You are on page 1of 107

MANUAL TCNICO DE OUTORGAS

Novembro/2006 - Reviso 01 -

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

SUMRIO
APRESENTAO 1 BASES CONCEITUAIS E CRITRIOS GERAIS 1.1 Parmetros Outorgados 1.2 Emisso de Parecer Negativo 1.3 Suspenso e Revogao de Outorgas 1.4 Procedimentos para Situaes de Racionamento 1.5 Infraes e Multas 1.6 Fluxos de Solicitao de Outorga 1.7 Tabela de Emolumentos 1.8 Tabela de Prazos Mximos da Outorga Prvia e da Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos 2 PROCEDIMENTOS PARA ANLISE E SOLICITAO DE OUTORGA 2.1 Captao de guas Superficiais e Subterrneas 2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4 Introduo Captao de gua Superficial Anlise Tcnica Captao de gua Subterrnea Anlise Tcnica Anexo A

- NORMA DE OUTORGA NO-001_RCA - MODELO DE REQUERIMENTO RCA - ANEXO I: Locao para Perfurao de Poo Tubular - ANEXO II: Projeto Construtivo para Perfurao de Poo Tubular - ANEXO III: Caractersticas Construtivas de Poo Tubular - ANEXO IV: Perfil Litolgico - ANEXO V: Teste de Produo - COMUNICAO DE POO TUBULAR IMPRODUTIVO - COMUNICAO DE DESISTNCIA DE USO DE RECURSOS HDRICOS - INSTRUO NORMATIVA 001/2006 SUDERHSA/DEOF: Parmetros para Caracterizao Hidroqumica das guas Subterrneas - INSTRUO NORMATIVA 002/2006 SUDERHSA/DEOF: Procedimentos para Tamponamento de Poos 2.1.5 Modelos de Outorga Prvia e Outorga de Direito de Uso

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.2 Lanamento de Efluentes 2.2.1 2.2.2 2.2.3 Introduo Anlise Tcnica Anexo B

- NORMA DE OUTORGA NO-002_RLE - MODELO DE REQUERIMENTO RLE - COMUNICAO DE DESISTNCIA DE USO DE RECURSOS HDRICOS 2.2.4 Modelos de Outorga Prvia e Outorga de Direito de Uso

2.3 Aproveitamento Hidreltrico 2.3.1 2.3.2 2.3.3 Introduo Anlise Tcnica Anexo C

- NORMA DE OUTORGA NO-003_RAH - MODELO DE REQUERIMENTO RAH - COMUNICAO DE DESISTNCIA DE USO DE RECURSOS HDRICOS 2.3.4 Modelos de Outorga Prvia e Outorga de Direito de Uso

2.4 Intervenes e Obras 2.4.1 2.4.2 2.4.3 Introduo Anlise Tcnica Anexo D

- NORMA DE OUTORGA NO-004_RIO - MODELO DE REQUERIMENTO RIO - COMUNICAO DE DESISTNCIA DE USO DE RECURSOS HDRICOS 2.4.4 Modelos de Outorga Prvia e Outorga de Direito de Uso

2.5 Dispensa de Outorga 2.5.1 2.5.2 2.5.3 Introduo Anlise Tcnica Anexo E

- NORMA DE OUTORGA NO-005_RDO - MODELO DE REQUERIMENTO RDO 2.5.4 Modelo de Declarao de Dispensa de Outorga

3 BASES JURDICO-INSTITUCIONAIS

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

APRESENTAO
Este Manual Tcnico de Outorgas constitui um passo fundamental na consolidao do sistema de outorgas do Estado do Paran, baseado na Lei Estadual n 12.726/1999, que institui a Poltica Estadual de Recursos Hdricos, e no Decreto Estadual n 4.646/2001, que dispe sobre o regime de Outorga de Direitos de Uso de Recursos Hdricos. Esta a 1 Reviso realizada no Manual de Outorga decorrido do estudo elaborado pelo Consrcio Montgomery Watson Brasil Ltda e COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos para a Superintendncia de Desenvolvimento de Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental SUDERHSA, sob o Contrato 09/2002, no mbito do PROSAM Programa de Saneamento Ambiental da Regio Metropolitana de Curitiba, parcialmente financiado com recursos do Banco Mundial BIRD. O Manual teve como base a atual sistemtica utilizada pela SUDERHSA, as exigncias decorrentes da legislao mencionada, bem como os levantamentos e pesquisas efetuadas em outros rgos gestores de recursos hdricos. Para a consolidao dessas anlises foram realizadas inmeras reunies e discusses com os tcnicos de diversos departamentos da SUDERHSA, sendo este produto, portanto, o resultado do esforo conjunto de tcnicos e especialistas de diversas reas. A estrutura adotada para o Manual constitui-se de trs captulos. No primeiro so apresentados as Bases Conceituais e Critrios gerais sobre o processo de outorga, que independem do tipo de solicitao de outorga efetuada. O segundo captulo aborda, em detalhes, os principais procedimentos administrativos e tcnicos que envolvem os processos e anlises de pedidos de outorga, organizados pelos principais tipos de uso de recursos hdricos: Captao de gua Superficial e Subterrnea, Lanamento de Efluentes, Aproveitamento Hidreltrico, Intervenes e Obras e Dispensa de Outorga. Finalmente, o terceiro captulo apresenta, as Bases Jurdico-Institucionais que d suporte ao processo de outorga, relacionando as legislaes que, direta, ou indiretamente, esto associadas ao mesmo, e identificando as suas ementas. Importante salientar que este Manual um documento dinmico, sujeito a novas alteraes, acrscimos, correes e melhorias.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

1. BASES CONCEITUAIS E CRITRIOS GERAIS

Neste captulo sero apresentados os princpios bsicos que regulam o processo de concesso de outorga de direito de uso dos recursos hdricos. So abordados os seguintes aspectos:

Item 1.1 Relao dos parmetros outorgados para cada tipo de uso de recursos hdricos; Item 1.2 Modelo de documento para emisso de Parecer Negativo; Item 1.3 Modelos de documentos para os atos de suspenso e revogao de outorga, nos casos cabveis; Item 1.4 Procedimentos para situaes de racionamento; Item 1.5 Procedimentos para identificao de infraes e clculo de multas, de acordo com a Pauta Tipificada de Infraes e Penalidades; Item 1.6 Fluxos de Solicitao de Outorga Prvia e de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos; Item 1.7 Tabela de Emolumentos; Item 1.8 Tabela dos Prazos Mximos da Outorga Prvia e da Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos de acordo as finalidades dos usos.

1.1 Parmetros Outorgados


Em funo do tipo de uso so os seguintes os parmetros outorgados: a. Captao

Vazo mxima captada; Regime de funcionamento (n de horas dirias, n de dias por semana, meses por ano).

b. Lanamento de Efluentes

Vazo mxima necessria para diluio; Vazo mxima do efluente; Regime de funcionamento de lanamento de vazes (n de horas dirias, n de dias por semana, meses por ano); Concentrao mxima dos parmetros de lanamento: DBO (Demanda Bioqumica de Oxignio), DQO (Demanda Qumica de Oxignio) e SS (Slidos Suspensos).

c. Aproveitamento Hidreltrico

Vazo correspondente para energia assegurada; Vazo correspondente ao engolimento mximo das mquinas; Vazo do vertedouro; Vazo mnima a ser garantida a jusante; Vazo de descarga de fundo.

d. Intervenes e Obras d.1 Canalizao e/ou Bueiro


Vazo mxima de projeto; Geometria da seo do canal;

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

rea da seo; Dimetro da seo; Largura do fundo do canal; Altura do fundo do canal; Extenso.

d.2 Retificao

Vazo mxima de projeto; Geometria da seo do canal; rea da seo; Declividade do trecho; Largura do fundo do canal; Altura mdia; Inclinao do talude lateral; Extenso.

d.3 Ponte

Vazo mxima de projeto; rea da seo de escoamento referente vazo de projeto calculada; rea da seo de escoamento referente ao nvel do ponto mais baixo da ponte.

d.4 Barragem

Comprimento da crista; rea do reservatrio; Volume armazenado; Vazo regularizada; Vazo mnima a jusante; Tipo de vertedouro; rea do vertedouro; Vazo mxima do vertedouro.

d.5 Dragagem

Volume dragado; Extenso da dragagem; Vazo de gua para dragagem; rea de drenagem do ponto inicial; Seo do rio atual; Seo do rio prevista;

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Profundidade mdia de escavao.

d.6 Proteo de leito/margem


Tipo de revestimento; Velocidade mxima de escoamento; rea da seo; Declividade do trecho; Largura do fundo do canal; Altura mdia; Inclinao dos taludes da margem; Extenso.

d.7 Lanamento de guas pluviais concentrado


Vazo mxima lanada; Seo do emissrio; Dimetro do emissrio; Extenso do emissrio.

1.2 Emisso de Parecer Negativo


Aps as anlises efetuadas pela SUDERHSA, esta dever emitir, em caso de aprovao da solicitao, outorga prvia ou outorga de direito de uso dos recursos hdricos, que tero aspectos distintos em funo de cada uso ou interferncia sujeita outorga. Esses documentos, expedidos pela SUDERHSA, so apresentados ao longo do Captulo 2 para cada tipo de uso. Nos casos em que a SUDERHSA no aprova a solicitao, por conta de indisponibilidade de recurso hdrico nas quantidades solicitadas ou por outra impossibilidade, dever ser emitido um Parecer Negativo, conforme modelo apresentado a seguir, independente do tipo de uso solicitado.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE ATO DE PARECER NEGATIVO

PORTARIA N

O DIRETOR-PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, resolve:

Art. 1. Emitir Parecer Negativo quanto ao uso do recurso hdrico, pretendido pelo seguinte empreendimento: Razo Social: CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Uso: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Aqfero: Manancial: Finalidade do uso: Coordenadas UTM:

Motivo da impossibilidade de uso do recurso hdrico:

Art. 2. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba, ____de_______________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

1.3 Suspenso e Revogao de Outorgas


A SUDERHSA, como Poder Pblico Outorgante, poder suspender as outorgas de direito de uso de recursos hdricos. Quem emite o ato o Diretor-Presidente da SUDERHSA, no uso de suas atribuies e com fundamento no artigo 3 da Lei Estadual n 11.352/96 e no artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317/2000. O ato de suspenso emitido por meio de Portarias. A suspenso poder ser de forma parcial ou total, por prazo determinado ou indeterminado, sem qualquer direito de indenizao ao usurio, nos casos mencionados na Lei Estadual n 12.726/99, no seu artigo 15. Os atos de suspenso especificaro qual foi o motivo da suspenso, de acordo com os casos mencionados na Lei Estadual n 12.726/99 e no Decreto Estadual n 4.646/01. Alm disso, ser mencionado se o prazo de suspenso por tempo determinado ou indeterminado e se a outorga foi suspensa de forma parcial ou total. Em casos de suspenso da outorga, os usos correspondentes devero ter seus registros mantidos para fins das avaliaes de disponibilidades hdricas. A suspenso da outorga, na ocorrncia dos referidos eventos, poder ser realizada diretamente pela SUDERHSA ou podendo ser solicitada SUDERHSA pelos Comits de Bacia Hidrogrfica. A SUDERHSA, dentro de suas prerrogativas de Poder Pblico Outorgante, verificando as circunstncias, poder igualmente revogar a outorga de direito de uso de recursos hdricos. O Decreto Estadual n 4646/2001, nos incisos do seu artigo 34, estabelece quais as circunstncias que motivaro a revogao da outorga. A outorga poder tambm ser revogada na ocorrncia das circunstncias estabelecidas no artigo 34, 3 do Decreto n 4646/2001. A SUDERHSA revoga as outorgas de direitos de uso por meio de Portarias, revogando as Portarias referentes aos atos de outorga. Quem emite o ato o Diretor-Presidente da SUDERHSA, no uso de suas atribuies conferidas por lei. Em qualquer caso de suspenso ou de revogao de outorgas, o respectivo ato dever conter a descrio do motivo que o provocou. Os modelos de atos de suspenso parcial ou total, por prazo determinado ou indeterminado, e de revogao so apresentados na seqncia.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE ATO DE SUSPENSO TOTAL POR PRAZO DETERMINADO

PORTARIA N

O DIRETOR-PRESIDENTE DA SUDERHSA SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de suas atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/.02/96, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com inciso V do 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o inciso I do artigo 2, o artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve:

Art. 1 Suspender de forma total pelo prazo de ___________, a outorga de direito de uso dos recursos hdricos, autorizada mediante a Portaria n ____________ do Diretor-Presidente da Superintendncia de Desenvolvimento de Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental SUDERHSA, a qual foi outorgada sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Uso: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Manancial: Aqfero/Formao: Finalidade do uso: Coordenadas UTM: Outras:

Motivo da suspenso: (mencionar o motivo e o artigo e inciso da Lei e do Decreto)

Art. 2. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba, ____de_______________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE ATO DE SUSPENSO TOTAL POR PRAZO INDETERMINADO


PORTARIA N

O DIRETOR-PRESIDENTE DA SUDERHSA SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de suas atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/.02/96, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o inciso I do artigo 2, o artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve:

Art. 1 Suspender de forma total por prazo indeterminado, a outorga de direito de uso dos recursos hdricos, autorizada mediante a Portaria n ____________ do Diretor-Presidente da Superintendncia de Desenvolvimento de Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental SUDERHSA, a qual foi outorgada sob regime e condies abaixo especificadas em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Uso: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Manancial: Aqfero/Formao: Finalidade do uso: Coordenadas UTM: Outras:

Motivo da suspenso: (mencionar o motivo e o artigo e inciso da Lei e do Decreto)

Art. 2. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba, ____de_______________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE ATO DE SUSPENSO PARCIAL POR PRAZO DETERMINADO


PORTARIA N

O DIRETOR-PRESIDENTE DA SUDERHSA SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de suas atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei n 11.352 de 13/.02/96, artigo 33, 3 da Lei n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o inciso I do artigo 2, o artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve:

Art. 1 Suspender de forma parcial pelo prazo de ___________, a outorga de direito de uso dos recursos hdricos, autorizada mediante a Portaria n ____________ do Diretor-Presidente da Superintendncia de Desenvolvimento de Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental SUDERHSA, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Uso: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Manancial: Aqfero/Formao: Finalidade do uso: Coordenadas UTM: Outras:

Motivo da suspenso: (mencionar o motivo e o artigo e inciso da Lei e do Decreto)

Art. 2. Ficam alterados os parmetros outorgados para: Art. 3. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba, ____de_______________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE ATO DE SUSPENSO PARCIAL POR PRAZO INDETERMINADO

PORTARIA N

O DIRETOR-PRESIDENTE DA SUDERHSA SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de suas atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/.02/96, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o inciso I do artigo 2 e o artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve:

Art. 1 Suspender de forma parcial, por prazo indeterminado, a outorga de direito de uso dos recursos hdricos, autorizada mediante a Portaria n ____________ do Diretor-Presidente da Superintendncia de Desenvolvimento de Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental SUDERHSA, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Uso: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Manancial: Aqfero/Formao: Finalidade do uso: Coordenadas UTM: Outras:

Motivo da suspenso: (mencionar o motivo e o artigo e inciso da Lei e do Decreto)

Art. 2. Ficam alterados os parmetros outorgados para: Art. 3. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba, ____de_______________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DO ATO DE REVOGAO


(NOS CASOS DOS INCISOS DO ART 35 DO DECRETO 4646/2001)
PORTARIA N

O DIRETOR-PRESIDENTE DA SUDERHSA SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o inciso I do artigo 2 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 35 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve:

Artigo 1. Revogar a outorga de direito de uso de recursos hdricos, autorizada mediante a Portaria n __________ do DiretorPresidente da Superintendncia de Desenvolvimento de Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental SUDERHSA, a qual foi outorgada sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Uso: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Manancial: Aqfero/Formao: Finalidade do uso: Coordenadas UTM: (outras caractersticas):

Motivo da revogao: (mencionar o motivo e o artigo e inciso do Decreto)

Art. 2. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba, ____de_______________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DO ATO DE REVOGAO


(NOS CASOS DO 3 ART. 34 DO DECRETO 4646/2001)
PORTARIA N

O DIRETOR-PRESIDENTE DA SUDERHSA SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o inciso I do artigo 2 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o 3 do artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve:

Artigo 1. Revogar a outorga de direito de uso de recursos hdricos, autorizada mediante a Portaria n __________ do DiretorPresidente da Superintendncia de Desenvolvimento de Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental SUDERHSA, a qual foi outorgada sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Uso: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Manancial: Aqfero/Formao: Finalidade do uso: Coordenadas UTM: (outras caractersticas):

Motivo da revogao:

Art. 2. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba, ____de_______________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

1.4 Procedimentos para Situaes de Racionamento


O objetivo primordial dos procedimentos a serem adotados nas situaes de racionamento o atendimento aos usos destinados ao consumo humano e dessedentao de animais, conforme disposto na Lei Federal n 9.433/1997 e na Lei Estadual n 12.726/1999, que definem estes usos como prioritrios. Com relao disponibilidade hdrica, em uma dada seo do corpo dgua podem ser consideradas as seguintes situaes, conforme ilustrado na figura a seguir.

Q
Situao Normal

Vazo Mnima Mdia


Situao de Ateno

Vazo Outorgada
Situao Restritiva

Vazo para Usos Prioritrios


Situao Crtica

Q=0

Figura 1.0 - Relao da disponibilidade hdrica em uma dada seo do corpo dgua A situao normal aquela em que a vazo que flui no corpo dgua est acima de um valor considerado normal para a seo, identificada como Vazo mnima mdia. Este valor deve ser um valor histrico tal que no comprometa os usos referentes seo considerada. Quando a vazo, supondo-se decrescente, ultrapassa a vazo mnima mdia, atinge-se uma situao de ateno, significando que, embora todos os usos outorgados possam ainda ser atendidos, os valores de vazo esto abaixo do esperado, constituindo-se uma situao de ateno. Neste caso, a SUDERHSA dever, se possvel, em conjunto com outras entidades SANEPAR, IAP, Prefeituras, Comits de Bacia Hidrogrfica, etc promover uma campanha de racionalizao do uso da gua nas reas atingidas, de modo a evitar que a situao se agrave. Se, apesar dos esforos, as vazes continuam decrescendo, se configurar uma situao restritiva, identificada como aquela em que as disponibilidades hdricas no so suficientes para atender a todos os usos outorgados. Esta situao, de fato, implica em um racionamento, porm como a vazo disponvel ainda suficiente para atender aos usos prioritrios, o racionamento no atingir esses usos. Para proceder ao racionamento, a SUDERHSA dever identificar, dentre os usos outorgados, aqueles que no so prioritrios, estabelecendo os critrios de restrio necessrios, de forma a minimizar os prejuzos. Evidentemente, a seleo dos usurios a serem atingidos pelo racionamento e as cotas de restrio de cada um um processo delicado e difcil, que dever, sempre que possvel, ser realizado em conjunto com comits, associaes de usurios ou outras entidades representativas, conforme o caso. O racionamento se tornar ainda mais grave quando a vazo disponvel atinge o patamar mais baixo, correspondente situao crtica. Neste caso, mesmo os usos prioritrios estaro comprometidos. As medidas e procedimentos a serem adotados so essencialmente os mesmos da situao restritiva, apenas com o agravante de incluir mais usurios no racionamento e apresentar restries mais graves.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

A SUDERHSA definir valores numricos para as vazes de referncia acima citadas, que devero ser aprovados pelos respectivos Comits de Bacia Hidrogrfica. Na ausncia de Comit, os valores sero aprovados pelo Conselho Estadual de Recursos Hdricos.

