You are on page 1of 6

CRITRIO ESPECFICO PARA A ACREDITAO DE ORGANISMO DE INSPEO DE PRODUTOS

NORMA N: NIT-DIOIS-009 APROVADA EM AGO/2010

REV. N 02 PGINA 01/06

SUMRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicao 3 Responsabilidade 4 Histrico da Reviso 5 Siglas 6 Documentos Complementares 7 Definies 8 Condies Gerais 9 Independncia, Imparcialidade e Integridade 10 Confidencialidade 11 Sistema da Qualidade 12 Pessoal 13 Instalaes e Equipamentos 14 Mtodos e Procedimentos de Inspeo 15 Registros 16 Relatrios e Certificados de Inspeo 17 Reclamaes e Apelaes Anexo - Escopo de Acreditao 1 OBJETIVO Esta Norma estabelece o critrio especfico que um organismo de inspeo de produtos deve atender para fins de obteno e manuteno da acreditao na Cgcre, complementando a NIT-Diois-001. 2 CAMPO DE APLICAO Esta norma aplica-se Diois. 3 RESPONSABILIDADE A responsabilidade pela reviso e cancelamento desta Norma da Diois. 4 HISTRICO DA REVISO 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 4.6 Retiradas as siglas no utilizadas do captulo 5. Atualizada lista de documentos complementares do captulo 6. Alteradas definies dos itens 7.4, 7.6 e 7.7. Removidos itens 8.2 e 8.4. Includo novo item 8.3. Alterado item 9.1. Torna-se obrigatria assinatura dos termos de iseno de conflito de interesses. Retirada restrio acreditao de organismos tipo B e C. 4.7 Includo item 9.2. 4.8 Includo captulo 10 4.9 Includo item 12.4.1. Determinada metodologia de amostragem para testemunho de inspetores 4.10 durante as avaliaes. 4.11 Alterado item 13.3.

NIT-DIOIS-009

REV. 02

PGINA 02/06

4.12 Item 14.4 passa do captulo Mtodos e Procedimentos de Inspeo para o captulo Instalaes e Equipamentos. 4.13 Alterado item 14.2. Deixa de ser obrigatria assinatura dos relatrios e certificados pelo Gerente Tcnico. 4.14 Alterado item 15.1. Deixa de ser obrigatria utilizao de registros fsicos. 4.15 Alterado o item 12.4.1. Muda o critrio de amostragem para a avaliao do corpo tcnico.

5 SIGLAS ABNT Cgcre CREA CI Diois Inmetro OIA -PT OI-PT Associao Brasileira de Normas Tcnicas Coordenao-Geral de Acreditao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Certificado de Inspeo Diviso de Acreditao de Organismos de Inspeo Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Organismo de Inspeo de Produto Acreditado Organismo Solicitante de Acreditao em Inspeo de Produto

6 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES ABNT NBR-ISO/IEC 17000:2005 ABNT NBR ISO/IEC 17020:2006 Avaliao de conformidade-Vocabulrio e Princpios Gerais Avaliao de Conformidade-Critrios Gerais para o Funcionamento de Diferentes Tipos de Organismos que Executam Inspeo Uso da Logomarca, do Smbolo e de Referncias Acreditao Critrio Geral para a Acreditao de Organismo de Inspeo Diretriz do IAF para aplicao da ABNT NBR ISO/IEC17020:2006

NIE-Cgcre-009 NIT-Diois-001 NIT-Diois-008

7 DEFINIES Para os fins desta Norma so adotadas as definies contidas na ABNT NBR-ISO/IEC 17000, na ABNT NBR ISO/IEC 17020 e nas estabelecidas nos itens 6.1 a 6.8 desta Norma. 7.1 Organismo de Inspeo de Produtos Acreditado Pessoa jurdica, de direito pblico ou privado, que obteve o reconhecimento formal da Cgcre, quanto a sua competncia para realizar os servios de inspeo de produtos, conforme regulamentaes pertinentes e critrios do Inmetro. Nota: Durante o processo de acreditao, o solicitante ser chamado de Organismo Solicitante de Acreditao em Inspeo de Produtos. Nesta norma o termo Organismo ser aplicado tanto para OIA-PT quanto para OI-PT. 7.2 Inspeo de Produtos Processo de avaliao de um produto por meio de inspeo visual ou mecanizada, e/ou de ensaios, visando comprovar o atendimento aos requisitos normativos pertinentes.

