You are on page 1of 10

1

1. CONJUNTO TURBINA-GERADOR EM USINA HIDRELTRICA

1.1

INTRODUO

O conjunto turbina-gerador em uma usina hidreltrica o responsvel por realizar a transformao da energia hidrulica (potencial e cintica) em energia eltrica. Esta transformao realizada em duas etapas. Na primeira, a energia hidrulica transformada em energia mecnica rotacional da turbina. Na segunda, esta energia mecnica transformada em energia eltrica atravs dos geradores (PORTAL SO FRANCISCO, 2013).

1.2

PRINCPIOS DE FUNCIONAMENTO

O princpio de funcionamento de um conjunto turbina-gerador em uma usina hidreltrica basicamente o mesmo princpio j utilizado h mais de dois mil anos nos moinhos dgua. A gua bate com velocidade nas ps do rotor da turbina, a qual acoplada mecanicamente a um gerador, fazendo-o girar (HOWSTUFFWORKS, 2013). A principal diferena est no sistema fechado das turbinas, no qual a gua levada por um tubo de grande presso que impele a roda girar em grande velocidade (ALVES, 2007).

Figura 1 Dentro de uma usina hidreltrica Fonte: Howstuffswork, 2013.

1.3

TIPOS DE TURBINAS HIDRULICAS

De uma maneira mais ampla, podemos classificar as turbinas em dois grandes grupos: turbinas de ao e turbinas de reao.
Na primeira, a energia hidrulica disponvel transformada em cintica e posteriormente se transforma em energia mecnica, quando incide nas ps do rotor. J na de reao, o rotor totalmente submergido na gua e com o escoamento da gua ocorre uma diminuio tanto da velocidade como da presso entre a sada e a entrada do rotor (GOMES, 2010).

Para exemplificar, a seguir vamos apresentar duas turbinas: a primeira (Pelton) classificada como de ao e a segunda (Francis) classificada como de reao.

1.3.1 Turbina de ao - Pelton

A turbina Pelton considerada uma turbina de ao e consiste basicamente em uma roda circular que possui em sua periferia uma concavidade em forma de concha. A gua que vem pelo conduto forado passa pelo injetor e incide perpendicularmente nestas conchas. O formato das ps foi desenvolvido de forma a

se ter o melhor aproveitamento dos jatos incidentes e permitindo que a gua escoe pelo tubo de suco (GOMES, 2010).

Figura 2 - Corte esquemtico de uma turbina Pelton. Fonte: JUNIOR, 2000.

Figura 3 Viso tridimensional esquemtico de uma turbina Pelton. Fonte: JUNIOR, 2000.

1.3.2 Turbina de reao Francis

Considerada uma turbina de reao e conhecida principalmente por sua utilizao na Usina Itaipu, onde h a aplicao de 20 (vinte) unidades geradoras com capacidade de 700MW cada (ITAIPU, 2013). Seu funcionamento parte de uma caixa espiral em formato de caracol que, atravs do pr-distribuidor e distribuidor, permite que a gua incida sobre as ps do rotor e escoa pelo tubo de suco, fornecendo energia cintica e parte de sua energia de presso turbina. Segundo Gomes (2010) e Junior (2000) as turbinas Francis tem um rendimento mximo mais elevado, com velocidades maiores e dimenses menores do que a Pelton. Porm um dos nicos inconvenientes a variao do rendimento com a vazo.

Figura 4 Desenho esquemtico de uma turbina Francis. Fonte: Junior, 2000.

1.3.3 Sntese Turbinas

Na tabela abaixo, podemos conferir algumas turbinas de acordo com sua classificao e tambm aplicao de acordo com as faixas de quedas.

Tabela 1 Classificao de turbinas de acordo com faixa de quedas.

Fonte: ALVES, 2007.

Para se definir qual turbina escolher em uma dada aplicao, deve-se levar em conta principalmente os valores de queda e vazo. Abaixo podemos conferir algumas turbinas relacionadas num grfico (HACKER, 2012).

Figura 5 - Grfico para escolha da turbina de acordo com queda e vazo Fonte: Merigue e Silva, 2013.

1.4

TRANSMISSO

Em Pequenas Centrais Hidreltricas (PCHs), os geradores sncronos encontrados no comrcio, giram todos na rotao sncrona de 1.800 rpm. Como as turbinas giram em diversas rotaes, todas menores do que esta, o acoplamento entre o eixo das turbinas e dos geradores no pode ser direto. necessrio usar um dispositivo que transmita o momento da turbina ao eixo do gerador e que multiplique sua rotao, igualando-a do gerador. Existem diversos tipos de transmisso que podem ser utilizadas, tais como as de engrenagem, as de corrente e as de correias, cada uma delas com diferentes

rendimentos e limites de momento e rotao que podem ser transmitidos (ALVES, 2007). Em grandes usina, o gerador construdo com o nmero de polos de forma a, na velocidade de rotao da turbina acoplamento direto, gerar energia eltrica a 60Hz ou 50Hz.

Figura 6 Eixo turbina-gerador com acoplamento indireto. Fonte: Fupai.

Figura 7 Eixo turbina-gerador com acoplamento direto Fonte: Fupai.

1.5

VOLANTE DE INRCIA

Segundo Lima (2009),


Nas unidades geradoras de pequeno porte pode ocorrer que o efeito de inrcia das massas girantes seja insuficiente para garantir uma regulao de velocidade estvel. Nesse caso, o regulador no ter capacidade para

controlar as variaes bruscas de carga na unidade geradora, dentro das condies de regulao estabelecidas.

H quatro grandezas inter-relacionadas entre si quando se trata de variao brusca de carga. So elas: efeito de inrcia das massas girantes, velocidade de fechamento do distribuidor, sobrevelocidade transitria da unidade e sobrepresso no conduto de aduo (LIMA, 2009). Para garantir uma maior estabilidade nas unidades geradoras de pequeno porte, pode-se aumentar a velocidade de fechamento do distribuidor, porm isto implicaria em maior sobrepresso no conduto fechado, necessitando maior investimento em ao para suportar este aumento. Uma outra maneira, aumentar a inrcia das massas girantes, acrescentando discos de ao ou ferro fundido ao eixo da turbina-gerador, denominados volante de inrcia (LIMA, 2009).

10

REFERNCIAS PORTAL SO FRANCISCO. Disponvel em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/energia-hidreletrica/energia-hidreletrica9.php>. Acesso em 30/03/2013. GOMES, Carla da Gama S. Noes de gerao de energia utilizando algumas fontes de baixo impacto ambiental. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. SILVA, Ricardo S.; MERIGUE, Rafael. Estudo de turbinas para hidreltrica de Roncador Bocaiva do Sul. 2012. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao) Engenharia Industrial Eltrica com nfase em Eletrotcnica. Universidade Tecnolgica Federal do Paran, Curitiba, 2012. Junior, Antnio G. de Mello. A turbina de fluxo cruzado (Michell-Banki) como opo para centrais hidrulicas de pequeno porte. Dissertao de psgraduao. Universidade de So Paulo (USP). So Paulo, 2000. ITAIPU. Unidades geradoras. Disponvel em: <http://www.itaipu.gov.br/energia/unidades-geradoras>. Acesso em 02/04/2013. LIMA, Bruno Wilmer Fontes. Centrais Hidreltricas de Pequeno Porte e o Programa Brasileiro de PCHs. Campinas: Faculdade de Engenharia Mecnica, Universidade Estadual de Campinas, 2009. 82 pg. Dissertao (Trabalho de Graduao). FUPAI. Livro sobre Turbinas Hidrulicas.

You might also like