You are on page 1of 10

1

QUMICA ORGNICA EXPERIMENTAL I

Destilao Fracionada do Vinho Tinto

Lorena Nunes Viana 112450044

Bag

Sumrio: 1-Introduo ----------------------------------------------------3 2-Objetivo--------------------------------------------------------4 3-Parte Experimental -----------------------------------------5 3.1-Materias ----------------------------------------------------6 3.2- Mtodos----------------------------------------------------7 3.3- Resultados e discusses-------------------------------7 5- Concluso----------------------------------------------------9 6- Referencias Bibliogrficas-------------------------------10

1- Introduo:
O vinho tinto uma bebida alcolica obtida a partir da fermentao dos acares naturais da uva. O lcool presente no vinho pode ser destilado por um processo simples de separao de misturas, a destilao fracionada. A destilao fracionada um processo semelhante ao da destilao simples, porm emprega uma coluna de retificao entre o frasco gerador dos vapores e o equipamento de condensao dos mesmos. Um conjunto para destilao fracionada representado na Figura 1.

Figura 1. . Conjunto para destilao fracionada, onde (A): manta de aquecimento, (B): balo de destilao, (C): coluna de retificao (destilao), (D): cabea de destilao, (E): termmetro, (F): condensador, (G): joelho de destilao, (H): abertura para vcuo e (I): frasco coletor.

Um lquido puro entra em ebulio quando sua presso de vapor se iguala presso atmosfrica. Uma soluo ideal entra em ebulio quando a soma das presses de vapor parciais de todos os componentes atinge a presso externa. Geralmente, a substancia mais voltil da mistura existir em maior quantidade ou proporo no vapor do que no lquido. Se este vapor condensado e vaporizado novamente, ele se torna ainda mais rico no componente mais voltil. Aps sucessivas condensaes e vaporizaes desta espcie , os componentes da mistura original podem , em principio, ser separados em componentes puros. Essa destilao francionada empregada

quando se deseja separar dois ou mais lquidos miscveis, cuja diferena entre os pontos de ebulio seja inferior 80C.

2- Objetivo:
Destilar dois lquidos com pontos de ebulio prximos: gua: 100 C Etanol: 78,3 C

3- Parte experimental:
3.1- Materiais: Vinho Tinto; Bquer; Coluna de Fracionamento; Termmetro Pedras de ebulio; Manta eltrica ; Balo de fundo redondo;

3.2- Mtodos Montou-se a aparelhagem de destilao fracionada conforme a figura 1, Colocou menos de 2/3 de vinho del sole , mas precisaria de mais vinho para que a destilao fracionada desse mais resultado, Adicionou se pedras de ebulio, e posicionou -se corretamente o termmetro na sada da cabea de destilao , TInicial = 24,5 ( antes da manta ser ligada ) Aps a manta ser ligada, e comear o processo de destilao, durante um tempo ocorreu cabea de destilao que foi aos 49 C. Essa primeira gota que saiu o acido actico, ele possui um ponto de ebulio mais baixo e por isso o primeiro a aparecer, portanto ele descartado. A temperatura se estabilizou 78 C, (pois o produto etanol era majoritrio, tendendo a sua temp. de ebulio). A temperatura ser considerada constante nem sempre pode ser dizer que uma mistura pura, pode ser uma mistura azeotrpica, ou seja, uma mistura de dois ou mais componentes lquidos em propores fixas e definidas. A azeotropia um fenmeno comum e complexo que depende da relao entre o tamanho das molculas, suas formas e polaridade. Na tabela abaixo apresenta algumas misturas azeotrpicas usuais :

O final da destilao a temperatura estava em 90 C

3.3 Resultados e Discusses : A aparelhagem no estava com as juntas perfeitamente colocadas, havendo perdas durante o processo de destilao, para obter uma destilao sem perdas e sem contaminaes seria necessrio que se colocasse nas juntas uma graxa de silicone. Conforme a temperatura foi subindo, diminuindo a frao molar do lcool , e foi se aproximando a temperatura de ebulio da gua.

Figura 2. Diagrama de fases de uma destilao fracionada .

No tivemos o volume necessrio para medir a porcentagem de lcool presente no vinho tinto.

4- Concluso
O experimento realizado permitiu obter a separao do lcool do vinho tinto atravs da tcnica de destilao fracionada, a destilao foi realizada rusticamente, apenas para observamos o processo de destilao e estudarmos sobre misturas azeotrpicas. No obtemos o teor de lcool.

10

5- Referencias Bibliogrficas
http://books.google.com.br/books?id=8L4RaCKKSAIC&pg=PA149&lpg=PA149&dq=tabela+de+ pontos+de+ebuli%C3%A7%C3%A3o+de+misturas+azeotropicas&source=bl&ots=JX_uRdy8LG& sig=obZkDG1dWP_FmsXF1nz8nSnTXw&hl=pt&sa=X&ei=oLhsUanCMpLY9QS3x4CQBw&ved=0CDsQ6AEwAg#v=onepage& q=tabela%20de%20pontos%20de%20ebuli%C3%A7%C3%A3o%20de%20misturas%20azeotropi cas&f=false (acessado em 15/04/2013)

http://www.iq.ufrgs.br/dqo/poligrafos/poligrafo_223_ed2012_1.pdf ( acessado em 15/04/2013)

You might also like