You are on page 1of 4

FACULDADE NOVAUNESC CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORA: Msc.

CHRISTIANNE LEAL ACADMICO: JAMESON ALVES VIANA

Questionrio: Aula Pratica

TERESINA-PI/2013

1) Como podemos definir Pesquisa Cientifica. R- um processo de produo do conhecimento que tem como metas princpios gerar novo conhecimento ou comprovar ou refutar (negar, desmentir ou rejeitar) algum conhecimento pr-existente.

2) De acordo com as varias finalidades, a pesquisa pode ser classificada em dois grupos: Pesquisa Publica e Pesquisa Aplicada. De que trata cada uma? R- Pesquisa Publica toda pesquisa pode ser publica porque os resultados so para publicao. Pesquisa Aplicada - quando tentar resolver um problema prprio direto, no s aumentar o conhecimento, mas resolver o problema 3) possvel agrupar as pesquisas em trs nveis ou grupos, de acordo com o objetivo: exploratrias, descritivas ou explicativas. Comente cada uma. R- Pesquisa exploratria Como o prprio nome indica, a pesquisa exploratria permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda pouco conhecido, pouco explorado. Nesse sentido, caso o problema proposto no apresente aspectos que permitam a visualizao dos procedimentos a serem adotados, ser necessrio que o pesquisador inicie um processo de sondagem, com vistas a aprimorar ideias, descobrir intuies e, posteriormente, construir hipteses. Estabelecem critrios, mtodos e tcnicas para a elaborao de uma pesquisa e visa oferecer informaes sobre o objeto e orientar a formulao de hipteses. Pesquisa descritiva Tem por objetivo descrever as caractersticas de uma populao, de um fenmeno ou de uma experincia. Esse tipo de pesquisa estabelece relao entre as variveis no objeto de estudo analisado. Variveis relacionadas classificao, medida e/ou quantidade que podem se alterar mediante o processo realizado. Realiza-se o estudo, a analise, o registro e a interpretao dos fatos do mundo fsico sem a interferncia do pesquisador. Pesquisa explicativa Considera-se ser este o tipo de pesquisa que explica a razo, o porqu dos fenmenos, uma vez que aprofunda o conhecimento de uma dada realidade. Registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Essa pratica visa ampliar generalizaes, definir leis mais amplas, estruturar e definir

modelos tericos, relacionar hipteses em uma viso mais unitria do universo ou mbito produtivo em geral e gerar hipteses ou ideias por forca de deduo logica.

4) Os critrios utilizados para classificar os diferentes tipos de pesquisa variam, de acordo com rea da cincia, a natureza, os objetivos, os procedimentos, o objeto, a forma de abordagem. Quanto rea da cincia, a pesquisa pode ser terica, metodolgica, emprica e pratica. Pesquise cada uma e comente de acordo como o seu entendimento aps a leitura. R- Pesquisa terica - Trata-se da pesquisa que "dedicada a reconstruir teoria, conceitos, ideias, ideologias, polmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos tericos. Esse tipo de pesquisa orientada no sentido de reconstruir teorias, quadros de referncia, condies explicativas da realidade, polmicas e discusses pertinentes. A pesquisa terica no implica imediata interveno na realidade, mas nem por isso deixa de ser importante, pois seu papel decisivo na criao de condies para a interveno. O conhecimento terico adequado acarreta rigor conceitual, anlise acurada, desempenho lgico, argumentao diversificada, capacidade explicativa. Pesquisa metodolgica - Refere-se ao tipo de pesquisa voltada para a inquirio de mtodos e procedimentos adotados como cientficos. Faz parte da pesquisa metodolgica o estudo dos paradigmas, as crises da cincia, os mtodos e as tcnicas dominantes da produo cientfica. Pesquisa emprica - a pesquisa dedicada ao tratamento da face emprica e fatual da realidade; produz e analisam dados, procedendo sempre pela via do controle emprico e fatual. A valorizao desse tipo de pesquisa pela possibilidade que oferece de maior concretude s argumentaes, por mais tnue que possa ser a base fatual. O significado dos dados empricos depende do referencial terico, mas estes dados agregam impacto pertinente, sobretudo no sentido de facilitarem a aproximao prtica. Pesquisa prtica - Trata-se da pesquisa ligada prxis, ou seja, prtica histrica em termos de conhecimento cientfico para fins explcitos de interveno; no esconde a ideologia, mas sem perder rigor metodolgico. Alguns mtodos qualitativos seguem esta direo, como por exemplo, pesquisa participante, pesquisa-ao, onde via de regra, o pesquisador faz a devoluo dos dados comunidade estudada para as possveis intervenes

5) Procedimento a maneira pela qual so obtidos os dados necessrios para a elaborao da pesquisa. De acordo com os procedimentos tcnicos adotados como podem ser classificadas as pesquisas? R-Pesquisa Experimental: toda pesquisa que envolve algum tipo de experimento. Pesquisa Exploratria: toda pesquisa que busca constatar algo num organismo ou num fenmeno. Pesquisa Social: toda pesquisa que busca respostas de um grupo social. Pesquisa Histrica: toda pesquisa que estuda o passado. Pesquisa Terica: toda pesquisa que analisa uma determinada teoria.

6) Quanto a forma de abordagem, as pesquisas podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas. No momento, existem outros tipos de pesquisas, quais so? R- Mtodo Dedutivo Racionalismo Mtodo Indutivo Emprico Mtodo Hipottico Dedutivo Neopositivismo Mtodo Dialtico Materialismo Dialtico Mtodo Fenomenolgico Fenomenologia.

7) Quais as etapas do projeto de pesquisa? R- Pesquisa Investigao Fato Delimitao do Tema Problema de Pesquisa Hipteses Objetivos Justificativa Metodologia Coleta de Dados Analise e Interpretao dos Dados Concluso.

You might also like