You are on page 1of 14

BASILIO, Margarida. Abordagem gerativa e abordagem cognitiva na formao de palavras: consideraes preliminares.

Revista Lingstica / Revista do Programa de Ps-Graduao em Lingustica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Volume 6, nmero 2, dezembro de 2010. ISSN 1808-835X 1. [http://www.letras.ufrj.br/poslinguistica/revistalinguistica]

Abordagem gerativa e abordagem cognitiva na formao de palavras: consideraes preliminares.

Margarida Basilio (PUC-Rio/CNPq)*

Resumo: Neste artigo, discuto alguns problemas da abordagem gerativa lexicalista da formao de palavras e avalio a relevncia de proposies da Lingustica Cognitiva para a abordagem das construes lexicais. Inicialmente, sintetizo as principais caractersticas do modelo gerativo lexicalista e discuto alguns pontos problemticos deste modelo. Em seguida, apresento algumas proposies da Lingustica Cognitiva que apontam para direes promissoras na abordagem de construes lexicais. Finalmente, fao um pequeno confronto das duas abordagens em fragmentos de exemplos concretos de anlises de formaes lexicais na Lngua Portuguesa. Palavras-chave: morfologia, lxico,formao de palavras,gerativismo lexicalista, Lingustica cognitiva.

Introduo Com este artigo, pretendo iniciar um confronto entre abordagens gerativistas lexicalistas e propostas da Lingustica Cognitiva na descrio de processos de formao de palavras na Lngua Portuguesa. Inicialmente, fao uma breve apresentao do tratamento da formao de palavras na viso lexicalista e discuto algumas dificuldades desta abordagem. Em seguida, aponto algumas proposies da Lingustica Cognitiva que conduzem a uma perspectiva promissora no tratamento da formao de palavras. Finalmente, ilustro a diferena de tratamento em alguns aspectos de descries concretas feitas em termos gerativos e cognitivos.

* Professora Titular do Departamento de Letras / Pesquisadora Nvel 1 A. E-mail: marbas@centroin.com.br

Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

1. Formao de palavras no gerativismo lexicalista: brevssima introduo A morfologia derivacional (re)introduzida no gerativismo pela Hiptese Lexicalista (Chomsky, 1970), que estabelece a possibilidade de se representar as relaes entre palavras na esfera do prprio lxico. Na perspectiva do gerativismo lexicalista, a morfologia derivacional a parte da gramtica que d conta da competncia do falante nativo no lxico de sua lngua. A competncia lexical corresponde no (apenas) ao conhecimento das palavras da lngua, mas (tambm) ao conhecimento de um conjunto de regras, que representa a capacidade do falante de relacionar itens lexicais uns aos outros, analisar a estrutura interna das palavras e formar novas palavras.1 A perspectiva gerativa deu um grande impulso nos estudos lexicais, na medida em que focaliza o lxico como conhecimento, em oposio viso tradicional do lxico como vocabulrio. A noo de competncia lexical, abarcando as regras que determinam as possibilidades de formao, introduz no conceito de produtividade, j utilizado por autores clssicos, uma relevncia crucial, j que a produtividade de regras de formao deixa de ser um comentrio sobre a vitalidade de um processo especfico para se transformar no fator determinante da constituio da classe potencial de palavras de uma lngua. O lexicalismo gerativista se concentra na determinao das regras lexicais e no estabelecimento de proposies descritivas falseveis sobre as construes possveis, de modo que seu centro de interesse no est no conjunto de palavras existentes numa lngua. Do ponto de vista metodolgico, a pesquisa sobre formao de palavras que se desenvolve a partir da Hiptese Lexicalista segue as linhas gerais do gerativismo, adaptando-as ao objeto de estudo especfico. Assim, hipteses so levantadas e formalizadas em proposies descritivas, cuja validade medida por sua generalidade, relevncia e decorrncia de princpios gerais estabelecidos na teoria; e cuja adequao pode ser contestada pelas intuies dos falantes nativos e evidncias fornecidas por dados de produo.

2. Algumas dificuldades nas abordagens gerativas lexicalistas A viso gerativista lexicalista da formao de palavras apresenta certos pontos problemticos , que vm sendo discutidos ao longo dos anos. Neste artigo, vou apontar alguns, tais como o conceito de regra, a questo do significado em palavras derivadas, a relao entre processos de formao e itens lexicais e a questo da produtividade. 2.1 O conceito de regra de formao de palavras Em abordagens lexicalistas, o conhecimento lexical do falante corresponde a um conjunto de regras que definem relaes lexicais (Jackendoff 1975), especificam as formaes lexicais possveis (Aronoff 1976) ou formam palavras enquanto objetos morfolgicos (Di Sciullo&Williams, 1987).

1. A presena ou ausncia dos elementos entre parnteses correspondem s duas principais posies sobre a relao entre lxico e morfologia em abordagens gerativas.

Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

Um dos problemas relativos utilizao de regras para a descrio de processos lexicais nesta abordagem est na impreciso do conceito. Conforme observado em Basilio (1998), o conceito de regra no explicitado de modo uniforme em seu uso na literatura de cunho lexicalista sobre formao de palavras. Esta uma situao desconcertante, pois a idia da previsibilidade estabelecida por regras permeia todo o desenvolvimento da gramtica gerativa, sendo a gramaticalidade determinada pelo conjunto de regras que define a lngua correspondente. Assim, deveras problemtica a impreciso do termo no gerativismo lexicalista. O aspecto determinstico do termo claro em Chomsky (1970), texto em que proposta a Hiptese Lexicalista, embora ainda sem um tratamento especfico do lxico atravs de regras. A primeira intuio do problema relacionado ao formalismo de regras na teoria lexical explicitada em Halle (1973), que diz no poder determinar exatamente a natureza das regras lexicais e sua relao com outras regras da gramtica. Nos modelos que se seguem, a flutuao aumenta. Aronoff (1976), por exemplo, fala de regras regulares, insinuando a possibilidade de regras irregulares. Di Sciullo&Williams (1987), no entanto, reafirmam o carter de regras morfolgicas como leis, tentando estabelecer um paralelo com as regras sintticas. O conceito, portanto, est longe de ser claro na literatura. As interpretaes variam desde a representao formal de um processo determinstico, que se aplica automaticamente, o que pode ser mais adequado para a flexo, mas traz srios inconvenientes para a morfologia derivacional; at a noo de que as regras de formao de palavras representam generalizaes indutivas (Anderson 1992), totalmente contrria perspectiva terica do gerativismo. Naturalmente, a acepo prescritiva do termo regra, fundamental na gramtica normativa, no ajuda a esclarecer o problema deste conceito e tudo que dele decorre na literatura gerativista sobre formao de palavras.

2.2 A situao do significado das regras de formao O significado sempre foi um problema na abordagem gerativa lexicalista da formao de palavras, na medida em que a teoria gerativa uma teoria da sintaxe, embora alguns autores tenham tido a preocupao de levar em conta explicitamente alguns aspectos semnticos nos processos de formao e todos tenham levado em considerao o significado das palavras, ainda que apenas implicitamente ou inconscientemente. Explicitamente, Jackendoff (1975), em seu modelo de representao das relaes lexicais estabelece regras de redundncia morfolgica e regras de redundncia semntica e define a controvrsia associacionismo/dissociacionismo nas construes morfolgicas, concernente possibilidade ou no de termos regras de redundncia morfolgica desprovidas de significado. Aronoff (1976) estabelece uma relao entre coerncia semntica e produtividade em regras de formao de palavras e reconhece a necessidade de definir o lado semntico das regras de formao. J Di Sciullo&Williams (1987) definem a palavra como um objeto morfolgico e a morfologia como um conjunto de regras de combinao de formas, embora se refiram implicitamente ao aspecto semntico das formaes quando utilizam a noo de composicionalidade semntica para argumentar sobre estruturas especficas e discutir a questo da listabilidade de itens lexicais; ou quando sugerem a sinonmia como base da noo de bloqueio. A questo do significado um problema nas abordagens gerativas da formao de palavras em vrios

Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

aspectos. Como dissemos anteriormente, o gerativismo fundamentalmente uma teoria da sintaxe; assim, o significado ocupa um lugar marginal nesta teoria. No que se refere semntica lexical, o gerativismo adota a tradicional categorizao em termos de decomposio em traos primitivos, conforme desenvolvida por Katz e Fodor (1963). No entanto, o estudo das construes morfolgicas no mbito lexical requer um tratamento do significado lexical que v alm da tradicional decomposio em traos. De certo modo, a tendncia nos modelos de anlise foi estabelecer a separao entre morfologia e lxico, iniciada em Aronoff (1976), explcita em Di Sciullo&Williams (1987) e radicalizada na Morfologia Distribuda (Harley e Noyer 2000). Entretanto, alguns poucos autores apresentam propostas interessantes em relao ao significado lexical envolvido em formao de palavras, tais como Jackendoff (1975, 1983), que converge com propostas cognitivistas em alguns pontos; e Danielle Corbin (1987), que, em seu modelo de representao lexical, leva em conta a distino entre formas atestadas e disponveis e mostra a relevncia da semntica das bases para a interpretao de produtos de regras de formao. 2.3 Regras e palavras, morfologia e lxico. Produtividade e listabilidade. Tambm crucial em abordagens lexicalistas da formao de palavras a relao entre palavras e regras, entre morfologia e lxico. A gramtica clssica estabelece uma distino entre palavras enquanto elementos lexicais indivisveis, isto , formas relacionadas a significados, e regras que estabelecem as possibilidades de combinao entre palavras. Nos diferentes modelos lexicalistas de representao do conhecimento lexical, temos duas posies: a de Jackendoff (1975), que estabelece regras de redundncia que representam generalizaes do conhecimento lexical em termos de relaes entre os itens lexicais; e a posio de Di Sciullo&Williams, segundo a qual as regras de formao de palavras definem objetos morfolgicos, enquanto o lxico corresponde a uma lista no ordenada de elementos lexicais, a qual no teria nenhum interesse para a gramtica. A segunda posio prevaleceu, seguindo o vis sinttico da teoria, assim como a oposio tradicional de separao entre lxico e gramtica, seguida por Bloomfield e Chomsky. A ntida separao entre palavras e regras e, portanto, entre lxico e morfologia espelha a estrutura correspondente ao cerne do modelo Elemento e processo, em que se insere o gerativismo lexicalista. O problema apresentado por esta abordagem, refletido em suas controvrsias internas, provm do descompasso entre a postulao terica e seus correlatos metodolgicos e a natureza do lxico como sistema dinmico que fornece unidades bsicas significativas para a formao de enunciados. Esta controvrsia est envolvida no conceito de produtividade. Se tomarmos a distino palavra/regra e seu funcionamento na flexo, na grande maioria dos casos adequada a afirmao de que as vrias formas flexionadas de um vocbulo so objetos morfolgicos produzidos ou sancionados pelas regras flexionais correspondentes. Entretanto, sistemas flexionais apresentam um carter paradigmtico, tambm presente em configuraes derivacionais, que no representado na formulao de regras. Dentre os casos concretos que logo vm mente figuram desde a produtividade da formao do passado de verbos do ingls de acordo com diferentes padres de alternncia voclica at a regularidade morfolgica de formas nominalizadas de origem latina, a despeito de sua irregularidade fonolgica, para citar um caso derivacional. A questo palavra-regra/morfologia-lxico est diretamente ligada questo da produtividade e a

Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

noo correlata de bloqueio. A produtividade uma noo controversa em modelos lexicalistas, na medida em que a noo de expectativa de utilizao de regras para formaes, que constitui o cerne da noo de produtividade, se confunde com as marcas dessa utilizao, explicitadas no corpo das palavras, marcas que, no entanto, apresentam valor evidencial relativo, se considerarmos a questo do tempo2; e marcas que no podem ser realmente levadas em conta, se adotarmos o pressuposto de que o lxico no tem nenhuma relevncia ou interesse para a gramtica. Assim, forma-se um crculo vicioso em que os graus de produtividade, ou mesmo a afirmao de produtividade de um processo se tornam um objeto inatingvel. 3. A Lingustica Cognitiva e o tratamento das construes lexicais 3.0. Introduo Na volumosa literatura produzida por adeptos da Lingustica Cognitiva desde 1980 no se explicita nenhum interesse particular sobre o lxico ou a morfologia. Isto decorre, em parte, da posio marginal que a Morfologia ocupa na Lingustica do sc. XX, em geral, mas tambm, em particular, do fato objetivo de que a Lingustica Cognitiva no estabelece um limite rgido entre gramtica e lxico, dentre inmeras outras no-dicotomias que caracterizam esta abordagem do fenmeno lingustico; e do fato poltico de que a Lingustica Cognitiva se coloca como rival e alternativa para a Teoria Gerativa da Sintaxe, sendo, portanto, a sintaxe, ou, mais ainda, a relevncia da Semntica sobre a sintaxe, a proposio mais central da Lingustica Cognitiva, pelo menos em seus primeiros momentos. Nos ltimos anos, no entanto, comeam a surgir alguns trabalhos sobre o tratamento da morfologia lexical numa abordagem cognitiva. A perspectiva da Lingustica Cognitiva bastante promissora para os estudos lexicais, dados seus pressupostos bsicos. Nesta parte do artigo, vou apontar algumas das perspectivas de maior interesse para a abordagem das construes lexicais: a relevncia do significado, a condio de unidade lingustica estabelecida pela consolidao do uso e a no dicotomizao categorial.3

3.1 Alguns conceitos fundamentais da Lingustica Cognitiva 3.1.1 A relevncia do significado A Lingustica Cognitiva tem como um dos seus pressupostos bsicos a noo de que a linguagem no se constitui como um sistema autnomo; ao contrrio, afirma-se que os sistemas lingusticos no podem ser abordados sem uma referncia crucial a processos cognitivos; a lngua reflete padres do pensamento. Mais ainda, estruturas gramaticais so consideradas como estruturas simblicas, de modo que o lxico, a morfologia e a sintaxe formam um contnuo de unidades simblicas. Conforme afirma Langacker (2002:1), it is ultimately as pointless to analyze grammatical units without reference to their semantic value as to write a dictionary which omits the meanings of its lexical items.

