You are on page 1of 25

UFRN CCSA DIREITO DDP TEORIA GERAL DO PROCESSO TURMA: DIREITO NOTURNO

PODER JUDICIRIO MP DEFENSORIA ADVOCACIA

PODER JUDICIRIO BRASILEIRO


Organizao destinada a viabilizar concretamente a jurisdio. Composio: Juzos primeiro grau de jurisdio em geral monocrticos; Tribunais segundo grau de jurisdio, mas tambm podem julgar aes de competncia originria ou constiturem rgos de cpula necessariamente coletivos.

PODER JUDICIRIO BRASILEIRO


Independncia poltica do Poder Judicirio (garantia de no interveno dos demais Poderes em suas atividades) = art. 96 da CF/88. Ver art. 99 da CF/88. Atribuies: Controlar a legalidade dos atos praticados pelos demais poderes; julgar lides individuais e coletivas; interpretar a legislao vigente de modo a atribuir-lhe sentidos diversos do que pretendeu o legislador; suprir a ausncia de normas regulamentadoras da Constituio.

PRINCPIOS DE ORGANIZAO:

Duplo grau de Jurisdio (art. 92 da CF/88) indicao de rgos de primeiro grau (juzos) e de segundo grau (tribunais); Desconcentrao, fulcrada na territorialidade e na adequao diviso federativa das justias comuns e a distribuio territorial de seus rgos.

PRINCPIOS DE ORGANIZAO:

No mbito da Unio, a CF/88 define a especializao das justias com base em critrios de matria e qualidade dos titulares do direito em conflito. Para a justia dos estados, observa-se a competncia residual.

ORGANIZAO:

Justias da Unio: justia comum Federal e justias especiais do Trabalho, Eleitoral e Militar Justias dos Estados-Membros: justia comum estadual, sendo possvel a constituio da justia militar estadual, observados os requisitos estabelecidos no art. 125 da CF/88 e das Constituies Estaduais. No h hierarquia entre essas justias, apenas distribuio de competncias.

ORGANIZAO:

Os tribunais dos Estados-Membros: propor a criao de varas especializadas em conflitos fundirios (competncia exclusiva para questes agrrias). Os juizados especiais, a justia de paz e o tribunal do jri tambm esto previstos na CF/88. A CF/88 prev da justia itinerante e funcionamento descentralizado, por meio de Cmaras Regionais, pelos Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunais dos Estados-Membros.

ORGANIZAO:

Conselhos de Justia: Conselho Nacional de Justia (art. 92, I-A), Conselho da Justia Federal (art. 105, II) e Conselho Superior da Justia do Trabalho (art. 111-1, 2, II). Foram criados pela EC 45/2004. Competncias: 103-B, CF.

Composio dos Tribunais

STF art. 12, 2, inc. IV, 101 e pargrafo nico da CF/88. STJ mnimo: 33 Ministros 104, pargrafo nico, da CF/88 1/3 de Des. Federais; 1/3 Des. Estaduais; 1/6 do MP; 1/6 da Advocacia. TST 27 membros 111-A da CF/88 Membros de TRT, da Advocacia e do MP. TRT 115, caput, CF/88 Magistrados da respectiva Justia, Advocacia e MPT.

Composio dos Tribunais

TRF mnimo: 7 Juzes recrutados na respectiva regio e promovidos por merecimento ou antiguidade, alternadamente; MP e Advocacia - 107 da CF/88. TJ Juzes de carreira promovidos a desembargadores segundo critrios alternados de merecimento e antiguidade, sendo que 1/5 das vagas so preenchidas por membros do MPE e da Advocacia art. 94 da CF/88.

Magistratura

Juzes/magistrados so rgos do Poder Judicirio. Acesso magistratura de carreira: concurso de provas e ttulos 3 anos de atividade jurdica. Juzes temporrios juzes leigos. Promoo: entrncia por entrncia, merecimento/antiguidade. Residncia fixa nas comarcas.

