You are on page 1of 18

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p.

59

ISSN 2175-0947

DA RELAO ENTRE MORAL E DIREITOS HUMANOS: UMA REFLEXO A PARTIR DE K ANT E H ABERMAS1
Mrcio Lima2

Resumo: O presente trabalho ter por objetivo analisar a relao entre Direitos Humanos e Moral levando em considerao o problema em torno de sua execuo numa perspectiva universal. Sabemos que os Direitos Humanos enquanto um ideal a ser atingido por todos os povos e por todas as naes esto extremamente ligados questo moral. Na atualidade, falar em Direitos Humanos implica falar em valores morais. Uma vez que sem valores morais ficaria praticamente impossvel falar em Direitos Humanos. Desta forma, procuramos abordar neste estudo o pensamento de Kant e Habermas, filsofos de suma importncia para se compreender a universalizao dos valores morais, e a partir da, procurar entender os Direitos Humanos como um bem de ordem universal. Palavras-chave: Direitos Humanos; Razo; Moral. Abstract: The present work will have for objective to analyze the relationship between Human Rights and Morals taking into account the problem around his execution in an universal perspective. We know that the Human Rights while an ideal to be reached by all of the people and for all of the nations are extremely linked to the moral subject. At the present time, to speak in Human Rights implicates to speak in moral values. Once without moral values it would be practically impossible to speak in Human Rights. This way, we tried to approach in this study the thought of Kant and Habermas, philosophers of addition importance to understand the universalization of the moral values, and since then, to try to understand the Human Rights as a good of universal order.

Keywords: Human Rights; Reason; Moral.

Artigo recebido em 26/09/2011 e aprovado para publicao pelo Conselho Editorial em 02/12/2011. Mestrando em Filosofia da Universidade Federal da Paraba, UFPB. Currculo http://lattes.cnpq.br/1900370511735738. E-mail: marciojsl27@yahoo.com.br .
2

Lattes:

http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 60

ISSN 2175-0947

Introduo

A Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948 em sua dimenso tica, afirma o ideal de liberdade e igualdade para todos os indivduos da superfcie terrestre, o que a nosso ver configura todo o fundamento dos seus princpios. Entretanto, levando em considerao os diferentes aspectos culturais e geogrficos do planeta, percebemos que por mais bem intencionados que sejam os Direitos Humanos acabam por esbarrar em contradies que torna difcil a sua universalizao. Sendo por muitas vezes um ideal de opinies divergentes, os Direitos Humanos chegam a parecer um programa superficial que atende a poucos e deixa s margens os menos favorecidos. A ideia que se tem pelo menos a princpio, que tudo no se passa de um projeto vazio de sentido. Os discursos e metas oficiais dos governantes por muitas vezes caminham em direo contrria a uma nova ordem mundial, tica, poltica e econmica que seja mais justa. Neste sentido, procuramos abordar neste estudo o pensamento de dois filsofos um moderno e outro contemporneo cujas obras so de grande relevncia para se compreender a universalizao dos valores morais, e a partir da, procurar entender os Direitos Humanos como um bem de ordem universal. Os filsofos em questo so Emmanuel Kant e Jrgen Habermas, pensadores em que ao longo de suas obras tornaram presente a temtica do valor moral em torno de uma ao que pudesse abranger todas as culturas e povos do planeta. A nosso ver, a filosofia de Kant e Habermas torna-se imprescindvel na anlise dos Direitos Humanos em nossa poca, pois ambos apresentam em seus pensamentos, um leque de possibilidades para pensarmos os Direitos Humanos na contemporaneidade. So pensadores que ao longo de suas trajetrias filosficas, procuraram encontrar e propor um meio de tornar os valores morais uma ordem que pudesse abarcar e beneficiar toda humanidade. A partir da anlise do pensamento destes dois pensadores, teceremos consideraes em torno dos Direitos Humanos.

http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 61

ISSN 2175-0947

Kant e a razo prtica

Em sua Crtica da Razo Prtica, bem como na Fundamentao da Metafsica dos Costumes, Emmanuel Kant apresenta seu pensamento em torno da moral, assim como um possvel sistema para o uso prtico da razo. Nestas obras, Kant apresenta a razo como a capacidade de produzir ideias, pensamentos, raciocnio. Seu uso voltado para a atividade meramente intelectual denominado razo terica. J o uso da razo voltado para o agir denominado razo prtica. A razo prtica o uso da razo voltado para a ao moral. Seu fundamento est baseado nas aes do indivduo de tal modo que sua mxima possa se tornar universal. A razo prtica quem direciona a vontade nas aes morais, sua funo consiste justamente na boa vontade em si mesma, a saber, a prtica do bem. A razo surge como uma administradora da boa vontade estabelecendo a diferena entre a esfera da natureza, no que concerne aos instintos, e a esfera da humanidade no que diz respeito liberdade.
[...] nos foi concedida a razo como faculdade prtica, digamos, como uma faculdade que deve influir sobre a vontade, do que resulta que o destino verdadeiro da razo deve ser o de produzir uma vontade boa, no em tal ou qual respeito, como meio, mas boa em si mesma, coisa para qual a razo era absolutamente necessria, se for assim que a natureza na distribuio das disposies procedeu, de qualquer forma, como em sentido de finalidade. (Kant, 1986, p. 40-41)

