You are on page 1of 52

CIVILIZAO ISLMICA

CONTEXTO HISTRICO:
sc. VII : rabes invadem as costas do Mediterrneo; 711 Incio da dominao mediterrnica; 1492 Trmino da Reconquista na Pennsula Ibrica (retomada pelos visigodos cristos das terras perdidas para os rabes); Dominam a Arbia, Sria, Prsia, Egito, Norte da frica e Pennsula Ibrica: Espanha e Portugal

RELIGIO
A Civilizao Islmica tem origem em
uma nova religio predicada pelo profeta Maom Muhammad Nasceu em 570 e recebeu a revelao numa caverna na Arbia, pelo arcanjo Gabriel em 632 - O Alcoro; Isl: Submisso a Al (Deus) e as suas leis; considerado pelos islmicos o ltimo profeta enviado por Deus; Meca mesquita sagrada Kaaba pedra negra
Profeta Maom orando defronte a Kaaba. Gravura sc. XVI

A partir da Hgira (fuga de Maom de Meca para Medina em 622), em um intervalo de aproximadamente cem anos, o islamismo cria um dos maiores imprios que j se viu.

Ilustrao de Maom subindo aos Cus

IMPRIO MUULMANO
CONTEXTO GEOGRFICO:

PERODOS DA ARQUITETURA ISLMICA:


Pr-clssicosc. VII XI
Utilizao de tcnicas e formas dos povos antecessores
Arcos com formas variadas

Forma dos templos variadas

Clssico sc. XI XII


Abboda com estalactite

Arco mourisco ferradura


Desenhos ornamentais repetidos em diversos materiais

Clssico tardio sc. XII XIV


Reduo dos ornamentos

ARQUITETURA ISLMICA:
Materiais:
Pedra Ladrilho cru e cozido Taipa Madeira

Ladrilhos decorativos

ARQUITETURA ISLMICA:
Os tipos principais de construes da Arquitetura Islmica so: as Mesquitas, as Tumbas, os Palcios e os Fortes. De menor importncia so os Banhos pblicos, as Fontes, e a arquitetura domstica.

A Coluna, o Arco e a Cpula so caractersticas marcantes dessa arquitetura, na medida em que as trs juntas lhe do beleza e originalidade.

MESQUITA:
Mesquita: em rabe Masjid - Local de culto para os seguidores do Isl;

Com o incio da cidade medina incio das prticas muulmanas;


Tribunal da cidade; Centro cultural/ensino; Em 624 Maom estabelece que as oraes devem ser feitas em direo Meca/Kaaba; As mesquitas seguem a mesma orientao;
Mesquita no Afeganisto minarete em destaque com cpula e

Minbar plpito local mais elevado governantes locais/califas;


Minarete Anuncia em voz alta o momento das cinco preces dirias Salat inicialmente era feito nos telhados das mesquitas;
Minbar e Mihrab Muhammad mo Cairo Mesquita de an-Nasir

Mihrab nicho que indica a direo de Meca descende das sinagogas local de guarda da Tor (5 primeiros livros sagrados);

Mesquita Azul em Istambul, Turquia

Qibla: Direo da Kaaba (local mais sagrado) em Meca. Em cada mesquita existe um lugar que indica a direo da qibla chamado mihrab (nicho que indica a direo de Meca) ; Sahn ptios centrais locais de conversas e discusses; Riwak rea porticada;

Kaaba

Mihrab

Sanh da Mesquita de Uqba - A grande mesquita de Kairouan, Tunsia

PALCIOS:
Dar al-Imara (Palcio do Governador); Diwan sala de justia; Priso; BaytAlmar tesouraria pblica; Aposentos; Passagens para as mesquitas.
Palcio de Pedro I nos Reales Alczares de Sevilla

Cpula do Salo dos Embaixadores Palcio de Pedro I nos Reales Alczares de Sevilla Planta do segundo pavimento do Palcio do Governador em Kufa, Iraque

Cpula da Rocha Jerusalm, 692

um dos nomes atribudos aos alicerces em que esto apoiadas as fundaes localizadas no subsolo da Mesquita de Omar em Jerusalm, Israel. Segundo as estimativas de historiadores mais minuciosos, sob essas fundaes existe uma "rocha sagrada", localizada exatamente sob a cpula da mesquita de Omar.

Cpula da Rocha Jerusalm, 692

Cpula da Rocha Jerusalm, 692

Os muulmanos acreditam que foi neste local que Maom ascendeu aos Cus acompanhado do anjo Gabriel. Os judeus acreditam que este foi o local que Abrao esteve a ponto de sacrificar seu filho Isaac

Grande Mesquita de Damasco/ Ummayad 635/714-715 Sria Sc. VIII

Grande Mesquita de Damasco / Ummayad 635/714-715 Sria Sc. VIII

Grande Mesquita de Damasco / Ummayad 635/714-715 Sria Sc. VIII

Mesquita de Crdoba ano 600

Tem incio como uma igreja crist visigoda St. Vicent; Em 784 foi reformada como mesquita pelo emir Abdar-Rahman; Em 1236 com a reconquista da regio o Rei Fernando III converte em igreja catlica.