1.5 Infraes e Multas


1.5.1 Conceitos Gerais Nesse item sero apresentados, de forma simplificada, os procedimentos necessrios ao clculo da multa a ser aplicada a um infrator, conforme determina a Pauta Tipificada de Infraes e Penalidades. O valor da multa depende basicamente dos seguintes fatores: gravidade do dano hdrico provocado, localizao e porte do empreendimento responsvel pela infrao. Circunstncias atenuantes ou agravantes, e ainda os antecedentes do infrator, podem resultar em reduo ou ampliao do valor obtido. A seguir so relacionados os passos necessrios para o clculo da multa. Para a execuo de cada um desses passos, deve-se seguir o roteiro apresentado na seqncia. Finalizando apresentado um formulrio onde os principais aspectos de cada passo podem ser registrados, facilitando o clculo e/ou sua verificao. Passo 1. Identificar a Gravidade do Dano Hdrico (1 a 3 pontos) Passo 2. Identificar a Localizao do Empreendimento (1 a 3 pontos) Passo 3. Identificar o Porte do Empreendimento (1 a 3 pontos) Passo 4. Totalizar os pontos obtidos (mnimo de 3, mximo de 9) e selecionar faixa de multa para o total de pontos obtidos Passo 5. Verificar antecedentes do infrator para selecionar valor base Passo 6. Aplicar reduo/aumento da multa de acordo com as Circunstncias Atenuantes e/ou agravantes. Passo 7. Calcular Valor Final da Multa 1.5.2 Detalhamento dos Passos para o Clculo da Multa Passo 1 Avaliao da Gravidade do Dano Hdrico Conforme o Dano Hdrico as infraes podem ser classificadas em gravssimas, graves e leves, conforme enquadramento descrito a seguir: a. Infraes Gravssimas (3 pontos) Fraudar medida do volume dos recursos hdricos captados e a declarao de valor utilizado; Infringir instruo e procedimento estabelecidos pela autoridade competente; Obstar a ao fiscal da autoridade competente, no exerccio de sua funo; Iniciar a implantao de empreendimento relacionado com a derivao ou a utilizao de recursos hdricos, sem a devida autorizao da autoridade competente; Prejudicar outorgas existentes para fins de lazer e recreao. Derivar ou utilizar recursos hdricos sem o respectivo ato administrativo outorga de direito de uso; Ampliar e alterar empreendimento relacionado com a derivao ou a utilizao de recursos hdricos que importe modificaes no seu regime, quantidade e qualidade, sem a devida autorizao da autoridade competente; Operar poo para a captao de gua subterrnea sem a devida outorga, ressalvados os casos de vazo insignificante, previstos nesta Lei;

b. Infraes Graves (2 pontos)

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Dificultar a ao de fiscalizao da autoridade competente, no exerccio de suas funes. Utilizar recursos hdricos ou executar servio ou obra relacionados com eles, em desacordo com as condies estabelecidas no ato administrativo da outorga; Perfurar poo para a captao de gua subterrnea sem a devida autorizao, ressalvados os casos de vazo insignificante, como prevista nesta Lei.

c. Infraes Leves (1 ponto)

Passo 2 Avaliao da Localizao do Empreendimento Em funo dos riscos envolvidos, a localizao do empreendimento no corpo d'gua pode ser classificada como crtica, restritiva e no restritiva, conforme enquadramento descrito a seguir: a. Localizao Crtica (3 pontos) Em ponto de uso que possa comprometer o abastecimento pblico de gua existente; Em ponto de uso em corpo dgua de preservao permanente ou em curso dgua intermitente; Em ponto de uso em corpo dgua no interior de unidade de conservao, como tal definido pela legislao aplicvel; Em ponto de uso em curso dgua a montante de unidade de conservao e que possa alterar o regime, a quantidade ou qualidade dos recursos hdricos no interior desta; Em ponto de uso em corpo dgua de Classe Especial; Em ponto de lanamento de efluentes sujeito outorga em corpo dgua de Classe 1; Quando fizer uso de gua subterrnea em rea de proteo mxima de aqfero, como tal definida na legislao aplicvel. Faam uso de gua subterrnea em rea de restrio e controle de aqferos subterrneos, observada a legislao aplicvel; Estejam situados em ponto de lanamento de efluentes sujeito outorga em corpo de gua Classe 2; Estejam situados em ponto de uso que possa comprometer o abastecimento pblico de gua futuro, como tais previstos em Plano Diretor de Recursos Hdricos da Bacia Hidrogrfica respectiva. Local no enquadrado nos outros itens

b. Localizao Restritiva (2 pontos)

c. Localizao no Restritiva (1 ponto) Passo 3 Avaliao do Porte do Empreendimento O porte do empreendimento pode ser classificado em grande, mdio e pequeno, conforme descrio a seguir: a. De Grande Porte (3 pontos) Uso consuntivo de recursos hdricos associados ao baixo potencial poluidor da bacia hidrogrfica, grau de risco de escassez e conflito pelo seu uso e que possa comprometer os usos mltiplos das colees hdricas; Barragem para gerao de energia com rea inundada maior que 5.000 ha ou com potncia instalada acima de 30 MW; Barragem em curso dgua para outros usos com rea inundada maior ou igual a 400 ha; Retificao, canalizao ou desvio de curso dgua em trecho maior ou igual a 5 km; Dragagem em corpo de gua com volume total maior ou igual a 100.000 m ; Eclusa;
3

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Outros servios e obras de engenharia que possam modificar significativamente a morfologia do curso dgua ou margens do curso dgua e que possam alterar o seu regime. Barragem para gerao de energia com rea inundada entre 100 e 5.000 ha e menor ou igual a 300 ha ou com potncia instalada entre 10 e 30 MW; Barragem em curso dgua para outros usos com rea inundada entre 10 e 400 ha; Retificao, canalizao ou desvio de curso dgua em trecho de extenso entre 1 e 5 km; Dragagem em curso dgua com volume entre 10.000 e 100.000 m ; Pontes que possuam fundaes dentro do leito de rio ou tabuleiro que altere o regime fluvial em perodo de cheias ordinrias. Empreendimentos que no se enquadrem nos itens anteriores.
3

b. De Mdio Porte (2 pontos)

c. De Pequeno Porte (1 ponto) Passo 4 Seleo dos Valores Mnimo, Mdio e Mximo da Multa em funo da pontuao obtida: Para cada pontuao possvel (de 3 a 9), devero ser previamente definidos os valores mnimo, mdio e mximo da multa, conforme exemplificado na Tabela seguinte: Tabela 1.0 - Faixa de Multa em funo da Pontuao referente ao dano hdrico, localizao e porte do empreendimento Pontos Valor Mnimo (UPF/PR) Valor Mdio (UPF/PR) Valor Mximo (UPF/PR) 3 4 5 6 7 8 9 Passo 5 Avaliao dos Antecedentes do Infrator Em funo dos antecedentes do infrator dever ser selecionado um dos valores (mnimo, mdio ou mximo) como valor base da multa, conforme enquadramento descrito a seguir: Valor mnimo da faixa para usurios sem antecedentes; Valor mdio da faixa se o infrator cometeu, anteriormente, at 2 infraes leves, ou 1 infrao grave; Valor mximo da faixa para usurios com mais infraes anteriores do que 2 leves ou 1 grave.

Passo 6 Avaliao das Circunstncias Atenuantes e Agravantes As eventuais circunstncias atenuantes ou agravantes podero reduzir ou ampliar, respectivamente, o valor base da multa obtido no passo anterior, conforme critrios descritos a seguir: a. Circunstncias Atenuantes Reduo de 1/3 do valor da multa nos seguintes casos: Arrependimento do infrator, manifestado pela imediata e permanente cessao da infrao com a conseqente reparao ou limitao dos efeitos dos danos s relaes hdricas, incluindo seus lveos e margens.

Reduo de at 1/6 do valor da multa nos seguintes casos:

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Comunicao da infrao autoridade competente e adoo de procedimentos para a regularizao da situao; Colaborao com as autoridades e agentes encarregados da fiscalizao; Utilizao dos recursos hdricos outorgados como fator de produo.

b. Circunstncias Agravantes Acrscimo de 100 % ao valor da multa para o caso de reincidncia especfica; Acrscimo de 1/3 nos seguintes casos: Conhecimento prvio do infrator quanto ilegalidade do ato infracional, devidamente caracterizada; Ocorrncia de efeitos sobre a propriedade alheia; Impedimento ou restrio da utilizao de recursos hdricos outorgada a outras pessoas fsicas ou jurdicas, situadas jusante; Ocorrncia de efeitos sobre os usos mltiplos das colees hdricas impedindo-os ou limitando-os; Resultar em danos s colees hdricas, incluindo seus lveos e margens; Atingir rea sob proteo legal; Ter o infrator cometido a infrao em perodo de estiagem, racionamento ou, em qualquer poca, no perodo noturno.

Passo 7 Clculo Final da Multa Aps o Passo 6 conhecido o valor final da multa em UPF/PR. A partir do conhecimento do valor da UPF/PR para o ms de aplicao da multa, obtm-se o valor em reais, procedendo-se aos trmites legais para a efetiva aplicao da multa. O formulrio apresentado a seguir tem a finalidade de facilitar o clculo da multa atravs do acompanhamento e registro dos passos efetuados, podendo acompanhar como anexo o processo administrativo da multa.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

FORMULRIO PARA CLCULO DA MULTA

A. PONTUAO Critrio\Pontos Dano Hdrico Localizao Porte Total de Pontos: Valores de multa para o total de pontos (em UPF/PR): Mnimo: Mdio: Mximo: 3 Gravssimo Crtica Grande Grave Restritiva Mdio 2 Leve No restritiva Pequeno 1

B. ANTECEDENTES: Sem Antecedentes Valor base da Multa: At 2 infraes leves ou 1 grave Mais infraes

C. ATENUANTES: Reduo de 1/3 Valor Reduzido da Multa: D. AGRAVANTES: Aumento de 100% Valor agravado da Multa: Acrscimo de 1/3 Reduo de 1/6

E.MULTA A APLICAR

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Multa em UPF/PR:

Valor da UPF/PR:

Multa em R$:

1.6 Fluxos de Solicitao de Outorga


Conforme o que estabelece a Resoluo SEMA 003/2004, a emisso da Outorga Prvia e da Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos pela SUDERHSA para novos empreendimentos, como tambm para empreendimentos existentes deve estar integrado com os procedimentos adotados pelo Instituto Ambiental do Paran IAP no que se refere ao Licenciamento Ambiental. Cabe ressaltar que no municpio de Curitiba, h um convnio entre IAP e Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA delegando SMMA a competncia do licenciamento ambiental para os empreendimentos localizados neste municpio. O Sistema de Licenciamento Ambiental no municpio de Curitiba est disposto no Decreto Municipal 1.153/2004. Salienta-se tambm que aqueles usurios de recursos hdricos que solicitam simultaneamente a outorga de captao de gua superficial ou subterrnea e a outorga de lanamento de efluentes devem entrar com um nico processo na SUDERHSA. Portanto, os itens a seguir apresentam a seqncia a ser obedecida pelos solicitantes de outorga, sejam eles novos empreendimentos ou empreendimentos existentes. Novos Empreendimentos: Que necessitam de Licenciamento Ambiental Outorga Prvia Licena Prvia Licena de Instalao Outorga de Direito Licena de Operao Novos Empreendimentos: Que necessitam de Autorizao Ambiental Outorga Prvia Autorizao Ambiental Outorga de Direito

Novos Empreendimentos: Que no necessitam de Licenciamento Ambiental e/ou Autorizao Ambiental Neste caso, a categoria de outorga que dever ser solicitada SUDERHSA a Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Empreendimentos Existentes: Que necessitam de Licenciamento Ambiental No momento da renovao da Licena de Operao, deve-se solicitar primeiramente SUDERHSA a Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos, para posteriormente ser emitida pelo Poder Pblico Licenciador (IAP ou SMMA) a nova Licena de Operao. Outorga de Direito Nova Licena de Operao

Empreendimentos Existentes: Que necessitam de Autorizao Ambiental No momento da renovao da Autorizao Ambiental, deve-se solicitar primeiramente SUDERHSA a Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos, para posteriormente ser emitida pelo Poder Pblico Licenciador (IAP ou SMMA) a nova Autorizao Ambiental. Outorga de Direito Nova Autorizao Ambiental Empreendimentos Existentes: Que no necessitam de Licenciamento Ambiental e/ou Autorizao Ambiental Caso o empreendimento apresente outorga e assim que valide, deve-se solicitar SUDERHSA a Renovao da Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos. J nos casos de empreendimentos que no apresentam outorga, isto , em se tratando da 1 solicitao de outorga dever ser requerida a Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos.

1.7 Tabela de Emolumentos


A tabela a seguir apresenta os valores cobrados aos solicitantes de Outorga Prvia e de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos pela SUDERHSA para todos os tipos de usos, para o custeio dos servios administrativos, anlises tcnicas, deslocamentos/vistorias e publicaes dos atos de outorga. Tabela 1.1 - Tabela de Emolumentos CATEGORIAS DE OUTORGA Alterao de Outorga Cancelamento de Uso Dispensa de Outorga de Uso Recursos Hdricos Outorga de Direito de Uso de Recurso Hdricos Outorga Prvia Outorga Prvia (perfurao de poo tubular) Transferncia de Titularidade CUSTO TOTAL (UPF-PR) 5,6 1,2 0 5,6 5,6 0 1,2

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

1.8 Tabela dos Prazos Mximos da Outorga Prvia e da Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos
A tabela a seguir apresenta os prazos mximos estabelecidos pela SUDERHSA referentes Outorga Prvia e Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos. Tabela 1.2 - Tabela dos Prazos Mximos da Outorga Prvia e de Direito Finalidades 1. Captao 1.1 Consumo Humano 1.2 Processo Industrial 1.3 Abastecimento Pblico 1.4 Irrigao 1.5 Aqicultura 1.6 Dessedentao de animais 1.7 Outras finalidades 2. Lanamento de Efluentes 2.1 Diluio de Efluentes 3. Aproveitamento Hidreltrico 3.1 Gerao de energia 4. Intervenes e Obras 4.1 Canalizao e/ou Bueiro 4.2 Retificao 4.3 Ponte 4.4 Barragem 4.5 Dragagem 4.6 Proteo de leito/margem 4.7 Lanamento de guas pluviais concentrado Outorga Prvia Prazo Mximo * 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 5 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos 2 anos ** Outorga de Direito Prazo Mximo * 10 anos 10 anos 10 anos 10 anos 10 anos 10 anos 6 anos 35 anos 35 anos 35 anos 35 anos 35 anos 5 anos 35 anos 35 anos

*Dependendo da vazo captada, esta finalidade poder ficar dispensada de outorga, conforme Resoluo SEMA n 039/2004. **Esta finalidade no necessita de outorga prvia.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2. PROCEDIMENTOS PARA ANLISE E SOLICITAO DE OUTORGA


Este Captulo aborda os procedimentos para anlise e solicitao de outorga, separadamente, por tipo de uso, contemplando as particularidades de cada tipo. A diviso do captulo por tipo de uso efetuada atravs dos seguintes itens: Item 2.1 Captao de gua Superficial e Subterrnea; Item 2.2 Lanamento de Efluentes; Item 2.3 Aproveitamento Hidreltrico; Item 2.4 Intervenes e Obras; Item 2.5 Dispensa de Outorga. Todos estes itens abrangem os seguintes contedos estruturados da seguinte forma: Introduo; Anlise tcnica; Anexo; Modelos de Outorga Prvia e de Direito de Uso de Recursos Hdricos.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.1 CAPTAO DE GUA SUPERFICIAL E SUBTERRNEA 2.1.1 Introduo


O tipo de uso analisado neste item abrange uma variedade de empreendimentos, identificados em funo da finalidade do recurso hdrico captado seja de forma superficial ou subterrnea. A SUDERHSA considera as seguintes finalidades para captao: CONSUMO HUMANO PROCESSO INDUSTRIAL ABASTECIMENTO PBLICO IRRIGAO AQICULTURA DESSEDENTAO DE ANIMAIS OUTRAS FINALIDADES Cabe salientar que a implantao de uma captao muitas vezes envolve outro tipo de interveno ou obra que demandar de uma outra modalidade de outorga (conforme disposto no item 2.4 Intervenes e Obras). Assim, importante que em cada solicitao de outorga para captao casos abordados neste item seja verificada a necessidade de outro tipo de outorga, para o qual o detalhamento dever ser consultado o item 2.4. No decorrer deste item sero apresentados: Anlises tcnicas para estas modalidades de outorgas; Anexo A; Modelos de Portarias emitidas pela SUDERHSA para Outorga Prvia e Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos.

2.1.2 CAPTAO DE GUA SUPERFICIAL Anlise Tcnica


A seguir, sero descritas as anlises tcnicas referentes Captao de gua Superficial para cada finalidade do uso. Os estudos e projetos tcnicos solicitados devem ser elaborados sob responsabilidade de profissionais habilitados, devidamente registrados nos respectivos Conselhos Profissionais.

2.1.2.1 CONSUMO HUMANO E ABASTECIMENTO PBLICO Anlise Tcnica


2.1.2.1.1 Vazo Outorgvel A vazo mxima outorgvel numa determinada seo do corpo hdrico, pode ser quantificada, de forma expedita, com base nas seguintes formulaes: Qoutorgvel i = 0,5.(Q95%)i Qno disponvel i Qno disponvel i = Qoutorgadas m + Qoutorgadas j Onde: - Qoutorgvel i a vazo mxima que pode ser outorgada na seo i do corpo hdrico; - (Q95%)i a vazo natural com permanncia de 95% do tempo na seo i; - Qoutorgadas m a somatria das vazes outorgadas a montante da seo i; - Qoutorgadas j a somatria das vazes outorgadas a jusante, que dependem da vazo na seo i.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.1.2.1.2 Projeo da Populao Pf = Pa.(1+R) , para localidades com mais de 2000 habitantes; Pf = 2.Pa, para localidades com menos de 2000 habitantes Onde: - Pf a populao futura; - Pa a populao atual (de acordo com o ltimo censo de IBGE); - R a taxa de crescimento populacional; - t o perodo compreendido entre o ano base para a populao atual at o fim da concesso dos servios de abastecimento de gua (se concessionria) ou at o fim de plano ou saturao do sistema. Para auxiliar na determinao da taxa de crescimento populacional R, pode ser consultado o resultado das populaes (urbana, rural e total), para todos os municpios do Estado do Paran do censo demogrfico de 2000 realizado pelo IBGE, como tambm as projees de populao mais atualizadas do prprio do IBGE. 2.1.2.1.3 Consumo Mdio per capita de gua Se o requerente no conhece sua demanda per capita, sugere-se utilizar os dados apresentados na tabela seguinte. Tabela 2.1.1 Consumo per capita em Funo da Populao Faixa populacional Consumo mdio per capita de gua (l/hab.dia) 0 10.000 10.001 - 100.000 100.001 - 500.000 500.000 116 119 135 149
t

Fonte: Manual de Procedimentos para Anlise dos Pedidos de Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hdricos 2001 da ANA

A vazo captada do corpo hdrico calculada em funo do consumo mdio per capita de gua com o acrscimo das perdas no sistema de abastecimento pblico. 2.1.2.1.4 Vazo de Captao para Centro Urbanos com Parque Industrial

Qf = ( Onde:

Pf .q + Qi)Kp 86400

- Qf a vazo dada em l/s; - Pf a populao futura; - q o consumo per capita em l/hab.dia; - Qi a vazo prevista para grandes consumidores ou distrito(s) industrial(is) em L/s; - Kp o coeficiente de perdas a ser considerado (valor sugerido pelo Manual da ANA igual a 1,25).

