You are on page 1of 3

Curso: TCNICO EM AGROINDSTRIA INTEGRADO AO ENSINO MDIO

Unidade Curricular: Fsica Professor(a): Silvana Fernandes Semestre: 2013/1 Aluno(s): Turma: 2011/2 Data: 05/04/2013

ATIVIDADE AVALIATIVA
01 Num calormetro, de capacidade trmica desprezvel, contendo 100 g de gua a 15 C. Bruna e Sulen adicionam uma pea de metal de 200 g, temperatura de 95 C. Verificando que a temperatura final de equilbrio de 20 C. A a professora Silvana j aproveitou para perguntar, qual o calor especfico do metal, em cal/g C?

02 Rodrigo e Eduardo esto em uma sria discusso: Quantidades de massas diferentes de gua pura e leo comum de cozinha (ambas nas mesmas condies de presso e temperatura), podem ter o(a) mesmo(a)?: a) d) capacidade trmica; calor especfico; b) e) condutividade trmica; sublimao. c) densidade;

03 Numa noite de inverno, o dormitrio da Kahuana apresentava uma temperatura ambiente de 10 C. Para no sentir frio durante a madrugada, ela esticou sobre a cama trs cobertores de l bem espessos e aguardou alguns minutos. Em seguida, deitou-se e percebeu que a cama continuava muito fria. Aps um certo tempo na cama, bem coberta, sentiu que o "frio passou" e que a cama estava quente. Tal fato explica-se, pois: a) o frio no existe e a sensao de Kahuana era apenas psicolgica. b) os cobertores no so aquecedores, mas isolantes trmicos. Depois de Kahuana deitar-se, seu corpo aqueceu a cama. c) a cama provavelmente no tinha lenis de l e, ento, o calor produzido pelos cobertores foi perdido para o ambiente. Quando Kahuana se deitou, interrompeu esse processo. d) os cobertores de l provavelmente eram de cor clara e, por isso, demoraram muito para aquecer a cama. Aps Kahuana ter-se deitado, foi necessrio mais algum tempo para que a cama ficasse quente. e) a l utilizada para a confeco dos cobertores um aquecedor natural muito lento e a temperatura de Kahuana, de aproximadamente 37 C, no era suficiente para aquecer a cama. 04 Querendo saber como esto os conhecimentos da turma 2011/2 do Curso Tcnico em Agroindstria Integrado ao Ensino Mdio do IF-SC/Campus SMO, a Coordenadora do Ncleo Pedaggico Jacinta Marcon fez algumas afirmaes onde eles devem dizer se verdadeira ou falsa: 01. A gua usada para refrigerar os motores de automveis, porque o seu calor especfico maior do que o das outras substncias. ________________________________ 03. Devido proximidade de grandes massas de gua, em Florianpolis, as variaes de temperatura entre o dia e a noite so pequenas ou bem menores do que em um deserto. ________________________________ 04. Em um deserto a temperatura muito elevada durante o dia e sofre grande reduo durante a noite, porque a areia tem um calor especfico muito elevado. ________________________________ 05. Quando colocamos um ovo para cozinhar, imerso em gua quente, o ovo se aquece devido transferncia de calor da gua para ele, predominantemente por meio do processo de conduo trmica. ________________________________

05 Luana e Fernanda utilizando 400g de uma determinada substncia, construram o grfico que representa a relao entre a temperatura (T) em funo da quantidade de calor absorvida (Q). Aproveitando o belo trabalho das meninas, pergunto: Qual o calor especfico, em cal/gC?

06 Alexandre bebe 2 litros de gua a 10C por dia. Considerando que um litro de gua equivale a 1000 gramas e que seu calor especfico 1,0 cal/gC, determine a quantidade de calor perdido por ele, por dia, em calorias, devido unicamente ingesto de gua. (Temperatura do corpo humano: 37C)

07 Srgio um timo cozinheiro, tanto que a sua especialidade um tradicional prato da cozinha brasileira: miojo! Por isso convidou alguns de seus colegas de turma (Luana, Fernanda, Mylena e Marcionei) para apreciarem sua especialidade. Pensou ento em preparar cinco pores de miojo. Procurando nos livros de receita de sua me, Irma, ele encontrou a seguinte recomendao: Ao se cozinhar macarro, deve-se faz-lo em bastante gua no menos do que um litro de gua para cada 100 g e somente pr o macarro na gua quando esta estiver fervendo, para que cozinhe rapidamente e fique firme. Assim, de acordo com as receitas para 500 g de macarro so necessrios, pelo menos, 5 litros de gua. Como sou uma professora que no gosta de perder oportunidades, solicito que vocs assinalem a(s) proposio(es) correta(s) a respeito do assunto: 01. O miojo cozinha to rapidamente em 1 litro como em 5 litros de gua, pois a temperatura mxima de cozimento ser 100C, em uma panela destampada em Florianpolis. 02. A capacidade trmica do miojo varia com a quantidade de gua usada no cozimento. 04. Ao ser colocado na gua fervente, o macarro recebe calor e sua temperatura aumenta at ficar em equilbrio trmico com a gua. 08. Quanto maior a quantidade de gua fervente na panela, maior ser a quantidade de calor que poder ser cedida ao miojo e, consequentemente, mais rpido cozinhar. 16. A quantidade de calor que dever ser cedida pela gua fervente para o macarro atingir a temperatura de equilbrio depende da massa, da temperatura inicial e do calor especfico do miojo. 32. Para o cozimento do miojo, o que importa a temperatura e no a massa da gua, pois a capacidade trmica da gua no depende da massa. 64. A gua ganha calor da chama do fogo, atravs da panela, para manter sua temperatura de ebulio e ceder energia para o miojo e para o meio ambiente. Resposta:__________

08 Luana e Fernanda ficaram felizes com o convite do amigo Srgio e resolveram fazer uma gelatina de morango para levar de sobremesa, afinal esta a especialidade delas. Para esta tarefa utilizaram 250 g de gua em ebulio e dissolveram o pacotinho de gelatina, ao final esta mistura estava a temperatura de 90 C. Em seguida acrescentaram mais 250 g de gua a 20 C. Considerando o calor especfico da gua+gelatina igual ao calor especfico da gua 1 cal/gC. Determine a temperatura final da gelatina.

09 Ana Paula e Katiane coloraram no interior de um calormetro ideal, 300 g de um lquido, calor especfico igual a 1 cal/gC, temperatura de 80 C. Depois acrescentaram ao calormetro 100 g de outro lquido, temperatura de 15 C, o sistema atingiu o equilbrio trmico a 75 C. Neste caso no posso deixar de perguntar, qual o calor especfico do segundo lquido colocado no calormetro por essas duas corajosas meninas?

10 Para uma anlise das propriedades trmicas de um slido, Marcionei mediu a quantidade de calor Q (em calorias) que ele absorvia para atingir diferentes temperaturas T (em graus Celsius), a partir de uma temperatura inicial fixa. Os resultados esto apresentados no grfico a seguir. Sabendo-se que a massa do slido vale 50 g, conclui-se que o calor especfico do material de que ele feito vale:

Um timo trabalho e obrigada pelas ideias para este trabalho. Estava pensando em preparar um cafezinho, mas achei que 11 questes seria demais. Ento fica para a prxima! Professora Silvana

You might also like