Pelo que foi dito, v-se claramente: que todos os conceitos morais tm sua base e origem, completamente a priori, na razo, e isso na razo humana mais vulgar tanto como na mais altamente especulativa; porque no podem ser abstrados de qualquer conhecimento emprico o qual, portanto seria contingente; que nessa pureza da sua origem reside a sua dignidade, a dignidade de servir-nos de princpios prticos supremos; [...] (Kant, 1986, p. 60-61)

Sendo o homem o nico animal dotado de racionalidade, a razo produz neste a boa vontade definida por Kant como uma vontade pura, desinteressada, sem influncia sensvel. A boa vontade se configura como um bem absoluto que transcende tudo aquilo que possa ser intencionado ou alcanado. Na verdade, a boa vontade kantiana no um simples desejo do

http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 62

ISSN 2175-0947

indivduo prtica do bem, o que a torna boa no so seus xitos. a prpria natureza do querer em conformidade com a razo e agindo por dever que leva prtica do bem. Em Fundamentao da Metafsica dos Costumes, Kant apresenta seu pensamento cujo escopo alcanar uma moral que possa se tornar universal. Nesta obra, o filsofo mostra qual o papel da razo prtica, enquanto um valor moral. Seu objetivo estabelecer ento, os princpios a priori da moral. Para ele, a autonomia da vontade o princpio supremo da moralidade, pois, ela concede a si mesma a sua prpria lei. Em outras palavras, a autonomia da vontade, a vontade prtica pautada na razo, determina que a ao no seja determinada por inclinaes sensveis, mas to somente, por uma vontade autnoma que visa o fim supremo da moral. O princpio moral deve ser regido por uma vontade autnoma, que no incorra em inclinaes pessoais, nem seja coagido pela lei. Caso contrrio, se o indivduo age apenas por dever, a vontade passa a ser heternoma e no condiz com o projeto de valores morais preconizados por Kant.
A moralidade , pois, a relao das aes com autonomia da vontade, isto , com a possvel legislao universal, por meio das mximas da mesma. A ao que possa coadunar-se com a autonomia da vontade permitida; a que no concorde com ela proibida. A vontade cujas mximas concordem necessariamente com as leis da autonomia uma vontade santa, absolutamente boa. (Kant, 1986, p. 91)

O filsofo alemo critica o princpio da heteronomia quando se trata de valor moral. A ao deve partir de uma vontade livre, autnoma, independente de fatores externos. Segundo ele, uma parcela considervel dos valores morais ordinrios fundada por princpios heternomos que funcionam como estimulantes ou como fora de represso que coagem prtica da moralidade tal como ele a concebe. Porm, uma ao moral s tem validade se for resultante de uma vontade livre e autnoma. A partir da, Kant estabelece duas proposies que servem para expressar a finalidade de uma ao livre e que so determinantes quanto ao objeto das aes morais: o imperativo hipottico e o hiperativo categrico, proposies que estabelecem o que deve ser correto numa ao moral.
Pois bem; todos os imperativos mandam, j hipottica, j categoricamente. Aqueles representam a necessidade prtica de uma ao possvel, como meio
http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 63

ISSN 2175-0947

de conseguir outra coisa que se quer (o que possvel que se queira). O imperativo categrico seria o que representasse uma ao por si mesma, sem referncia a nenhum outro fim, como objetivamente necessria. (Kant, 1986, p. 63)