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.1.2.2 PROCESSO INDUSTRIAL Anlise Tcnica


2.1.2.2.1 Vazo Outorgvel

A vazo mxima outorgvel numa determinada seo do corpo hdrico, pode ser quantificada, de forma expedita, com base nas seguintes formulaes: Qoutorgvel i = 0,5.(Q95%)i Qno disponvel i Qno disponvel i = Qoutorgadas m + Qoutorgadas j Onde: - Qoutorgvel i a vazo mxima que pode ser outorgada na seo i do corpo hdrico; - (Q95%)i a vazo natural com permanncia de 95% do tempo na seo i; - Qoutorgadas m a somatria das vazes outorgadas a montante da seo i; - Qoutorgadas j a somatria das vazes outorgadas a jusante, que dependem da vazo na seo i.
2.1.2.2.2 Demanda de gua por Tipo de Indstria

Como orientao para as anlises referentes s solicitaes de outorga para uso industrial apresentada a seguir uma tabela com alguns valores de demanda mdia de gua por tipo de indstria.
Tabela 2.1.2 Consumo de gua por Tipo de Indstria Tipo de indstria Consumo Fecularia Farinheira Laticnio
3

6,0 m /ton 2,0 a 2,5 m /ton de mandioca processada 2,0 a 5,0 l/l de leite processado 2,5 a 3,0 l/l de leite processado 2,0 a 2,5 l/l de leite processado 9,1 m /ton de cana 1.000 l/pele 800 l/pele 200 a 300 l/pele 1.500 l/cabea 1.000 l/cabea 800 l/cabea 25 l/ave 150 m /ton 400 l/ton de soja 2.000 l/ton 3.500 l/ton
3 3

- Processo completo - Queijo e manteiga - Resfriamento


Destilaria de lcool Curtumes

- Processo completo - Consumo at o processo Wet Blue - Acabamento partir do Wet Blue
Frigorficos

- Abatedouro de bovinos - Abatedouro de sunos - Abatedouro de ovinos - Abatedouro de aves


Tinturaria, txteis e lavanderia industrial Extrao e refino de leo de soja

- leo bruto - leo refinado

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Refrigerantes Maltearia Industria de embutidos


Fonte: Instruo Normativa 005/96-DIRAM/IAP

3,0 l/l de refrigerante 9.000 l/ton de malte processado 3,0 a 5,0 l/kg de carne

2.1.2.3 IRRIGAO Anlise Tcnica


2.1.2.3.1 Vazo Outorgvel

A vazo mxima outorgvel numa determinada seo do corpo hdrico, pode ser quantificada, de forma expedita, com base nas seguintes formulaes: Qoutorgvel i = 0,5.(Q95%)i Qno disponvel i Qno disponvel i = Qoutorgadas m + Qoutorgadas j Onde: - Qoutorgvel i a vazo mxima que pode ser outorgada na seo i do corpo hdrico; - (Q95%)i a vazo natural com permanncia de 95% do tempo na seo i; - Qoutorgadas m a somatria das vazes outorgadas a montante da seo i; - Qoutorgadas j a somatria das vazes outorgadas a jusante, que dependem da vazo na seo i.
2.1.2.3.2 Fatores que Influem na Demanda de gua para Irrigao

A gua necessria para irrigao igual a quantidade de gua requerida pela cultura, em determinado perodo de tempo, de modo a no limitar seu crescimento e sua produo sob as condies climticas locais, ou seja, a quantidade de gua necessria para atender a evapotranspirao e lixiviao dos sais do solo. Para a correta estimativa da quantidade de gua necessria para irrigao em uma bacia hidrogrfica e necessria a determinao da rea irrigada, da quantidade de gua disponvel naturalmente por meio da precipitao, da quantidade de gua perdida por meio da evapotranspirao, das perdas envolvidas nos sistemas de irrigao e das prticas agrcolas da regio.
2.1.2.3.3 Quantificao da Precipitao

Do total do volume de gua precipitado sobre uma bacia hidrogrfica, parte retido pela cobertura vegetal, parte escoa superficialmente e parte infiltrado no solo. Esses volumes podem ser quantificados por diversos mtodos que buscam simular o comportamento da gua durante o seu ciclo hidrolgico. Na quantificao da demanda de gua para irrigao, merece importncia a quantificao da parcela do volume de gua precipitado que utilizado pelas culturas no atendimento de sua demanda evapotranspiromtrica, ou seja, a parcela da precipitao total que no escoa superficialmente e nem percola abaixo da zona radicular da cultura. Essa parcela, denominada precipitao efetiva, pode ser estimada por diversos mtodos, dentre os quais o percentual fixo, a precipitao dependente e o mtodo desenvolvido pelo United States Department of Agriculture - USDA. O mais simples dos mtodos tomar um percentual fixo da precipitao total. Com isso, admite-se que a parcela da precipitao utilizada pela cultura sempre fixa e independe de outros fatores, como a umidade do solo. No intuito de se quantificar a demanda mxima por irrigao, deve-se estimar a parcela mnima da precipitao a ser utilizada pela cultura, sendo o valor de 50% comumente citado na literatura, como mostra a equao a seguir. Pef = 0,5.Pt Onde: - Pef a Precipitao efetiva (mm); - Pt a Precipitao total (mm). A precipitao total refere-se precipitao mdia mensal.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Baseando-se na anlise de diferentes regies climticas ridas e sub-midas, a FAO/AGWL desenvolveu uma relao emprica linear que busca incorporar a mudana no comportamento da infiltrao da gua no solo provocada pelo aumento do teor de umidade. Pef = 0, 6 .Pt 10, Pef = 0,8.Pt-24, Pt < 70mm Pt > 70mm

O mtodo desenvolvido pelo USDA tambm busca quantificar, empiricamente, a parcela de gua que infiltra no solo e utilizada efetivamente pela cultura, por meio de uma relao no linear, expressa pelas equaes a seguir

Pef =

Pt(125 0,2Pt ) , 125

P t < 250 mm Pt > 250 mm

Pef =125 + 0,1. Pt,

Os valores de precipitao efetiva variam de acordo com as metodologias, podendo-se estabelecer limites mnimos e mximos, conforme mostram as equaes a seguir. Portanto, na condio mais conservadora, em que a necessidade de irrigao mxima, a precipitao efetiva e determinada pela equao a, enquanto que na condio menos conservadora a precipitao efetiva determinada pela equao b. Limite mnimo: Pef = 0,6.Pt - 10 , Pef = 0,8.Pt 24, Pef = 0,5 Pt, Limite mximo: Pef = Pt(125 0,2Pt ) , 125 Pt < 200mm Pt > 200mm (b) Pt < 70mm 70mm < Pt < 80mm Pt > 80mm (a)

Pef = 0,8.Pt 24,

2.1.2.3.4 Quantificao da Evapotranspirao

A evapotranspirao pode ser definida como a quantidade de gua evaporada e transpirada em uma superfcie coberta por vegetal, durante um determinado perodo. A quantidade de gua evapotranspirada depende do tipo de cultura, das caractersticas do solo e do clima, sendo este ltimo fator predominante sobre os demais. Para a sua quantificao necessria a determinao de algumas variveis:
- Evapotranspirao potencial de referncia (ETo): A Evapotranspirao de uma superfcie extensiva, totalmente coberta com grama de tamanho uniforme, com 8 a 15 cm de altura e em fase de crescimento ativo, em um solo com timas condies de umidade. Diversos mtodos esto disponveis para a determinao dessa varivel em funo da temperatura do ar, velocidade do vento e radiao solar, dentre outros. Dentre esses mtodos podem ser citados Thorthwaite e Mather, Hargreaves, Blaney-Criddle e Penman. De modo geral, a varivel apresenta discrepncias significativas de acordo com o mtodo empregado, sendo importante a caracterizao climtica da regio para a definio da melhor metodologia. - Evapotranspirao potencial da cultura (ETpc): A Evapotranspirao de uma determinada cultura quando so timas as condies de umidade e nutrientes no solo, de modo a permitir a produo potencial desta cultura nas condies de campo. A relao entre ETo e ETpc expressa pela equao a seguir: ETpc = ETo.Kc

Onde:
- Kc o Coeficiente da cultura, adimensional.

Os valores de Kc variam com o tipo de cultura, estgio de desenvolvimento, comprimento do ciclo vegetativo da cultura e as condies climticas. Quanto maior for a demanda evapotranspiromtrica local, e quanto maior a sensibilidade da planta ao estresse hdrico, maior ser o valor de Kc. Segundo Bernardo (1982), os valores de Kc variam de 0,2 a 1,25. No estgio inicial de desenvolvimento da planta, o Kc

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

mnimo, enquanto os valores mximos so registrados na fase de produo. Quando no se conhece o valor de Kc, normalmente utilizado um valor igual a 1.
- Evapotranspirao real da cultura (ETrc): A Evapotranspirao de uma determinada cultura quando sob as condies normais de cultivo, isto , sem a obrigatoriedade do teor de umidade do solo permanecer timo. A relao entre ETpc e ETrc expressa pela equao a seguir: ETrc = ETpc.Ks

Onde:
- Ks o Coeficiente de umidade, adimensional.

O Ks determinado em funo da umidade do solo. Quando a umidade do solo est prxima da sua capacidade de armazenamento (capacidade de campo), o valor de Ks igual a 1. A medida em que a umidade do solo reduzida, o Ks diminui o seu valor. Como o trabalho est sendo efetuado em reas irrigadas, onde a umidade do solo geralmente mantida prxima capacidade de campo, ser utilizado um valor mdio de Ks igual a 0,9.
2.1.2.3.5 Espacializao dos Dados de Chuva e Evapotranspirao

Os dados de precipitao so convencionalmente coletados em postos pluviomtricos e que medem a quantidade total de gua precipitada em um dia, de forma pontual. Da mesma forma, a evapotranspirao geralmente determinada a partir de variveis fsicas e climticas medidas em estaes climatolgicas, de forma pontual. Para a quantificao do volume de gua precipitada ou evapotranspirada em uma determinada rea, necessrio que os dados pontuais sejam espacializados de modo a se estimar valores mdios vlidos para toda a rea em anlise. Como alternativa aos mtodos de espacializao e considerando-se o intuito de simplificar a anlise, podese utilizar os dados das estaes e postos mais prximos da rea em anlise, ou seja, do Municpio.
2.1.2.3.6 Estimativa da Demanda de gua para Irrigao

Em funo das variveis apresentadas, a necessidade real de gua para irrigao pode ser estimada pela equao a seguir.
Q =

AI
i

ETrc Pef 86 ,4
3

Onde:
- Q vazo necessria para irrigao (m /s); - AIi rea irrigada (km ); - Etrc a Evapotranspirao real da cultura (mm/dia); - Pef a Precipitao efetiva (mm/dia); - o fator que depende das prticas agrcolas (valor tpico = 0,75).
2

O fator busca incorporar o fato de que existem variaes anuais das prticas agrcolas decorrentes da alternncia entre pocas de plantio e colheita e da quantidade de safras. Assim, a quantidade real de gua seria reduzida em decorrncia de paralisaes na irrigao. Os mtodos de irrigao podem apresentar diferentes nveis de eficincia a depender da uniformidade de distribuio das lminas de irrigao, da condio de localizao de aplicao das lminas de irrigao, das caractersticas dos emissores e da interferncia das condies climticas (perdas nos sistemas e por evaporao), dentre outros fatores. Dessa forma, a demanda total de gua para irrigao, considerando-se as perdas nos sistemas, maior do que a realmente aplicada nas culturas e pode ser expressa pela equao a seguir:

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Q=

AI
i

ETrc Pef Ef .86,4

Onde:
- Ef a Eficincia do sistema de irrigao utilizado.

A demanda especfica pode ser expressa pela equao:


q=

ETrc Pef Ef 8,64

Onde: - q a vazo especfica (l/s/ha).

2.1.2.4 PISCICULTURA Anlise Tcnica


2.1.2.4.1 Vazo Outorgvel

A vazo mxima outorgvel numa determinada seo do corpo hdrico, pode ser quantificada, de forma expedita, com base nas seguintes formulaes: Qoutorgvel i = 0,5.(Q95%)i Qno disponvel i Qno disponvel i = Qoutorgadas m + Qoutorgadas j Onde: - Qoutorgvel i a vazo mxima que pode ser outorgada na seo i do corpo hdrico; - (Q95%)i a vazo natural com permanncia de 95% do tempo na seo i; - Qoutorgadas m a somatria das vazes outorgadas a montante da seo i; - Qoutorgadas j a somatria das vazes outorgadas a jusante, que dependem da vazo na seo i.
2.1.2.4.2 Demanda de gua

Para a quantificao da demanda de gua para a piscicultura, o requerente deve especificar a rea de lmina de gua dos tanques e a necessidade mnima de gua para a atividade. A demanda de gua obtida pela seguinte equao: Demanda = A x n Onde: - Demanda a demanda de gua para piscicultura; - A a rea de lmina de gua dos tanques em hectares; - n a necessidade mnima de gua por hectare. A necessidade mnima de gua, estabelecida pelo Centro de Pesquisa em Aqicultura Ambiental do 3 Instituto Ambiental do Paran, da cidade de Toledo, de 4,5 m /h.ha, considerando 24 horas por dia.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.1.2.5 DESSEDENTAO DE ANIMAIS Anlise Tcnica


2.1.2.5.1 Vazo Outorgvel

A vazo mxima outorgvel numa determinada seo do corpo hdrico, pode ser quantificada, de forma expedita, com base nas seguintes formulaes: Qoutorgvel i = 0,5.(Q95%)i Qno disponvel i Qno disponvel i = Qoutorgadas m + Qoutorgadas j Onde: - Qoutorgvel i a vazo mxima que pode ser outorgada na seo i do corpo hdrico; - (Q95%)i a vazo natural com permanncia de 95% do tempo na seo i; - Qoutorgadas m a somatria das vazes outorgadas a montante da seo i; - Qoutorgadas j a somatria das vazes outorgadas a jusante, que dependem da vazo na seo i.
2.1.2.5.2 Demanda de gua

Alm das condies climticas locais e de alimentao, o consumo de gua de um animal varia em funo de uma srie de outros fatores: tipo, raa, porte fsico, fase de desenvolvimento. A tabela seguinte apresenta valores mdios bsicos de consumo de gua por animal.
Tabela 2.1.3 - Consumo per capita de gua por Grupo de Animal GRUPO ANIMAL CONSUMO
TIPO ESTGIO L/dia/Cabea % Limpeza e Manuteno (adicionar)

Ciclo Completo Matrizeiro AVES Criao Corte BOVINOS Lactao CAPRINOS Ciclo Completo CUNICULTURA Ciclo Completo EQINOS Ciclo Completo OVINOS Ciclo Completo Gestao/Lactao SUNOS Terminao
Fonte: SUDERHSA/2006

ASININOS

38 0,32 0,16 45 53 4 1,25 38 6 23 12

50 20 50 50 50

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.1.2.6 OUTRAS FINALIDADES Anlise Tcnica


Entre as principais atividades associadas s outras finalidades so: lazer, residncias, associaes, pesquisas/monitoramentos, combate a incndio, controle de emisso de partculas, entre outros.
2.1.2.6.1 Vazo Outorgvel

A vazo mxima outorgvel numa determinada seo do corpo hdrico, pode ser quantificada, de forma expedita, com base nas seguintes formulaes: Qoutorgvel i = 0,5.(Q95%)i Qno disponvel i Qno disponvel i = Qoutorgadas m + Qoutorgadas j Onde: - Qoutorgvel i a vazo mxima que pode ser outorgada na seo i do corpo hdrico; - (Q95%)i a vazo natural com permanncia de 95% do tempo na seo i; - Qoutorgadas m a somatria das vazes outorgadas a montante da seo i; - Qoutorgadas j a somatria das vazes outorgadas a jusante, que dependem da vazo na seo i.
2.1.2.6.2 Demanda de gua

Estes tipos de usos devero ser analisados caso a caso, em funo da finalidade do uso, do porte do empreendimento e das caractersticas especficas da solicitao, a partir do que sero identificados os principais parmetros e critrios a serem analisados.

2.1.3 CAPTAO DE GUA SUBTERRNEA Anlise Tcnica


Os processos de captao de gua subterrnea envolvem duas fases referentes solicitao de outorgas. Primeiramente dever ser solicitada SUDERHSA a autorizao para a perfurao do poo, fase esta correspondente Outorga Prvia. Posteriormente, dever ser solicitada a captao do poo, com a, constituindo-se ento o processo de Outorga de Direito. Os itens seguintes apresentam a anlise tcnica, os documentos e informaes necessrias aos processos de Outorga Prvia e de Outorga de Direito. Os estudos e projetos tcnicos solicitados devem ser elaborados sob responsabilidade de profissionais habilitados, devidamente registrados nos respectivos Conselhos Profissionais.
2.1.3.1 Outorga Prvia

Para avaliao das solicitaes para perfurao de poos tubulares sero analisados: A potencialidade em termos de vazo mdia e capacidade especfica mdia do aqfero onde est locado o poo tubular. O projeto do poo que deve estar compatvel com a vazo solicitada e com o tipo de aqfero e quanto a proteo sanitria. A concentrao de poos existentes no local e proximidades onde ser perfurado o novo poo tubular. Para regies onde ocorram conflitos de uso por excesso de poos com captao de gua subterrnea que causem interferncias entre si estabelecido um raio mnimo de interferncia, abaixo do qual no permitido a perfurao de novos poos.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.1.3.2 Outorga de Direito

Para elaborao do Parecer Tcnico relativo a Outorga Definitiva sero analisados: A potencialidade em termos de vazo mdia e capacidade especfica mdia do aqfero onde est locado o poo tubular. A vazo calculada no teste de vazo apresentado pelo requerente no relatrio conclusivo. A demanda solicitada buscando-se o estabelecimento de um regime de bombeamento entre 10 -20 horas dirias. Este critrio previne a ocorrncia de rebaixamentos pontuais exagerados. A concentrao de poos existentes no local e proximidades onde ser perfurado o novo poo tubular. Os Laudos da anlise dos Parmetros Fsico-Qumicos e Bacteriolgicos apresentados pelo requerente. Conforme estabelecido na Instruo Normativa IN 001/06 SUDERHSA/DEOF: Parmetros para Caracterizao Hidroqumica das guas Subterrneas. Para regies onde ocorram conflitos de uso por excesso de poos com captao de gua subterrnea que causem interferncias entre si, as vazes a serem outorgadas sero limitadas de acordo com: o levantamento hidrogeolgico dos parmetros hidrulicos do(s) aqfero(s), bem como atravs de monitoramento contnuo do nvel dinmico e da vazo, associado interpretao do balano hdrico.

Figura 2.1.1 Unidades Aqferas do Estado do Paran

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Tabela 2.1.4 - Qualidade das guas Subterrneas


AQUFERO Pr-Cambriano Karst Plaeozico Inferior Paleozico Mdio Superior Paleozico Superior Botucatu Serra Geral Norte Serra Geral Sul Caiu Guabirotuba Costeira DISTRIBUIO INICA MDIA (ppm) K 2,12 0,93 1,28 2,42 1,76 2,07 1,44 1,86 2,97 2,33 Na 8,18 3,69 4,80 22,70 52,81 11,82 15,72 19,13 3,05 19,03 Mg 7,55 16,2 4,29 4,90 6,55 4,62 4,86 4,12 2,35 7,20 Ca 15,16 29,91 7,65 16,8 19,04 17,21 15,15 13,07 4,82 17,7 Mn 0,69 Fe 0,60 1,08 1,03 0,54 0,55 0,16 0,29 0,27 0,28 0,56 SiO2 30,12 13,97 12,52 24,07 27,22 21,48 32,21 32,23 21,20 44,31 F 0,20 0,10 SO4 3,53 3,00 1,89 22,08 9,56 3,20 6,60 2,05 1,43 1,83 Cl 3,69 11,29 2,13 2,25 1,94 2,04 3,17 1,55 1,92 1,82 CO2 10,63 8,85 9,11 10,37 9,44 16,88 8,17 5,22 10,30 11,95 HCO3 75,85 118,4 66,51 104,27 156,06 72,82 68,68 71,69 21,09 103,24 STD 139,89 165,2 119,91 177,51 242,79 127,17 145,97 149,7 76,26 178,15 -

*Fonte: Atlas de Recursos hdricos do Estado do Paran SUDERHSA (1998).

Tabela 2.1.5 - Unidades Aqferas e Potencial Hidrogeolgico


COMPARTIMENTO Pr-Cambriano Karst Plaeozico Inferior Paleozico Superior Mdio COMPOSIO Rochas granticas e metamrficas Rochas carbonticas do grupo Aungui, intercaladas por filitos e quartzitos Rochas dos grupos Castro e Paran Rochas dos grupos Itarar e Guat Rochas do grupo Passa Dois Arenitos das formaes Pirambia e Botucatu Derrames baslticos da formao Serra Geral norte da rea da bacia do Iguau Derrames baslticos da formao Serra Geral na rea de abrangncia da bacia do rio Iguau Arenitos da formao Caiu Rochas da formao Guabirotuba, associada sedimentos aluvionares da bacia de Curitiba aos REA DE OCORRNCIA (KM2) 7.540 5.740 7.150 17.400 17.400 101.000 59.050 42.060 30.450 1.130 1.950 POTENCIAL HIDROGEOLGICO (L/s/km2) 5,6 8,29 3,6 5,6 3,6 12,4 4,2 3,8 4,2 3,53 -

Paleozico Superior Botucatu Serra Geral Norte Serra Geral Sul Caiu Guabirotuba Costeira

Sedimentos costeiros de origem marinha e sedimentos quaternrios fluviais.

*Fonte: Baseada no Atlas de Recursos hdricos do Estado do Paran SUDERHSA (1998).

