rea dedicada ao cultivo de algodo no Brasil, eram responsveis por 62,3% da produo nacional em 1980.

You might also like