Magistratura

Garantias: vitaliciedade (salvo sentena transitada em julgado), inamovibilidade (transferncia e promoo) e irredutibilidade de vencimentos; Vedaes: > exercer outro cargo ou funo, exceto uma de magistrio; > receber custas/participaes em processos;

Magistratura

Vedaes (continuao): > dedicar-se atividade poltico-partidria; > receber auxlios/contribuies a qualquer ttulo ou pretexto salvo expressa disposio legal; > exercer, durante o perodo de 3 anos, advocacia em juzo ou tribunal do qual se afastou.

Magistratura

Independncia jurdica; Atividade ininterrupta; Nmero proporcional demanda.

Funes essenciais Justia MP


Defesa da ordem jurdica, regime democrtico e interesses sociais e individuais indisponveis, tanto no mbito federal, quanto estadual. Interesse pblico primrio interesse pblico secundrio a racionalizao dos trabalhos do MP em face da atuao da Defensoria e da Advocacia Pblica.

Funes essenciais Justia MP


A defesa se d no mbito judicial e no mbito extrajudicial. Detm autonomia administrativa e independncia funcional. Com a organizao da sociedade civil, a estrutura do MP pode perder sentido fora do mbito penal.

Funes essenciais Justia MP


(continuao) Princpios institucionais: independncia funcional unidade indivisibilidade promotor natural. Estrutura: MPU MPF, MPT, MPM, MP DF &T; MPE. Ingresso na carreira: concurso pblico mediante provas e ttulos 3 anos de atividade jurdica.

Funes essenciais Justia MP


(continuao) Obrigao de residir na Comarca promoo de entrncia para entrncia por critrios de antiguidade e merecimento. Garantias: vitaliciedade (salvo sentena transitada em julgado), inamovibilidade (transferncia e promoo) e irredutibilidade de vencimentos. Inamovibilidade: 128, 5., alnea b.

Funes essenciais Justia MP

Vedaes: > receber honorrios, percentuais e custas do processo; > exercer advocacia; > participar de sociedade comercial; > exercer outra funo pblica, exceto magistrio; > exercer atividade poltico-partidria;

Funes essenciais Justia MP


Vedaes (continuao): > receber auxlios/contribuies a qualquer ttulo ou pretexto salvo expressa disposio legal; > exercer, durante o perodo de 3 anos, advocacia em juzo ou tribunal no qual exercia funes.

Funes essenciais Justia Defensoria


Assistir juridicamente, de forma integral e gratuita, em todos os graus de jurisdio e da administrao pblica, as pessoas que no puderem pagar honorrios advocatcios sem se privar do necessrio ao sustento prprio e/ou de sua famlia. Lei 1.060/1950 e LC 80/2004. Autonomia funcional e administrativa. DP da Unio/DP Estadual.

Funes essenciais Justia Advocacia


Atividade de Advocacia advogado inscrito na OAB bacharel em direito aprovado no Exame da Ordem. Atividade de Advocacia: postulao em juzo, em qualquer de suas formas; atividades de consultoria, assessoria e direo jurdicas. - Habeas Corpus, Juizados Especiais at 20 salrios mnimos. Judicial e extrajudicial.

Funes essenciais Justia Advocacia


Advogado profissional liberal; Advogado empregado; Advocacia Geral da Unio, Procuradoria da Fazenda Nacional, da Defensoria Pblica e das procuradorias e consultorias jurdicas dos Estados, Distrito Federal, dos Municpios e das respectivas de entidades de administrao indireta e fundacional. Indispensabilidade e inviolabilidade do advogado

AUXILIARES DO JUZO:

Corpo de servidores da mquina judiciria; Escrivo, oficial de justia, perito, depositrio, administrador, intrprete, distribuidor, avaliador. Outras atividades tcnicas: contador, partidor, leiloeiro. ECT, Polcia Militar, amicus curiae.

Atividade em grupo: Grupo de 4 pessoas. Elabore um quadro comparativo das garantias e vedaes constitucionais da Magistratura e do Ministrio Pblico.

You might also like