Planta da Mesquita de Crdoba

Mesquita de Crdoba Ptio das Laranjas

Mesquita de Crdoba Interior

Mesquita de Crdoba Interior

Palcio de Alhambra em Granada, Espanha


Alhambra: em rabe significa a Vermelha Magnfico complexo palaciano e fortaleza (alcazar ou al-Ksar) que alojava o monarca da Dinastia Nasrida e a corte do Reino de Granada. O seu grande atrativo, como em outras obras muulmanas da poca, so os interiores, cuja decorao est no cume da arte islmica.

No interior do recinto da Alhambra fica o Palcio de Carlos V, um palcio erguido pelo Imperador Carlos V do Sacro Imprio Romano Germnico em 1527.

Palcio de Alhambra

Patio de Myrtle A

El-Alhambra
C B A (Granada, Espanha)

Cpula Morabe
A Patio de los Liones B Patio de los Arrayanes C Patio de Daraxa

Palcio de Alhambra em Granada, Espanha

Palcio de Alhambra: Ptio dos Lees

Arquitetura residencial Islmica


Via pblica

Materiais:

Madeira
Ladrilhos

Taipa (barro compactado)

Arquitetura residencial Islmica


Lugar sagrado de descanso Adaptada ao clima Aberturas e ptio central efeito chamin/ventilao cruzada Cobertura plana baixa pluviosidade e uso noturno Inrcia trmica do barro importante para climas ridos Presena das fontes/umidade e rituais Poucas aberturas/fachadas cegas Vida ntima preservada Predominncia do privado sobre o pblico

Residncias aglomeradas: formao do pblico em funo do privado;

Casas isoladas o ptio central torna-se estreito e profundo;

Os cmodos em torno do ptio central servem a mais de uma funo na habitao favorecendo seu uso conforme a hora do dia em funo da insolao.

Colocao dos ptios com ou sem cobertura criao de efeito chamin para trocas de ar; Ar fresco percorre a habitao ar quente ascende e o ar frio tende a se localizar mais prximo do piso.

RESIDNCIA ISLMICA EM COIMBRA - PORTUGAL

JARDIM PARADISACO:
O cahr bag: Jardim quadripartido como smbolo do Paraso Caractersticas: Terreno quadrado Diviso em quatro partes iguais Poos dgua/fontes

CIDADES DO IMPRIO ISLMICO:


Caractersticas urbanas religio no alcoro

temos imagens paradisacas retratando edifcios;


Mantm as caractersticas fundamentais das cidades ocupadas; Aceitam a religio dos povos conquistados; Possuem uma comunidade cientfica filosofia grega e agregam os conhecimentos dos povos conquistados.

IMPRIO ISLMICO: As cidades mudam de acordo com o sistema cultural rabe Alcoro

Casas Banhos - hammans Mesquitas Mercado - souk

IMPRIO ISLMICO:
Regularidade das cidades romanas e helenstica abandonada; No existe administrao municipal; Casas geralmente so trreas quando assobradadas sombreamento das ruas e casas vizinhas; Ruas estreitas labirintos; Cidade compacta - muros separam a rea civilizada da inculta e natural;

IMPRIO ISLMICO:
Muros diferenciam recintos: Medina centro da cidade; Grupos tnicos separados; Prncipe governante Alcazaba: rea fortificada dentro da medina ou nos arrabaldes da cidade; Bazar loja dos comerciantes.

Jerusalm, Israel
O aspecto atual de JERUSALM remonta da era bizantina, tendo sido suas muralhas erguidas no sculo XVI; O ncleo histrico est divido em 04 (quatro) bairros, ocupados por muulmanos, cristos, judeus e armnios; Ao sul e leste da Cidade Velha esto os montes das Oliveiras e Sion; e ao norte e oeste a Jerusalm moderna.

Cidade Velha (Jerusalm, Israel)

Longe de representar uma soluo aos problemas da regio, a criao pela ONU do Estado de ISRAEL em 1948 manteve uma situao de conflito na Palestina e, at hoje, a disputa territorial, econmica e poltica, torna o local um dos mais instveis do mundo contemporneo.

Damasco - Sria

Damasco Mesquita Ummayad

Damasco - Sria

Argel 1575 - Arglia

Argel atual

Argel - Casbah

Cairo - 1600

Cairo 1874

Cairo - cidadela

You might also like