You are on page 1of 6

GUIO DE LEITURA A GUERRA DO TABULEIRO DE XADREZ MANUEL ANTNIO PINA

1- Folheia o teu livro. a- Identifica o tipo de texto . b- Completa o texto seguinte Um texto dramtico um texto ______________ escrito para ser representado (no teatro, na rdio, na _______________). Assim, tem um texto ______________, distribudo pelas falas das ________________, e um texto secundrio (as indicaes cnicas ou ________________, geralmente escritas em itlico). Este texto secundrio muito importante, porque atravs dele que o ___________ d as indicaes necessrias aos ___________ a posio que devem ocupar no palco, os sentimentos que devem transmitir, o tom de ________ com que devem falar, etc. Tal como nos textos narrativos, necessrio indicar a localizao no __________________________. Mas, como o texto dramtico deve ser _________________, cada vez que se muda de espao, cria-se um novo ________, que uma espcie de captulo nessa histria. E quando aparece uma nova personagem, entra-se numa nova _________. Assim cada ato pode ter vrias cenas, conforme as _________________ vo entrando e saindo do palco. H peas que tm um s ato (porque no mudam de ______________, mas vrias cenas, porque intervm vrias personagens que ____________ e ____________ do palco. c- Este texto dramtico est escrito de uma forma especial. Qual ? d- Quem e quantos so os protagonistas, isto , as personagens? e- Para entenderes melhor esta histria, precisas conhecer alguma coisa sobre o jogo de xadrez. Aqui ficam algumas pistas de pesquisa: origem; regras de base; posio das peas; movimento das peas; objetivo do jogo. 2- L o Prlogo e pensa no que leste! a1- Completa: A pea comea com um ____________. No prlogo faz-se a ______________ do assunto que tratado na _________, explicando o que aconteceu __________ da histria que vai ser representada. Neste caso, o __________ quem o faz. a2- Que sabes tu, dos teus estudos de Histria, sobre esta figura? a3- Nessa explicao, encontrars as palavras que servem de ttulo a esse prlogo. Procura a estrofe em que se encontram e transcreve-a.

A Guerra do Tabuleiro de Xadrez

Manuel Antnio Pina

b- Quem so os Reis, as Rainhas, os Bispos e os Pees? c- sem saber / que os Generais j estavam a sonhar. A que generais se refere o autor? d- O autor diz que as peas continuaram a a guerrear, / a pelejar, a batalhar, a combater. Como classificas estas palavras, quanto relao de sentido que tm entre si? e- D um exemplo da confuso que se gerou no tabuleiro de xadrez enquanto os generais dormiam. f- Rel o que investigaste sobre as regras de base, sobretudo as que se referem ao significado do tabuleiro e responde: o conflito alastrou pelo resto do Mundo. A que Mundo se refere o autor? g- Na 5 estrofe, fala-se de um Sempre-em-P. Ser esta figura uma pea de xadrez? A que mundo pertence? h- Repara nesta interrogao: E se as Peas do Xadrez tivessem querer / se fossem capazes de sentir e de sofrer. Que figura de estilo aqui proposta? Fala sobre: i- Se o Rei reinasse, se a Rainha rainhasse. Explica para que inventou o autor este novo verbo e que instrumentos (para a formao de palavras) utilizou nesta criao. j- Escreve sobre a inteligncia de madeira. Nalgumas lnguas celtas, a palavra que designa o xadrez traduz-se assim inteligncia de madeira. Relaciona esta informao e outras que pesquisaste com as sugestes que o autor faz no final deste prlogo. Desenvolve a tua opinio num pequeno texto em que apresentes os teus argumentos. Pensa nas palavras: k1- L os ltimos seis versos da pgina 39 e identifica as formas verbais, indicando a que verbo pertencem e em que tempo, modo, pessoa e nmero se encontram conjugadas. k2- Descobre, na mesma passagem, um pronome indefinido, uma locuo adverbial de lugar, um advrbio de modo, um nome coletivo. k3- Analisa sintaticamente o 2 perodo da mesma passagem. k4- Passa agora para a 3 estrofe do prlogo e d exemplo de trs formas verbais conjugadas pronominalmente que a encontres. k5- Divide as oraes da 6 estrofe. Escreve-as separadamente e diz como as classificas.

