You are on page 1of 1

Agrupamento de Escolas de Nunlvares

Escola Bsica de Nunlvares


Ano letivo 2012/2013

GEOGRAFIA 8. ano OBJETIVOS PARA A 5. FICHA DE AVALIAO (maio/2013) Contedos Objetivos


Distinguir espao rural de espao urbano.

Noes bsicas
- cidade;

Explicar a interdependncia entre o espao rural e o espao - critrio urbano. demogrfico; Conhecer os vrios critrios de definio de cidade (demogrfico, - critrio funcional e jurdico-administrativo). funcional; Mencionar os requisitos utilizados em Portugal para a elevao de - critrio jurdicouma localidade categoria de cidade. Definir taxa de urbanizao. Calcular a taxa de urbanizao. -administrativo; - espao rural; - espao urbano;

reas de fixao humana

Descrever a localizao das aglomeraes urbanas no Mundo e - funo urbana; em Portugal. Distinguir as vrias funes urbanas. Caracterizar os diferentes tipos de plantas urbanas (irregular, radiocntrica e ortogonal). Dar uma noo de atividades econmicas. - atividades econmicas; - populao ativa; - planta urbana; - taxa de urbanizao.

Tipos de atividades econmicas

Definir populao ativa. Distinguir os trs sectores de atividade.

Relacionar a repartio da populao ativa pelos sectores de - recursos atividade com o grau de desenvolvimento dos pases. Definir recursos naturais. Distinguir os diferentes tipos de recursos naturais. Distinguir recursos renovveis de recursos no renovveis. Mencionar exemplos de recursos energticos renovveis e no renovveis. Referir os impactes decorrentes da explorao dos recursos naturais. naturais; - recursos no renovveis; - recursos renovveis; - sectores de atividade.

Bom trabalho!
O professor, Alexandre Beiro

Pgina 1 de 1

You might also like