You are on page 1of 2

Conceito de Atividade Atividade, a jurisdio exercida atravs do processo, formado pelo complexo de atos praticados pelo juiz, exercendo

o o poder e cumprindo a funo que a lei lhe comete. Conceituar o Poder da Deciso Para Almeida (2010, p. 182) imanente ao Poder Judicirio a possibilidade de emitir decises e determinar o seu cumprimento. Os atos decisrios oriundos desse poder consistem em acrdos, sentenas, decises interlocutrias e despachos. Sentena a deciso de um nico juiz, enquanto que acrdo a deciso proferida pelos tribunais. Deciso interlocutria, segundo o Cdigo de Processo Civil, ato pelo qual o juiz, no curso do processo, decide sobre questo incidente. Finalmente, despachos, so todos os demais atos do juiz praticados no processo, de ofcio ou a requerimento da parte. Principio da Inafastabilidade Est expresso no artigo 5, inciso XXXV da Carta Magna. Garante a todos o acesso ao Poder Judicirio, que no pode deixar de atender a quem venha a juzo deduzir uma pretenso fundada no direito, visto que a jurisdio dever do Estado. O juiz no pode se eximir de proferir uma deciso alegando lacuna ou obscuridade na lei, casos em que dever recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais do direito. Diferenciar a jurisdio voluntaria da contenciosa Na definio de Almeida (2010, p. 185), jurisdio contenciosa a jurisdio propriamente dita. H um litgio, lide ou conflito de interesses qualificado por uma pretenso resistida ou insatisfeita. H ainda a presena de parte (autor e ru), uma inrcia inicial, o processo e a coisa julgada material. Quando o assunto jurisdio voluntria, h inmeras divergncia doutrinrias, havendo quem alegue, como destaca Didier (2008), inclusive, que a jurisdio voluntria no jurisdio e nem voluntria. No seria jurisdio porque no h lide a ser resolvida, e no seria voluntria porque na maioria dos casos no h escolha por parte dos interessados, visto que a jurisdio voluntria segundo Almeida (2010, p. 185) consiste na atividade atribuda ao Poder Judicirio para que determinados negcios privados tenham validade ou funes de natureza administrativa nas quais o rgo judicial chamado a intervir para que possam produzir efeitos na rbita civil. Sendo assim, as partes no teriam opo, visto que alguns atos da vida privada s podem ser exercidos por meio da jurisdio voluntria.

Ao contrrio do que ocorre na jurisdio contenciosa, na voluntria no correto se falar em processo, e sim em procedimento, da mesma forma, os sujeitos envolvidos no devem ser chamados de partes, e sim de interessados.

integrao do Estado para dar validade ao negcio jurdico; Na jurisdio contenciosa h a existncia de lide a ser resolvida. Na jurisdio voluntria h a existncia de negcio jurdico cuja validade requer a integrao do Estado; ria h a presena de interessados.

deciso faz coisa julgada formal e material, ao passo o de legalidade estrita, enquanto que na jurisdio voluntria o juiz no est obrigado ao critrio da legalidade estrita;

atuao da jurisdio ocorre mediante o procedimento; -se os efeitos da revelia. Na jurisdio voluntria no se aplicam os efeitos da revelia.

voluntria predomina o princpio inquisitivo. Interpretao judicial e doutrinal - Interpretao doutrinria: aquela feita por mestres, juristas e especialistas do Direito. Esse tipo de interpretao normalmente encontrada em livros, obras cientficas e pareceres jurdicos. - Interpretao jurisprudencial: aquela que surge no ato de julgar, tendo como intrpretes os juizes e tribunais. Vale dizer que a interpretao jurisprudencial deve se fixar em critrios, prestabelecidos pela lei, uma vez que o poder judicirio no poder inovar contra os preceitos da norma.

You might also like