Tais imperativos, expressos por um dever-ser, indicam a relao com uma lei objetiva, pautada na razo, como uma vontade. Esta vontade no necessariamente determinada por essa lei. Desta forma, os imperativos recomendam aes que parecem ser contrrias s inclinaes do homem. Em Kant a ao moral est prefigurada de trs maneiras que a princpio parecem almejar o mesmo escopo, s que por natureza, so completamente distintas uma da outra. O indivduo em sua ao moral age: a) por inclinao, b) conforme o dever e c) por dever. O indivduo age por inclinao quando reage meramente em causa prpria, pensando apenas em si. O homem age por inclinao obedecendo a um nico fim, a sua prpria satisfao independentemente de ser uma ao moral. Age segundo impulsos irracionais que esto em conformidade com os valores morais estabelecidos pela razo, transgredindo leis e agredindo as mximas da moralidade. (KANT, 1986). Agir em conformidade com o dever agir em nome dos valores morais, mas, com uma finalidade egosta. O indivduo age conforme o dever visando determinados fins que atendem a interesses pessoais e que no so ditados pela razo. Um indivduo que faz caridade, que ajuda as pessoas e que pratica o bem visando salvao aps a morte, age conforme o dever, ele procura fazer o bem, pois, espera algo em troca, o que para Kant um erro. Quem age de tal forma no segue uma vontade autnoma, uma vontade que seja livre, segue, antes de tudo, uma lei que visa um determinado fim e livra de uma determinada punio, neste caso, a vontade heternoma. Em compensao, aquele que age por dever, age segundo uma ao livre e autnoma. Age seguindo uma lei erigida pela razo cuja ao no leva em considerao interesses nem inclinaes, procedendo de maneira que sua mxima a boa vontade se torne uma mxima universal. Age de maneira que aquilo que no quer para si, tambm no quer para os demais. Desta forma, a boa vontade boa em si e no por aquilo que ela promove ou almeja promover. sua boa inteno baseada na lei da razo que a faz uma vontade nobre, considerada em si
http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 64

ISSN 2175-0947

mesma como um fim prprio. A boa vontade torna-se ento, a condio mais elevada de tudo o que por seu meio possvel de ser alcanado. Por ser firmada em princpios configurados pela razo que atendem um valor moral universal, o resultado da sua ao no eleva nem diminui seu valor enquanto boa vontade. Em resumo, o modelo prefigurado por Kant estabelece que toda ao moral deve ser determinada pela razo, procedendo o indivduo conscientemente e formando regras de conduta que iro tornar-se mximas universais. As leis so divididas em prticas e naturais. A lei natural heternoma, visa um fim determinado, uma lei a se cumprir por medo ou por recompensa. A lei prtica autnoma, livre, o indivduo a pratica por obedecer mxima da boa vontade. Porm, como o homem um ser dotado de razo e sensibilidade, nem sempre possvel obedecer mxima universal de forma espontnea, no consegue assumir uma forma universal de ao. Neste caso, a lei para ele, adquire um carter imperativo que pode ser hipottico ou categrico. O imperativo hipottico estabelece uma ao moral com base em algum fim j predeterminado, mas, o imperativo categrico por si s, o fundamento da vontade autnoma, pois, visa universalizao incondicional das leis morais transformando-as em mximas universais. O indivduo aqui convidado a agir de modo que sua lei torne-se uma lei universal. No imperativo categrico a liberdade um ponto crucial. Sem ela no seria possvel ao, no haveria vontade livre e consequentemente a boa vontade. Kant considera a razo como um fim terico prtico. A moral o fim prtico da razo que determina a autonomia do sujeito, a boa vontade que segue as leis da razo. A moralidade se torna uma lei universal resultado do interesse da razo. A moral a obrigao de seguir uma regra, no porque ela seja heternoma, mas, porque est na convico do sujeito, a ideia de que a moral a melhor forma de se viver conforme a razo. Na modernidade, o projeto de construo dos valores como algo determinado pela razo retomado pelo filsofo Jrgen Habermas. Seguindo o modelo preconizado por Kant, Habermas concebe a universalidade como o princpio fundamental da moral, a conduta moral, neste sentido, solicita a completa adeso por parte dos indivduos que participam deste processo.
http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 65

ISSN 2175-0947

Habermas e o uso pragmtico, tico e moral da razo prtica.

Tanto em Habermas, quanto em Kant, para que haja a construo dos valores morais, faz-se necessrio que a adeso seja espontnea, sem coao, sem presso e sem intimidao. A adeso deve ser a cristalizao de uma vontade autnoma. Numa conferncia realizada aqui no Brasil em 1989, Habermas apresentou uma anlise sobre os possveis usos da razo prtica, ou seja, a capacidade de pensar e raciocinar voltado para a ao. Segundo ele, h trs formas distintas para se aplicar a razo prtica enquanto valores morais: o uso Pragmtico, o uso tico e o uso Moral. O uso Pragmtico da Razo Prtica diz respeito ao cujo objetivo orientado para um determinado fim que pretende satisfazer um interesse pessoal. Nele o que determina a ao no a causa em si, mas, o resultado que o sujeito almeja conseguir. A razo neste sentido, no leva em considerao o contedo tico ou moral da ao, pois, ela pretensiosa, astuta e egosta. Visa apenas sua eficcia no interesse do sujeito. o caso daqueles que buscam a obteno de resultados sem a devida preocupao a respeito de seu sentido, alcance ou consequncias para os demais membros da sociedade. Habermas denuncia o uso pragmtico da razo como uma teoria tica inspirada pelo utilitarismo. At os dias de hoje, as discusses tericas sobre a moral so determinadas pelo confronto entre trs posies: as argumentaes transcorrem entre Aristteles, Kant e o Utilitarismo. (HABERMAS, 1989). O Utilitarismo ao determinar que toda ao deve configurar uma utilidade, transgride o uso moral da razo, pois, pe em curso o funcionamento de um sistema social-estratgico cuja ao motivada apenas pelo objeto da ao. Para Habermas, esta forma de se usar a razo, causa desigualdades, explorao e injustias sociais, pois, o que importa a utilidade da ao, mesmo que sua eficcia atenda apenas uma pequena minoria. 3