NIT-DIOIS-009

REV. 02

PGINA 03/06

7.3 Escopo de Acreditao Reconhecimento, pela Cgcre, da competncia tcnica e da capacitao operacional do Organismo em executar inspeo de produtos, vinculada a espcie/tipo de produto e norma aplicvel conforme Anexo desta norma. 7.4 Gerente Tcnico do Organismo Profissional designado pelo organismo para responder tecnicamente pelas inspees realizadas pelo organismo em seus escopos de acreditao 7.5 Ordem de Servio Documento utilizado pelo Organismo para cadastrar e registrar os dados dos produtos a serem inspecionados, indicar a norma/regulamento tcnico aplicvel e informar as condies comerciais inerentes aos servios que sero prestados. 7.6 Certificado de Inspeo Documento emitido pelo OIA-PT, com a finalidade de atestar a conformidade do produto inspecionado conforme requisitos aplicveis. 7.7 Relatrio de Inspeo Documento emitido pelo organismo com a finalidade de registrar os resultados obtidos na inspeo do produto. 7.8 Subcontratao Ato do Organismo de transferir, parcialmente ou totalmente, para terceiros a execuo de servios mantendo sua responsabilidade civil, tcnica e administrativa. 8 CONDIES GERAIS 8.1 Os critrios adotados pela Cgcre para a acreditao de Organismo so os estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17020, na NIT-Diois-001, na NIT-Diois-008 e nesta Norma. Em caso de sobreposio de requisitos, esta Norma tem prevalncia sobre o critrio geral. 8.2 O uso da identificao da acreditao deve respeitar o disposto na NIE-Cgcre-009. 8.3 As mudanas realizadas pelo OIA, tais como alterao de responsvel tcnico e ou substituto, alterao de instalaes, alterao de equipamentos e alterao de contrato social devem ser comunicadas atravs do sistema orquestra, 9 INDEPENDNCIA, IMPARCIALIDADE E INTEGRIDADE 9.1 Todos os scios, proprietrios e funcionrios, permanentes ou contratados temporariamente, do OIA-PT devem assinar Termo de Iseno de Conflito de Interesses, com a finalidade de resguardar e evidenciar a imparcialidade do seu pessoal. 9.2 Durante a solicitao de acreditao o organismo dever definir o tipo de independncia que atender, conforme os critrios estabelecidos nos anexos A, B ou C da ABNT NBR ISO/IEC 17020:2006.