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.1.4 Anexo A
Neste item sero apresentados: Norma de Outorga NO-001_RCA; Modelo de Requerimento RCA; Anexo I: Locao para Perfurao de Poo Tubular; Anexo II: Projeto Construtivo para Perfurao de Poo Tubular; Anexo III: Caractersticas Construtivas de Poo Tubular; Anexo IV: Perfil Litolgico; Anexo V: Teste de Produo; Comunicao de Poo Tubular Improdutivo; Comunicao de Desistncia de Uso de Recursos Hdricos; Instruo Normativa 001/2006 SUDERHSA/DEOF: Parmetros para Caracterizao Hidroqumica das guas Subterrneas; Instruo Normativa 002/2006 SUDERHSA/DEOF: Procedimentos para Tamponamento de Poos; Anexo VI: Desativao Temporria ou Permanente de Poo Tubular.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

ANEXOS (pginas 38 a 71) - Disponveis no Site: www.suderhsa.pr.gov.br

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.1.5 Modelos de Outorga Prvia e de Outorga de Direito de Uso


A seguir, sero apresentados os modelos de Portarias emitidas pela SUDERHSA para Outorga Prvia e para Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos referentes Captao de gua Superficial e Subterrnea, respectivamente.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA PRVIA PARA CAPTAO DE GUA SUPERFICIAL


PORTARIA N

O DIRETOR-PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso I do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso I do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar previamente a captao de gua superficial, na modalidade de parecer administrativo, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Manancial: Finalidade do uso: Vazo mxima captada (m3/h): Regime de funcionamento: a. n de horas dirias: b. n de dias por semana: c. meses por ano: Coordenadas UTM do ponto de captao: Outras: Art. 2. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, no estabelece direitos de uso de recursos hdricos, correspondendo somente manifestao prvia deste rgo quanto ao objeto requerido, possibilitando ao Outorgado prosseguir no planejamento e projeto de empreendimento, no atendimento s etapas de licenciamentos previstas nas legislaes sobre uso e ocupao do solo, meio ambiente, explorao e aproveitamento de recursos naturais e, ainda, no cumprimento das demais disposies legais e regulamentares aplicveis. Art. 3. O Outorgado dever dar continuidade aos outros procedimentos de licenciamentos regulamentados pela Resoluo SEMA n 31 de 24/08/98 e outras normas concernentes. Art. 4. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, estar garantido ao Outorgado, desde que os elementos do procedimento administrativo que deram sustentao a esta manifestao no venham a ser alterados nas fases subseqentes do procedimento administrativo de requerimento de autorizao de direito de uso de recursos hdricos. Art. 5. A outorga prvia, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ ano(s). Art. 6. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 7. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba, ____de_______________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA DE DIREITO DE USO PARA CAPTAO DE GUA SUPERFICIAL

PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso i do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso i do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar o uso das guas de domnio do Estado do Paran para captao de gua superficial, na modalidade de autorizao de direito de uso, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Manancial: Finalidade do uso: Vazo mxima captada (m3/h): Regime de funcionamento: a. n de horas dirias: b. n de dias por semana: c. meses por ano: Coordenadas UTM do ponto de captao: Outras: Art.2. O Outorgado dever apresentar, com a periodicidade anual, a declarao de confirmao dos dados contidos na outorga. Art 3. O Outorgado dever instalar e operar estaes e equipamentos de monitoramento hidromtrico e de qualidade da gua (a critrio da SUDERHSA). Art. 4. A outorga, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos, podendo ser suspensa, de forma parcial ou total, por prazo determinado ou indeterminado, se verificadas as situaes previstas no artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 combinado com o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 5. A outorga poder ser revogada, nos casos de cancelamento de Licena de Operao ou se as licenas municipais para construo e funcionamento no forem emitidas, se for o caso dessas exigncias. Pargrafo nico. A outorga poder ainda ser revogada, se verificados os demais casos previstos nos incisos I a IV do artigo 35 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 6. Caso o outorgado desista do uso do recurso hdrico, o mesmo dever comunicar SUDERHSA, atravs do documento Comunicao de Desistncia de Uso de Recursos Hdricos. Art. 7. Qualquer ampliao, reforma ou modificao nos processos de produo, que alterem as disposies contidas neste ato de outorga, objeto desta Portaria, de forma permanente ou temporria, dever ser objeto de novo requerimento, a sujeitar-se aos mesmos procedimentos que deram origem a este ato de outorga. Art. 8. O uso dos recursos hdricos, objeto desta outorga, est sujeito cobrana nos termos dos artigos 19 a 21 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e do Decreto Estadual n 5.361 de 26/02/2002, que regulamenta a cobrana pelo direito de uso dos recursos hdricos. Art. 9. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 10. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba, ___ de________________ de 20__.

___________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA PRVIA PARA PERFURAO DE POO TUBULAR PROFUNDO


PORTARIA N

O DIRETOR-PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso I do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso I do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar previamente a perfurao de poo tubular profundo, na modalidade de parecer administrativo, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Manancial: Finalidade do uso: Vazo mxima captada (m3/h): Regime de funcionamento: a. n de horas dirias: b. n de dias por semana: c. meses por ano: Coordenadas UTM do ponto de perfurao: Outras: Art. 2. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, no estabelece direitos de uso de recursos hdricos, correspondendo somente manifestao prvia deste rgo quanto ao objeto requerido, possibilitando ao Outorgado prosseguir no planejamento e projeto de empreendimento, no atendimento s etapas de licenciamentos previstas nas legislaes sobre uso e ocupao do solo, meio ambiente, explorao e aproveitamento de recursos naturais e, ainda, no cumprimento das demais disposies legais e regulamentares aplicveis. Art. 3. O Outorgado dever dar continuidade aos outros procedimentos de licenciamentos regulamentados pela Resoluo SEMA n 31 de 24/08/98 e outras normas concernentes. Art. 4. Caso o poo tubular resulte em improdutivo, a SUDERHSA dever ser comunicada, atravs do documento Comunicao de Poo Tubular Improdutivo. Art. 5. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, estar garantido ao Outorgado, desde que os elementos do procedimento administrativo que deram sustentao a esta manifestao no venham a ser alterados nas fases subseqentes do procedimento administrativo de requerimento de autorizao de direito de uso de recursos hdricos. Art. 6. A outorga prvia, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ ano(s). Art. 7. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 8. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba, ____de_______________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA DE DIREITO DE USO PARA CAPTAO DE GUA SUBTERRNEA


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso i do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso i do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar o uso das guas de domnio do Estado do Paran para captao de gua subterrnea, na modalidade de autorizao de direito de uso, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Manancial: Finalidade do uso: Vazo mxima captada (m3/h): Regime de funcionamento: a. n de horas dirias: b. n de dias por semana: c. meses por ano: Coordenadas UTM do ponto de captao: Outras: Art.2. O Outorgado dever apresentar, com a periodicidade anual, a declarao de confirmao dos dados contidos na outorga. Art 3. O Outorgado dever instalar e operar estaes e equipamentos de monitoramento hidromtrico e de qualidade da gua (a critrio da SUDERHSA). Art. 4. A outorga, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos, podendo ser suspensa, de forma parcial ou total, por prazo determinado ou indeterminado, se verificadas as situaes previstas no artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 combinado com o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 5. A outorga poder ser revogada, nos casos de cancelamento de Licena de Operao ou se as licenas municipais para construo e funcionamento no forem emitidas, se for o caso dessas exigncias. Pargrafo nico. A outorga poder ainda ser revogada, se verificados os demais casos previstos nos incisos I a IV do artigo 35 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 6. Caso o outorgado desista do uso do recurso hdrico, o mesmo dever comunicar SUDERHSA, atravs do documento Comunicao de Desistncia de Uso de Recursos Hdricos. Art. 7. Qualquer ampliao, reforma ou modificao nos processos de produo, que alterem as disposies contidas neste ato de outorga, objeto desta Portaria, de forma permanente ou temporria, dever ser objeto de novo requerimento, a sujeitar-se aos mesmos procedimentos que deram origem a este ato de outorga. Art. 8. O uso dos recursos hdricos, objeto desta outorga, est sujeito cobrana nos termos dos artigos 19 a 21 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e do Decreto Estadual n 5.361 de 26/02/2002, que regulamenta a cobrana pelo direito de uso dos recursos hdricos. Art. 9. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 10. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba, ___ de________________ de 20__.

___________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.2

LANAMENTO DE EFLUENTES

2.2.1 Introduo
A Outorga de Lanamento de Efluentes a modalidade de outorga que est sendo implementada no Estado do Paran e tem como objetivos: A avaliao da disponibilidade hdrica para o uso; A avaliao da capacidade de diluio dos efluentes do empreendimento no corpo hdrico; A avaliao das concentraes mximas admissveis dos efluentes em termos de DBO, DQO, SS e outros parmetros de interesse, baseada nos critrios da SUDERHSA e nos do Poder Pblico Licenciador; A melhoria da qualidade dos recursos hdricos dados os instrumentos de gesto. Convnios celebrados com o Instituto Ambiental do Paran - IAP que deleguem a anlise de licenciamento ambiental e fiscalizao aos municpios devem se integrar ao processo de outorga, conforme os fluxos de solicitao abordados no item 1.6. Tal como ocorre atualmente em Curitiba, onde a Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA realiza o licenciamento ambiental das atividades poluidoras no municpio as quais tambm devem ser submetidas avaliao de outorga. No decorrer deste item sero apresentados: Anlise tcnica para esta modalidade de outorga; Anexo B; Modelos de Portarias emitidas pela SUDERHSA para Outorga Prvia e Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos.

2.2.2 Anlise Tcnica


2.2.2.1 Cadastramento dos Usurios de Recursos Hdricos

Assim que o solicitante de outorga de lanamento de efluentes entra com o processo de outorga na SUDERHSA, isto , aps ser protocolado, ele cadastrado atravs do sistema Cadastro de Recursos Hdricos CRH, gerando automaticamente um nmero de CRH (N CRH) correspondente quele processo. No momento do seu cadastramento pode ser observado se o usurio em questo dotado de outras outorgas e de outras informaes relevantes.
2.2.2.2 Vistoria

Toda outorga de lanamento de efluentes, seja ela Prvia ou de Direito de Uso de Recursos Hdricos sujeita vistoria, com os seguintes objetivos: confirmar as informaes fornecidas pelo solicitante da outorga; confirmar as coordenadas do ponto de lanamento; e, por ltimo, avaliar as condies do corpo hdrico sujeito ao lanamento, assim como seu entorno. A partir destas confirmaes, as coordenadas do ponto de lanamento podero ser inseridas no CRH e, desta forma, o ponto espacializado.
2.2.2.3 Insero do Ponto de Lanamento e Delimitao da Bacia ARCVIEW 3.2

A partir deste momento, o ponto de lanamento pode ser inserido no software ARCVIEW 3.2 e a partir disso a bacia montante deste ponto poder ser delimitada.
2.2.2.4 Aplicativos SUDERHSA ARCVIEW 3.2

Aps a delimitao da bacia, utilizam-se os Aplicativos SUDERHSA inseridos no software ARCVIEW 3.2, sendo calculadas: a rea de drenagem correspondente bacia delimitada; o total de vazes captadas e lanadas na bacia em questo; e, por ltimo, a vazo regionalizada Q95% calculada atravs do software denominado HG-171 (vinculado ao ARCVIEW 3.2).

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.2.2.5 Definio da Vazo Indisponvel e da Vazo Outorgvel

Com base na vazo do corpo hdrico obtida pelo HG-171, como tambm nas vazes captadas e lanadas montante e jusante do ponto de lanamento so realizados os clculos da Vazo Indisponvel e da Vazo Outorgvel para o corpo hdrico em questo, atravs das informaes coletadas do sistema CRH e do software ARCVIEW 3.2. A Vazo Indisponvel o somatrio das vazes referentes s captaes e lanamentos outorgados montante e jusante do ponto de lanamento: Qindisponvel i = Qoutorgadas m + Qoutorgadas j Onde: - Qoutorgadas m a somatria das vazes outorgadas a montante da seo i; - Qoutorgadas j a somatria das vazes outorgadas a jusante, que dependem da vazo na seo i. A Vazo Outorgvel leva em considerao a vazo do corpo hdrico Q95% fornecida pelo HG-171 e a Vazo Indisponvel: Qoutorgvel i = 0,5.(Q95%)i Qindisponvel i Onde: - Qoutorgvel i a vazo mxima que pode ser outorgada na seo i do corpo hdrico; - (Q95%)i a vazo natural com permanncia de 95% do tempo na seo i; - Qindisponvel i a vazo indisponvel na seo i do corpo hdrico. Para as solicitaes de outorga de novos empreendimentos, caso a Qoutorgvel for superior QA (vazo calculada conforme item 2.2.2.8), calcula-se, portanto, as concentraes de DBOmistura e de ODmistura. Caso contrrio, a solicitao de outorga prvia no ser concedida. Em se tratando de empreendimentos existentes, caso a Qoutorgvel for superior QA (vazo calculada conforme item 2.2.2.8), calcula-se as concentraes de DBOmistura e de ODmistura. Caso contrrio, a emisso e a manuteno da outorga de direito estaro vinculadas s metas progressivas (conceito estabelecido conforme Resoluo CONAMA n 357/2006).
2.2.2.6 Clculo da DBOmistura e do ODmistura

O clculo da DBOmistura realizado atravs da seguinte equao:

DBOmistura =
Onde:

Qoutorgvel DBOlim + Qefluente DBOefluente Qoutorgvel + Qefluente

- DBOmistura a concentrao de mistura (rio + efluente) do parmetro DBO (mg/L); - Qoutorgvel vazo mxima que pode ser outorgada na seo i do corpo hdrico; - DBOlim a concentrao de DBO definida pelo enquadramento (mg/L); - Qefluente a vazo de lanamento do efluente; - DBOefluente a concentrao de DBO do efluente (mg/L).

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

O clculo da ODmistura realizado atravs da seguinte equao:

ODmistura =
Onde:

Qoutorgvel ODlim + Qefluente ODefluente Qoutorgvel + Qefluente

- ODmistura a concentrao de mistura (rio + efluente) do parmetro OD (mg/L); - Qoutorgvel vazo mxima que pode ser outorgada na seo i do corpo hdrico; - ODlim a concentrao de OD no rio (mg/L); - Qefluente a vazo de lanamento do efluente; - ODefluente a concentrao de OD do efluente (mg/L). Atravs destes clculos, possvel avaliar o comportamento da mistura oriunda do lanamento do efluente no corpo hdrico. Estes resultados so comparados com os valores definidos pelo enquadramento ou critrio da SUDERHSA. Caso as concentraes na zona de mistura da DBOmistura e do ODmistura forem superiores ao limite mximo e ao limite mnimo exigido pela classe, respectivamente, o lanamento do efluente poder ser realizado (dependendo da vazo disponvel do corpo hdrico para diluir o efluente), conforme estabelecido no Artigo 10, 1 , da Resoluo CONAMA 357/2005 que define: os limites de Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO), estabelecidos para as guas doces de classes 2 e 3, podero ser elevados, caso o estudo da capacidade de autodepurao do corpo receptor demonstre que as concentraes mnimas de oxignio dissolvido (OD) previstas no sero desobedecidas, nas condies de vazo de referncia, com exceo da zona de mistura.
2.2.2.7 Relao Carga/Vazo

A relao carga poluidora e vazo dada por: C=K/Q Onde: - C a concentrao em mg/l. - K a carga em mg/s; - Q a vazo em l/s; Para o valor de K em kg/dia, e mantendo-se as demais unidades, tem-se: C = (K / Q) / 0,0864
2.2.2.8 Vazo Apropriada para Diluio QA

A Figura 2.2.1 a seguir esquematiza um lanamento de uma carga pontual de vazo Qe e concentrao do poluente Cei. A carga a montante do lanamento, Qr.Cri, pode ser admitida como a soma de duas parcelas, ambas com concentrao Cri e vazes Qa e (Qr QA), respectivamente: Qr.Cri = QA.Cri + (Qr QA).Cri Onde: - Qr a vazo do rio a montante do lanamento; - Cri a concentrao do poluente i a montante do lanamento; - QA a vazo apropriada para diluio do poluente i.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Figura 2.2.1 Lanamento de Carga Pontual

A carga a jusante do lanamento tambm pode ser admitida como a soma de duas parcelas, uma delas ligada concentrao limite para o poluente i naquele trecho de rio, e uma segunda, que mantm a concentrao Cri original daquele trecho de rio: (Qr + Qe). Cmist i = (Qe + QA).Clim i + (Qr QA).Cri Onde: - Cmist i a concentrao de mistura do poluente i; - Clim i a concentrao limite admitida para o poluente i naquele trecho do rio, podendo ser de at 50% das concentraes mximas admissveis de lanamento, conforme a tipologia industrial, estabelecidas pelo Poder Pblico Licenciador. A Figura 2.2.2 a seguir apresenta a esquematizao desta diviso de cargas.
Lanamento = Q e . C e, i Parcela apropriada = Q a . C r, i Parcela na concentrao limite = (Q e + Q a) . C lim, i

Montante da Seo: Q r . C r, i

Parcela Parcela disponvel para diluio remanescente = a jusante = (Q r - Q a) . C r, i (Q r - Q a ) . C r, i Q . C

Figura 2.2.2 Esquematizao das Cargas

O balano de cargas ser: QA.Cri + (Qr QA).Cri + Qe.Cei = (Qe +QA).Clim i + (Qr QA).Cri obtendo-se: QA = [Qe(Cei Clim i)]/(Clim i Cri) Finalmente, se para fins de alocao de uma vazo Qa especfica para diluio do lanamento Cei, admitimos Cri = 0, obtendo-se: QA = [Qe(Cei Clim i]/Clim i Admite-se a seguinte relao: Cei>Clim i>Cri

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Portanto, para obteno da vazo alocada QA, necessrio apenas conhecer Qe e Cei, ambas fornecidas pelo Poder Pblico Licenciador, alm de Clim i. A concentrao limite do poluente i admissvel em um dado trecho do corpo hdrico ser aquela definida pelos valores fixados na Resoluo CONAMA 357/05 e pelo Poder Pblico Licenciador. No caso de corpos hdricos j deteriorados os valores limites para DBO, DQO, SS e outros parmetros de interesse do corpo hdrico podero ser diferentes aos da Resoluo CONAMA 357/05, propostos pela SUDERHSA e aprovados pelo Comit de Bacia, com vistas s metas progressivas de qualidade da gua. possvel que ocorra valores de QA negativos, casos em que a concentrao do efluente para um dado parmetro menor que a concentrao limite. O significado deste fato que a qualidade do efluente, com relao ao parmetro considerado, melhor que a do corpo hdrico.
2.2.2.9 Anlise de Solicitao de Outorga de Lanamento de Efluentes - Novos empreendimentos

Novos empreendimentos devem solicitar Outorga Prvia. Para tanto devero observar os documentos necessrios apresentados no ANEXO B. Na anlise da outorga para novos empreendimentos sero observados: Avaliao da vazo do efluente (Qe) fornecida pelo usurio. Recomenda-se o uso dos valores sugeridos pelo Poder Pblico Licenciador para as tipologias industriais existentes; Observar os parmetros e as respectivas concentraes limites exigidas pelo Poder Pblico Licenciador; Avaliao da concentrao limite (Clim) definida pelo enquadramento do corpo hdrico, exceto em casos onde a SUDERHSA e/ou o Comit de Bacia tenham definido metas progressivas de enquadramento; Avaliao da QA que a vazo apropriada para a diluio do efluente; Se QA for menor ou igual a Qoutorgvel para aquela seo do rio, a outorga pode ser concedida.
- Empreendimentos existentes

Empreendimentos existentes devem solicitar Outorga de Direito de Uso. Para tanto devero observar os documentos necessrios apresentados no ANEXO B. Na anlise da outorga para empreendimentos existentes sero observados: As caractersticas do lanamento em funo da Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO), Demanda Qumica de Oxignio (DQO) e Slidos em Suspenso (SS). A critrio da SUDERHSA anlises de outros parmetros podero ser solicitadas; Avaliao da QA que a vazo apropriada para a diluio do efluente; Se QA for menor ou igual a Qoutorgvel para aquela seo do rio, a outorga pode ser concedida; Se a QA for maior que a Qoutorgvel para aquela seo do rio a outorga ser concedida desde que estabelecidas as metas progressivas visando a compatibilizao da vazo e concentrao do efluente com a vazo e concentrao do corpo receptor de acordo com o enquadramento.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.2.2.10 Clculo da Vazo Efluente para Lanamentos Domsticos

O clculo apresentado a seguir para o caso de concessionria de saneamento e deve ser feito de acordo com as etapas previstas para o funcionamento da ETE ou limite de atendimento da mesma

Qefl =
Onde:

Pf .q.Cr + Ci .L + Qi + Qa 86400

- Qefl a vazo efluente; - Pf a populao em nmero de habitantes; - Cr o coeficiente de retorno de esgoto (um valor tpico para este coeficiente 0,8); - Ci a contribuio de infiltrao de rede (valor tpico de Ci = 0,2l/s/km) (na existncia de rede coletora, o requerente dever informar a extenso L da mesma); - Qi vazo efluente devido contribuio de indstrias servidas pela rede coletora (l/s); - Qa vazo efluente devido a usurios com auto-abastecimento (l/s); - q o consumo de gua per capita (l/habdia). Para o consumo per capita pode-se utilizar a tabela seguinte como referncia.
Tabela 2.2.1 - Consumo per capita em Funo da Populao Faixa populacional Consumo mdio per capita de gua (l/hab.dia)

0 10.000 10.001 - 100.000 100.001 - 500.000 500.000

116 119 135 149

Fonte: Manual de Procedimentos para Anlise dos Pedidos de Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hdricos 2001 da ANA.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.2.2.11 Cargas Geradas por Esgotos Domsticos

Na tabela a seguir so apresentadas as caractersticas principais, em termos de cargas geradas e concentrao resultante dos esgotos domsticos brutos. Esses valores podero ser utilizados como referncia para anlise das solicitaes de outorga para esse tipo de efluente.
Tabela 2.2.2 - Caractersticas dos Esgotos Domsticos Brutos (carga gerada) Contribuio per capita Parmetro Concentrao (g/hab/dia) Faixa Slidos Totais 120 - 220 Tpico 180 Unidade mg/l Faixa 700 - 1350 Tpico 1100

Em suspenso - Fixos - Volteis Dissolvidos - Fixos - Volteis Sedimentveis


Matria Orgnica

35 - 70 7 - 14 25 - 60 85 - 150 50 - 90 35 - 60

60 10 50 120 70 50

mg/l mg/l mg/l mg/l mg/l mg/l mg/l

200 - 450 40 - 100 165 350 500 - 900 300 - 550 200 - 350 10 - 20

400 80 320 700 400 300 15

Determinao indireta - DB05 - DQO - DBO ltima Determinao direta - COT (Carbono Orgnico Total)
Nitrognio Total

40 - 60 80 - 130 60 - 90

50 100 75

mg/l mg/l mg/l

200 - 500 400 - 800 350 - 600

350 700 500

30 - 60
6,0 - 112,0

45
8,0

mg/l
mgN/l

170 - 350
35 - 70

250
50

Nitrognio orgnico Amnia Nitrito Nitrato


Fsforo

2,5 - 5,0 3,5 - 7.0 ~0 0,0 - 0,5


1.0 - 4,5

3,5 4,5 ~0 ~0
2.5

mgN/l MgNH3-N/l MgNO2-N/l mgN03-N/l


mgP/l

15 - 30 20 - 40 ~0 0-2
5 - 25

20 30 ~0 ~0
14

Fsforo orgnico Fsforo inorgnico Ph Alcalinidade Cloretos leos e Graxas

0,3 - 1,5 0,7 - 3,0 20 - 30 4-8 10 - 30

0,8 1,7 25 6 20

mgP/I mgP/l mgCaCO3/l mg/l mg/l

2-8 4 - 17 6,7 - 7,5 110 - 170 20 - 50 55 - 170

4 10 7,0 140 35 110

Fontes: Arcevala (1981), Pessoa e Jordo (1982), Qasim (1985), Metcalf & Eddy (1991), apud von Sperling (1996).