Ver mais em HABERMAS, Jrgen. Para o uso pragmtico, tico e moral da razo prtica. Traduo de Mrcio Suzuki. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010340141989000300002&script=sci_arttext. http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 66

ISSN 2175-0947

O uso tico da Razo Prtica tem no seu fundamento o objetivo de buscar o que seja bom tanto para o indivduo, quanto para a coletividade. A escolha do sujeito parte de si para os outros, quando a ao do indivduo entra em coerncia com modelo social coletivo. Entretanto, o uso tico da razo tambm deixa implcita uma postura egosta. O indivduo procura um projeto de vida que, partindo de sua individualidade, integra-se coletividade atendendo a princpios prprios. Os valores no so questionados, o indivduo apenas herda-os do mundo social em que est inserido e se adapta a eles para reproduzi-los. O uso Moral da Razo Prtica o que se contrape aos demais, pois, este o princpio norteador do agir. Ao surgir de uma relao conflituosa com a razo, a moral se constitui como um fenmeno interpessoal, comunitrio ou social. Em outras palavras, indivduos em interao quando realizam indagaes acerca do justo, realizam para Habermas o uso da razo prtica segundo o princpio moral. A partir do momento em que h essa interao entre os sujeitos, a razo prtica rompe com aquilo que fora estabelecido pela tradio e faz indagaes sobre a ao justa, a justia e a sua implantao. nesta ruptura que as interaes libertam-se de suas tradies histricas e locais, e unem foras em direo a busca daquilo que justo, motivado pelo uso moral da razo prtica. Habermas prope uma ao comunicativa que surge a partir de um problema colocado na comunidade. O dilogo entre os envolvidos e interessados no uso moral da razo proporciona a criao de normas e princpios morais para o uso coletivo. Os indivduos, atravs da discusso e do entendimento buscam os princpios morais e estabelecem normas para a concretizao da harmonia social. Portanto, podemos perceber que o modelo proposto por Habermas para o uso da razo prtica apresenta, seguindo a formulao kantiana, uma moral formalista, subjetivista e universalista. Formalista por apresentar um modelo formal daquilo que seria o uso proveitoso da razo em prol de uma valorao moral. Ou seja, determinadas aes ou juzos, dependendo da forma que assumem, podem em alguns casos serem morais e em outros imorais, o contexto, portanto, quem os diferencia, mesmo que ambos tenham o mesmo contedo.

Ver tambm: GUAZZELLI, Iara. A especificidade do fato moral em Habermas: o uso moral da razo prtica. Disponvel em: http://www.sedes.org.br/Centros/habermas.htm http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 67

ISSN 2175-0947

Subjetivista por estar na inteno do sujeito e na sua ao comunicativa que, em Habermas, ao longo do processo, adotado pela comunidade. Por fim, universalista porque pretende, a partir da ao comunicativa, estabelecer uma moral cuja lei adquira um carter universal.

Kant, Habermas e os Direitos Humanos

Quais so as implicaes da razo preconizada por Kant e Habermas no que concerne aos Direitos Humanos? A princpio podemos conceber os Direitos Humanos como um conjunto de regras morais a ser praticado por povos e naes do globo terrestre tendo em vista a solidariedade, a cooperao e a proteo da dignidade humana. Contudo na maioria dos casos, os Direitos Humanos acabam por se tornar um ideal que s pode ser alcanado mediante aes de ordem jurdicas. O sculo XX mostrou-se demasiadamente controverso em relao razo e consequentemente aos Direitos Humanos. No mesmo sculo, tivemos duas guerras de propores mundiais, a criao de armas nucleares, totalitarismos, Ditaduras e Guerra Fria, acontecimentos nos quais a razo parece ter sido utilizada ao contrrio do que deveria para violar toda uma construo dos valores morais e Direitos Humanos. Citamos aqui o genocdio do povo armnio pelos turcos em 1915, o extermnio de judeus e de outros povos considerado inferiores pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) e os lanamentos das bombas atmicas sobre Hiroshima e Nagasaki (1945). Estes acontecimentos trouxeram mais uma vez a necessidade de se criar uma conscincia crtica mundial em relao a tais fatos, a fim de propor uma nova abordagem sobre os rumos da humanidade no que concerne a dignidade social, poltica, cultural e econmica. Esta conscincia veio tona logo aps a Segunda Guerra Mundial quando o mundo tomou conhecimento do horror deixado pela guerra: holocausto, campos de concentrao, extermnio em massa com uso de tecnologias sofisticadas... Diante de tal tragdia foram criados dispositivos Internacionais visando proteo e a garantia dos direitos dos indivduos. Assim ainda em 1945, foi criado a Organizao das Naes Unidas e em 10 de dezembro de 1948, foi aprovada a Declarao Universal dos Direitos Humanos. (FILHO, 1997).
http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 68