2. Por exemplo, possveis marcas de elementos morfolgicos em palavras do portugus so oriundas de formaes latinas, de sorte que a avaliao de sua relevncia em proposies de produtividade problemtica. 3. Embora os conceitos sejam comuns Lingustica Cognitiva, em geral, neste trabalho adoto, em especial, as posies de Langacker, cujas proposies abarcam explicitamente construes lexicais. Os conceitos so meramente apresentados, e no discutidos ou explicados em mais detalhes, j que o objetivo central do trabalho apontar sua relevncia para a abordagem de construes lexicais.
Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

Quanto aos significados lexicais, estes devem ser entendidos como teias de relaes. Estruturas semnticas so caracterizadas em relao a domnios cognitivos, ou modelos cognitivos idealizados, como sistemas de conhecimentos e complexos conceituais. Assim, os itens lexicais evocam sentidos inter-relacionados e ativam teias de relaes. No que concerne questo da relao lngua/realidade, a Lingustica Cognitiva ope ao objetivismo clssico esposado pela Teoria Gerativa o realismo experiencial, posio que ressalta que o mundo a que temos acesso restrito por nosso nicho ecolgico e pelo fato de que termos/sermos corpo faz parte de nossa natureza. Deste modo, as lnguas no refletem diretamente o mundo, antes a construo humana do mundo, ou realidade projetada (Lakoff, 1987; cf. Jackendoff, 1983). Assim, em oposio viso dualista de Descartes, a Lingustica Cognitiva afirma que a mente humana, e a lngua, no pode ser investigada independentemente do fato de ser parte de um ser corporal. Esta afirmao se coaduna com outro pressuposto, o de que os conceitos abstratos so estruturados em termos de domnios conceituais que derivam da experincia com objetos fsicos, isto , a direo geral do significado vai do mais concreto para o mais abstrato. Ainda em relao ao significado, a Lingustica Cognitiva entende que a metfora e, mais recentemente, a metonmia so princpios cognitivos bsicos e propriedades centrais na construo do significado. (Dirven, 2003). A metfora e a metonmia so vistas na Lingustica Cognitiva como fenmenos conceptuais e no apenas lingusticos. Como vimos anteriormente, o significado sempre constituiu um problema nas abordagens gerativas do lxico, por causa da constante tenso entre a necessidade cada vez mais premente de levar em conta o significado dos itens lexicais e dos processos de formao, e a necessidade de seguir as coordenadas gerais da filiao terica gerativa, baseada em fenmenos e interesses sintticos. A viso cognitiva das lnguas em termos de estruturas simblicas elimina a dificuldade de se abordar a questo da funo semntica nos processos de formao de palavras. Mais ainda, esta perspectiva acentua o carter simblico das estruturas, permitindo uma abordagem mais abrangente das construes lexicais como constituintes de significados. Ainda, a incluso do conhecimento do mundo na noo de significado leva a uma interpretao mais adequada de construes lexicais. 3.1.2 A condio de unidade lingustica estabelecida pelo uso Para a Lingustica Cognitiva, a gramtica de uma lngua representa o conhecimento do falante sobre a conveno lingustica, isto , corresponde aos aspectos da organizao cognitiva em que se situa a apreenso da conveno lingustica pelo falante. Assim, a gramtica pode ser entendida como um conjunto estruturado de unidades lingusticas convencionais (Langacker 1987). Estas unidades so rotinas cognitivas totalmente absorvidas pelo falante, de modo que seu uso automtico, no exigindo qualquer dispndio de energia ou custo de memria. As unidades podem ser complexas, porque a relao entre uma unidade e outra pode tambm atingir um status de unidade, isto , tambm pode ser rotinizado, com conseqente possibilidade de uso automtico e sem esforo. As unidades simblicas so estruturas bipolares, isto , correspondem a uma relao entre uma estrutura fonolgica e uma estrutura semntica. Estas unidades so convencionais, ou seja, so estabelecidas pelo uso compartilhado por uma comunidade lingustica (Tuggy, 2005).

Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

Vimos anteriormente as dificuldades ocasionadas nas abordagens gerativas pelo tratamento formal, que legitima apenas as palavras como objetos morfolgicos, sendo os itens lexicais marginalizados como itens de um inventrio de irregularidades. A marginalizao do lxico sempre foi uma situao de fato no gerativismo; esta situao decorre da perspectiva terica do gerativismo e sua concepo algortmica da linguagem. Na perspectiva da Lingustica Cognitiva, ao contrrio, o lxico pode ser abordado sem maior dificuldade, dado que a definio da gramtica e das unidades simblicas coincide com o entendimento que temos do lxico como um conjunto estruturado de unidades simblicas de carter convencional. Assim, a distino entre construes lexicais possveis e atestadas menos relevante, na medida em que as unidades existentes so as unidades consagradas pelo uso, das quais se podero depreender esquemas construcionais. Do mesmo modo, deixam de existir problemas em relao delimitao de unidades lexicais, dada a possibilidade de convencionalizao de unidades formadas pela relao entre unidades, formando-se um contnuo de possibilidades entre formativos, palavras, expresses e assim por diante. 3.3 Categorias no discretas A gramtica clssica nos deixou como herana categorias rgidas e absolutas, que frequentemente criam situaes problemticas de anlise, dado que a eficincia das lnguas como sistemas de categorizao e comunicao implica um certo grau de flexibilidade, sendo necessria a adaptao a diferentes necessidades de natureza semntica, construcional e pragmtica. Motivaes de diferentes tipos, desde o princpio geral de economia at as intenes retricas so capazes de alterar as ditas propriedades centrais de unidades lexicais. Alteraes de forma so to comuns quanto extenses de sentido; o uso de palavras atribudas a uma classe em ambientes caractersticos de outra classe tambm um fato corriqueiro. Assim, a rigidez no estabelecimento de dicotomias, a colocao de propriedades absolutas na definio de categorias e unidades lingusticas trazem muitos problemas para a descrio lexical. De particular interesse para a formao de palavras o estabelecimento de categorias graduais, em vez de separaes abruptas, entre gramtica e lxico; regras e representaes; bases e afixos; palavras derivadas e compostas; classes de palavras, etc.. As grandes controvrsias em modelos lexicalistas de representao do conhecimento lexical derivam em grande parte da questo de como lidar com os graus de regularidade morfolgica das palavras num modelo que acolhe a oposio radical lxico/gramtica, sendo o primeiro o espao da idiossincrasia e do imprevisvel, enquanto a regularidade caracteriza a gramtica. Encontramos basicamente duas atitudes frente ao problema na literatura lexicalista: a. considerar o lxico como parte da lngua e estabelecer mecanismos de descrio da (relativa) regularidade lexical (Jackendoff (1975), Corbin (1987)4; e b. estabelecer mecanismos formais de formao de palavras, que definem construes lexicais possveis (Aronoff 1976), como inteiramente distintos do lxico, que ento considerado como uma lista de itens memorizados que no apresenta maior interesse para a gramtica (Di Sciullo&Williams, 1987). A dicotomia lxico-gramtica impe o problema, que a Lingustica Cognitiva dispe. Na perspectiva da

4. Meu trabalho sobre formao de palavras na Lngua Portuguesa se enquadra neste grupo.

Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

Gramtica Cognitiva, tanto os itens lexicais quanto as construes sintticas so estruturas simblicas convencionais; as formas derivadas so unidades simblicas complexas, assim como os compostos, as expresses, e assim por diante. Todas essas unidades podem ser analisadas em suas estruturas de formao. Segundo Langacker (2000), a gramtica corresponde a padres de composio, que tomam a forma de esquemas construcionais. Estes padres, no conjunto, sancionam a acumulao progressiva de expresses de qualquer tamanho e grau de complexidade simblica. Assim, deixa de ser crucial a questo de determinar, por exemplo, se um composto ou no uma palavra; ou se uma construo composta ou prefixada: em todos os casos, trata-se de unidades simblicas complexas convencionais, cujas propriedade comuns podem ser representadas em esquemas construcionais, desde os mais especificados, como [[Xizar]v-o]n at os mais abstratos como [N-N]n. A gramtica consiste em padres de composio, que tomam a forma de esquemas construcionais. O conhecimento do lxico tradicionalmente entendido como o conhecimento das palavras existentes (=unidades simblicas convencionais) e padres de composio. Assim, no h problemas para tratar das unidades complexas lexicais dentro desta perspectiva. A distino entre regras e representaes tambm uma questo de grau na Lingustica Cognitiva, ao contrrio das abordagens gerativistas baseadas no modelo Elemento e Processo, em que o prprio modelo se baseia na distino radical entre elementos e processos. Conforme enfatizado em Bybee (1988), mesmo regras gerais e produtivas, que parecem estar mais desligadas das representaes, tm que emergir das representaes no processo de aquisio. Adicionalmente, h evidncia de que padres fortemente baseados em representaes, como a formao do passado de verbos em ingls dependendo de alternncia de vogais nasalizadas, so produtivos (Pinker, 2000). Na verdade, h um nmero significativo de processos cuja descrio estrutural incorpora necessariamente representaes, comeando pelos prprios processos de afixao, que determinam a forma fonolgica a ser afixada; a caracterizao morfolgica das bases a que regras derivacionais se aplicam; a especificao de alomorfias dependentes de bases, em condicionamentos de carter fonolgico ou morfolgico; as formaes analgicas; os cruzamentos vocabulares; e assim por diante. Um outro aspecto em que de especial relevncia evitar-se a rigidez na categorizao das construes lexicais a prpria identificao de uma construo como tal. De fato, o reconhecimento de esquemas uma questo de grau, de sorte que a identificao do nvel de complexidade de uma unidade simblica no pode ser uma escolha binria, como nos mostram formaes como condizer, complicar, professor, manuteno, dissidente, supor, e tantas outras. Finalmente, na atribuio de palavras a classes gramaticais ou categorias lexicais, a dicotomizao rgida dificulta a descrio dos processos morfolgicos, que unificam nos padres o que as categorias estabelecidas separam, ou que estabelecem como possibilidade o que contradiz uma nomenclatura tradicional, obrigando-nos a compor palavras e sintagmas terminolgicos (particpios, formas nominais de verbos, adjetivos substantivados, etc.) para lidar com os bvios avanos de fronteiras que supostamente no deveriam existir. A flutuao entre adjetivos e substantivos em portugus um dos casos em pauta. Na categorizao em termos de prottipos adotada pelos cognitivistas, por outro lado, o pertencimento a uma categoria uma questo gradual, e no h um requisito de propriedades partilhadas por todos os membros da categoria; trata-se, antes, da percepo de pontos em comum ou similaridades em relao a exemplares tpicos. Deste modo, os mecanismos de mudana de classe envolvendo converso e extenso de funes denotativas ou extenso de uso, comuns s unidades simblicas, podem ser descritos explicitamente.

Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

Em suma, nos diferentes aspectos que abordamos, a noo de gradao que a Lingustica Cognitiva defende certamente a mais adequada para a descrio das construes lexicais.

4. Exemplos concretos Nesta parte do trabalho, fao uma breve apresentao de situaes mais concretas na formao de palavras em Portugus, que ilustram as dificuldades apresentadas em abordagens gerativas, e mostro caminhos alternativos promissores apresentados por uma viso cognitiva da linguagem. 4.1 Regras minoritrias Um dos problemas apresentados pelo modelo Elemento e Processo, adotado em abordagens lexicalistas, a impossibilidade de se determinar at que ponto certas recorrncias devem ser representadas numa regra. De fato, conforme observado por Bybee (1988:122), In an IP model... a rule is structurally the same whether it applies to three forms, thirty, or three hundred. Assim, entende-se a razo para a excessiva relevncia atribuda noo de bloqueio em descries lexicais nestas abordagens. Em termos mais concretos, a partir de um par de correspondncias como em rocha/rochedo e rvore/ arvoredo, devemos estabelecer uma regra de adio de edo a substantivos? E o que dizer de folguedo e brinquedo? Seriam produtos desta mesma regra? Basilio (1997) observa que construes deste tipo podem ser descritas pelo mecanismo de analogia proporcional (Saussure, 1916). Por exemplo, pode-se formar o par rvore/arvoredo por analogia ao par rocha/rochedo (rocha est para rochedo assim como rvore est para X=arvoredo). Nesta perspectiva, formaes ocasionais poderiam derivar de operaes analgicas, no sendo consideradas, portanto, como produtos de regras de formao de palavras. H ainda a possibilidade de se tratar de formaes de emprstimo, mas, ainda assim, o conhecimento pleno de um par e de uma palavra base abriria a possibilidade de uma operao analgica.5 As operaes analgicas, no entanto, uma vez usadas com algum freqncia, passariam a funcionar como modelos que aos poucos se iriam estabelecendo e, portanto, tendo uma fora maior6. Cito a seguir um exemplo para cada possibilidade. O caso da formao enxadachim, de Guimares Rosa, ilustraria a formao ocasional de carter analgico. O caso de uma formao tomada de emprstimo em vias de se esquematizar seria exemplificado pelo par panela/panelao, que, por analogia, produziu apitao e, mais recentemente, businao; outros modelos em processo de esquematizao seriam os de formato X-dromo e, naturalmente, X-burger.7 As formaes minoritrias que encontramos no portugus ilustram com clareza o problema trazido pelo modelo Elemento e Processo, sobretudo em sua verso mais ortodoxa, em que as regras so inteiramente distintas das representaes. Tais formaes, naturalmente, no constituem problema para uma abordagem cognitiva da formao de palavras, em que as estruturas se depreendem das formaes existentes, e a freqncia de uso determinar a fora do processo de esquematizao.

5. Apenas uma possibilidade. A existncia de apenas um par bastante prxima do nada. Assim, mais provvel que a concretizao dessa possibilidade seja rara. 6. Para o conceito de fora lexical, v. Bybee, 1985. 7. Para uma anlise mais detalhada do mecanismo analgico e outros exemplos, v. Basilio 1997.

Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

4.2 Regras e significados Um dos maiores problemas na descrio de estruturas lexicais em abordagem gerativa no adequao do tratamento do significado destas construes, dada a orientao sinttica do modelo. Assim, muitas construes foram descritas de modo sumrio do ponto de vista do significado, deixando-se de lado a relevncia da funo semntica nas regras de formao de palavras, o fato de que as palavras no so formadas aleatoriamente, e o fato de que, na formao concreta de palavras, a generalidade de propriedades definidas por um processo necessariamente se combina com a particularidade de uma situao que determina a necessidade de formao. Este ponto pode ser menos relevante em palavras formadas com motivao categorial da a no preocupao com fatores semnticos em anlises gerativas mas de crucial importncia no caso de formaes de cunho denotativo. Consideremos, por exemplo, o caso da formao de nomes de agente em dor em Portugus. Em anlises de cunho gerativo (v., por ex. Basilio 1980, Miranda 1980), h discusses detalhadas em relao questo de se devemos postular um ou mais de um processo e em relao s limitaes das propostas de Aronoff (1976) sobre a unicidade das bases e produtos do ponto de vista categorial. Entretanto, o tratamento do significado nestes estudos, embora represente um avano sobre estudos tradicionais e estruturalistas, e tambm um avano em relao a propostas gerativas que no levam em conta determinados aspectos deste fenmeno morfolgico em portugus, ainda precrio, dadas as limitaes do modelo. Por exemplo, em Basilio (1980), apesar da detalhada discusso sobre os problemas decorrentes das postulaes de Aronoff e sua inadequao para os dados do portugus, as propostas de anlise deixam a desejar, a partir dos prprios parmetros do modelo utilizado, o que deriva, em parte, da rigidez das distines categoriais no modelo gerativo, e, em parte, do fator terico inibidor de uma viso mais acurada em relao ao aspecto semntico. Nestes casos, podemos contrastar anlises nas duas perspectivas, pois j encontramos propostas descritivas em abordagens cognitivas. Basilio (2009), por exemplo, considera a formao de nomes de agente em dor como um processo fundamentalmente de motivao semntica e acentua a relevncia do conhecimento enciclopdico em dois aspectos das formaes: a. o fato de que o processo de formao acionado para formar palavras que evoquem conceitos previamente existentes, de modo que o conhecimento do mundo fundamental na interpretao da formao, muito mais do que o aspecto mrfico, que apenas apresenta uma marca de cunho mais genrico. Assim, no devemos considerar varredor simplesmente como aquele que varre, como ocorre em abordagens gerativas, pois esta parfrase no suficiente para compreender a palavra enquanto caracterizadora de uma ocupao que tem um determinado lugar na sociedade, fator claramente mais relevante do que o ato de varrer, concretamente efetuado todos os dias por milhares de indivduos que seriam evocados, no entanto, por construes como faxineiro, dona de casa e empregada domstica, dentre outras; e b. o fato de que o mesmo aporte semntico do processo de construo morfolgica pode evocar indivduos de modo diferente, como no caso de pintor, que denota uma pessoa pela atividade de pintar, mas em dois modelos cognitivos distintos, o de construo ou reforma de casas e o da cena cultural e do mercado de arte. O trabalho acentua, ainda, o carter metonmico do processo, motivado pela necessidade social de referncia a indivduos pela funo que exercem, simbolizada, por sua vez, pela atividade evocada pela base verbal da construo morfolgica.

Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

10

Em detalhada anlise dos nomes de agente em dor, por outro lado, Oliveira (2008) sugere uma classificao de significados, e demonstra, a partir de uma anlise de corpus, a produtividade das acepes agentivas, instrumentais e ad hoc, observando que seus resultados so replicados em trabalhos sobre o portugus europeu. Oliveira considera o Agente Profissional como o sentido prototpico da construo8, do qual derivariam trs grupos, os agentes ad hoc, marcados pela habitualidade, os experienciadores e os instrumentos. Os diferentes grupos apresentam claras relaes semnticas, embora os resultados numricos deixem em aberto a questo de relao entre a fora lexical representada pela freqncia de uso e o aporte que as novas abordagens trariam para a noo de produtividade. Fica claro, portanto, mesmo neste brevssimo cotejo,9 que a abordagem cognitiva no apenas nos apresenta um modelo de anlise capaz de abarcar de modo mais adequado a motivao semntica e enciclopdica na formao de palavras derivadas, mas tambm nos leva a novas questes e abre caminhos relevantes de investigao.

5. Consideraes finais Neste artigo, que inicia uma srie de anlises comparativas de abordagens lexicalistas e cognitivas da formao de palavras em Lngua Portuguesa, analisamos alguns problemas inerentes adoo do modelo Elemento e Processo na viso gerativa lexicalista e apresentamos algumas proposies centrais da Lingustica Cognitiva que apresentam uma perspectiva promissora para uma maior reflexo sobre os fatores a serem levados em conta na descrio de construes lexicais complexas. Procuramos ilustrar a discusso conceitual com alguns exemplos mais concretos de problemas pontuais em descries especficas. Embora cientes do carter preliminar e pouco abrangente de nossas observaes, acreditamos ter mostrado a relevncia de alguns conceitos centrais da Lingustica Cognitiva para um tratamento mais revelador do que entendemos por construes lexicais.