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.2.2.12 Tipos de Tratamento e Eficincia de Remoo

Na tabela a seguir so apresentados os nveis de tratamento de efluentes e suas respectivas eficincias de remoo em termos de DBO, DQO, SS e Coliformes. Essas informaes podero ser utilizadas como referncia para anlise das solicitaes de outorga de lanamento de efluentes.
Tabela 2.2.3 - Nveis de Tratamento e Eficincia de remoo Tpica nos Processos de Tratamento de Esgotos Nvel de Mecanismo de Eficincia de Remoo de poluentes Tratamento Tratamento remoo (%)
DBO: 0 - 5 Preliminar Fsico Slidos em suspenso grosseiros SS: 5 - 20 DBO: 30 - 40 SS: 60 - 70 Coliformes: 30 - 40 DBO: 60 - 99 Slidos no sedimentveis, DBO em suspenso fina, DBO solvel, DQO, Nutrientes (parcialmente) e Patognicos (parcialmente) Nutrientes: 10 - 60 Coliformes: 50 - 90

Primrio

Fsico

Slidos em suspenso sedimentveis, Slidos flutuantes e DBO em suspenso

Secundrio

Biolgico

Tercirio/Avanado

DQO, Slidos em suspenso remanescentes, Slidos inorgnicos Biolgico e Fsicodissolvidos, Metais pesados, Compostos Qumico no biodegradveis, Nutrientes e Patognicos

Coliformes: 98 - 100

Fonte: Adaptado de NUVOLARI (2003); VON SPERLING (1996); JORDO (1995).

2.2.2.13 Caractersticas do Corpo Hdrico

Na tabela a seguir so apresentadas as caractersticas provveis do corpo hdrico em termos de condio do rio, DBO, %OD saturao e vida aqutica. Essas informaes sero utilizadas para anlise das solicitaes de outorga de lanamento de efluentes.
Tabela 2.2.4 Caractersticas do Corpo Hdrico Condio de Vida Condio do DBO, 20C Aspecto OD, % da Organismos Rio (mg/L) Esttico saturao Aquticos Limpo 1-5 Lmpido 90 - 80% Vida aqutica Duvidoso 6 - 25 Turvo 79 - 50% S os mais resistentes Difcil Deteriorado >25 Muito nulo
* Adaptado de JORDO (1995)

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.2.2.14 Caractersticas de Efluentes Industriais

As tabelas seguintes apresentam as caractersticas dos efluentes, conforme algumas fontes de informao, de alguns tipos de indstria. Esses dados podem ser utilizados como referncia nas anlises da SUDERHSA para as solicitaes de outorgas referentes a esse uso.
Tabela 2.2.5 - Caractersticas das guas Residurias de Algumas Indstrias - DBO
Gnero Alimentcia Tipo Conservas (frutas/legumes) Doces Acar de cana Laticnio sem queijaria Laticnio com queijaria Margarina Matadouros Produo de levedura Bebidas Destilao de lcool Cervejaria Refrigerantes Vinho Txtil Algodo L Rayon Nylon Polister Lavanderia de l Txtil Couro e Curtume Polpa e Papel Tinturaria Alvejamento de tecidos Curtume Sapatos Fb. de polpa sulfatada Fabricao de papel Polpa e papel integrados Indstrias Qumicas Tinta Sabo Refinaria de petrleo PVC Indstria no-metlica Siderrgica Vidro e subprodutos Cimento (processo seco) Fundio Unidade de produo 1 ton 1 ton 1 ton acar 1000 l leite 1000 1 leite 1 ton 1 boi/2,5 porcos 1 ton 1 ton 1 m3 1 m3 1m
3

Carga de DBO (kg/unid) 30 2-8 2.5 1-4 5 - 40 30 4 - 10 1.100 220 8 - 20 3-6 025 150 300 30 45 185 100 - 250 100 200 16 20-150 30 10 60 - 500 1 50 0,05 10 0,6 1,6

Equiv. popul. de DBO (hab/unid) 500 40 - 150 50 20 - 70 90 - 700 500 70 - 200 21.000 4.000 150 - 350 50 - 100 2.800 5.600 550 800 3 700 2.000 - 4.500 2.000 - 3.500 250 - 350 1.000 - 3 500 300 600 100 - 300 1. 000 - 10.000 20 1.000 1 200 12-30

Concentrao de DBO (mg/l) 600 - 7.500 200 - 1.000 250 - 5.000 300 - 2.500 500 - 4.000 1.500 15.000 - 20.000 7.500 3.500 500 - 4.000 600 - 2.000 200 - 1.500 500 - 600 500 - 1.200 350 1.500 - 3.000 2.000 - 5.000 2.000 - 5.000 250 - 300 1.000 - 4.000 3.000 300 300 - 10.000 10 250 - 2.000 120 - 250 800 100 - 300

1 ton 1 ton 1 ton 1 ton 1 ton 1 ton 1 ton 1 ton 1 ton pele 1000 pares 1 ton 1 ton 1 ton 1 empregado 1 ton 1 barril (117 l) 1 ton 1 ton 1 ton 1 ton gusa

Laminao 1 ton 0,4-2,7 8-50 30 - 200 Fontes: CETESB (1976), Braile e Cavalcanti (1977), Arcelvala (1981), Hosang e Bischof (1984), Salvador (1991), Weltzenfeld (1984).

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Tabela 2.2.6 - Caractersticas das guas Residurias de Algumas Indstrias - Slidos


Gnero Alimentcia Tipo Conservas (frutas/legumes) Doces Acar de cana Laticnio sem queijaria Laticnio com queijaria Margarina Matadouros Produo de levedura Bebidas Destilao de lcool Cervejaria Refrigerantes Vinho Txtil Algodo L Rayon Nylon Polister Lavanderia de l Tinturaria Alvejamento de tecidos Couro e Curtume Polpa e Papel Curtume Sapatos Fb. de polpa sulfatada Fabricao de papel Polpa e papel integrados Indstrias Qumicas Indstrias Qumicas Indstria no-metlica Siderrgica Tinta Sabo Refinaria de petrleo PVC Vidro e subprodutos Cimento (processo seco) Fundio Laminao Unidade de produo 1 ton 1 ton 1 ton acar 1000 l leite 1000 1 leite 1 ton 1 boi/2,5 porcos 1 ton 1 ton 1m 1m
3 3

Carga de SS (kg/unid) 4 20 - 250 300 - 400 5 19 260 1.400 70 200 55 30 100 220 - 300 18 400 - 1.000

Carga de SDT (kg/unid) 2.250 400 200 480 100 100 150 350 - 400 170 -

1m

1 ton 1 ton 1 ton 1 ton 1 ton 1 ton 1 ton 1 ton 1 ton pele 1000 pares 1 ton 1 ton 1 ton 1 empregado 1 ton 1 barril (117 l) 1 ton 1 ton 1 ton 1 ton gusa 1 ton

1,5 0,7 8 0,3 _

Fontes: CETESB (1976), Braile e Cavalcanti (1977), Arcelvala (1981), Hosang e Bischof (1984), Salvador (1991), Weltzenfeld (1984).

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Tabela 2.2.7 - Concentraes de Efluentes de alguns Tipos de Indstrias


Atividades e Tipos de Efluentes Fecularia DBO(tratado) DQO(tratado) Farinheira DBO(tratado) DQO(tratado) Laticnio DBO(tratado) DQO(tratado) Destilaria de lcool DBO (tratado) DQO (tratado) Cortumes DBO (tratado) DQO (tratado) - Valores mximos para as seguintes substncias: Amnia Cromo trivalente Cromo Hexavalente Sulfetos Sulfitos Frigorficos DBO (tratado) DQO (tratado) Tinturaria,Texteis e Lavanderia Industrial DBO (tratado) DQO (tratado) Extrao e refino de leo de soja DBO (tratado) DQO (tratado) Refrigerantes DBO (tratado) DQO (tratado) Maltearia DBO (tratado) DQO (tratado) Indstria de Embutidos DBO (tratado) DQO (tratado) Tratamento de superfcie (galvanotcnica) DBO (tratado) DQO (tratado) - Valores mximos para as seguintes substncias: Cromo Hexavalente Cromo trivalente Cdmio Cianetos Ferro Solvel Nquel Zinco Fonte: Instruo Normativa 005/96 - DIRAM/IAP. 0,5 mg/l Cr 2 mg/l Cr 0,2 mg/l Cd 0,2 mg/l Cn 15 mg/l Fe 2 mg/l Ni 5 mg/l Zn 50 mg/l 300 mg/l 50 mg/l 125 mg/l 50 mg/l 125 mg/l 50 mg/l 125 mg/l 50 mg/l 125 mg/l 50 mg/l 125 mg/l 50 mg/l 125 mg/l 5 mg/l N 2 mg/l Cr 0,5 mg/l Cr 1 mg/l S 1 mg/l SO3 100 mg/l 350 mg/l 50 mg/l 125 mg/l 50 mg/l 125 mg/l 100 mg/l 250 mg/l 100 mg/l 250 mg/l Concentrao

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.2.3 Anexo B
Neste item sero apresentados: Norma de Outorga NO-002_RLE; Modelo de Requerimento RLE; Comunicao de Desistncia de Uso de Recursos Hdricos.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

ANEXOS (pginas 89 a 100) - Disponveis no Site: www.suderhsa.pr.gov.br

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.2.4 Modelos de Outorga Prvia e de Outorga de Direito de Uso


A seguir, sero apresentados os modelos de Portarias emitidas pela SUDERHSA para Outorga Prvia e para Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos referentes ao Lanamento de Efluentes.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA PRVIA PARA LANAMENTO DE EFLUENTES


PORTARIA N O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso III do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso III do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar previamente o lanamento de efluentes, na modalidade de parecer administrativo, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Corpo receptor: Finalidade do uso: Vazo mxima para diluio (m3/h): Vazo mxima do efluente (m3/h): Concentraes mximas dos parmetros (mg/L): a. Demanda Bioqumica de Oxignio DBO (mg/L): b. Demanda Qumica de Oxignio DQO (mg/L): c. Slidos Suspensos SS (mg/L): Regime de funcionamento de lanamento de vazes: a. n de horas dirias; b. n de dias por ms; c. regime de variao anual: Coordenadas UTM do ponto de lanamento: Outras: Art. 2. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, no estabelece direitos de uso de recursos hdricos, correspondendo somente manifestao prvia deste rgo quanto ao objeto requerido, possibilitando ao Outorgado prosseguir no planejamento e projeto de empreendimento, no atendimento s etapas de licenciamentos previstas nas legislaes sobre uso e ocupao do solo, meio ambiente, explorao e aproveitamento de recursos naturais e, ainda, no cumprimento das demais disposies legais e regulamentares aplicveis. Art. 3. O Outorgado dever dar continuidade aos outros procedimentos de licenciamentos regulamentados pela Resoluo SEMA n 31 de 24/08/98 e outras normas concernentes. Art. 4. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, estar garantido ao Outorgado, desde que os elementos do procedimento administrativo que deram sustentao a esta manifestao no venham a ser alterados nas fases subseqentes do procedimento administrativo de requerimento de autorizao de direito de uso de recursos hdricos. Art. 5. A outorga prvia, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ ano(s). Art. 6. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 7. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba, ___de_________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA DE DIREITO DE USO PARA LANAMENTO DE EFLUENTES


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso III do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso III do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar o uso das guas de domnio do Estado do Paran, para lanamento de efluentes, na modalidade de autorizao de direito de uso, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Corpo receptor: Finalidade do uso: Vazo mxima para diluio (m3/h): Vazo mxima do efluente (m3/h): Concentraes mximas dos parmetros (mg/L): a. Demanda Bioqumica de Oxignio DBO (mg/L): b. Demanda Qumica de Oxignio DQO (mg/L): c. Slidos Suspensos SS (mg/L): Regime de funcionamento de lanamento de vazes: a. n de horas dirias; b. n de dias por ms; c. regime de variao anual: Coordenadas UTM do ponto de lanamento: Outras: Art. 2. O Outorgado dever apresentar, com a periodicidade de anual, a declarao de confirmao dos dados contidos na outorga. Art. 3. O Outorgado dever instalar e operar estaes e equipamentos de monitoramento hidromtrico e de qualidade da gua (a critrio da SUDERHSA). Art. 4. A outorga, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos, podendo ser suspensa, de forma parcial ou total, por prazo determinado ou indeterminado, se verificadas as situaes previstas no artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 combinado com o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 5. A outorga poder ser revogada, nos casos de cancelamento de Licena de Operao ou se as licenas municipais para construo e funcionamento no forem emitidas, se for o caso dessas exigncias. Pargrafo nico. A outorga poder ainda ser revogada, se verificados os demais casos previstos nos incisos I a IV do artigo 35 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 6. Caso o outorgado desista do uso do recurso hdrico, o mesmo dever comunicar SUDERHSA, atravs do documento Comunicao de Desistncia de Uso de Recursos Hdricos. Art. 7. Qualquer ampliao, reforma ou modificao nos processos de produo, que alterem as disposies contidas neste ato de outorga, objeto desta Portaria, de forma permanente ou temporria, dever ser objeto de novo requerimento, a sujeitar-se aos mesmos procedimentos que deram origem a este ato de outorga. Art. 8. O uso dos recursos hdricos, objeto desta outorga, est sujeito cobrana nos termos dos artigos 19 a 21 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e do Decreto Estadual n 5.361 de 26/02/2002, que regulamenta a cobrana pelo direito de uso dos recursos hdricos. Art. 9. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 10. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de___________________ de 200__.

_______________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.3 APROVEITAMENTO HIDRELTRICO 2.3.1 Introduo


No decorrer deste item sero apresentados: Anlise tcnica referente outorga de aproveitamento hidreltrico somente no que diz respeito s diversas vazes envolvidas no processo de gerao de energia e sua interferncia no corpo dgua. As questes referentes construo da barragem sero abordadas no item 2.4 (Intervenes e Obras), ressaltando-se que a barragem ser objeto de outorga de intervenes e obras; Anexo C; Modelos de Portarias emitidas pela SUDERHSA para Outorga Prvia e Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos.

2.3.2 Anlise Tcnica


2.3.2.1 Vazo Correspondente Energia Assegurada

Conhecidos os dados relativos queda, s vazes, energia assegurada, potncia instalada e demais dados de projeto, calcula-se a vazo atravs da seguinte frmula.

QP =
Onde:

1000 EA 9,81 H

(1)

- QP a Vazo Preliminar, em m /s; - EA a Energia Assegurada, em MWmed;

- o rendimento do conjunto turbo-gerador (caso no haja dados disponveis, adotar o valor de


0,85); - H a Queda, em m. Caso a queda no tenha sido fornecida diretamente, calcular esta conforme as instrues a seguir: Para PCHs e centrais hidreltricas a fio dgua, adotar o desnvel total entre a cota do reservatrio e a cota da restituio; Para centrais hidreltricas com reservatrio, adotar o desnvel total entre a cota de montante correspondente a 2/3 do volume til do reservatrio e a cota da restituio.

Se o valor da Energia Assegurada for fornecido pela ANEEL, utiliza-se a vazo obtida com a equao (1). Se o valor da Energia Assegurada for fornecido pelo requerente da outorga com base nos estudos energticos, fazer a seguinte verificao:

FC =

EA PINST

(2)

Onde: - FC o Fator de Capacidade adimensional; - EA a Energia Assegurada, em MWmed; - PINST a Potncia Instalada, em MW. Se 0,50 < FC < 0,65, aplicar a equao (1) utilizando a Energia Assegurada fornecida. Caso o FC esteja fora da faixa indicada, solicitar ao requerente cpia dos estudos energticos. Nos estudos energticos, verificar:

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Para PCHs: se a Energia Assegurada igual potncia mdia da usina. Caso no seja, adotar esta mdia para PCHs conectadas ao sistema interligado. Para PCHs em sistemas isolados, analisar os estudos fornecidos. Para Centrais Hidreltricas em geral: para Centrais Hidreltricas conectadas ao sistema interligado, verificar nos estudos energticos a gerao mdia da usina durante o perodo crtico do sistema interligado (junho/1949 novembro/1956), e adotar este valor. Para Centrais Hidreltricas em sistemas isolados, analisar os estudos fornecidos.

Obtida a vazo, verifica-se na curva de permanncia (gerada atravs da srie de vazes naturais, ou com estudos de regionalizao disponveis) o percentual de permanncia (perm1) desta vazo. Se perm1 > 20%, a vazo correspondente a esta permanncia pode ser outorgada. Caso perm1 seja menor que 20%, solicitar esclarecimentos ao requerente.
2.3.2.2 Vazo Correspondente ao Engolimento Mximo das Mquinas

Dados necessrios: Srie de vazes naturais do local do aproveitamento, em m /s; Projeto da Casa de Fora; Especificao do fabricante das turbinas. Procedimentos:
3 3

A) Traar curva de permanncia de vazes; B) Calcular o somatrio da capacidade de engolimento das turbinas (engol), em m /s, de acordo com a especificao do fabricante das turbinas; C) Na curva de permanncia de vazes, entrar com o valor de engol e obter o percentual de permanncia (perm2) desta vazo. D) No eixo das abscissas, se perm2 > 7,5%, a vazo correspondente esta permanncia pode ser outorgada. Caso perm2 seja menor que 7,5%, solicitar esclarecimentos ao requerente.
2.3.2.3 Vazes de Projeto das Estruturas Extravasoras

Dados necessrios: Srie de vazes dirias naturais do local do aproveitamento, em m /s, ou estudos de regionalizao hidrolgica; Projeto do Vertedor; Tempo de Recorrncia adotado para obteno da vazo de projeto e, conseqentemente, dimensionamento do vertedor, em anos. Procedimentos:
3

1 verificao: vazo de cheia A) Obter a descarga mxima anual para todos os anos da srie de vazes, ou utilizar estudos de regionalizao hidrolgica disponveis; B) Calcular a freqncia (Tempo de Recorrncia) para cada valor de descarga mxima anual; C) Construir a curva de freqncia de cheias (Descarga Mxima Anual x Tempo de Recorrncia), ajustando os pontos plotados por uma reta e extrapolando esta at Tempo de Recorrncia = 10.000 anos. D) Na curva de freqncia de cheias, entrar com o valor do Tempo de Recorrncia adotado para dimensionamento do vertedor e obter a vazo correspondente. Valores recomendados para projetos de estruturas extravasoras so apresentados na tabela a seguir.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Tempo de recorrncia (anos)

Tabela 2.3.1 Projeto de Estruturas Extravasoras Vida til da usina Risco (%) Caso (anos)

500 1.000 10.000

50 50 50

9,5 4,9 0,5

Geral Perigo de srios danos materiais a jusante Perigo de danos humanos a jusante

Fonte: Diretrizes para Projeto de PCH da ELETROBRS.