ISSN 2175-0947

Levando em considerao a lei moral kantiana (KANT, 2002), bem como a teoria da comunicao de Habermas4, poderamos aplicar brilhantemente seus sistemas sobre a legitimao e execuo dos Direitos Humanos. Tal ao faria da Declarao Universal dos Direitos Humanos um sistema tico e moral sem precedentes, perfeito e contundente. O problema que na prtica, executar aquilo que fora idealizado pela Declarao Universal dos Direitos Humanos esbarra em vrios empecilhos determinados pelo prprio homem enquanto ser dotado de razo. Uma das principais dificuldades da implantao universal dos direitos humanos diz respeito a determinadas pessoas que visando ascenso social e econmica acabam por inferiorizar o outro para tomar vantagens em determinadas situaes. Um exemplo pode ser a poltica realizada em vrios pases subdesenvolvidos ou de economias emergentes cujos direitos humanos so violados, no passando de documentos tericos distantes da prxis. Outro exemplo de violao dos direitos humanos a presena do preconceito como prtica social. Sabemos que em vrias sociedades os Direitos Humanos so aplicados apenas queles que ostentam posies sociais e financeiras elevadas. Em contrapartida, na realidade daqueles de baixa renda os Direitos Humanos se tornam uma Instituio praticamente invisvel. Segundo Lindgren Alves:

[...] os direitos humanos se vem atualmente ameaados por mltiplos fatores. Alguns sempre existiram e, provavelmente, sempre existiro. Decorrentes de polticas de poder, do arbtrio autoritrio, de preconceitos arraigados e da explorao econmica, tais ameaas no so nem antigas, nem modernas; so praticamente eternas, podendo variar na intensidade e nas formas em que se manifestam. (LINDGREN ALVES, 2005, p.22)

Outra forma de limitao aos Direitos Humanos diz respeito censura, no sentido de se tolher a livre manifestao do pensamento e da opinio. No Brasil, durante vinte e um anos vivenciamos um exemplo rasgado e cru de violao aos Direitos Humanos no perodo em que o regime militar usou de todos os artifcios e manobras para coagir a populao. No mundo podemos citar os Estados Totalitrios e de poltica teocntrica que se caracterizavam por
Sobre este tema, ver HABERMAS, Jrgen. Conscincia moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro 1989. http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana
4

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 69

ISSN 2175-0947

infringir e violar os Direitos Humanos. Tambm no Brasil e em vrios pases subdesenvolvidos, o direito ao trabalho digno e adequado por muitas e muitas vezes encontrase violado. A dificuldade por trabalho e salrios dignos acabam por excluir grande parte da populao que passam a viver s margens da sociedade. No desfrutam, portanto, de acesso educao, boa alimentao e aos bens oferecidos pelo capitalismo. Fora isso, a desigualdade social ainda contribui para a fomentao de crimes como assaltos, furtos, trfico de drogas, etc. instncias criminais onde a remunerao se torna mais rentvel que nos empregos legalizados (MOREIRA, 2005). Sobre os Direitos polticos em vrios pases, os princpios da participao poltica so violados sendo determinados por uma elite dominante atravs da desavergonhada manipulao de votos e fraudes eleitorais. A tortura tambm aparece como uma das violaes aos direitos humanos mais praticada. Neste caso, a acusao no dirigida apenas a pases subdesenvolvidos ou de polticas antidemocrticas, todos ns vimos as acusaes de torturas realizadas pelos soldados estadunidenses aos detentos de Guantnamo e aos soldados iraquianos. As imagens apresentadas pela televiso e internet falaram por si s. Segundo relatrios de entidades internacionais que monitoram os Direitos Humanos, a tortura a prtica mais violada dos Direitos Humanos, resqucio quem sabe ainda da Ditadura militar. Diante das falhas na execuo dos Direitos Humanos podemos questionar: por que no uma reflexo mais ampla por parte da sociedade sobre as propostas de Kant e de Habermas? Por que no refletir sobre a mxima kantiana, segundo a qual devemos agir de tal forma que nossa mxima possa enfim se tornar universal? Seriam os Direitos Humanos algo de natureza aportica? Ou simplesmente utpica? Por toda parte do globo terrestre protestos espontneos so smbolos da luta e da exigncia pela defesa dos Direitos Humanos. Entretanto, sua execuo parece ser de difcil realizao. Considerando que a maior parte da populao os desconhece e que so estudados apenas por algumas pessoas5, os modelos morais apresentados por Kant e Habermas parecem ter sido ignorados.