NIT-DIOIS-009

REV. 02

PGINA 04/06

10 CONFIDENCIALIDADE Todos os scios, proprietrios e funcionrios, permanentes ou contratados temporariamente, do OIA-PT devem assinar um Termo de Confidencialidade, relativo aos servios prestados de inspeo em produtos. 11 SISTEMA DA QUALIDADE 11.1 A pessoa formalmente designada pela administrao do Organismo com autoridade e responsabilidade para assegurar a manuteno do seu sistema de gesto da qualidade deve apresentar 6 (seis) meses de comprovada experincia em gesto da qualidade e ter participado em curso(s) sobre gesto da qualidade, fornecido por organizao especializada no assunto, perfazendo, pelo menos, 16 (dezesseis) horas de treinamento terico. 11.2 Os auditores utilizados nas auditorias internas do Organismo devem ter sido treinados em cursos de auditoria interna de sistema de gesto, com carga horria mnima de 16 (dezesseis) horas. 12 PESSOAL 12.1 Quando aplicvel, o organismo e seu corpo tcnico devem possuir o devido registro no conselho de classe. 12.2 Os recursos humanos do Organismo (rea administrativa e rea tcnica), devem manter vnculo empregatcio. A compatibilidade entre as funes exercidas pelo pessoal do Organismo e o seu respectivo registro deve ser comprovada. 12.3 O Organismo deve dispor de um substituto para as ausncias do responsvel tcnico. Este profissional deve ter, no mnimo, a mesma qualificao do titular, podendo ter vnculo empregatcio temporrio com o organismo. 12.4 O Organismo deve manter disponvel um registro atualizado de cada um dos componentes da sua equipe tcnica, contendo o nome, a funo, o registro profissional e a relao dos escopos acreditados para os quais possui competncia tcnica. 12.4.1 O responsvel tcnico, o responsvel tcnico substituto e uma amostragem dos inspetores devem ser avaliados durante a avaliao inicial do organismo. O corpo tcnico do organismo dever ser totalmente avaliado durante um ciclo de acreditao. Nota: Sempre que houver mudana de responsvel tcnico, responsvel tcnico substituto e inspetores, os mesmos devem ser avaliados na prxima avaliao ou, a critrio do Inmetro, em uma avaliao extraordinria. 13 INSTALAES E EQUIPAMENTOS 13.1 O Organismo deve possuir equipamentos, instrumentos e dispositivos para execuo das inspees referentes ao escopo de sua acreditao. 13.2 Os instrumentos/equipamentos utilizados pelo Organismo devem ser calibrados e devem atender a regulamentao metrolgica em vigor.

NIT-DIOIS-009

REV. 02

PGINA 05/06

13.3 Quando os resultados da inspeo dependerem de softwares utilizados pelo organismo, esses devem ser validados de acordo com um procedimento documentado.. 13.4 O Organismo deve ter instrues documentadas para operao e manuteno das instalaes e equipamentos, bem como procedimentos para a realizao das inspees. 14 MTODOS E PROCEDIMENTOS DE INSPEO 14.1 As instrues, normas ou procedimentos escritos, tabelas, listas de verificao e dados de referncia, necessrios para o trabalho do organismo devem ser mantidos atualizados e prontamente disponibilizados ao seu pessoal. 14.2 O gerente tcnico do Organismo deve supervisionar e aprovar efetivamente os servios dos inspetores; analisando criticamente os relatrios de inspeo ou certificados emitidos. 15 REGISTROS 15.1 O OIA-PT deve manter arquivado os registros dos resultados de todas as inspees realizadas, independente de aprovao ou reprovao, por um perodo mnimo de 5 (cinco) anos. 16 RELATRIOS E CERTIFICADOS DE INSPEO 16.1 O OIA-PT deve emitir o CI, em duas vias. Uma via para arquivo e outra para o contratante da inspeo. 16.2 Os relatrios de inspeo devem ser datados e assinados pelo inspetor que realizou a inspeo. 16.3 Os relatrios de inspeo devem conter rastreabilidade numerao da ordem de servio. 16.4 O CI no pode ser corrigido ou emendado. Os relatrios de inspeo ou listas de verificao podem ser corrigidos de acordo com procedimento do organismo. 17 RECLAMAES E APELAES 17.1 O Organismo deve disponibilizar aos seus clientes, canais de fcil acesso e entendimento para o registro de reclamaes e apelaes. A Cgcre deve ter acesso irrestrito a esses registros e suas respectivas aes de tratamento. 17.2 O Organismo deve orientar seu cliente a se dirigir Ouvidoria do Inmetro, quando este julgar insatisfatrio o tratamento de sua reclamao ou apelao.

/ANEXO

NIT-DIOIS-009

REV. 02

PGINA 06/06

ANEXO ESCOPO DE ACREDITAO


DOCUMENTO LEGAL/REGULAMENTOS TCNICOS RTE INEN 013:2006 ESCOPO DE ACREDITAO Regulamento tcnico Equatoriano para etiquetagem e rotulagem de txteis, peas de vesturio, calados e acessrios afins

______________________

You might also like