You are on page 1of 3

Dicas para melhorar sua apresentao de slides

17 de fevereiro de 2008, 22:45

Muita gente usa apresentaes de slides para palestras e projetos, mas nem todo mundo faz isso bem. Algumas poucas dicas podem melhorar muito os seus resultados e fazer a diferena.

Por Vinicius Assef

Tenho certeza que voc j se deparou com uma apresentao difcil de ler o que estava escrito e que comunicava pouco, no ? Que tal tentar mudar alguns conceitos e fazer apresentaes melhores?

Tente usar essas regrinhas abaixo. Algumas dicas parecem meio estranhas, mas funcionam.

1. Regra de 3
Normalmente as pessoas tm facilidade de assimilar at trs itens de uma lista. Quer ver? Pai, Filho e Esprito Santo, Ont em, hoje e amanh, Save Our Souls (SOS), Pare, Olhe e Escute, Huguinho, Zezinho e Luizinho etc.

Por isso, tente apresentar no mximo trs conceitos em um slide.

Tente fazer listas de no mximo trs itens, para que sua audincia lembre-se deles. Se houver mais itens, liste somente os essenciais ou divida-os em mais slides.

2. 10, 20, 30
Essa dica do 10, 20, 30 bem til para resumir sua palestra e colocar em prtica o princpio da Regra de 3, apresentado acima:

a) Limite sua apresentao em 10 slides de contedo (excluindo o slide de boas vindas e o de agradecimento); b) Ela no deveria demorar mais do que 20 minutos; c) Use fontes tamanho 30.

Aqui, vemos uma dica ajudando a outra. Se voc usar a regra de 3, vai apresentar somente os itens realmente importantes. Dessa forma, voc vai conseguir limitar em 10 slides, 20 minutos e usar fontes tamanho 30.

Evidente que h necessidade de apresentaes mais longas, como o caso de palestras e cursos, que podem durar vrias horas. Ainda assim, vale a regra de 3.

3. Evite inconvenientes

Resista tentao e use apenas as fontes mais comuns em todos os computadores.

Dando nome aos bois, use apenas: Times New Roman, Arial, Verdana e Tahoma.

Isso mesmo. Sua apresentao no vai ficar pior por causa disso. Ao contrrio, voc ter a certeza que todos a vero da mesma forma como voc elaborou.

T mas por que isso? Porque a fonte que voc tem instalada em seu computador pode no estar presente no computador de quem vai ver a apresentao. Se voc for em um evento, pode ser que voc tenha que usar o notebook de l. Da, se voc no tomar esse cuidado, l se vai todo o trabalho de formatao que voc teve!

Por isso, use o feijo-com-arroz. Funciona que uma beleza. Pode ter certeza.

4. Ateno aos detalhes

Que detalhes? Bem, alguns que a gente nem se d conta, s vezes.

a) Use somente os 2/3 superiores. Se o local for grande ou o telo no estiver bem posicionado, as pessoas que sentam atrs tero dificuldade de enxergar a parte de baixo dos slides. Por isso, use somente os 2/3 superiores dos slides. Deixe a parte de baixo para informaes secundrias: nmero do slide, data, etc.

b) Cuidado com cores e negrito. Use cores contrastantes. Para no errar nunca, use fundo branco com letras pretas. S arrisque combinar cores se voc conhecer muito bem o local onde far a apresentao, pois a luminosidade pode alterar as cores projetadas. Evite fundo amarelo com letras brancas!

c) Animaes: use com moderao. Use animaes para enfatizar o que voc quer dizer ou para quebrar a monotonia da apresentao. Use transio de slides para causar um efeito de diferenciao tica nos ouvintes. Mas cuidado. Sua platia no est interessada em um show pirotcnico.

5. Capture a platia

a) Use uma ilustrao. Use uma ilustrao ou um objeto de foco, para o qual haver uma puxada no incio ou final da palestra. Isso traz a possibilidade de uma aplicao mais prtica para o que voc est falando. Os ouvintes conseguem materializar seu discurso.

b) Conhea o assunto. No fale sobre o que voc no conhece (e conhea bem os slides). Use os itens da apresentao apenas como guia. Se voc ficar lendo os slides a sua platia far a leitura mais rapidamente do que voc pode falar. Isso tira a ateno deles.

c) Uma imagem vale mais do que mil palavras. Isso no nenhuma novidade. Por isso, sempre que possvel demonstre sua fala em grficos. 83% do que aprendemos visual. Da mesma forma, use imagens para demonstrar reaes ou situaes.

6. Dicas complementares

a) Numere os slides. Ficar mais fcil se um ouvinte tiver alguma dvida sobre o assunto ou pedir para voltar a ele.

b) Sem erros de ortografia. No erre no Portugus. NUNCA!

c) D uma viso geral no incio. bom saber o que ser apresentado. Seu pblico tambm gosta disso.

Eu achei estranho quando li algumas dessas dicas, mas resolvi tentar e tenho conseguido fazer boas apresentaes seguindo esses princpios.

Com essas dicas aliadas e mais os conceitos apresentados no texto Voc comete estes 8 erros ao apresentar suas propostas?, publicados no Outrolado, certamente voc tambm vai fazer apresentaes melhores.

You might also like