Filsofos, juristas, historiadores, socilogos, entre outros poucos que se interessam pelo tema. http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 70

ISSN 2175-0947

Tendo em vista o que fora exposto at aqui, passaremos agora a explorar a questo dos Direitos Humanos na contemporaneidade. Para tanto, tomaremos como referncia o texto Desafios aos direitos humanos no mundo contemporneo, do professor Manfredo de Oliveira. Escolhemos tal texto pelo fato do mesmo apresentar de forma clara e sucinta alguns dos principais motivos pelos quais os Direitos Humanos tornam-se um modelo tico de difcil execuo no mundo atual. Os Direitos Humanos no pensamento Contemporneo: crticas e objees

Em seu artigo Desafio aos Direitos Humanos no mundo Contemporneo, Manfredo de Oliveira, apresenta algumas objees e crticas aos Direitos Humanos. Fazendo meno a R. Dworkin, o professor diz que s podemos hoje levar os Direitos Humanos a srio se formos capazes de pens-los a partir das objees e das crticas das diversas correntes filosficas de nosso tempo (OLIVEIRA, 2005). Assim os Direitos Humanos v-se encurralados em um impasse de opinies distintas, pondo em obstculo a sua universalidade. Uma das objees apresentadas por Manfredo, j de imediato questiona a racionalidade da dimenso normativa tanto no meio tico quanto jurdico. Esta objeo foi lanada ainda no sculo passado pelo positivismo lgico e retomada pelo decisionismo cujo pensamento afirma que questes de natureza tica ou jurdica no so suscetveis de verdade. Portanto, aquilo que diz respeito aos Direitos Humanos, seguindo um modelo tico jurdico tambm no caberia a alternativa verdadeiro-falso. Na prtica, esta viso bem perceptvel, pois fcil perceber a diferena de opinio entre as pessoas naquilo que concerne aos Direitos Humanos. (OLIVEIRA, 2008). Outra objeo aos Direitos Humanos elaborada no pensamento de Hobbes afirmando que todos os seres humanos so por natureza egostas racionais. Desta forma, na concepo individualista, o ser humano acaba por buscar o favorecimento de seu prprio bem e esquece a expresso kantiana de que devemos agir de modo que nossa mxima deva converter-se em lei universal.

Da porque a tica se reduz ao calculo til: virtuoso o que til ao Estado que uma Instituio legitima precisamente por abrir espao para o
http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 71

ISSN 2175-0947

desenvolvimento dos interesses privados de todos. Nesta perspectiva, os Direitos Humanos entendidos em primeiro lugar como direitos subjetivos, reforam o egosmo privado dos indivduos. (OLIVEIRA, 2008, p. 07)

Ainda no que diz respeito relao entre tica e direito, uma objeo apontada pelo professor Manfredo justamente a falta de vinculao entre o direito, a tica e a poltica. Manfredo cita M. Villey mostrando que segundo este autor a raiz do problema encontra-se ainda, na teoria de Kant que separou a esfera da liberdade da esfera da natureza e esvaziou o universo jurdico de seu contedo substancial. Assim, a atividade jurdica termina se tornando um mecanismo de legitimao do poder e da dominao. Aqui o ideal dos Direitos Humanos deturpado em prol daqueles que almejam manipular o poder e o controle. o que segundo Manfredo, levou C. Schmitt a afirmar que as guerras mais terrveis so feitas em nome da paz e que os atos mais desumanos so realizados em nome da dignidade humana (OLIVEIRA, 2008, p. 08). Segundo Manfredo Oliveira (2008), outra abordagem que colocou a prova a moral, a tica e consequentemente os Direitos Humanos, partiu ainda no sculo XIX, por parte do alemo Friedrich Nietzsche. Em A Genealogia da moral, Nietzsche critica os valores morais de sua poca fazendo com que a razo como fator determinante das aes morais seja objeto de intensa reflexo e questionamento. Segundo ele, o Ocidente perdeu a vontade de vida desde o advento do socratismo. Scrates ao inaugurar o culto do esprito em sua dimenso lgicoracional teria passado a negar a vida, o que fora prontamente seguido pela tradio judaicocrist que ao estabelecer os valores, compreendeu vida negando vida. Nietzsche denuncia que no perodo anterior a Scrates havia a unio entre vida e arte, Apolo juntamente com Dioniso, entrecruzavam-se num jogo onde a ao criativa emanava do sentimento. A vida era vista como impulso, energia, fora, criatividade, transbordamento. A arte era a forma de expresso da vida. Com Scrates, a razo se auto-institui, o logos sublevado, Apolo o escolhido. Como consequncia, ocorre a depresso do pathos, o valor da vida se reduz ao biotheoretikos e a vida se degenera. Para Nietzsche, os valores morais so formas de se renegar a vida, um modelo fictcio, criado pelo ressentimento, que atendem os interesses daqueles que por ocasio suprimem a