A Guerra do Tabuleiro de Xadrez

Manuel Antnio Pina

3- L a Cena 1 e pensa no que leste! a- O que te indica que a pea comea, realmente, nesta Cena 1? b- Por que est o Actor com a coroa na mo? c- Repara que o Actor est sozinho no palco, mas vai anunciando a entrada dos dois reis (ele prprio representar um deles). Por que anuncia ele o Rei Branco em primeiro lugar? d- Por que diz ele que Jamais haver Recontro / de tamanha crueldade? e- O que faz os Reis lutarem contra a sua vontade? Fala sobre: f- Explica por palavras tuas o sentido da 5 estrofe. Pensa nas palavras: g1- Descobre um vocativo na 1 estrofe. g2- Repara nos dois primeiros versos da 2 estrofe e descobre um agente da passiva. Passa, depois, essa frase na voz ativa. g3- Repara nestas passagens: identifica os adjetivos e diz em que grau se encontram: est mais zangado consigo do que com o Inimigo E o combate mais franco a pior confrontao? 4- L a Cena 2 e pensa no que leste! a- Ao aparecer, o Rei Branco revela a sua perturbao. Explica, por palavras tuas, o seu estado de esprito. b- Repara nesta observao do Rei Branco:como se mesmo a nossa liberdade / no fosse livre seno de fazer / aquilo que a vontade de Deus quer.. Explica esta contradio. c- No seu desespero, o Rei chega a empregar um vocabulrio menos prprio. Em que passagens se verifica esta situao? Diz como deveria o Rei exprimir-se mais corretamente. d- Que ms novas trouxe a Rainha Branca ao seu Rei? e- Qual foi a reao do Rei? Explica em que consiste a defesa proposta pelo Rei quando ordena: Troquem, roquem. f- A Rainha Branca emprega uma expresso idiomtica muito comum, diretamente associada a este jogo. Qual ? Explica-a por palavras tuas. g- Depois de sarem a Rainha e o Bispo, o Rei Branco chama o Bobo. Porqu? Fala sobre: h- O Bobo anuncia que a sua cano no se refere guerra que se est a passar. Ser verdade? Por que se mostra ele to preocupado em o referir?

A Guerra do Tabuleiro de Xadrez

Manuel Antnio Pina

i- Escreve sobre a importncia de parar para pensar. Quem te parece que o faz, nesta cena? Quem o no faz e se deixa levar pelos acontecimentos? Que argumentos podero apresentar o Bispo e a Rainha para justificar o seu fervor guerreiro? Como caracterizas tu este Rei Branco que acaba por chamar o Bobo para o distrair? Redige um texto em que mostres a tua interpretao desta situao. Pode ser um texto de opinio, um dilogo entre o Rei e a Rainha (em que se vejam bem as diferenas de opinio entre ambos), ou um dilogo entre a Rainha e o Bispo sobre as atitudes do Rei. O importante, nesta tarefa, que reflitas sobre o assunto e exponhas a tua opinio de forma correta, clara e bem organizada. Pensa nas palavras: j1- Na 1 estrofe da cena 2 aparecem trs palavras da mesma famlia. Quais so? Escreve mais 2 palavras dessa mesma famlia, mas que no se encontram no texto. j2- Repara nestas palavras: plano planos secretos; corte que Corte to curtida; nova temos ms novas do Tabuleiro. Pensa numa palavra homnima para cada uma delas e explica o seu sentido, escrevendo uma pequena frase que o exemplifique. j3- Compara a formao de sangrento e Sempre-em-P. Como classificas estas palavras? Explica as diferenas que existem entre esses dois tipos de formao de palavras. j4- Rel esta Cena 2 e faz o levantamento das palavras da rea lexical da guerra que nela encontrares. Organiza depois essas palavras por classes (nomes, adjetivos, verbos). No devero ser menos de vinte, mas ateno, no contes as diferentes formas do mesmo verbo! Se quiseres, faz depois uma sopa de letras com essas palavras e troca-a com outro colega. 5- L a Cena 3 e pensa no que leste! Considera as 15 primeiras estrofes desta cena, que reproduzem o dilogo entre o Rei, a Rainha e o Cavaleiro Pretos, e responde: a- Nesta cena, passamos para o outro lado do Tabuleiro. Por que foi que a pea comeou do lado do Rei Branco? b- Nas peas de teatro, fala-se de partes da ao que no so representadas, mas que, no cinema, so mostradas e ocupam grande parte da narrativa. Por que ser? Que parte da ao foi aqui omitida? c- Mesmo que no saibas jogar xadrez, certamente te apercebes que neste jogo necessrio calcular bem os movimentos do adversrio e antecipar as suas reaes aos nossos. Retira destas 15 estrofes alguns exemplos desta necessria reflexo dos jogadores. d- Qual a preocupao principal das peas pretas?

