You are on page 1of 4

ATIVIDADE PROGRAMADA I COEFICIENTE DE CORRELAO

Instrues: a) Entregar uma resoluo por dupla. Observaes: -Partes 1 e 2: entrega manuscrita. -Parte 3: imprimir a resoluo realizada no Excel. b) A entrega dever ser feita impreterivelmente ao professor da disciplina no dia da aula entre 15 e 20 de abril de 2013 c) As atividades incompletas ou apresentadas fora do prazo estipulado no sero aceitas.

Parte 1. Pesquisa sobre coeficiente de correlao entre duas variveis aleatrias discretas (pesquisar em livros de Estatstica) Sugesto de livros para a pesquisa: MORETTIN, L.G. Estatstica Bsica: Probabilidade e Inferncia. (volume nico). So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. BUSSAB, W.O.; MORETTIN, P.A. Estatstica Bsica. So Paulo: Saraiva, 2003.

Fornecer uma breve descrio sobre coeficiente de correlao entre duas variveis aleatrias discretas. Esta descrio deve contemplar: - o significado do coeficiente de correlao; - a frmula de clculo do coeficiente de correlao; - que desigualdade o coeficiente de correlao satisfaz; - o significado de uma correlao perfeita. - regresso linear

Parte 2. Resoluo de um problema sobre correlao

Em certo posto de vistoria de carros foram examinados 10 veculos, sendo X o nmero de irregularidades nos itens de segurana e Y o nmero de irregularidades nos documentos, conforme apresentado a seguir:

Veculo X Y

1 0 2

2 1 1

3 2 2

4 0 0

5 2 2

6 1 1

7 1 1

8 2 1

9 0 0

10 2 0

Pede-se: a) apresentar os clculos para a obteno do coeficiente de correlao entre as variveis X e Y (por escrito). R: 0,310835 b) interpretar o resultado obtido.

Parte 3. Determinar o grfico de disperso e o coeficiente de correlao no Excel. Determine o grfico de disperso e o coeficiente de correlao do exerccio proposto na parte 2 no Excel. Para isso, observe o exemplo seguinte: So dadas duas variveis aleatrias discretas X e Y:

X Y

1 1

2 3

5 6

3 4

8 9

9 10

11 10

11 11

12 13

12 12

Para obter o grfico de disperso, com o intuito de investigar o grau de correlao entre as duas variveis, basta: I) Digitar os valores das duas variveis X e Y na tela do Excel, conforme exemplo seguinte:

II) Selecionar os valores numricos das duas colunas, clicar em inserir (no alto da tela) e em seguida em disperso (primeiro grfico). Para este exemplo, aparecer o seguinte grfico, o qual sugere uma correlao positiva significativa.

III) Para calcular o coeficiente de correlao, selecione uma clula limpa qualquer do Excel e digite:

=CORREL(selecionar a matriz com os valores de x ; selecionar a matriz com os valores de y).

Efetuando isso no exemplo dado, aparecer CORREL(A2:A11;B2:B11). Para obter o resultado do coeficiente de correlao (no caso, o valor 0,986789, o qual indica uma forte correlao entre as duas variveis), basta teclar Enter.

Essa situao ilustrada a seguir.

You might also like