http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 72

ISSN 2175-0947

manifestao da vida. As aes morais so fantasiosas, no obedecem a uma vontade natural e no condizem com a realidade. No comportamento social, agimos contra a nossa natureza apenas para obedecer aos parmetros, seguimos leis que nos so impostas e aparentamos ser aquilo que no somos. O direito civil surge como resultado do processo de domesticao do homem. Ao homem imposto a moralidade dos costumes. Por fim, a mais contundente das objees, apresentada por Manfredo, talvez seja o relativismo contemporneo cuja tese central consiste na considerao dos sistemas morais como sendo valores de validade simplesmente relativa. Neste contexto, a cultura tem papel principal na elaborao dos critrios de verdade, bem como na sua execuo em toda esfera moral e tica. A universalidade da razo moral ento paralisada pela regionalizao cultural, variando de cultura para cultura. Sendo assim, a busca por uma universalizao dos Direitos Humanos, torna-se impossvel justamente pelo fato de ser humano se limitar ao contexto de sua cultura especifica, diante de toda pluralidade cultural. Sob esta tica, os Direitos Humanos no possuem fundamento objetivo e s podem existir como mero ordenamento jurdico a partir de consensos estritamente convencionais, portanto, arbitrrios, mera regra de jogo. A razo universal determinando os valores morais como desejavam Aristteles, Kant e Habermas, parece se tornar um discurso vazio de sentido e os Direitos Humanos s so legitimados mediante a Constituinte de cada pas, sendo por muitas vezes passveis de violaes.

Concluso

Observamos at aqui que os Direitos Humanos como um sistema tico de ordem valorativa e moral, mostraram-se problemticos quanto a sua universalizao. Os modelos morais apresentados por Kant e por Habermas parecem ser de difcil execuo, pois, alm das questes e objees tericas apresentadas pelo professor Manfredo, ainda esbarram no mbito daquilo que faz parte da natureza negativa do homem como o egosmo, o individualismo e a falta de compreenso. Fora isso, ainda temos o controle e o uso da mquina estatal que acaba funcionado em benefcios prprios por parte daqueles que a administra. Tambm no podemos esquecer a existncia das relaes de poder que como diria Foucault (1979), agem em
http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 73

ISSN 2175-0947

escala horizontal em todos os segmentos de qualquer sociedade seja ela totalitria ou democrtica. O processo de globalizao a princpio parece ser um brilhante ponto de partida para a implantao universal dos Direitos Humanos. Contudo, na prtica o efeito perece ser inverso, pois o fenmeno da globalizao da mesma forma que inclui, tambm exclui. Percebemos que o capitalismo como o motor que move a globalizao atua numa ao dialtica entre ricos e pobres. Neste caso, os Direitos Humanos acabam por agir mais em benefcio do mercado do que do ser humano em geral. (OLIVEIRA, 2008). Nesta perspectiva, os Direitos Humanos passam a favorecer o indivduo enquanto proprietrio no mercado capitalista. As massas no favorecidas perecem. Segundo Lindgren Alves, so conhecidas as caractersticas da globalizao, assim como so conhecidos os seus efeitos adversos. Por toda parte do globo terrestre ntido o crescimento daqueles que no so, e que no podem ser, abarcados pelo mundo globalizado. (LINDGREN ALVES, 2005). Os Direitos Humanos parecem ser um maravilhoso projeto terico incapaz de ter o seu completo funcionamento efetivado na prtica. Sua implantao prtica costuma esbarrar no oportunismo daqueles que esto na situao, gerando grandes dvidas a respeito da sua realidade prtica. Seriam ento, os Direitos Humanos no mais que um tema de debate para intelectuais? Estariam eles a ser utilizados apenas como uma arma para polticos e governantes com a finalidade de realizar os seus prprios interesses? Ou seria melhor falar em dois tipos distintos de Direitos Humanos, um prtico que s se realiza de forma heternoma quando deixam suas orientaes ticas e se convertem em obrigaes jurdicas e outro terico, idealizados por pensadores como Kant, Habermas, Bobbio, entre outros, cuja realizao ocorre de forma autnoma. Apesar de tudo isso, o mundo sente a necessidade de uma cooperao mtua entre a humanidade. O grande desafio do sculo XXI, talvez seja encontrar uma forma de preservar a integridade tanto humana quanto ambiental sem cair na armadilha do progresso. A dificuldade ser encontrar uma forma de manter o capitalismo sem que haja destruies nem abusos contra a dignidade humana principalmente nos pases subdesenvolvidos e de economias emergentes. Os Direitos Humanos aparecem como uma proposta em que mesmo sendo
http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 74

