You are on page 1of 5

Questes de Prova 1 Gesto de Marketing Prova Discursiva Captulo1 - Definio de Marketing para o sculo XXI.

. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 1 e 2) Administrao de Marketing no eBayDe acordo com Kotler (2005), Um dos destaques da nova economia o eBay (www.ebay.com), o maior site de leiles on-line do mundo. Por meio do eficiente formato de troca um-para-um do eBay, 37 milhes de usurios compram e vendem todo o tipo de produto e servio, de carros, itens colecionveis e computadores a pinturas e colares de prolas. Embora a maioria das trocas ocorra entre pessoas fsicas, empresas como Sears, Sun, IBM, Home Depot entre outras usam o eBay para vender excesso de estoque, mercadorias obsoletas ou produtos danificados para pessoas que buscam desconto. Na operao do eBay, todo gerente de categoria de marketing tem um padro de controle e avaliao dos negcios, descreva-os. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 4 e 5)-O escopo do marketing De acordo com Kotler (2005), os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de dez grupos: bens, servios, experincias, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizaes, informaes e idias. Comente-os, segundo o autor, e exemplifique. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 4 e 5) Conceitos centrais de marketing O marketing pode ser mais bem compreendido definindo-se vrios de seus conceitos centrais. Descreva, segundo o autor, mercados-alvo e segmentao; produto, oferta e marca; necessidades, desejos e demandas; relacionamentos e redes; canais de marketing; (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 13) Orientaes da empresa para o mercado descreva a orientao de produo e produto. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 16) Orientaes da empresa para o mercado descreva a orientao de marketing sobre o ponto lucratividade.

Captulo2 Adaptao do marketing nova economia. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 27) - Como as prticas de marketing esto mudando descreva, segundo o autor, o ebusiness, e-commerce e o e-purchasing. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 34) Construo de um modelo de lucro e receita as empresas pontocom precisam de um modelo de lucro e receita vivel, um modelo de negcios que especifique suas principais fontes de receita, bem como a receita, os custos e a renda projetados que a empresa espera atingir. Receitas provir de diversas fontes.O autor cita nove fontes, cite comente sobre elas. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 35) Como as prticas de marketing esto mudando: marketing de relacionamento com o cliente ou CRM (customer relationship marketing), comente segundo o autor. Captulo3 Satisfao, valor e reteno do cliente. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 40e 41)Definio de satisfao e valor para o cliente hoje em dia, os consumidores deparam com um vasto universo de produtos, marcas, preos e fornecedores. De acordo com o autor, acredita-se que os consumidores avaliam qual a oferta proporcionar o maior valor. Eles procuram sempre maximizar o valor, dentro das restries impostas pelos custos envolvidos na procura e pelas limitaes de conhecimento, mobilidade e renda. Eles formam uma expectativa de valor e agem com base nela. A probabilidade de o consumidor ficar satisfeito e efetuar novas compras dependem de a oferta atender ou no a essa expectativa de valor. Descreva, segundo o autor, o valor percebido pelo cliente; valor total para o consumidor e; o custo total para o consumidor. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 40 a 45) A natureza das empresas de alto desempenho As empresas que ultrapassam todos os obstculos para alcanar suas metas de satisfao e valor para o cliente so empresas de alto desempenho. A empresa de consultoria Athur D. Little props um modelo de quatro fatores com as caractersticas de uma empresa de alto desempenho. De acordo com esse modelo, as quatro chaves para o sucesso so: grupos de interesse, processos, recursos e organizao. Descreva-os.

