You are on page 1of 3

Resumo do livro Educao Fsica: ensino e mudanas de Elenor Kunz

A diferena existente entre a proposta da EF hoje e o que se entende como compromisso educacional escolar s pode ser resolvida quando a EF conseguir transformar as suas especificidades prticas em tarefas pedaggicas desejveis. ... considerar a prpria formao profissional dos professores, a sua compreenso do esporte como algo evidente e inquestionvel, e a partir disso discutir propostas de mudanas concretas e realizveis. O texto trata de um estudo de caso feito na cidade de Iju-RS, em duas escolas; uma pblica e a outra privada. Nos seguintes contextos: 1) Contexto escolar: - A caracterstica da EF: observao participativado ensino da EF das sextas sries dos alunos e alunas selecionados; - A avaliao do ensino da EF pelos profs: entrevista com os professores das classes selecionadas; - A situao ambiental das escolas para a prtica da EF: materiais e espao para as aulas. 2) Contexto dos alunos e alunas selecionados: - Anlise do mundo vivido dos mesmos; - A avaliao da EF pelo aluno; - A avaliao dos pais; - Fotos para documentar e esclarecer situaes. 3) Contexto citadino: - a manuteno e organizao da rede escolar; - os oferecimentos nas reas do esporte e lazer; - a perda de espaos na rea urbana para esportes e jogos; - movimentos e jogos da cultura tradicional e regional. Procedimentos metodolgicos: As situaes observadas e entrevistas realizadas passam por uma anlise interpretativa pelo autor. Os processos interpretativos servem para que haja um esclarecimento e entendimento dos textos das observaes. ... as amostras interpretativas devem ser reconstrudas, pois elas perfazem, no mbito das categorias do esclarecimento, hipteses e interpretaes procuradas, o significado mais abrangente da pesquisa.

A documentao dos relatos das situaes dialgicas deve ser feita por intermdio de um sistema lingstico que registre a linguagem do cotidiano dos participantes daquelas situaes. O pesquisador deve introjetar-se no mundo das experincias subjetivas dos entrevistados de tal forma que a apresentao deste mundo investigado possa ser reconhecida pelos integrantes do mesmo. Fazer um resumo prvio das obs. E entrevistas, onde todas as expresses se manifestam antes de uma interpretao. ESTUDO DE CASO B: A ESCOLA PBLICA A escola pblica selecionada para este estudo pertence rede pblica da Secretaria Estadual de Educao do Estado do RS, fundada em 18-08-1955 e situa-se na periferia da cidade, num dos bairros habitados pela classe mais desprivilegiada, o que demonstrado tambm pela classe scio-econmica de que so precedentes os alunos da escola. uma escola somente de 1 grau e que possui, tambm, uma classe de pr-primrio. A escola possui, ao todo, 32 professores distribudos em funes administrativas e pedaggicas. As condies materiais da escola se resumem em: 11 salas de aula, uma sala para secretaria, uma sala para a direo, uma sala de professores, uma biblioteca, uma cozinha, 10 sanitrios, uma sala para orientao pedaggica, e um terreno que tem uma dimenso aproximada de 4.000m, sob qual se encontram 4 prdios com as salas acima descritas e mais uma rea livre para os recreios de aproximandamente 3.000m. O nmero de alunos por classe no muito grande. Relatrio da aula observada: A aula de EF observada foi realizada na quadra de futebol de salo e handebol localizada no campo esportivo defronte escola. A seqncia metodolgica da aula no se diferenciou muito da escola privada: aquecimento atravs de corrida lenta ao redor da quadra, exerccios de condicionamento fsico em forma de exerccios calistnicos e, por final, um jogo. A 1 grande diferena, no entanto, consistiu no fato de que, aqui o treinamento de destrezas tcnicas de forma isolada no era realizado. Em lugar deste era objetivada uma maior concentrao de exerccios de condicionamento geral. medida em que se realizavam tais exerccios de condicionamento, era visvel a preocupao dos professores na manuteno da ordem e da disciplina dos alunos, fato que j havia chamado a ateno na etapa inicialda aula, durante a chamada de freqncia. Durante a chamada os alunos foram obrigados a se manter em fila. E, embora estas tenham se desestruturado em parte, durante a corrida de aquecimento foram imediatamente reorganizadas para os exerccios de condicionamento. Nos exerccios de condicionamento, a principal atividade consistiu em exerccios ginsticos dirigidos e demonstrados pelo prof. Ao

comando do prof. os exerccios eram iniciados, os alunos contavam em voz alta o nmero do exerccio e s paravam quando do novo comando do prof.

You might also like