You are on page 1of 9

Introduo

O termo protena bruta envolve um grande grupo de substncias com estruturas semelhantes, porm com funes fisiolgicas muito diferentes. O procedimento mais comum para determinar protena atravs da determinao de um elemento ou grupo pertencente protena. A converso para contedo de protena feita atravs de um fator. Os elementos analisados geralmente so carbono e nitrognio e os grupos so aminocidos e ligaes peptdicas. Baseado no fato de as protenas terem porcentagem de nitrognio quase constante, em torno de 16%, o que se faz normalmente determinar o nitrognio e, por meio de um fator de converso, transformar o resultado em protena bruta.

Prop

O procedimento mais comum para a determinao de protena atravs da determinao de um elemento ou um grupo pertencente protena. A converso para contedo de protena feita atravs de um fator. Os elementos analisados geralmente so carbono ou nitrognio, e os grupos so aminocidos e ligaes peptdicas.

Anlise de nitrognio
a determinao mais utilizada; Considera que as protenas tm 16% de nitrognio em mdia (vai depender do tipo de protena); Fator geral na transformao de nitrognio para protena de 6.25. 16g N -------- 100 g protenas n g N -------- x g protenas x = n x 100 = n x 6,25 g protenas 16 Este fator de converso d erros quando o contedo em N de um alimento muito diferente de 16%. Nestes casos, existem os fatores de converso especficos para cada alimento: - Trigo: 5,70; - leite: 6,38; - gelatina: 5,55.

Mtodo de kjeldahl: determinao atravs do N total


O mtodo foi proposto por Kjeldahl na Dinamarca em 1883, quando estudava protena em gros. O mtodo original sofreu vrias modificaes, mas continua sendo ainda o mais utilizado na determinao de protena. Este mtodo determina N orgnico total, isto , o N protico e no protico orgnico.

Procedimento
O procedimento do mtodo baseia-se no aquecimento da amostra com cido sulfrico para digesto at que o carbono e hidrognio sejam oxidados. O nitrognio da protena reduzido e transformado em sulfato de amnia. Adiciona-se NaOH concentrado e aquece-se para a liberao da amnia dentro de um volume conhecido de urna soluo de cido brico, formando borato de amnia. O borato de amnia formado dosado com uma soluo cida (HCI) padronizada. Existe uma segunda maneira de recolher a amnia, em urna soluo cida (H2S04 padro) em excesso, e depois titular o cido que no reagiu com a amnia, com uma soluo bsica padronizada (NaOH). Esta segunda maneira tem a desvantagem de necessitar de duas solues padronizadas e tambm de fazer a determinao indiretamente.

REAES ENVOLVIDAS

Modificaes do Mtodo de Kjdhal


A. Adio de catalisadores B. Adio de sulfato de potssio C. cido brico

Outros Mtodos
1)

2) 3) 4) 5) 6) 7)

METODO DE DUMAS METODO POR BIURETO METODO POR FENOL (FOLLIN-CIOCALTEAU-LOWRY) METODO POR ESPECTROFOTOMETRIA ULTRAVIOLETA METODOS TURBIDIMTRICOS MTODO DYE-BINDING MTODOS FISICOS

Vidrarias e Equipamentos

You might also like