You are on page 1of 40

ESTRUTURAS METLICAS

1. Histrico

A Tcnica das Construes tem evoludo de acordo com a demanda do progresso natural de outros ramos profissionais e em funo dos materiais que so colocados sua disposio, Entre as ltimas conquistas podemos citar, entre ns, as estruturas metlicas que, encontrando aplicao em nosso meio, tm futuro promissor. O incremento das estruturas metlicas se verificou em meados do sculo passado, com; as construes de pontes, viadutos e, mais especificamente, o Palcio de Londres, a Galeria das Mquinas de Paris e, j nos fins do sculo passado a Torre Eifel. No princpio do sculo XX as atenes se voltaram para o concreto armado, ficando as estruturas metlicas to somente com aplicao sob o regime de especulao e pesquisa. Tal fenmeno deve-se plasticidade que apresentava o concreto armado e idia de que as construes devessem ter carter eterno. Implantada a nova tcnica do concreto armado, a cincia no podendo fossilizar-se sobre as posies conquistadas, voltou novamente ao esprito de procura, renovao e s necessidades contingentes e tornou a examinar a exeqibilidade econmica das estruturas metlicas. As pesadas massas de alvenaria e as grandiosas obras de madeira j se socorreram anteriormente dos elementos metlicos; para a soluo dos problemas estruturais. Ultimamente em luta com o concreto armado; no campo da edificao moderna, surgiram, para maior arrojo, as estruturas com esqueleto metlico, aptas a resolverem os problemas, conciliando as necessidades estticas com o problema de pequeno peso.

No somente nos grandes edifcios, tipo arranha-cu, perfeitas expresses de grandiosidade e desassombro da tcnica moderna, que as estruturas metlicas encontraram aplicao, Elas so tambm empregadas em vrios casos, nas construes industriais de vrios andares, nos edifcios comerciais e at nos edifcios populares, notadamente na Alemanha, os quais abriram um vasto campo de aplicao. No se deve, entretanto, perder o contato com o terreno das possibilidades prticas, limitando o campo das aplicaes dos elementos metlicos onde as caractersticas peculiares do material tm a possibilidade de se firmar em todo seu valor, por exemplo, no esqueleto esttico dos grandes edifcios. Haveria, em igualdade de condies, a mesma convenincia entre a aplicao de um esqueleto metlico e a de um esqueleto de concreto armado? Sobre o assunto, a literatura estrangeira, especialmente a alem, americana e a italiana, rica de dados e experincias. Nas construes de dimenses excepcionais a maior convenincia econmica das estruturas metticas fora de discusso. Nas construes mdias e menores uma afirmativa to absoluta impossvel, embora os alemes insistam em dizer que em construes com mais de quatro andares a estrutura metlica , economicamente, a soluo mais vantajosa. Claro est que o assunto deve ser encarado com particular ateno ao meio onde iremos operar. No Brasil, por exemplo, com a escassez que ainda se tem de produo metlica, no se pode ter certamente as mesmas vantagens que os Estados Unidos e Alemanha oferecem, porm estamos caminhando a passos largos para a autosuficincia nesse sentido. Volta Redonda est abastecendo o mercado de perfilados e dentro de muito pouco tempo teremos todos os tipos em quantidade suficiente para atender s necessidades da construo metlica.

Braslia uma iniciativa magnfica da aplicao de estruturas metlicas e constituir marco definitivo de implantao desse tipo construtivo entre ns. Com laminados importados, as condies sero sensivelmente diferentes e sempre, salvo casos particulares, um esqueleto metlico mais caro do que qualquer outro sistema construtivo. Porm, o aumento de custo, que impressiona primeira vista, se reduz, na realidade, a bem pouco, mais ou menos 15 a 20% sobre a estrutura anloga de concreto armado. Em primeiro lugar, convm notar que a estrutura em si somente uma reduzida frao da importncia total das obras. Ela nunca vai alm de 1/5 dessa importncia, o que equivale dizer, tomando como referncia os 15 ou 20% mencionados, a diferena total entre o tipo de ao e o de concreto armado onera de 3 a 4 % sobre o custo da construo. Fraes bem modestas que encontram fcil compensao em outros elementos vantajosos. Entre eles, o primeiro que Citaremos, a RAPIDEZ DE EXECUAO. Citemos um exemplo: o EMPIRE STATE BUllDING, de 86 andares e 370 metros de altura, ainda um dos grandes monumentos da tcnica americana, foi montado em 100 dias e menos de 20 meses passaram entre a compra do terreno e a ocupao do imvel acabado. Esse prazo de 100 a 200 dias o habitual para a montagem das grandes estruturas metlicas de 50 ou mais andares, mesmo no centro das cidades, sujeitas ao congestionamento do trfego.

