You are on page 1of 3

CIDADE JUSTA DE PLATO

Aula 03-09-12

Livro 2 -Cidade original (369b -372c) Autossuficincia Regime do necessrio Distribuio das tarefas Idade de ouro -Cidade inchada (372e) Vida conforme o desnecessrio Mdicos Origem da guerra Guerreiros Guardio completo: Cuida da guerra e da administrao da cidade Filsofo, impetuoso, rpido, forte.. Transformar o guerreiro em poltico: Reforma da cidade Guardio governante Trabalhadores -Tripartio funcional -mito das idades de Hesodo: Cronologia e sincronia

Trs cidades de Plato

1 - Cidade autossuficiente: necessrio; sobrevivncia; necessidades corpreas. (felicidade a autossuficincia) 2 Cidade imperialista: vcios refinados; civilizao. 3 Cidade ideal: perfeitamente boa; reforma da cidade corrompida. (felicidade a sabedoria, o conhecimento).

DIETA E CULTURA EM ATENAS

Plato argumenta que a justia uma relao entre indivduos, e depende da organizao social. Mais tarde fala que justia fazer aquilo que nos compete, de acordo com a nossa funo. A justia seria simples se os homens fossem simples. Os homens viveriam produzindo de acordo com as suas necessidades, trabalhando muito e sendo vegetarianos, tudo sem luxo. Para implantar seu sistema de governo, Plato imagina que deve-se comear da estaca zero. O primeiro passo seria tirar os filhos das suas mes. Plato repudiava o modo de vida com a promiscuidade social, ganncia, a mente que a riqueza, o luxo e os excessos moldam, tpicos dos homens ricos de Atenas. Nunca se contentavam com o que tinham, e desejavam as coisas dos terceiros. Assim resultava a invaso de um grupo para o outro e vinha a guerra. Plato achava um absurdo que homens com mais votos pudessem assumir cargos da mais alta importncia, pois nem sempre o mais votado o melhor preparado. Era preciso criar um mtodo para impedir que a corrupo e a incompetncia tomassem conta do poder pblico, Mas atrs desses problemas estava a psyche humana, como havia identificado Scrates. Para Plato o conhecimento humano vem de trs fontes principais: o desejo, a emoo, e o conhecimento, que fluem do baixo ventre, corao e cabea, respectivamente. Essas fontes seriam foras presentes em diferentes graus de distribuio nos indivduos. Elas se dosariam umas s outras, e num homem apto a governar, estariam em equilbrio, com a cabea liderando continuamente. Para isso, preciso uma longa preparao e muita sabedoria. O mais indicado, para Plato, o filsofo: "enquanto os filsofos deste mundo no tiverem o esprito e o poder da filosofia, a sabedoria e a liderana no se encontraro no mesmo homem, e as cidades sofrero os males".

Para comear essa sociedade ideal, como dissemos, deve-se tirar os filhos dos pais, para proteg-los dos maus hbitos. Nos primeiros dez anos, a educao ser predominantemente fsica. A medicina serve s para os doentes sedentrios das cidades. No se deve viver para a doena. Para contrabalanar com as atividades fsicas, a msica. A msica aperfeioa o esprito, cria um requinte de sentimento e molda o carter, tambm restaura a sade. Para Plato, a inspirao e a intuio verdadeira no se conseguem quando se est consciente, com a razo. O poder do intelecto est reprimido no sono ou na ateno que aflora com a doena. Ele ento critica o controle da lei e da razo certos instintos que ele chama de ilegais. Depois dos dezesseis anos, e de misturar a msica para lies musicais com a msica pura, essas prticas so abandonadas. Assim os membros dessa comunidade teriam uma base psicolgica e fisiolgica. A base moral ser dada pela crena em Deus. O que torna a nao forte seria Ele, pois ele pode dar conforto aos coraes aflitos, coragem s almas e incitar e obrigar. Plato admite que a crena em Deus no pode ser demonstrada, nem sua existncia, mas fala que ela no faz mal, s bem. Aos vinte anos, chegar a hora da Grande Eliminao, um teste prtico e terico, Comea a diviso por classes da Repblica. Os que no passarem sero designados para o trabalho econmico. Depois de mais dez anos de educao e treinamento, outro teste. Os que passarem aprendero o deleite da filosofia. Assim se dedicaro ao estudo da doutrina e do mundo das Idias. O mundo das Idias seria um mundo transcendente, de existncia autnoma, que est por trs do mundo sensvel. As Idias so formas puras, modelos perfeitos eternos e imutveis, paradigmas. O que pertence ao mundo dos sentidos se corri e se desintegra com a ao do tempo. Mas tudo o que percebemos, todos os itens so formados a partir das Idias, constituindo cpias imperfeitas desses modelos espirituais. S podemos atingir a realidade das Idias, na medida em que pelo processo dialtico, nossa mente se afasta do mundo concreto, atravessando com a alma sucessivos graus de abstrao, usando sistematicamente o discurso para se chegar essncia do mundo. A dialtica um instrumento de busca da verdade. Plato acreditava numa alma imortal, que j existia no mundo das Idias antes de habitar nosso corpo. Assim que passa a habit-lo esquece das Idias perfeitas. Ento o mundo se apresenta a partir de uma vaga lembrana. A alma quer voltar para o mundo das Idias. Um dos primeiros crticos de toda essa teoria de Plato foi um de seus alunos da Academia, Aristteles.

You might also like