You are on page 1of 3

Bom dia, amigos! A Filosofia um importante campo do conhecimento humano.

. O trabalho dos filsofos gregos e iluministas, por exemplo, nos ajudou a desvendar alguns dos mistrios que envolvem a nossa existncia. Muitos nomes marcaram a histria da Filosofia, mas hoje, vamos homenagear Charles de Montesquieu que nasceu em 18 de janeiro de 1689, em Bordeaux, na Frana.

Nascido em uma famlia nobre francesa, Montesquieu recebeu os primeiros ensinamentos no Castelo de La Brde, onde morava com seus pais. Aos 11 anos, passou a frequentar escolas de educao religiosa. Mais tarde, cursaria Direito na Universidade de Bordeaux onde manteve contato com grandes intelectuais franceses que criticavam a monarquia absolutista e o clero. Com a morte de seu pai, em 1704, passou a viver sob os cuidados de seu tio, o Baro de Montesquieu e tornou-se conselheiro do Parlamento de sua cidade natal para resolver questes judiciais da regio. Quando seu tio faleceu, Claude assumiu o ttulo de baro, a fortuna e o cargo de presidente do Parlamento de Bordeaux. Tambm foi membro da Academia de Cincias de Bordeaux onde resolveu estudar a fundo as reas do direito romano, biologia e geologia, usando as cincias naturais como metforas para explicar as cincias humanas em seus artigos e teses acadmicas. Cansado da nobreza e da vida em Bordeaux, Montesquieu vende seu ttulo e comea a viajar pela Europa para conhecer mais sobre a organizao das sociedades, os costumes dos povos e as relaes sociais e polticas. Teve grande interesse no sistema poltico da Inglaterra e morou por l durante dois anos somente para estudar melhor as ideias parlamentaristas dos britnicos. Por conta de seus estudos in loco, entre 1720 e 1740, escreve grandes trabalhos sobre poltica, propondo novos modelos de governo em lugar ao absolutismo real. Com uma vida de estudos e um legado de trabalhos polticos, Montesquieu faleceu em 10 de fevereiro de 1755, em Paris, aos 66 anos.

IDEAIS DE MONTESQUIEU

Charles de Montesquieu teve ideias revolucionrias para a sua poca. Contra o absolutismo, ele propunha um modelo de governo democrtico baseado na diviso do poder pblico em trs esferas: Executiva, responsvel pela administrao pblica e representada pelo Rei ou por um chefe de Estado; Legislativo,formulao de projetos de lei e formao de Cmara de Parlamento; e Judicirio, que julgaria a infrao das leis e regulamentaria o cumprimento delas. A segmentao do poder impediria a formao de tiranias, por exemplo. Em relao ao clero, acreditava que governo e religio deveriam ser mantidos separados. Assim, criticava a interferncia poltica exercida pela Igreja Catlica na Frana. Sua primeira obra famosa foi Cartas Persas, publicada em 1721. No livro, Montesquieu traa fortes crticas aos costumes sociais, polticos e religiosos da Frana do rei Lus XIV sob o prisma de dois viajantes que trocavam correspondncias com persianos de forma satrica. A obra uma reflexo do pensamento iluminista e j d indcios de outra caracterstica marcante de Montesquieu referente incapacidade humana em chegar ao conhecimento supremo sobre todas as coisas do mundo.

A sua obra-prima veio em 1748 com O Esprito das Leis em que Montesquieu analisa diversas teorias polticas que conheceu em suas viagens pela Europa e traou o perfil de trs governos vigentes: amonarquia, onde a populao servia a um rei atravs de leis positivas;

a repblica, regido na mo de vrias pessoas guiadas pela virtude; e o desptico, onde o autoritarismo de um lder podia comprometer os direitos humanos atravs da poltica do medo. Sua teoria teve grande impacto no iluminismo europeu e serviu de molde para a organizao do sistema poltico das naes modernas. Apesar da grande visibilidade intelectual, Montesquieu sofreu duras crticas de alguns setores e sua obra foi proibida de ser distribuda em territrio francs aps ser colocada no ndice do Index Librorum Prohibitorum, da Igreja Catlica. Mesmo assim, ainda conseguiu public-la oficialmente em 1748 em Gnebra, Sua, dividido em dois volumes.

You might also like