8. Para uma anlise dos nomes de agente em ingls, dentro da mesma perspectiva, v. Panther e Thornburg (2003). 9. Dadas as limitaes de tempo/espao deste trabalho, no foi possvel incluir na discusso a crescente produo atual sobre formao de palavras em abordagens cognitivistas ou mistas, em geral e sobre nomes de agente, o que ser feito em etapas posteriores da investigao.

Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

11

Generative and Cognitive Linguistics approach to word formation: preliminary considerations Abstract: This article makes an evaluation of Lexicalist and Cognitive proposals for word formation. Initially, a synthesis of the lexicalist approach to word-formation is presented, and its main problems are briefly discussed. Next, some fundamental proposals of Cognitive Linguistics are presented, which point to promising possibilities in accounting for lexical constructions. Then some concrete proposals for the analysis of Portuguese data in both approaches are briefly discussed. Keywords: morphology, lexicon, word-formation, lexicalist approach, Cognitive Linguistics

Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

12

Referncias Anderson, S. (1992) A-morphous Morphology. Cambridge: Cambridge University Press. Aronoff, M. (1976) Word Formation in Generative Grammar. Cambridge, MA: MIT Press. Basilio, M. (1980) Estruturas Lexicais do Portugus: uma abordagem gerativa. Petrpolis: Vozes. Basilio, M. (1997) O princpio da analogia na constituio do lxico: regras so clichs lexicais. VEREDAS, v.1, n.1, 9-21 Basilio, M. (1998) Observaes sobre a conceituao de formao, regra e palavra na expresso Regras de formao de Palavras. In: A. Valente (org) Lngua, Lingustica e Literatura. Rio de Janeiro: ed. UERJ. Basilio, M. (2009) The role of metonymy in word formation: Brazilian Portuguese agent noun constructions. In: K.-U. Panther, L. Thornburg e A. Barcelona (eds) Metonymy and Metaphor in Grammar. Amsterdam: John Benjamins. Bybee, J. (1985) Morphology: a study of the relation between meaning and form. Amsterdam: John Benjamins. Bybee, J. (1988) Morphology as Lexical Organization. In: M. Hammond e M. Noonan (eds) Theoretical Morphology. New York: Academic Press. Chomsky, N. (1970) Remarks on Nominalization. In: R.A. Jacobs e P.S. Rosenbaum (eds) Readings in English Transformational Grammar. Waltham: Ginn&Co. Corbin, D. (1990) Associativit et stratification dans la reprsentation des mots construits. In: W.U. Dressler et al (eds) Contemporary Morphology. Berlim: Mouton de Gruyter. Dirven, R. (2003) In search of conceptual structure: five milestones in the work of Gunter Radden. In:H. Cuyckens et al. (eds) Motivation in Language. Amsterdam: John Benjamins. Di Sciullo, A. e Williams, E. (1987) On the Definition of Word. Cambridge, MA: MIT Press. Halle, M. (1973) Prolegomena to a Theory of Word formation . Linguistic Inquiry, v.4, n.1:3-16. Harley, H. e Noyer, R. (2000) Formal versus encyclopedic properties of vocabulary: Evidence from nominalisations. In: B. Peeters (ed) The Lexicon-Encyclopedia Interface. Amsterdam: Elsevier. Jackendoff, R. (1975) Morphological and Semantic Regularities in the Lexicon. Language 51:639671. Jackendoff, R. (1983) Semantics and Cognition. Cambridge, MA: MIT Press. Katz, J. e J.Fodor (1963) The Structure of a Semantic Theory. Language 39:170-210.

Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

13

Lakoff, G. (1987) Women, Fire and Dangerous Things: What Categories Reveal about the Mind. Chicago: The University of Chicago Press. Langacker (1987) Foundations of Cognitive Grammar, Volume I: Theoretical Pre-requisites. Stanford: Stanford University Press. Langacker (2000) Grammar and Conceptualization. Berlim: Mouton de Gruyter. Langacker (2002) Concept, Image and Symbol. Berlim: Mouton de Gruyter. Miranda, N.S. (1980) Agentivos denominais e deverbais: um estudo da produtividade lexical em portugus. Tese de Mestrado indita, UFRJ. Oliveira, N.F. (2008) Abordagem Cognitiva da construo deverbal X-dor: contribuies para o ensino do portugus. Tese de Doutorado indita, UFRN. Panther, K.-U., Thornburg, L.(2003) The roles of metaphor and metonymy in English -er nominals. In: R.Dirven e R.Prings (eds) Metaphor and Metonymy in Comparison and Contrast. Berlim: Mouton de Gruyter. Pinker (2000) Words and Rules. New York: Harper Collins Publishers (Perennial). Saussure, F. (1916) Cours de Linguistique Gnrale. Paris: Payot. Tuggy, D. (2005) Cognitive Approach to Word-Formation. In: P.Stekauer e R. Lieber (eds) Handbook of Word-Formation. Dordrecht: Springer.

Volume 6 Nmero 2 Dezembro 2010 Lingustica Cognitiva

14

You might also like