You are on page 1of 4

Boletim Tcnico

Incluso do Campo DT6_CHVCTG


Produto Chamado Pas(es) : : : Microsiga Protheus Gesto de Transportes verso 11 TEYTCT Todos Data da publicao Banco(s) de Dados : : 27/09/12 Todos

Esta melhoria depende de execuo do update de base para Implementao.

TMSP11R1,conforme Procedimentos

Implementada melhoria no mdulo Gesto de Transportes (SIGATMS) com a criao do campo Chave Contingncia (DT6_CHVCTG ), que permite emitir a chave de contingncia na transmisso do arquivo para SEFAZ, de acordo com a legislao abaixo: Nos termos da clusula dcima terceira do Ajuste SINIEF 09/07: Quando em decorrncia de problemas tcnicos no for possvel gerar o arquivo do CT-e, transmiti-lo ou obter resposta solicitao de Autorizao de Uso do CT-e, o interessado deve imprimir o DACTE utilizando formulrio de segurana nos termos da clusula vigsima, consignando no campo observaes a expresso DACTE em Contingncia. Impresso em decorrncia de problemas tcnicos, em no mnimo trs vias, tendo as vias as seguintes finalidades: Acompanhar a carga, que pode servir como comprovante de entrega; Ser mantida em arquivo pelo emitente pelo prazo estabelecido na legislao tributria para a guarda dos documentos fiscais; Ser entregue ao tomador do servio, que dever mant-la em arquivo pelo prazo estabelecido na legislao tributria para a guarda dos documentos fiscais.

1 - O emitente deve efetuar a transmisso do CT-e imediatamente aps a cessao dos problemas tcnicos que impediram a sua transmisso ou recepo da autorizao de uso do CT-e. 2 - Se o CT-e transmitido nos termos do 1 vier a ser rejeitado pela administrao tributria, o contribuinte deve: Regerar o arquivo com a mesma numerao e srie, sanando a irregularidade que motivou a rejeio; Solicitar nova Autorizao de Uso do CT-e; Imprimir em formulrio de segurana o DACTE correspondente ao CT-e autorizado; Providenciar, junto ao tomador, a entrega do CT-e autorizado bem como do novo DACTE impresso nos termos da alnea c.

3- O tomador deve manter em arquivo pelo prazo decadencial estabelecido pela legislao tributria, junto via mencionada no inciso III do caput, a via do DACTE recebida nos termos da alnea d do 2.

SIGATMS Incluso do Campo DT6_CHVCTG

Boletim Tcnico

4 - Se aps decorrido o prazo de 30 dias do recebimento do DACTE impresso em contingncia o tomador no puder confirmar a existncia da Autorizao de Uso do CT-e, dever comunicar o fato unidade fazendria do seu domiclio. 5 - O contribuinte deve lavrar termo no livro Registro de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrncia, modelo 6, informando o motivo da entrada em contingncia, nmero dos formulrios de segurana utilizados, a data e hora do seu incio e seu trmino, bem como a numerao e srie dos CT-e gerados neste perodo.

PROCEDIMENTO PARA IMPLEMENTAO

Antes de executar o compatibilizador TMSP11R1 imprescindvel: a) Realizar o backup da base de dados do produto que ser executado o compatibilizador (diretrio

\PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionrios de dados SXs (diretrio \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM). b) Os diretrios acima mencionados correspondem instalao padro do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa. c) d) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usurio deve estar utilizando o sistema. Se os dicionrios de dados possurem ndices personalizados (criados pelo usurio), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que esto identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar ndices, ir adicion-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poder sobrescrever ndices personalizados, caso no estejam identificados pelo nickname. e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativao indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utiliz-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opo Integridade/Verificao (APCFG60A). ii. Se no h Integridade Referencial ativa, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estar selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, no necessrio qualquer outro procedimento de ativao ou desativao de integridade, basta finalizar a verificao e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instrues. iii. Se h Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, exibida uma mensagem na janela Verificao de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificao seja concluda, ou; iv. Se h Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que no na sua totalidade, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)

SIGATMS Incluso do Campo DT6_CHVCTG

Boletim Tcnico

integridade est(aro) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotao para posterior consulta na reativao (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informaes quanto a um arquivo que contm essa informao). v. Nestes casos descritos nos itens iii ou iv, E SOMENTE NESTES CASOS, necessrio desativar tal integridade, selecionando a opo Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instrues. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, atravs da opo Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mos as informaes da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possua(m) ativao da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativao.

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DVIDAS!

1.

Em Microsiga Protheus Smart Client, digite TMSP11R1 no campo Programa Inicial.

Para a correta atualizao do dicionrio de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 07/05/12. 2. 3. Clique em OK para continuar. apresentada a janela para seleo do compatibilizador. Selecione o programa TMS11R104 - Atualizao das Tabelas / Campos para o CT-e. Ao confirmar exibida uma mensagem de advertncia sobre o backup e a necessidade de sua execuo em modo exclusivo. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execuo a preparao dos arquivos. apresentada uma mensagem explicativa na tela. Em seguida, exibida a janela Atualizao concluda com o histrico (log) de todas as atualizaes processadas. Nesse log de atualizao so apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda no existem no dicionrio de dados. Clique em Gravar para salvar o histrico (log) apresentado. Clique em OK para encerrar o processamento.

4.

5.

6.

7. 8.

ATUALIZAES DO COMPATIBILIZADOR
1. Criao no arquivo SX3 Campos: Tabela DT6 Documento de Transporte: Campo Tipo Tamanho DT6_CHVCTG Caracter 44

SIGATMS Incluso do Campo DT6_CHVCTG

Boletim Tcnico

Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse

0 @! Chave Contig. Chave Contingncia Sefaz 1 Sim No No

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAO


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Em Gesto de Transporte (SIGATMS) acesse Miscelnea/Cte Sefaz/Cte Sefaz (SPEDCTE). Clique em Parmetros e configure o parmetro Verso Cte com a opo 1.04. Configure o parmetro Modalidade com a opo 7- Contingncia FS-DA. Em Gesto de Transporte (SIGATMS) acesse Atualizaes/Recebimento/Entrada Dc. Cliente (TMSA050). Efetue a Incluso de um novo documento. Acesse Atualizaes/Recebimento/ Clculo de Frete (TMSA200). Selecione o documento criado anteriormente e clique na opo Calcular. O Sistema apresenta a janela com o status do clculo. 8. Clique na opo CT-e e configure os parmetros de filtro. O Sistema apresenta a janela com os documentos a serem transmitidos para SEFAZ. 9. Selecione o documento desejado e clique na opo Transmitir. Aps a transmisso o documento fica com status Verde 004- Lote ainda no Transmitido. 10. Clique na opo DACTE e configure os parmetros de filtro. O Sistema apresenta a impresso DACTE aps a transmisso.

INFORMAES TCNICAS
Tabelas Utilizadas Funes Envolvidas Sistemas Operacionais DT6 - Documento de Transporte. CTESEFAZ Gerao Nota Fiscal Eletrnica Sefaz. Windows/Linux

SIGATMS Incluso do Campo DT6_CHVCTG

You might also like