E) Se a diferena entre a vazo requerida e a vazo calculada no passo anterior for inferior a 10% da vazo requerida, adotar a vazo requerida. Caso contrrio, solicitar esclarecimentos ao requerente. 2 verificao: dimensionamento do vertedor A) Identificar o tipo de vertedor; B) Calcular a vazo mxima de projeto, em funo do dimensionamento do vertedor, segundo o tipo considerado; Calcular a vazo mxima de projeto, em funo do dimensionamento do vertedor, segundo o tipo considerado. Para vertedor em canal, adotar a equao (3), apresentada a seguir:
2 Q MAX = VMAX [(b h MAX ) + (m h MAX )]

(3)
3

Onde: - QMAX a vazo mxima de projeto, em m /s; - VMAX a velocidade mxima admissvel no canal, em m/s; - b a largura da base do canal, em m; - hMAX a lmina dgua mxima, em m; - m a inclinao dos taludes, em m. Para barragem vertedoura, adotar a equao (4), apresentada a seguir:
Q MAX = C D b h Onde: - QMAX a vazo mxima de projeto, em m3/s; - CD o coeficiente de vazo (adotar 2,0 se o vertedor for de concreto e 1,7 se for em enrocamento); - b a largura da base do canal, em m; - h a lmina dgua, em m. Caso tenha sido adotada outra configurao de vertedor, desconsiderar esta verificao e analisar o caso especfico.
3 2

(4)

C) Se a diferena entre a vazo calculada e a vazo requerida for superior a 10%, solicitar esclarecimentos ao requerente em relao ao dimensionamento do vertedor.
2.3.2.4 Vazes Mnimas Garantidas a Jusante

Dados necessrios: Srie de vazes dirias naturais do local do aproveitamento, ou estudos de regionalizao hidrolgica; Projeto contendo o arranjo geral do empreendimento;

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Projeto da Descarga de Fundo. Procedimentos:

1 verificao: vazo mnima A) Obter as vazes mnimas de 7 dias de durao com base na srie de vazes dirias naturais dirias do local do aproveitamento ou utilizar estudos de regionalizao hidrolgica; B) Calcular a freqncia (Tempo de Recorrncia) para cada valor de vazo mnima; C) Adotar 50% do valor correspondente a 10 anos de Tempo de Recorrncia como a vazo mnima a ser garantida para jusante. D) Se a diferena entre a vazo requerida e a vazo calculada no passo anterior for inferior a 10% da vazo requerida, adotar a vazo requerida. Caso contrrio, solicitar esclarecimentos ao requerente. 2 verificao: dimensionamento da descarga de fundo A) Calcular a vazo mxima admissvel na estrutura, em funo do dimensionamento da descarga de fundo, segundo a equao (5) a seguir. Q MAX = C D A (2 g h) 0,5 Onde: - QMAX a vazo mxima na descarga de fundo, em m /s; - CD o coeficiente de descarga adimensional (adotar 0,82 caso a sada da estrutura opere livre e 0,78 caso a sada da estrutura opere afogada, ou detalhar a anlise); - A a rea da seo transversal da descarga de fundo, em m ; - g = 9,81 m/s (acelerao da gravidade); - h a altura do nvel dgua, em m (caso a estrutura opere afogada, considerar a diferena de altura entre os nveis de montante e jusante). B) Se a diferena entre a vazo calculada e a vazo requerida for superior a 10%, solicitar esclarecimentos ao requerente em relao ao dimensionamento da descarga de fundo.
2 2 3

(5)

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.3.3 Anexo C
Neste item sero apresentados: Norma de Outorga NO-003_RAH; Modelo de Requerimento RAH; Comunicao de Desistncia de Uso de Recursos Hdricos.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

ANEXOS (pginas 109 a 117) - Disponveis no Site: www.suderhsa.pr.gov.br

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.3.4 Modelos de Outorga Prvia e de Outorga de Direito de Uso


A seguir, sero apresentados os modelos de Portarias emitidas pela SUDERHSA para Outorga Prvia e para Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos referentes ao Aproveitamento Hidreltrico.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA PRVIA PARA APROVEITAMENTO HIDRELTRICO


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso IV do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso IV do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve:

Artigo 1. Outorgar previamente o aproveitamento hidreltrico, na modalidade de parecer administrativo, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Manancial: Finalidade do uso: Vazo assegurada (L/s): Vazo mxima do engolimento (L/s): Vazo do vertedouro (L/s): Vazo mnima de jusante (L/s): Vazo de descarga de fundo (L/s): Coordenadas UTM da tomada dgua: Outras: Art. 2. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, no estabelece direitos de uso de recursos hdricos, correspondendo somente manifestao prvia deste rgo quanto ao objeto requerido, possibilitando ao Outorgado prosseguir no planejamento e projeto de empreendimento, no atendimento s etapas de licenciamentos previstas nas legislaes sobre uso e ocupao do solo, meio ambiente, explorao e aproveitamento de recursos naturais e, ainda, no cumprimento das demais disposies legais e regulamentares aplicveis. Art. 3. O Outorgado dever dar continuidade aos outros procedimentos de licenciamentos regulamentados pela Resoluo SEMA n 31 de 24/08/98 e outras normas concernentes. Art. 4. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, estar garantido ao Outorgado, desde que os elementos do procedimento administrativo que deram sustentao a esta manifestao no venham a ser alterados nas fases subseqentes do procedimento administrativo de requerimento de autorizao de direito de uso de recursos hdricos. Art. 5. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, tem como finalidade precpua, declarar a reserva de disponibilidade hdrica, para efeito de aplicao do disposto no artigo 7, da Lei Federal n 9.984, de 17/07/2000. Art. 6. A outorga prvia, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos. Art. 7. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 8. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de__________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA DE DIREITO DE USO PARA APROVEITAMENTO HIDRELTRICO


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso IV do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso IV do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar o uso das guas de domnio do Estado do Paran, para aproveitamento hidreltrico, na modalidade de autorizao de direito de uso, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Manancial: Finalidade do uso: Vazo assegurada (L/s): Vazo mxima do engolimento (L/s): Vazo do vertedouro (L/s): Vazo mnima de jusante (L/s): Vazo de descarga de fundo (L/s): Coordenadas UTM da tomada dgua: Outras: Art. 2. O Outorgado dever apresentar, com a periodicidade de anual, a declarao de confirmao dos dados contidos na outorga. Art. 3. O Outorgado dever instalar e operar estaes e equipamentos de monitoramento hidromtrico e de qualidade da gua (a critrio da SUDERHSA). Art. 4. A outorga, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos, podendo ser suspensa, de forma parcial ou total, por prazo determinado ou indeterminado, se verificadas as situaes previstas no artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 combinado com o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 5. A outorga poder ser revogada, nos casos de cancelamento de Licena de Operao ou se as licenas municipais para construo e funcionamento no forem emitidas, se for o caso dessas exigncias. Pargrafo nico. A outorga poder ainda ser revogada, se verificados os demais casos previstos nos incisos I a IV do artigo 35 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 6. Caso o outorgado desista do uso do recurso hdrico, o mesmo dever comunicar SUDERHSA, atravs do documento Comunicao de Desistncia de Uso de Recursos Hdricos. Art. 7. Qualquer ampliao, reforma ou modificao nos processos de produo, que alterem as disposies contidas neste ato de outorga, objeto desta Portaria, de forma permanente ou temporria, dever ser objeto de novo requerimento, a sujeitar-se aos mesmos procedimentos que deram origem a este ato de outorga. Art. 8. O uso dos recursos hdricos, objeto desta outorga, est sujeito cobrana nos termos dos artigos 19 a 21 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e do Decreto Estadual n 5.361 de 26/02/2002, que regulamenta a cobrana pelo direito de uso dos recursos hdricos. Art. 9. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 10. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de___________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.4

INTERVENES E OBRAS

2.4.1 Introduo
Neste item sero abordados os aspectos relativos aos procedimentos de anlise e solicitao de outorga para Intervenes e Obras realizadas nos corpos hdricos. Os tipos de intervenes e obras sujeitas outorga so as seguintes: CANALIZAO E/OU BUEIRO RETIFICAO PONTE BARRAGEM DRAGAGEM PROTEO DE LEITO/MARGEM LANAMENTO DE GUAS PLUVIAIS CONCENTRADO Nos itens seguintes sero apresentados: Anlises tcnicas para cada tipo de interveno e obra; Anexo D; Modelos de Portarias emitidas pela SUDERHSA para Outorga Prvia e Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos.

2.4.2 CANALIZAO, RETIFICAO E BUEIROS Anlise Tcnica


A vazo de cheia constitui a principal varivel a ser determinada no dimensionamento deste tipo de obra. A seguir so apresentados alguns mtodos para a sua determinao em funo da rea de drenagem da 2 regio em estudo (inferior ou superior a 3 km ). Para a determinao da vazo de cheia, diversas outras variveis e parmetros, tais como intensidade de chuva, coeficientes de deflvio, entre outros, devero ser obtidos. Algumas metodologias para a obteno destas outras variveis so apresentadas na seqncia. Para o regime de estiagem deve ser adotada a vazo correspondente a 95% na curva de permanncia, ou seja, aquela que, estatisticamente, ocorre em 95% do tempo. Este valor pode ser obtido atravs de srie histrica ou a partir dos mtodos de regionalizao. Outra varivel importante para anlise deste tipo de obra a capacidade de escoamento do canal, que tambm analisada neste item.
2.4.2.1 Clculo da vazo de cheia para rea de drenagem inferior a 3 km2

A vazo de cheia, para rea de drenagem inferior a 3 km , pode ser obtida atravs da aplicao do Mtodo Racional, considerando o seguinte modelo matemtico:

Q c = 0,278C diA t Onde: - Qc a vazo de pico de cheia, em m /s; - i a intensidade mdia da precipitao sobre toda a rea drenada, de durao igual ao tempo de concentrao, em mm/h (ver metodologia para sua determinao em item posterior) - Cd o coeficiente de deflvio ou de escoamento superficial, adimensional (apresentado no item seguinte); - At a rea de drenagem total, em km .
2 3

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.4.2.2 Coeficiente de deflvio ou de escoamento superficial

Os valores recomendados para o coeficiente de escoamento superficial so: 0,30 para superfcies permeveis e 0,8 para superfcies impermeveis. Para valores intermedirios utiliza-se a seguinte expresso:

0,8( At Ap ) + 0,3 A p
At

Onde: - At a rea total da bacia; - Ap a rea permevel da bacia; - Cd o coeficiente de escoamento superficial. Tambm podem ser encontradas informaes em forma de tabelas sobre o valor do coeficiente de deflvio Cd, que representa a relao entre o deflvio superficial e o deflvio pluvial correspondente. A seguir apresentam-se algumas tabelas que fornecem valores aproximados de Cd em funo das caractersticas da superfcie da bacia.
Tabela 2.4.1 Valores do coeficiente de escoamento superficial - Cd Cobertura da bacia Tipo de solo Cultivado Pastagem Mata

Com alta taxa de infiltrao: geralmente arenoso ou encascalhado Com mdia taxa de infiltrao; arenoso-argiloso Com baixa taxa de infiltrao, pesadamente argiloso.

0,20 0,40 0,50

0,15 0,35 0,45

0,10 0,30 0,40

Tabela 2.4.2 Coeficientes de escoamento superficial adotados pela Prefeitura de So Paulo Zonas Edificao muito densa: Cd

Partes centrais, densamente construdas, de uma cidade com ruas e caladas pavimentadas.
Edificao no muito densa:

0,70 0,95

Partes adjacentes ao centro, de menor densidade de habitaes, mas com ruas e caladas pavimentadas.
Edificaes com poucas superfcies livres:

0,60 0,70

Partes residenciais com ruas macadamizadas ou pavimentadas.


Edificaes com muitas superfcies livres:

0,50 0,60 0,25 0,50 0,10 0,25

Partes residenciais com ruas macadamizadas ou pavimentadas.


Subrbios com alguma edificao:

Partes de arrabaldes e subrbios com pequena densidade de construo


Matas, parques e campos de esporte:

Partes rurais, reas verdes, superfcies arborizadas, parques ajardinados, campos de esporte sem pavimentao.

0,05 0,20

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Fonte: WILKEN, 1978.

Tabela 2.4.3 Coeficientes de Escoamento Superficial por Tipo de Superfcie SUPERFCIE Cd Pavimento

Asfalto Concreto Caladas Telhado


Cobertura: grama, arenoso

0,70 0,95 0,80 0,95 0,75 0,85 0,75 0,95 0,05 0,10 0,10 0,15 0,15 0,20
Grama, solo pesado

Plano (2%) Mdio (2 a 7%) Alta (7%) Plano (2%) Mdio (2 a 7%) Declividade alta (7%)
Fonte: ASCE, 1969.

0,13 0,17 0,18 0,22 0,25 0,35

Tabela 2.4.4 Coeficientes de Escoamento Superficial por Tipo de Ocupao DESCRIO DA REA rea comercial

Cd 0,70 0,90 0,50 0,70

Central Bairros
rea residencial

Residncias isoladas Unidades mltiplas (separadas) Unidades mltiplas (conjugadas) Lotes com > 2.000m
2

0,35 0,50 0,40 0,60 0,60 0,75 0,30 0,45 0,50 0,70 0,50 0,80 0,60 0,90 0,10 0,25 0,20 0,35 0,20 0,40 0,10 0,30

reas com apartamentos


rea industrial

Indstrias leves Indstrias pesadas Parques, cemitrios Playgrounds Ptios ferrovirios reas sem melhoramentos
Fonte: ASCE, 1969.

2.4.2.3 Clculo da Vazo de Cheia para rea de Drenagem Superior a 3 km2

Para o caso de reas de drenagem superior a 3 km , a estimativa da vazo de cheia pode ser obtida com base nos mtodos de Hidrograma Unitrio Sinttico e pela precipitao efetiva. a) Clculo do Hidrograma Unitrio Sinttico

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

A seguir, apresentam-se dois mtodos de clculo do hidrograma unitrio comumente utilizados na quantificao da vazo de cheia de uma bacia hidrogrfica. a.1) Hidrograma Unitrio Sinttico Triangular O Hidrograma Unitrio Sinttico Triangular tem o seu vrtice no tempo de concentrao da bacia, tc, o qual determinado conforme descrito no item 2.4.2.2 e o tempo de base, tb, igual a 2 a 2,5 vezes este tempo de concentrao. Considerando que o volume sob o hidrograma, por definio, deve ser igual a: V = Pefetiva x rea da bacia, Onde: - Pefetiva a precipitao efetiva. Ento, para o caso de hidrograma unitrio tem-se: V = 1 cm x rea da bacia. A vazo de pico dada pela seguinte relao:

qp =
Onde:

2 * V 2(0,01 * A t ) = tb tb
3

- qp a vazo de pico, em m /s.cm; - At a rea de drenagem total, em m . - tb o tempo de base, em segundos. Os elementos calculados, tc, tb e qp, permitem fazer o traado do HUT apresentado na figura 2.4.1 a seguir.
2

Vazo Pefetiva = 1 cm

H.U.T.

qP

tc tb = 2 a 2,5 . tc

Tempo

Figura 2.4.1 Hidrograma Unitrio Sinttico Triangular

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

a.2) Hidrograma Unitrio Sinttico Triangular Mtodo do SCS O Soil Conservation Service desenvolveu um mtodo para a determinao do hidrograma unitrio em que o mesmo considerado um tringulo. A representao deste hidrograma com seus respectivos elementos apresentada na figura 2.4.2 a seguir: Vazo (Q) D L Chuva (P) B H.U.T. qi Q A

tp

tr

Tempo (t)

tb
Figura 2.4.2 Hidrograma Unitrio Sinttico Triangular do SCS

Onde: - P a precipitao efetiva que produziu o hidrograma, em cm; - D a durao da precipitao efetiva, em horas; - tp o tempo de pico, em horas; - tr o tempo de recesso, em horas; - tb o tempo de base do hidrograma, em horas; - L o tempo de retardamento da bacia, em horas; - qi a intensidade de pico, em cm/hora; - Q a vazo total - rea sob o hidrograma = 1 cm. A seguir, apresenta-se a seqncia de clculo para a obteno destas variveis: Considerando que rea do tringulo igual ao volume precipitado, temos:

Q=

qi * t p 2

qi * t r 2

ou

qi =

2*Q tp + tr

Sendo que o tempo de recesso (tr) dado por: tr = H * tp Onde H uma constante a ser determinada para o tipo de bacia em estudo. O Servio de Conservao de Solos dos EUA indica o valor mdio de 1,67 para a constante H em bacias sem observao.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

O tempo de pico (tp) obtido pela seguinte equao: tp = (0,5 D) + L Sendo o tempo de retardamento da bacia (L) e a durao da precipitao (D), segundo o SCS, dados pelas seguintes expresses:

L = 0,6 * t c

D = 2 * tc
Onde tc tempo de concentrao da bacia, determinado conforme descrito no item 2.4.2.2. Substituindo todas estas expresses na equao da intensidade de pico (qi), temos:

qi =

2,67 t c + 0,6 * t c
3

2*Q

)
2

Convertendo cm/hora em m /s, e introduzindo a rea em km , resulta:

qp =
Onde:

2,08 * A * Q t c + 0,6 * t c
3

- qp a vazo de pico, em m /s; - A a rea de drenagem, em km ; - tc o tempo de concentrao da bacia, em horas; - Q a vazo total, em cm, igual a 1. b) Clculo da precipitao efetiva de projeto A precipitao efetiva obtida pela seguinte equao: Pefetiva = Ptotal x Cd Ptotal = i/t Onde: - Ptotal a altura total de chuva; - i a intensidade de precipitao mxima mdia (descrita no item seguinte); - t o tempo de durao da chuva; - Cd o coeficiente de escoamento superficial. c) Clculo da vazo de cheia de projeto Para obteno da vazo de cheia necessrio se construir o hidrograma de projeto. O hidrograma de projeto obtido pela simples multiplicao das ordenadas do HUT pela altura de precipitao efetiva, respeitando-se as duraes da precipitao efetiva de projeto e do hidrograma unitrio.
2

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

A vazo de pico de cheia obtida da seguinte forma: Q = qp x Pefetiva Onde: - Q a vazo de pico de cheia em m /s; - qp a vazo de pico do hidrograma unitrio em m /s.cm; - Pefetiva a precipitao efetiva de projeto em cm.
2.4.2.4 Intensidade de Chuva
3 3

Para obteno da intensidade de chuva emprega-se equao do tipo:

KTrn i= (t + t 0 ) m
Onde: - i a intensidade de precipitao mxima mdia, em mm/h; - t o tempo de durao da chuva, em minutos; - Tr o tempo de recorrncia, em anos; - K, to, m, n so coeficientes a determinar para o local em estudo. As equaes de chuvas intensas, com os respectivos coeficientes, para diversos postos pluviogrficos do Estado do Paran, so apresentadas no Atlas de Recursos Hdricos do Estado do Paran SUDERHSA (1998) e reproduzidas na tabela a seguir.
Tabela 2.4.5 Parmetros para Equaes de Chuvas Intensas no Estado do Paran Posto pluviogrfico K to m n Observaes

Apucarana Bandeirantes Cambar Cascavel Cerro Azul Cianorte Clevelndia Curitiba/INEMET Curitiba/PUC Francisco Beltro Guarapuava Guaraqueaba Jacarezinho Laranjeiras do Sul

1.301,07 1.077,21 1.772,96 1.062,92 1.625,55 2.115,18 2.553,88 5.950,00 3.221,07 1.012,28 1.039,68 1.479,78 59.820,00 771,97

15 10 17 5 18 22 24 26 26 9 10 19 50 8

0,836 0,781 0,867 0,776 0,860 0,849 0,917 1,150 1,010 0,760 0,799 0,802 1,490 0,726

0,177 0,157 0,126 0,141 0,138 0,145 0,166 0,217 0,258 0,182 0,171 0,172 1,000 0,148 Para Tr =10 anos

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Londrina Morretes Nova Cantu Palmital Palotina Paranava Pato Branco Piraquara Planalto Ponta Grossa Telmaco Borba Tomazina Tteixeira Soares Umuarama

3.132,56 2.160,23 2.778,43 1.548,46 2.737,79 2.808,67 879,43 1.537,80 1.659,59 1.902,39 3.235,19 2.676,70 959,18 1.752,27

30 24 24 16 29 33 9 17 14 21 24 29 9 17

0,939 0,890 0,940 0,834 0,833 0,930 0,732 0,859 0,840 0,893 0,968 0,931 0,789 0,840

0,093 0,155 0,149 0,300 1,000 0,104 0,152 0,120 0,156 0,152 0,162 0,149 0,177 0,148 Para Tr =10 anos

2.4.2.5 Tempo de Durao da Chuva e de Concentrao

Quando da aplicao do mtodo racional, o tempo de durao da chuva deve ser feito igual ao tempo de concentrao da bacia. Para a obteno do tempo de concentrao, existem frmulas empricas que fornecem o valor desse tempo em funo das caractersticas fsicas da bacia. apresentado a seguir algumas das frmulas empricas utilizadas para o clculo do tempo de concentrao. A frmula de Kirpich, apresentada na seqncia, recomendada para utilizao em reas de drenagem de at 50 ha: tc = 3,989.L Onde: - tc o tempo de concentrao, em minutos; - L comprimento do talvegue, em km; - I a declividade do talvegue, em m/km. Para bacias urbanas, o tempo de concentrao pode ser determinado somando-se os tempos de escoamento para as vrias fases do caminhamento da gua atravs da bacia, conforme mostra expresso a seguir. As fases a considerar normalmente so: escoamento na superfcie do solo, nas sarjetas, nas galerias de guas pluviais e nos canais, naturais ou no.
0,77 -0,385