ISSN 2175-0947

praticamente impossvel chegar ao seu centro, ainda assim, apresentam-se como um caminho a ser seguido cuja finalidade oferece grande serventia raa humana. Acreditamos que uma maior difuso do pensamento de filsofos como Kant e Habermas, agregados a outros pensadores vinculados ao Direito, a Sociologia, a Histria, a Filosofia, entre outras, inclusive no campo da poltica, possam enfim trazer uma melhor compreenso e uma renovada disposio frente implantao destes direitos. Desta forma, os Direitos Humanos podem alm de tudo, servir como fonte de inspirao para outras culturas que no sejam democrticas, como por exemplo, o mundo muulmano que lanou em 1981 a Declarao Islmica Universal dos Direitos Humanos. A partir da, outras culturas podem ser convidadas a pensar no seu contexto cultural a questo dos Direitos Humanos. O desafio talvez seja a elaborao de um conjunto de valores morais que, independentemente da razo, emoo, paixo, natureza, entre outros, seja capaz de consolidar uma satisfao universal naquilo que concerne prtica da moralidade e consequentemente aos Direitos Humanos.

http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 75

ISSN 2175-0947

Referncias bibliogrficas

ARISTTELES. tica a Nicmacos. So Paulo: UNB, 2001. ARRUDA JR., Edmundo; GONALVES, Marcus Fabiano. Direito: ordem e desordem: Eficcia dos Direitos Humanos e globalizao. Florianpolis: IDA, 2004. BOBBIO, N; MATTEUCCI, N; PASQUINO, G. Dicionrio de poltica. 4. ed. Braslia: Edumb, 1992. BOBBIO, N. A era dos direitos. Traduo de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992. _______, N. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da poltica. Traduo de Marco Aurlio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1997. DESCARTES, Ren. Meditaes. Traduo de Enrico Corvisieri. So Paulo: Abril (Col. Os Pensadores), 1999. DIREITOS HUMANOS: NORMAS E CONVENES. Superviso editorial de Jair Lot Vieira. So Paulo: Edipro, 2003. FILHO, Aldy Mello de Arajo. A evoluo dos direitos humanos: avanos e perspectivas. So Lus: EDUFMA; AAUFMA, 1997. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. Traduo e organizao Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979. GUAZZELLI, Iara. A especificidade do fato moral em Habermas: o uso moral da razo prtica < http://www.sedes.org.br/Centros/habermas.htm > Acesso em: 15 dezembro de 2009. HABERMAS, Jrgen. Conscincia moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro 1989. __________________. Para o uso pragmtico, tico e moral da razo prtica. Traduo de Mrcio Suzuki < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141989000300002&script=sci_arttext > Acesso em: 15 dezembro de 2009. __________________. Para o uso pragmtico, tico e moral da razo prtica. In: Revista de Estudos Avanados da USP n 7. So Paulo, v. 3, set./dez. 1989, pp. 4-19.

http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

Lex Humana, v. 3, n. 2, 2011, p. 76

ISSN 2175-0947

KANT, Emmanuel. Fundamentos da Metafsica dos costumes. Traduo de Lourival de Queiroz Henkel. Rio de Janeiro: Ediouro, 1986. _______________. Crtica da razo prtica. Traduo de Valrio Rohden. So Paulo: Martins Fontes, 2002. LEITE, Flamarion Tavares. 10 Lies sobre Kant. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. LINDGREN ALVES, J. A. Os direitos humanos na ps-modernidade. So Paulo: Perspectiva, 2005. LYRA, Rubens Pinto (org.). Direitos humanos, o desafio do sculo XXI: uma abordagem interdisciplinar. Braslia: Braslia jurdica, 2002. MARQUES, Joo B. de Azevedo. Democracia, violncia e direitos humanos. So Paulo: Cortez, 1981. OLIVEIRA, Manfredo Arajo de. Desafio aos direitos humanos no mundo contemporneo. < www.asfer.it/pdf/oliveira.pdf > Acesso em: 15 novembro de 2010. PEDROSO, Regina Clia. 10 de dezembro de 1948: a declarao universal dos direitos humanos. So Paulo: Companhia editora nacional, 2005. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Traduo de Lourdes Santos Machado. So Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores) SILVA, Marcos Guimares da Rocha e. Direitos humanos no Brasil e no mundo. So Paulo: Mtodo, 2002.

http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana

You might also like