Captulo4 A conquista de mercados por meio do controle, da implementao e do planejamento estratgicos. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 74 e 75)Planejamento de novos negcios, reduo de negcios desgastados A administrao corporativa geralmente deseja vendas e lucros maiores do que aqueles indicados pelas projees da carteira de negcios das Unidades Estratgicas de Negcios (UENs). A questo ento passa a ser: como crescer mais rpido dos que os negcios existentes permitem. O autor, em seu modelo, define trs opes sendo duas mais importantes: crescimento intensivo e crescimento por diversificao, descreva-os. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 76 e 77) Anlise de SWOT A avaliao geral dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaas de um negcio denominada de anlise de SWOT (dos termos em ingls strengths, weakness, opportunities, threats). Descreva a anlise do ambiente externo, oportunidade de marketing, ameaa ambiental e anlise do ambiente interno. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 77) Estabelecimento de metas Depois de ter realizado uma anlise de SWOT, a empresa pode desenvolver metas especficas para o perodo de planejamento em um processo denominado formulao de metas. Os gerentes utilizam o termo meta para descrever objetivos que se referem a magnitude e prazo. Segundo o autor, para serem efetivas as metas devem deguir por quatro parmetros bsicos, cite-os. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 77) Formulao de estratgias As metas indicam que uma unidade de negcios consiste em uma estratgia de marketing somada a uma estratgia de tecnologia e uma estratgia de busca de recursos. De acordo com Porter (1980) em Kotler (2005), props trs estratgias genricas que constituem um bom ponto de partida para o pensamento estratgico: liderana total em custos, diferenciao e foco.Descreva-os segundo os autores. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 81) - Etapas do Processo de Marketing O processo consiste em analisar oportunidades de mercado, pesquisando e selecionando mercados-alvo, desenvolver estratgias de marketing, planejar programas de marketing e organizar, implementar e

controlar o esforo de marketing. Segundo Kotler (2005), existe quatro etapas do processo de marketing que so abordadas, cite e comente. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 81) Planejamento de produto: a natureza e o contedo de um plano de marketing Cada nvel de produto (linha de produtos ou marca) deve desenvolver um plano de marketing para atingir suas metas. Um plano de marketing tpico possui oito sees, cite e descreva. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 83 e 84) Organizao do Departamento de Marketing os departamentos de marketing modernos podem assumir diversas formas. O departamento pode ser organizado de acordo com a funo, a rea geogrfica, os produtos ou os mercados consumidores. A organizao global outra forma que deve ser considerada por empresas que comercializam bens ou servios em outros pases. Descreva organizao funcional e em nvel geogrfico. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 84 e 85) Organizao do Departamento de Marketing os departamentos de marketing modernos podem assumir diversas formas. O departamento pode ser organizado de acordo com a funo, a rea geogrfica, os produtos ou os mercados consumidores. A organizao global outra forma que deve ser considerada por empresas que comercializam bens ou servios em outros pases. Descreva organizao por produtos ou marcas e por clientes/mercados. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 86) Organizao do Departamento de Marketing os departamentos de marketing modernos podem assumir diversas formas. O departamento pode ser organizado de acordo com a funo, a rea geogrfica, os produtos ou os mercados consumidores. A organizao global outra forma que deve ser considerada por empresas que comercializam bens ou servios em outros pases. Descreva organizao corporativa/divisional e global. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 87) -Injeo de mais Criatividade na Organizao embora a empresa deva ser orientada para o cliente na economia hipercompetitiva de hoje, ela tambm deve ser criativa. Em vez de imitar as vantagens e estratgias dos concorrentes, as organizaes devem desenvolver uma capacidade em inovao estratgica e imaginao. Essa capacidade vem de ferramentas de montagem, processos, habilidades e avaliaes que permitem que a empresa gere mais e melhores ideias novas do que seus concorrentes.

Para fazer isso,... Complete a afirmativa. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 89 e 90) Controle do Plano Anual Os profissionais de marketing de hoje esto mostrando um interesse cada vez maior pelo desenvolvimento de melhores mtricas de marketing para avaliar o desempenho de suas atividades. Os gerentes utilizam cinco ferramentas para verificar o desempenho do plano, cite e comente segundo o autor. Captulo 5 Entendendo mercados, demanda de mercado e ambiente. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 96 e 97) Apoio s decises de marketing com informao, inteligncia e pesquisatoda a empresa deve organizar um rico fluxo de informaes para seus gerentes de marketing, para que eles realizem sua anlise, planejamento, implementao e controle. As empresas estudam as necessidades de informao de seus gerentes e projetam sistemas de informaes de marketing para atender a essas necessidades. Explique, segundo Kotler (2205), um sistema de informaes de marketing (sim). (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 105) Previso e mensurao da demanda um mercado o conjunto de todos os compradores, potenciais e efetivos, de uma oferta ao mercado. Seu tamanho depende do nmero de compradores que possa existir para uma determinada oferta. Explique o que mercado potencial, disponvel e mercado-alvo. (PLT Gesto de Marketing - Kotler, 2005, Marketing Essencial p. 110 a 118) Foras e tendncias macroambientais composto pela anlise de seis ambientes que influenciam os mercados. Cite e descreva-os.

You might also like