.I

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

tc =
Onde:

Li i =1 v i

- n o nmero de segmentos a considerar; - Li o comprimento do segmento i; - vi a velocidade mdia em cada segmento. A velocidade referente a cada trecho desse caminho com caractersticas diferentes pode ser determinada com base na declividade, utilizando a seguinte expresso: v=a*s Onde: - v a velocidade mdia do segmento, em m/s; - s a declividade mdia no segmento, em %; - a o coeficiente (pode ser obtido da tabela seguinte).
Tabela 2.4.6 Coeficientes usados na obteno de velocidades Tipo de cobertura a Floresta com solo coberto de folhagem 0,076
1/2

rea sem cultivo ou pouco cultivo Pasto e grama Solo quase nu Canais com grama Superfcie pavimentada
Fonte: TUCCI, C. Hidrologia Cincia e Aplicao

0,143 0,216 0,305 0,351 0,610

Recomenda-se a aplicao desta forma de obteno do tempo de concentrao para o clculo do hidrograma unitrio sinttico do Soil Conservation Service.
2.4.2.6 Tempo de Recorrncia

O tempo de recorrncia usualmente adotado de 3 anos ou maior para obras de drenagem no permetro urbano e para emissrios constitudos por tubos de concreto. A definio do tempo de recorrncia pode se dar atravs da relao entre a vida provvel da estrutura e o risco a ser assumido, conforme ilustra a tabela a seguir.
Risco a ser assumido (%) Tabela 2.4.7 Tempo de recorrncia (anos) Vida provvel da estrutura (anos) 1 10 25 50 100

1 10 25 50 75 99

100 10 4 2 1,3 1,01

910 95 35 15 8 2,7

2440 238 87 37 18 6

5260 460 175 72 37 11

9100 940 345 145 72 22

Fonte: PINTO, N. Hidrologia Bsica.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.4.2.7 Dimensionamento de Canal

O dimensionamento de canal, galeria celular e tubulao so feitos atravs da equao de Manning. Admite-se que a galeria celular e a tubulao no trabalham a plena carga. A equao de Manning descrita como: Q= 1 A R 2 / 3 S1/ 2 n

Onde: - n o coeficiente de rugosidade de Manning (valores tpicos so apresentados adiante); - A rea da seo transversal em m ; - R o raio hidrulico, em m; - S a declividade longitudinal do canal, em m/m. A velocidade mxima admissvel no canal depende do tipo de material, conforme tabela seguinte:
Tabela 2.4.8 Velocidades Mximas Admissveis em Canais em m/s Muito Pouco Pouco Compactado Compactado Compactado
2

Material

Muito Compactado

Argila arenosa (% de areia < 50%) Solos com grande quantidade de argilas Argilas Argilas muito finas

0,45 0,40 0,35 0,32

0,90 0,85 0,80 0,70

1,30 1,25 1,20 1,05

1,60 1,70 1,65 1,35

Fonte: Manual de Minicentrais Hidreltricas - Eletrobrs

As velocidades indicadas na tabela se referem a canais com lmina de 1 m. Para lminas diferentes deste valor, as velocidades mximas devero ser corrigidas com os fatores apresentados na tabela seguinte:

Tabela 2.4.9 - Fator Corretivo para Lmina d'gua diferente de 1,0 m Tirante mdio 0,3 0,5 0,75 1,5 2,0 2,5

3,0 1,2

Fator Corretivo

0,8

0,9

0,95

1,1

1,1

1,2

Fonte: Manual de Minicentrais Hidreltricas - Eletrobrs

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.4.2.8 Coeficiente de rugosidade de Manning

Nas tabelas a seguir apresentam-se os valores do coeficiente de rugosidade de Manning -n comumente utilizados para o dimensionamento de canais revestidos e sem revestimento.
Tabela 2.4.10 Valores do coeficiente de Manning para canais revestidos Tipo de Canal n MDIO A. Condutores fechado com escoamento parcialmente cheio 1. Metlicos

a. Bronze / lato liso b. Superfcie em ao c. Ferro fundido d. Ferro batido e. Corrugado


2. No metlicos

0,010 0,014 0,014 0,015 0,022 0,009 0,010 0,012 0,014 0,015 0,015 0,014 0,025

a. Lucita b. Vidro c. Cimentados d. De concreto e. De madeira f. Argila g. Alvenaria h. Alvenaria de pedra britada, cascalho
B. Canais construdos ou alinhados 1. Metlicos

a. Superfcie em ao liso b. Corrugado


2. No metlicos

0,013 0,025 0,012 0,013 0,019 0,022 0,025 0,014 0,029 0,015 0,015 0,040

a. Cimentados b. De madeira c. De concreto d. Fundo de concreto acabado a desempenadeira e. Fundo de cascalho f. De tijolos de argila g. Alvenaria h. Pedra de cantaria argamassada i. Asfalto j. Revestidos de vegetao
Fonte: CHOW, V. T.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Tabela 2.4.11 Valores do coeficiente de Manning para canais sem revestimento


Tipo de Canal C. Escavados ou dragados a. Em terra, retilneo e uniforme b. Em terra, sinuoso e lento c. Canais dragados ou escavados por Drag-line d. Rochas escavadas e. Canais sem manuteno, com ervas e galhos no cortados D. Canais naturais 1. Canais de pequeno porte (largura mxima na linha de enchente inferior a 30 metros) a. Canais em plancie Limpo, reto, sem fendas ou piscinas profundas 2. Mesmo, porm com maior quantidade de pedras e gramneas 3. Limpo, sinuoso, algumas piscinas e guas rasas 4. Mesmo que o anterior, porm com mais gramneas e pedras 5. Mesmo que o anterior, porm com declividades e sees menos efetivas 6. Mesmo que o 4, porm com mais pedras 7. Baias de guas lentas com trechos de gramneas e piscinas profundas 8. Baias com trechos com densas gramneas, piscinas profundas ou plancie de enchentes com densa floresta e vegetao rasteira b. Canais em montanhas, sem vegetao no canal, com margem usualmente ngreme, rvores e arbustos ao longo da margem 1. Fundo: pedregulhos, pedras arredondadas e pequenos mataces 2. Fundo: pedras arredondadas com grandes mataces 2. Plancies inundadas a. Pasto, sem arbustos 1. Gramado baixo 2. Gramado alto b. reas de cultivo 1. Sem plantaes 2. Fileiras de plantaes crescidas em linha 3. Plantaes crescidas no cultivadas em linha c. Arbustos 1. Arbustos espalhados, muitas gramneas 2. Poucos arbustos e rvores 3. Mdia a alta densidade de arbustos d. rvores 1. Salgueiros densos, estio, liso 2. Terra clara com tocos de rvores, sem brotos 3. Mesmo que acima, porm com alto desenvolvimento de rotos 4. Densa floresta, poucas rvores cadas, pouca vegetao rasteira, linha de enchente abaixo dos galhos 5. Mesmo que o anterior, porm com linha de enchente alcanando os galhos 3. Canais de grande porte (largura mxima na linha de enchente superior a 30 metros) a. Seo regular sem mataces ou arbustos b. Seo irregular e com terreno acidentado Fonte: CHOW, V. T. 0,025 0,060 0,035 0,100 0,150 0,040 0,060 0,100 0,120 0,050 0,055 0,085 0,030 0,035 0,040 0,030 0,035 0,040 0,050 0,030 0,035 0,040 0,045 0,048 0,050 0,070 0,100 0,023 0,033 0,039 0,038 0,075 n MDIO

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.4.3 BARRAGEM Anlise Tcnica


2.4.3.1 Estrutura Extravasora

Para a verificao das dimenses do vertedouro, deve-se calcular a vazo mxima de projeto, utilizando para tal a equao apresentada a seguir:

Q MAX = C W L h
Onde:

- QMAX vazo mxima de projeto, em m /s; - L a largura da soleira, em metros; - h carga hidrulica no vertedouro, em metros; - CW o coeficiente de descarga.
- Coeficiente de descarga

O valor do coeficiente de descarga varia de 1,65 a 2,25, sendo as informaes sobre o mesmo normalmente encontradas em forma de bacos. A seguir apresenta-se uma figura que fornece valores aproximados de CW em funo do valor da carga no vertedouro.

Figura 2.4.3 Relao entre o coeficiente de descarga e a carga hidrulica do vertedouro

Onde: - CW = coeficiente de descarga; - h = carga de projeto; - h = carga hidrulica sobre o vertedouro; - Hd = altura da crista do vertedouro; O tempo de recorrncia utilizado para o clculo da cheia de projeto das estruturas extravasoras apresentado a seguir.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Tabela 2.4.12 Tempo de recorrncia da cheia de projeto das estruturas extravasoras Tempo de Vida til da recorrncia central (nd) Risco (r) Caso (T) anos anos

500 500 1.000 1.000 10.000 10.000 10.000

20 50 20 50 20 50 100

3,9 9,5 2,0 4,9 0,2 0,5 1,0

Geral Geral Geral Perigo de srios danos materiais a jusante Perigo de srios danos materiais a jusante Perigo de danos humanos a jusante Perigo de danos humanos a jusante

Nota: Em geral, recomenda-se a adoo do tempo de recorrncia de 500 anos para o caso de estruturas galgveis (de concreto). Em caso diferente (ex: barragem de terra) pode-se admitir um tempo de recorrncia maior, p. ex. 1.000 anos.

2.4.3.2 rea do Reservatrio e Volume Armazenado

A rea de inundao do reservatrio definida com base na cota mxima do nvel dgua da barragem. A verificao do volume armazenado feita com base no produto entre rea do reservatrio e cota mdia do nvel dgua do reservatrio.
2.4.3.3 Descarga de Fundo

A vazo mxima admissvel na estrutura pode ser quantificada pela equao apresentada a seguir.

QMAX = CD A (2 g h)0,5
Onde: - QMAX a vazo mxima na descarga de fundo, em m /s; - CD o coeficiente de descarga adimensional (adotar 0,82 caso a sada da estrutura opere livre e 0,78 caso a sada da estrutura opere afogada, ou detalhar a anlise); - A a rea da seo transversal da descarga de fundo, em m ; - g = 9,81 m/s (acelerao da gravidade);
2 2 3

- h a altura do nvel dgua, em m (caso a estrutura opere afogada, considerar a diferena de altura entre os nveis de montante e jusante).
O tempo de recorrncia e o risco aceitvel para a cheia de desvio do rio durante a fase de implantao da obra so apresentados a seguir.
Tabela 2.4.13 Cheia de desvio do rio durante a implantao da obra Tempo de recorrncia (anos) Construo da obra (anos) Risco r (%) Caso

10 10 25 25

1 2 1 2

10,0 19,0 4,0 7,8

Geral Geral Perigo de danos srios a jusante Perigo de danos srios a jusante

Nota: O ideal seria a construo da central em prazo o mais curto possvel, como, por exemplo, nos 5 a 7 meses menos chuvosos do ano, eliminando-se assim, quase que totalmente, os riscos de danos.

No caso de pequenos empreendimentos, como por exemplo, barragem para produo de piscicultura, utiliza-se tempo de recorrncia de 5 a 10 anos.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.4.3.4 Vazo Mnima de Jusante

A vazo mnima a ser garantida para jusante da barragem deve ser aquela correspondente 95% da curva de permanncia. Este valor pode ser obtido atravs de srie histrica ou a partir dos mtodos de regionalizao.

2.4.4 DRAGAGEM Anlise Tcnica


Entre os principais parmetros tcnicos que devem ser avaliados quanto interveno de dragagem nos corpos hdricos tm-se o volume dragado e sua extenso, bem como a disposio do material de bota-fora em relao s margens do rio, para que este material no retorne ao corpo hdrico causando assoreamento.

2.4.5 PONTES Anlise Tcnica


A anlise deste tipo de pedido de outorga ser direcionada, quase que exclusivamente, para verificao dos nveis adotados para os tabuleiros inferiores das pontes e das geratrizes inferiores das tubulaes, em relao aos nveis atingidos pela cheias, com os perodos de retorno adotados no projeto. Devem ser tambm verificadas as interferncias de eventuais pilares de apoio no leito dos cursos de gua, no regime de escoamento e na navegao, se houver. Para avaliar a influncia destas intervenes em um corpo hdrico, recomenda-se a avaliao de seu impacto sobre o escoamento superficial, a partir de critrios e metodologias de anlises tcnicas encontradas em diversas bibliografias, como as listadas a seguir: i) Drenagem urbana: manual de projeto. 3 ed. So Paulo: Cetesb/Ascetesb, 1986. 464 p. ii) CHOW, V. Open-channel hydraulics. New York: McGraw-Hill Book Company. 1959. 669 p.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.4.6 Anexo D
Neste item sero apresentados: Norma de Outorga NO-004_RIO; Modelo de Requerimento RIO; Comunicao de Desistncia de Uso de Recursos Hdricos.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

ANEXOS (pginas 137 a 149) - Disponveis no Site: www.suderhsa.pr.gov.br

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.4.7 Modelos de Outorga Prvia e de Outorga de Direito de Uso


A seguir, sero apresentados os modelos de Portarias emitidas pela SUDERHSA para Outorga Prvia e para Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos referentes s Intervenes e Obras.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA PRVIA PARA CANALIZAO E/OU BUEIRO


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar previamente a interveno para canalizao e/ou bueiro, na modalidade de parecer administrativo, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: Vazo mxima de projeto (L/s): Geometria da seo do canal: rea da seo (m2): Dimetro da seo (m): Largura do fundo do canal (m): Profundidade da Lmina dgua (m): Extenso (m): Borda Livre (m): Coordenadas UTM do incio e fim do trecho: Outras: Art. 2. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, no estabelece direitos de uso de recursos hdricos, correspondendo somente manifestao prvia deste rgo quanto ao objeto requerido, possibilitando ao Outorgado prosseguir no planejamento e projeto de empreendimento, no atendimento s etapas de licenciamentos previstas nas legislaes sobre uso e ocupao do solo, meio ambiente, explorao e aproveitamento de recursos naturais e, ainda, no cumprimento das demais disposies legais e regulamentares aplicveis. Art. 3. O Outorgado dever dar continuidade aos outros procedimentos de licenciamentos regulamentados pela Resoluo SEMA n 31 de 24/08/98 e outras normas concernentes. Art. 4. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, estar garantido ao Outorgado, desde que os elementos do processo administrativo que deram sustentao a esta manifestao no venham a ser alterados nas fases subseqentes do processo administrativo de requerimento de autorizao de direito de uso de recursos hdricos. Art. 5. A outorga prvia, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos. Art. 6. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 7. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de_________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA DE DIREITO DE USO PARA CANALIZAO E/OU BUEIRO


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar a interveno para canalizao e/ou bueiro, na modalidade de autorizao de direito de uso, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: Vazo mxima de projeto (L/s): Geometria da seo do canal: rea da seo (m2): Dimetro da seo (m): Largura do fundo do canal (m): Profundidade da Lmina dgua (m): Extenso (m): Borda Livre (m): Coordenadas UTM do incio e fim do trecho: Outras: Art. 2. A outorga, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos, podendo ser suspensa, de forma parcial ou total, por prazo determinado ou indeterminado, se verificadas as situaes previstas no artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 combinado com o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 3. A outorga poder ser revogada, nos casos de cancelamento de Licena de Operao ou se as licenas municipais para construo e funcionamento no forem emitidas, se for o caso dessas exigncias. Art. 4. Qualquer ampliao, reforma ou modificao nos processos de produo, que alterem as disposies contidas neste ato de outorga, objeto desta Portaria, de forma permanente ou temporria, dever ser objeto de novo requerimento, a sujeitar-se aos mesmos procedimentos que deram origem a este ato de outorga. Art. 5. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 6. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de_________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA PRVIA PARA RETIFICAO


PORTARIA N O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar previamente a interveno para retificao, na modalidade de parecer administrativo, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: Vazo mxima de projeto (L/s): Geometria da seo do canal: rea da seo (m2): Declividade do trecho (m/m): Inclinao do talude lateral (m/m): Largura do fundo do canal (m): Profundidade da lmina dgua (m): Borda livre (m): Coordenadas UTM do incio e fim do trecho: Outras: Art. 2. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, no estabelece direitos de uso de recursos hdricos, correspondendo somente manifestao prvia deste rgo quanto ao objeto requerido, possibilitando ao Outorgado prosseguir no planejamento e projeto de empreendimento, no atendimento s etapas de licenciamentos previstas nas legislaes sobre uso e ocupao do solo, meio ambiente, explorao e aproveitamento de recursos naturais e, ainda, no cumprimento das demais disposies legais e regulamentares aplicveis. Art. 3. O Outorgado dever dar continuidade aos outros procedimentos de licenciamentos regulamentados pela Resoluo SEMA n 31 de 24/08/98 e outras normas concernentes. Art. 4. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, estar garantido ao Outorgado, desde que os elementos do processo administrativo que deram sustentao a esta manifestao no venham a ser alterados nas fases subseqentes do processo administrativo de requerimento de autorizao de direito de uso de recursos hdricos. Art. 5. A outorga prvia, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos. Art. 6. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 7. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de__________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA DE DIREITO DE USO PARA RETIFICAO


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar a interveno para retificao, na modalidade de autorizao de direito de uso, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: Vazo mxima de projeto (L/s): Geometria da seo do canal: rea da seo (m2): Declividade do trecho (m/m): Inclinao do talude lateral (m/m): Largura do fundo do canal (m): Profundidade da lmina dgua (m): Borda livre (m): Coordenadas UTM do incio e fim do trecho: Outras: Art. 2. A outorga, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos, podendo ser suspensa, de forma parcial ou total, por prazo determinado ou indeterminado, se verificadas as situaes previstas no artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 combinado com o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 3. A outorga poder ser revogada, nos casos de cancelamento de Licena de Operao ou se as licenas municipais para construo e funcionamento no forem emitidas, se for o caso dessas exigncias. Art. 4. Qualquer ampliao, reforma ou modificao nos processos de produo, que alterem as disposies contidas neste ato de outorga, objeto desta Portaria, de forma permanente ou temporria, dever ser objeto de novo requerimento, a sujeitar-se aos mesmos procedimentos que deram origem a este ato de outorga. Art. 5. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 6. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de__________________ de 200__.