A Guerra do Tabuleiro de Xadrez

Manuel Antnio Pina

e- H, nesta passagem, uma interveno do Rei Preto que no tem nada a ver com o jogo de xadrez. Qual ? Fala sobre: f- Apesar de o Tabuleiro de xadrez simbolizar o Mundo e os seus combates, no existem neste jogo situaes que se refiram vida de famlia. Por isso interessante verificar que a Rainha Preta passa a ter, aqui, dois papis: o papel normal de uma pea de xadrez e outro, que o que a nossa sociedade, em geral, atribui s mulheres. Do que se trata? Que pensas sobre esta acumulao de tarefas que passa da vida real para uma pea de teatro sobre o jogo de xadrez? g- tambm interessante verificar que o Rei Preto se limita a dar indicaes e ordens Rainha, mas que nada faz para se ocupar do Prncipe. Faz um debate sobre esta situao. h- Escreve sobre as desigualdades das tarefas dentro da famlia. Podes usar esta passagem como exemplo para escreveres o teu texto de opinio, ou falar sobre outras situaes do mesmo gnero que conheas da vida real. Se quiseres usar o dilogo, no te esqueas que esta forma de escrita precisa de ser enquadrada por uma introduo e que, por si s, no constitui um texto completo. Deves caracterizar as personagens que falam e introduzir explicaes que permitam compreender o teu ponto de vista. E no deixes de redigir uma concluso, seja qual for a forma que o teu texto vier a ter! Pensa nas palavras: i1- Divide as oraes da 7 estrofe e classifica-as. i2- Considera estas duas frases e classifica morfologicamente os dois que: Que fazer ento para me defender? H que continuar a disputar o Centro i3- Analisa sintaticamente: O Principezinho est a chorar com medo do barulho dos Canhes. i4- Repara na frase jogar ao pio com os Pees!. Como classificas as palavras sublinhadas? Justifica a tua resposta. i5- Atenta nas formas do Futuro desta frase e explica por que se no encontram todas no mesmo modo verbal: O Bispo manter o Cavaleiro, / enquanto puder, prisioneiro; / os nossos Cavaleiros, por seu lado, / no deixaro o Inimigo sossegado. 6- L a concluso da Cena 3 e o Eplogo e pensa no que leste! a- Pelos vistos, tambm o Rei Preto se encontra indeciso na estrofe anterior aprovou um Plano de batalha, mas na estrofe 16. interroga-se sobre o sentido da guerra. Por que tero ambos os reis dvidas sobre a guerra que travam entre si?

A Guerra do Tabuleiro de Xadrez

Manuel Antnio Pina

b- Por que desistiu o Rei de enviar a Rainha ao Rei Branco? Qual a tua opinio sobre esta mudana de intenes? c- Como reage a Rainha ideia da proposta de paz do Rei? d- Que tarefa espera a Rainha, agora que a guerra acabou? Comenta esta situao. e- Repara na observao do Rei Branco (estrofe 25.):era [] uma guerra que havia s porque havia. Explica-a por palavras tuas. f- No Eplogo, reaparece o ator que fazia de Rei Branco, mas com a coroa na mo. Em que altura da pea j deu o autor esta indicao? Por que se repetir ela aqui? Fala sobre: g- O Actor no parece muito convencido de que a paz seja duradoura. Porqu? Expe a tua opinio sobre o assunto. h- Escreve sobre esta pea. Redige um texto de opinio em que exponhas o que pensas sobre as ideias deste texto, destacando as que te parecem mais importantes. Imagina que ests a escrever para um jornal ou uma revista que dirs tu a eventuais leitores sobre esta pea? Pensa nas palavras: i1- Reparaste, certamente, que as personagens da pea se tratam na 2 pessoa do plural. Porqu? i2- Retira desta ltima passagem (estrofes 16 a 27) exemplos desta forma de tratamento que contenham: - uma ou mais formas verbais na 2 pessoa do plural; - grupos nominais com determinante possessivo na 2 pessoa do plural; - formas verbais conjugadas pronominalmente, com pronomes complemento na 2 pessoa do plural; - passagens onde aparea o pronome pessoal sujeito da 2 pessoa do plural. i3- Divide as oraes e analisa sintaticamente: - Soldados, dizei Rainha que volte atrs! - Tinha um servio para vs. - A Paz o assunto mais importante do Mundo! - E vs, Senhora, ide embalar o Prncipe para ele no chorar

Que podes tu fazer com este texto?

A Guerra do Tabuleiro de Xadrez

Manuel Antnio Pina

You might also like