You are on page 1of 3

QUMICA

cidos e bases: Definies de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis


COMENTE

cidos e bases (tambm chamadas de lcalis) so costumeiramente lembrados como substncias qumicas perigosas, corrosivos capazes de dissolver metais como se fossem comprimidos efervescentes. Mas a presena dos cidos e base na nossa vida cotidiana bem mais ampla e menos agressiva do que se imagina. Eles tambm so componentes usuais de refrigerantes, alimentos, remdios, produtos de higiene ou cosmticos. So ainda matrias primas indispensveis em um vasto universo de aplicaes industriais. A tal ponto que a produo de cido sulfrico e soda custica de um pas chega a ser considerada um dos indicadores do seu nvel de atividade econmica. Definies de cidos e bases A definio mais tradicional dos cidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os cidos como substncias que em soluo aquosa - liberam ons positivos de hidrognio (H+), enquanto as bases, tambm em soluo aquosa, liberam hidroxilas, ons negativos OH-. Assim, quando diludo em gua, o cloreto de hidrognio (HCl) ioniza-se e define-se como cido clordrico, como segue:

J o hidrxido de sdio, a popular soda custica, ao se ionizar em gua, libera uma hidroxila OH-, definindo-se assim como base:

Um desdobramento da definio de Arrhenius a regra de reao para cidos e bases entre si, segundo a qual:

Se reagirmos os j citados cido clordrico e soda custica, teremos:

Sendo o NaCl, o cloreto de sdio, o nosso velho conhecido sal de cozinha. Outras definies de cidos e bases Uma outra definio para cidos e bases foi dada pelo dinamarqus Johannes N. Bronsted e pelo ingls Thomas Lowry, independentemente, ficando conhecida comodefinio protnica. Segundo os dois, cido uma substncia capaz de ceder umprton a uma reao, enquanto base uma substncia capaz de receber um prton. A definio de Bronsted-Lowry mais abrangente que a de Arrhenius, principalmente pelo fato de nem todas as substncias que se comportam como bases liberarem uma hidroxila OH-, como o caso da amnia (NH3). Alm disso, a definio protnica no condiciona a definio de cidos e bsicos dissoluo em meio aquoso, como propunha a do qumico sueco. Bronsted e Lowry definiram cidos e bases a partir dos prtons que liberavam e recebiam. J o norte-americano Gilbert Newton Lewis se voltou para os eltrons ao desenvolver sua definio. De acordo com ela, cidos so substncias que, numa ligao qumica, podem receber pares eletrnicos, enquanto as bases so aquelas que cedem estes pares. A definio de Lewis abrange as de Arrhenius e a definio protnica, que, entretanto, continuam vlidas dentro de suas prprias abrangncias. Identificao dos cidos e bases

Os cidos possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas ctricas ricas no cido de mesmo nome. J as base tem gosto semelhante ao do sabo (sabor adstringente). Mas, felizmente, h modos mais eficazes e seguros de identificar cidos e bases do que o paladar. possvel medir a concentrao de hidrognio inico em uma soluo a partir de uma escala logartmica inversa, que recebeu o nome de potencial hidrogeninico, ou simplesmente, escala de pH. Esta escala vai de zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro. Os valores menores que sete classificam a soluo medida como cida e os maiores que sete, como alcalinos (bases). Escala de pH:

Para se medir o pH, usam-se combinaes de substncias indicadoras, como a fenolftalena, que mudam de cor conforme a posio da substncia testada na escala acima. Tambm so usados instrumentos como os medidores de pH por eletrodo indicador, que mede as diferenas de potencial eltrico produzidas pelas concentraes de hidrognio e indica o resultado dentro da escala de 0 a 14

You might also like