___________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA PRVIA PARA PONTE


PORTARIA N O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar previamente a interveno para ponte, na modalidade de parecer administrativo, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: Vazo mxima de projeto (L/s): rea da seo de escoamento referente vazo de projeto (m2): Altura entre os nveis da vazo de projeto e o ponto mais baixo da ponte (m): Distncia entre a lmina dgua mxima e a estrutura inferior da ponte (m): Coordenadas UTM do eixo da ponte: Outras: Art. 2. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, no estabelece direitos de uso de recursos hdricos, correspondendo somente manifestao prvia deste rgo quanto ao objeto requerido, possibilitando ao Outorgado prosseguir no planejamento e projeto de empreendimento, no atendimento s etapas de licenciamentos previstas nas legislaes sobre uso e ocupao do solo, meio ambiente, explorao e aproveitamento de recursos naturais e, ainda, no cumprimento das demais disposies legais e regulamentares aplicveis. Art. 3. O Outorgado dever dar continuidade aos outros procedimentos de licenciamentos regulamentados pela Resoluo SEMA n 31 de 24/08/98 e outras normas concernentes. Art. 4. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, estar garantido ao Outorgado, desde que os elementos do processo administrativo que deram sustentao a esta manifestao no venham a ser alterados nas fases subseqentes do processo administrativo de requerimento de autorizao de direito de uso de recursos hdricos. Art. 5. A outorga prvia, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos. Art. 6. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 7. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de__________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA DE DIREITO DE USO PARA PONTE


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar a interveno para ponte, na modalidade de autorizao de direito de uso, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: Vazo mxima de projeto (L/s): rea da seo de escoamento referente vazo de projeto (m2): Altura entre os nveis da vazo de projeto e o ponto mais baixo da ponte (m): Distncia entre a lmina dgua mxima e a estrutura inferior da ponte (m): Coordenadas UTM do eixo da ponte: Outras: Art. 2. A outorga, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos, podendo ser suspensa, de forma parcial ou total, por prazo determinado ou indeterminado, se verificadas as situaes previstas no artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 combinado com o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 3. A outorga poder ser revogada, nos casos de cancelamento de Licena de Operao ou se as licenas municipais para construo e funcionamento no forem emitidas, se for o caso dessas exigncias. Art. 4. Qualquer ampliao, reforma ou modificao nos processos de produo, que alterem as disposies contidas neste ato de outorga, objeto desta Portaria, de forma permanente ou temporria, dever ser objeto de novo requerimento, a sujeitar-se aos mesmos procedimentos que deram origem a este ato de outorga. Art. 5. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 6. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de_________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA PRVIA PARA BARRAGEM

PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar previamente a interveno para barragem, na modalidade de parecer administrativo, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: Vazo regularizada (m3/s): Vazo mnima de jusante (m3/s): Vazo mxima do vertedouro (m3/s): rea do reservatrio (m2): Tipo de vertedouro: rea do vertedouro (m2): Comprimento da crista (m): Volume armazenado (m3) Coordenadas UTM do eixo da barragem: Outras: Art. 2. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, no estabelece direitos de uso de recursos hdricos, correspondendo somente manifestao prvia deste rgo quanto ao objeto requerido, possibilitando ao Outorgado prosseguir no planejamento e projeto de empreendimento, no atendimento s etapas de licenciamentos previstas nas legislaes sobre uso e ocupao do solo, meio ambiente, explorao e aproveitamento de recursos naturais e, ainda, no cumprimento das demais disposies legais e regulamentares aplicveis. Art. 3. O Outorgado dever dar continuidade aos outros procedimentos de licenciamentos regulamentados pela Resoluo SEMA n 31 de 24/08/98 e outras normas concernentes. Art. 4. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, estar garantido ao Outorgado, desde que os elementos do processo administrativo que deram sustentao a esta manifestao no venham a ser alterados nas fases subseqentes do processo administrativo de requerimento de autorizao de direito de uso de recursos hdricos. Art. 5. A outorga prvia, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos. Art. 6. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 7. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de__________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA DE DIREITO DE USO PARA BARRAGEM


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar a interveno para barragem, na modalidade de autorizao de direito de uso, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: Vazo regularizada (m3/s): Vazo mnima de jusante (m3/s): Vazo mxima do vertedouro (m3/s): rea do reservatrio (m2): Tipo de vertedouro: rea do vertedouro (m2): Comprimento da crista (m): Volume armazenado (m3) Coordenadas UTM do eixo da barragem: Outras: Art. 2. A outorga, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos, podendo ser suspensa, de forma parcial ou total, por prazo determinado ou indeterminado, se verificadas as situaes previstas no artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 combinado com o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 3. A outorga poder ser revogada, nos casos de cancelamento de Licena de Operao ou se as licenas municipais para construo e funcionamento no forem emitidas, se for o caso dessas exigncias. Art. 4. Qualquer ampliao, reforma ou modificao nos processos de produo, que alterem as disposies contidas neste ato de outorga, objeto desta Portaria, de forma permanente ou temporria, dever ser objeto de novo requerimento, a sujeitar-se aos mesmos procedimentos que deram origem a este ato de outorga. Art. 5. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 6. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de_________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA PRVIA PARA DRAGAGEM

PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar previamente a interveno para dragagem, na modalidade de parecer administrativo, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: Vazo de gua para dragagem (L/s): Volume dragado (m3): rea de drenagem do ponto inicial (km2): Seo do rio atual (m2): Seo do rio prevista (m2): Profundidade mdia de escavao (m): Extenso da dragagem (m): Local de disposio final do lodo relativo ao material dragado: Coordenadas UTM do incio e fim do trecho: Outras: Art. 2. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, no estabelece direitos de uso de recursos hdricos, correspondendo somente manifestao prvia deste rgo quanto ao objeto requerido, possibilitando ao Outorgado prosseguir no planejamento e projeto de empreendimento, no atendimento s etapas de licenciamentos previstas nas legislaes sobre uso e ocupao do solo, meio ambiente, explorao e aproveitamento de recursos naturais e, ainda, no cumprimento das demais disposies legais e regulamentares aplicveis. Art. 3. O Outorgado dever dar continuidade aos outros procedimentos de licenciamentos regulamentados pela Resoluo SEMA n 31 de 24/08/98 e outras normas concernentes. Art. 4. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, estar garantido ao Outorgado, desde que os elementos do processo administrativo que deram sustentao a esta manifestao no venham a ser alterados nas fases subseqentes do processo administrativo de requerimento de autorizao de direito de uso de recursos hdricos. Art. 5. A outorga prvia, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos. Art. 6. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 7. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de_________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA DE DIREITO DE USO PARA DRAGAGEM


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar a interveno para dragagem, na modalidade de autorizao de direito de uso, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: Vazo de gua para dragagem (L/s): Volume dragado (m3): rea de drenagem do ponto inicial (km2): Seo do rio atual (m2): Seo do rio prevista (m2): Profundidade mdia de escavao (m): Extenso da dragagem (m): Local de disposio final do lodo relativo ao material dragado: Coordenadas UTM do incio e fim do trecho: Outras: Art. 2. A outorga, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos, podendo ser suspensa, de forma parcial ou total, por prazo determinado ou indeterminado, se verificadas as situaes previstas no artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 combinado com o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 3. A outorga poder ser revogada, nos casos de cancelamento de Licena de Operao ou se as licenas municipais para construo e funcionamento no forem emitidas, se for o caso dessas exigncias. Art. 4. Qualquer ampliao, reforma ou modificao nos processos de produo, que alterem as disposies contidas neste ato de outorga, objeto desta Portaria, de forma permanente ou temporria, dever ser objeto de novo requerimento, a sujeitar-se aos mesmos procedimentos que deram origem a este ato de outorga. Art. 5. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 6. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de_________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA PRVIA PARA PROTEO DE LEITO/MARGEM


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar previamente a interveno para proteo de leito/margem, na modalidade de parecer administrativo, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: rea da seo (m2): Velocidade mxima de escoamento (m/s): Profundidade da lmina dgua (m): Largura do fundo do canal (m): Inclinao dos taludes da margem: Declividade do trecho (m/m): Extenso (m): Tipo de revestimento: Coordenadas UTM do incio e fim do trecho: Outras: Art. 2. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, no estabelece direitos de uso de recursos hdricos, correspondendo somente manifestao prvia deste rgo quanto ao objeto requerido, possibilitando ao Outorgado prosseguir no planejamento e projeto de empreendimento, no atendimento s etapas de licenciamentos previstas nas legislaes sobre uso e ocupao do solo, meio ambiente, explorao e aproveitamento de recursos naturais e, ainda, no cumprimento das demais disposies legais e regulamentares aplicveis. Art. 3. O Outorgado dever dar continuidade aos outros procedimentos de licenciamentos regulamentados pela Resoluo SEMA n 31 de 24/08/98 e outras normas concernentes. Art. 4. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, estar garantido ao Outorgado, desde que os elementos do processo administrativo que deram sustentao a esta manifestao no venham a ser alterados nas fases subseqentes do processo administrativo de requerimento de autorizao de direito de uso de recursos hdricos. Art. 5. A outorga prvia, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos. Art. 6. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 7. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de_________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA DE DIREITO DE USO PARA PROTEO DE LEITO/MARGEM


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar a interveno para proteo de leito/margem, na modalidade de autorizao de direito de uso, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: rea da seo (m2): Velocidade mxima de escoamento (m/s): Profundidade da lmina dgua (m): Largura do fundo do canal (m): Inclinao dos taludes da margem: Declividade do trecho (m/m): Extenso (m): Tipo de revestimento: Coordenadas UTM do incio e fim do trecho: Outras: Art. 2. A outorga, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos, podendo ser suspensa, de forma parcial ou total, por prazo determinado ou indeterminado, se verificadas as situaes previstas no artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 combinado com o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 3. A outorga poder ser revogada, nos casos de cancelamento de Licena de Operao ou se as licenas municipais para construo e funcionamento no forem emitidas, se for o caso dessas exigncias. Art. 4. Qualquer ampliao, reforma ou modificao nos processos de produo, que alterem as disposies contidas neste ato de outorga, objeto desta Portaria, de forma permanente ou temporria, dever ser objeto de novo requerimento, a sujeitar-se aos mesmos procedimentos que deram origem a este ato de outorga. Art. 5. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 6. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de_________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA PRVIA PARA LANAMENTO DE GUAS PLUVIAIS CONCENTRADO


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar previamente a interveno para lanamento de guas pluviais concentrado, na modalidade de parecer administrativo, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: Vazo mxima lanada (L/s): Seo do emissrio (m2): Dimetro do emissrio(m): Extenso do emissrio (m): Coordenadas UTM do ponto de lanamento: Outras: Art. 2. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, no estabelece direitos de uso de recursos hdricos, correspondendo somente manifestao prvia deste rgo quanto ao objeto requerido, possibilitando ao Outorgado prosseguir no planejamento e projeto de empreendimento, no atendimento s etapas de licenciamentos previstas nas legislaes sobre uso e ocupao do solo, meio ambiente, explorao e aproveitamento de recursos naturais e, ainda, no cumprimento das demais disposies legais e regulamentares aplicveis. Art. 3. O Outorgado dever dar continuidade aos outros procedimentos de licenciamentos regulamentados pela Resoluo SEMA n 31 de 24/08/98 e outras normas concernentes. Art. 4. Este ato de outorga prvia, objeto desta Portaria, estar garantido ao Outorgado, desde que os elementos do processo administrativo que deram sustentao a esta manifestao no venham a ser alterados nas fases subseqentes do processo administrativo de requerimento de autorizao de direito de uso de recursos hdricos. Art. 5. A outorga prvia, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos. Art. 6. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 7. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de_________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE OUTORGA DE DIREITO DE USO PARA LANAMENTO DE GUAS PLUVIAIS CONCENTRADO


PORTARIA N

O DIRETOR PRESIDENTE da SUDERHSA - SUPERINTENDNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, no uso de atribuies que lhe confere o artigo 3 da Lei Estadual n 11.352 de 13/02/1996, artigo 33, 3 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99, combinado com o inciso V, 2 do artigo 2 do Decreto Estadual n 2.317 de 17/07/2000, e tendo em vista o que determina o artigo 12 e inciso V do artigo 13 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 e o artigo 5 e inciso V do artigo 6 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001, resolve: Artigo 1. Outorgar a interveno para lanamento de guas pluviais concentrado, na modalidade de autorizao de direito de uso, sob regime e condies abaixo especificadas, em favor de: Nome/Razo Social: CPF/CNPJ: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia hidrogrfica: Curso dgua: Finalidade do uso: Vazo mxima lanada (L/s): Seo do emissrio (m2): Dimetro do emissrio(m): Extenso do emissrio (m): Coordenadas UTM do ponto de lanamento: Outras: Art. 2. A outorga, objeto desta Portaria, vigorar pelo prazo de _____ anos, podendo ser suspensa, de forma parcial ou total, por prazo determinado ou indeterminado, se verificadas as situaes previstas no artigo 15 da Lei Estadual n 12.726 de 26/11/99 combinado com o artigo 34 do Decreto Estadual n 4646 de 31/08/2001. Art. 3. A outorga poder ser revogada, nos casos de cancelamento de Licena de Operao ou se as licenas municipais para construo e funcionamento no forem emitidas, se for o caso dessas exigncias. Art. 4. Qualquer ampliao, reforma ou modificao nos processos de produo, que alterem as disposies contidas neste ato de outorga, objeto desta Portaria, de forma permanente ou temporria, dever ser objeto de novo requerimento, a sujeitar-se aos mesmos procedimentos que deram origem a este ato de outorga. Art. 5. Esta Portaria no dispensa nem substitui a obteno pelo outorgado de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidas pela legislao federal, estadual ou municipal. Art. 6. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

Curitiba,___de_________________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.5 DISPENSA DE OUTORGA 2.5.1 Introduo


Neste item sero abordados os usos que ficam dispensados de outorga, isto , usos considerados insignificantes, conforme estabelecidos na Resoluo SEMA 039/2004.

2.5.2 Anlise tcnica


A anlise tcnica realizada para a Dispensa de Outorga segue os critrios estabelecidos na Resoluo SEMA 039/2004, conforme descrito a seguir: Art. 1 - Ficam dispensados de outorga, considerando-se como de uso insignificante, as seguintes acumulaes, derivaes, captaes e lanamentos: I Acumulaes com volume de at 15.000 m, ou com rea de espelho dgua inferior ou igual 10.000 m, ou com altura de barramento inferior a 1,5 m; II Derivaes e captaes individuais at 1,8 m/h; III Lanamentos de efluentes em corpos dgua com vazo at 1,8 m/h. 1 Quando a soma das derivaes e captaes consideradas insignificantes atingir 20% da vazo outorgvel em um dado manancial, no mais devem ser dispensadas ou permitidas novas derivaes ou captaes, ficando sujeitas aos procedimentos legais de outorga. 2 Os lanamentos de efluentes com a vazo acima s sero considerados insignificantes se a vazo para diluio do efluente for igual ou inferior a 50% da vazo Q95 (vazo natural com permanncia de 95% do tempo), e mesmo que considerados insignificantes, devero ser licenciados pelo Instituto Ambiental do Paran. 3 Para fins do disposto neste artigo, os quantitativos de acumulaes, derivaes, captaes e lanamentos considerados insignificantes, podero ser revistos pelos Comits de Bacias e propostos novos valores para serem estabelecidos pela Superintendncia de Desenvolvimento de Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental SUDERHSA. Art. 2 - Ficam tambm dispensados de outorga os poos destinados ao consumo familiar de proprietrios e de ncleos populacionais inferiores ou iguais a 400 (quatrocentos) habitantes dispersos no meio rural. Art. 3 - As acumulaes, derivaes e captaes consideradas insignificantes sero objeto de cadastro e fiscalizao pela Superintendncia de Desenvolvimento de Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental SUDERHSA.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.5.3 Anexo E
Neste item sero apresentados: Norma de Outorga NO-005_RDO; Modelo de Requerimento RDO.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

ANEXOS (pginas 167 a 175) - Disponveis no Site: www.suderhsa.pr.gov.br

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

2.5.4 Modelo de Declarao de Dispensa de Outorga


Na seqncia apresentado o modelo de Declarao de Dispensa de Outorga emitida pela SUDERHSA.

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

MODELO DE DECLARAO DE DISPENSA DE OUTORGA

DECLARAO N ___ - DRH DISPENSA DE OUTORGA Conforme informaes constantes no CRH ______/_______, declaramos que se encontra cadastrado na Superintendncia de Desenvolvimento de Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental SUDERHSA como usurio de recursos hdricos e est dispensado de outorga para uso de gua por tratar-se de uso insignificante, de acordo com a Resoluo N 039/2004 SEMA. Razo Social: CNPJ/CPF: Endereo: Bairro/Distrito: Municpio: Atividade: Bacia Hidrogrfica: Manancial: Finalidade do uso: Coordenadas UTM: Motivo da dispensa de outorga: Art. 1 , item I - Acumulao com volume de at 15.000 m3 - rea de espelho dgua inferior ou igual a 10.000 m2 - Barragem com altura inferior a 1,5 m Art. 1 , item II - Captao individual igual ou menor que 1,8 m3/h Art. 1 , item III - Lanamento de efluentes com vazo igual ou menor a 1,8 m3/h Art. 2 - Poo de consumo familiar ou ncleo populacional inferior a 400 (quatrocentos) habitantes dispersos no meio rural O usurio dever corrigir os parmetros fsico-qumicos e bacteriolgicos para o uso pretendido, quando couber, por sua conta e risco, observando as normas e legislaes especficas vigentes. Este uso estar sujeito fiscalizao da SUDERHSA e poder ser revisto a qualquer tempo podendo, a critrio da SUDERHSA, ser submetido ao processo de outorga. Esta declarao no dispensa e nem substitui a obteno de certides, alvars ou licenas de qualquer natureza, exigidos pela legislao federal, estadual ou municipal, em especial a obteno das licenas ambientais, quando couber.

Curitiba, ____de_______________ de 200__.

________________________ Diretor-Presidente

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

3. Bases Jurdico-Institucionais
A seguir apresentada a tabela de Bases Jurdico-Institucionais que do suporte a diversos aspectos que envolvem a Outorga, tanto a nvel nacional como estadual.
Tabela 3.0 Bases Jurdico-Institucionais
Bases Jurdico-Institucionais Constituio Federal do Brasil Cdigo Civil Lei Federal n 9.433 Lei Federal n 6.938 Lei Federal n 9.984 Decreto Federal n 24.643 Decreto Federal n 2.612 Data 05 de outubro de 1988 10 de janeiro de 2002 08 de janeiro de 1997 31 de agosto de 1981 17 de julho de 2000 10 de julho de 1934 03 de junho de 1998 Ementa Ttulo VIII - Captulo VI - do Meio Ambiente (Art. 225). Seo V - Captulo III - dos Bens Pblicos. Institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos e d outras providncias. Institui a Poltica Nacional de Meio Ambiente e d outras providncias. Dispe sobre a criao da Agncia Nacional de guas ANA. Decreta o Cdigo de guas. Regulamenta o Conselho Nacional de Recursos Hdricos e d outras providncias. Dispe sobre a classificao dos corpos de gua e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condies e padres de lanamento de efluentes e d outras providncias. Regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Poltica Nacional do Meio Ambiente.

Resoluo CONAMA n 357

17 de maro de 2005

Resoluo CONAMA n 237 Resoluo CONAMA n 274 Resoluo CNRH n 015 Resoluo CNRH n 016 Portaria Ministrio da Sade - n 518

22 de dezembro de 1997

29 de novembro de 2000 Revisa os critrios de Balneabilidade em guas Brasileiras. 11 de janeiro de 2001 08 de maio de 2001 25 de maro de 2004 Estabelece diretrizes gerais para a gesto de guas subterrneas. Estabelece critrios gerais para a outorga de direito de uso de recursos hdricos. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilncia da qualidade da gua para consumo humano e seu padro de potabilidade e d outras providncias. Ttulo V - Captulo IV - dos Recursos Naturais (Arts. 161 a 164); Ttulo VI - Captulo V - do Meio Ambiente (Arts. 207 a 209). Institui a Poltica Estadual de Recursos Hdricos e adota outras providncias. Regulamenta a Delegao para a SUDERHSA das competncias e atribuies reservadas SEMA. Dispe sobre o regime de outorga de direitos de uso de recursos hdricos e adota outras providncias. Dispe sobre o licenciamento ambiental, autorizao ambiental, autorizao florestal e anuncia prvia para desmembramento e parcelamento de gleba rural.

Constituio Estadual do Paran

10 de dezembro de 2001

Lei Estadual n 12.726 Decreto Estadual n 2.317 Decreto Estadual n 4.646 Resoluo SEMA n 031 Resoluo SEMA n 039

26 de novembro de 1999 18 de julho de 2000 31 de agosto de 2001 24 de agosto de 1998

10 de dezembro de 2004 Classifica os usos dispensados de outorga (usos insignificantes). Estabelece procedimentos a serem adotados para a emisso de Outorga prvia e a Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos com a finalidade de integr-los ao procedimento de Licenciamento Ambiental.

Resoluo SEMA n 003

20 de janeiro de 2004

MANUAL DE OUTORGA

Identificao: MO Data: Novembro/2006 Elaborao: DEOF

Reviso: 01 Pg/Pgs:

Bases Jurdico-Institucionais Portaria SUREHMA n 005 Portaria SUREHMA n 003 Portaria SUREHMA n 004 Portaria SUREHMA n 005 Portaria SUREHMA n 006 Portaria SUREHMA n 007 Portaria SUREHMA n 008 Portaria SUREHMA n 009 Portaria SUREHMA n 010 Portaria SUREHMA n 011 Portaria SUREHMA n 012 Portaria SUREHMA n 013 Portaria SUREHMA n 016 Portaria SUREHMA n 017 Portaria SUREHMA n 019 Portaria SUREHMA n 020 Portaria SUDERHSA n 020 Portaria SUDERHSA n 005 Portaria SUDERHSA n 020 Instruo Normativa IAP/DIRAM n 002 Instruo Normativa IAP/DIRAM n 005

Data

Ementa

06 de setembro de 1989 Enquadra os cursos d'gua da Bacia Litornea. 21 de maro de 1991 21 de maro de 1991 Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Rio Tibagi. Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Rio Pirap.

19 de setembro de 1991 Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Rio Itarar. 19 de setembro de 1991 Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Rio das Cinzas. 19 de setembro de 1991 Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Paranapanema 2. 19 de setembro de 1991 Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Paranapanema 3. 19 de setembro de 1991 Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Paranapanema 1. 19 de setembro de 1991 Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Paran 3. 19 de setembro de 1991 Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Paran 1. 19 de setembro de 1991 Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Paran 2. 15 de outubro de 1991 31 de outubro de 1991 Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Rio Ribeira. Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Paranapanema 4.

01 de novembro de 1991 Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Rio Piquiri. 12 de maio de 1992 12 de maio de 1992 18 de maio de 1999 19 de maro de 1996 23 de julho de 1996 24 de janeiro de 2006 1996 Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Rio Iva. Enquadra os cursos d'gua da Bacia do Rio Iguau. Dispe sobre critrios para outorga de recursos hdricos superficiais. Dispe sobre o controle de guas subterrneas profundas para fins de uso e consumo humano. Dispe sobre o uso e a derivao de guas de domnio do Estado do Paran. Estabelece o Sistema de Automonitoramento de Efluentes das atividades poluidoras instaladas ou que venham a ser instaladas no Estado do Paran. Estabelece as cargas mximas de poluentes.

You might also like