Erigir um andar cada dois ou trs dias um ritmo normal de trabalho, assim como um edifcio de 10 a 15 andares facilmente montado em um ms. Naturalmente que todos esses dados so conseqncia de esmerada organizao, de projeto, oficina, transporte, mo de obra, etc. Em Braslia o andamento dos trabalhos correu mais ou menos nesse ritmo, o que bem pode positivar do que capaz a tcnica nacional.
3

Sendo uma experincia e uma nova tentativa, os tcnicos conservadores tm se abismado com a rapidez de execuo e o rendimento do trabalho em estruturas metlicas, A rapidez favorecida pelo fato de que, nesse tipo de estrutura, o trabalho no sofre Interrupo com fenmenos atmosfricos, chuvas, frio, etc., o que no acontece com qualquer outro. O inicio a seco da estrutura permite o inicio imediato das outras obras acessrias, sem que seja necessrio aguardar-se: pega, endurecimento, etc. Alm dessas vantagens, as estruturas metlicas apresentam ainda outras sobre os diferentes tipos de estruturas: o aproveitamento das reas, em conseqncia das reduzidas sees das peas verticais, motivadas, por sua vez, pelas melhores caractersticas de resistncias do ao em comparao com qualquer outro material, alm do valor quase total da recuperao dos seus elementos, no caso de demolies. A nossa mentalidade acostumada a considerar as construes como qualquer coisa de eternamente durvel, tem que ser modificada para se adaptar s exigncias da nossa poca. No falamos das construes industriais, cujas necessidades tecnolgicas reduzem a antiquado aquilo que, pouco antes, nos parecia a expresso mais pura das modernas aplicaes . O mesmo acontece com as grandes construes comerciais no centro das grandes cidades, as quais, algum tempo depois de construdas, J no satisfazem s exigncias do progresso. Deve-se, por Isso, sempre considerar a sua existncia como temporria e prever, para elas, transformaes radicais em perodos relativamente curtos. Assim sendo, os edifcios comerciais e os grandes emprios, que so as construes tpicas dos centros das cidades e das ruas de maior Intensidade de trfego, no devem ser encarados, na cidade moderna, como obras monumentais construdas para desafiar os sculos e como diques gigantescos, vinculando o trfego por uma srie indefinida de anos, mas sim como produto desse mesmo trfego, destinado a seguir no tempo os nem
4

sempre previsveis acontecimentos da circulao. A circulao, trfego e o comrcio, marcam o sulco ao qual devemos seguir e adaptar os edifcios. .

Nos Estados Unidos, onde a temporariedade das construes um fato normal, so demolidas, sem qualquer receio, construes com menos de 30 anos. A esse conceito de temporariedade do uso e conseqente demolio dos edifcios, se junta a preocupao de recuperar os materiais e sobre esse ponto de vista nenhuma estrutura melhor que o esqueleto de ao responde aos requisitos de uma fcil desmontagem e de rpida reconstruo, seja ao seu emprego direto, seja no seu recondicionamento. Poderemos ainda dizer que numa estrutura metlica temos as conseqncias benficas: a) Elementos estandardizados; b) Clulas tipo para cada construo; c) Estrutura homognea; d) Aplicao de material leve; e) Facilidade de isolamento; f) Aplicao de mquinas; g) Distribuio equilibrada; h) Conservao da temperatura interna. Podemos resumir no quadro abaixo a comparao entre as construes de ao e as de alvenaria.

2. Material Entre as numerosas variedades de ao fabricadas, existem trs especiais para as estruturas, entre as quais deve o construtor escolher: a) Ao comum de qualidade corrente, com carga de ruptura de 36 kg/mm 2. b) Ao 42/25 - que oferece uma carga de ruptura de 42 kgf/mm2. c) Ao de alta resistncia que oferece carga de ruptura de 55 kgf/mm. Para os rebites usa-se o ao doce, cujas qualidades de resistncia sejam sensivelmente as mesmas que a dos aos usados na construo,

3. Perfis Comercialmente so fornecidos em seo plana e perfilados que podem ter a forma de L de abas iguais, L de abas desiguais, cobrejunta aberto ou fechado, perfil em T, I ou U. Nas figuras abaixo so mostrados os diversos elementos como so apresentados no comrcio.

H uma conveno para a apresentao desses elementos perfilados. Assim, representa-se pela letra a indicao do perfil, seguindo-se a indicao em milmetros do comprimento dos elementos. Por exemplo, um perfilado L 60 X 60 X 6 significa que , uma cantoneira em forma de L cujas abas so iguais e tem 60 milmetros cada uma e 6 milmetros de espessura.

Os manuais e catlogos oferecem todos os elementos necessrios ao clculo dos diversos perfis.

4. Fundaes As fundaes das estruturas metlicas em nada diferem dos tipos usados no concreto armado, com acentuada tendncia para os blocos isolados quando se tratar de coluna e pilares, submetidos compresso. As colunas so presas a esses blocos de fundao por meio de churnbadores, isto , parafusos de longo comprimento com a extremidade de cabea virada ou aberta em rabo de andorinha e mergulhada no concreto. A outra extremidade dispe de rosca que ser adaptada chapa de distribuio e cantoneira que, por sua vez, fixada coluna propriamente dita, conforme figura abaixo.

evidente que esse trabalho tanto mais delicado, complexo e de responsabilidade, quanto mais importante for a coluna relativamente carga que dever suportar, sua altura e aos tipos de solicitao a que submetida. As colunas, cuja funo transmitir s fundaes as cargas do edifcio, so, nas estruturas metlicas, formadas por um ou vrios ferros perfilados, rebitados ou soldados entre si. .

As colunas, que iro se apoiar diretamente nos blocos de fundao podem ter vrias composies de perfilados, como apresentado na figura abaixo. Quando h necessidade, pela natureza e importncia do prdio, de ancoragem plena, em lugar dos parafusos longos terminarem to somente em rabo de andorinha, costuma-se fazer um quadro de perfilados, por exemplo, ] [ 140 PN nos dois sentidos e esse quadro recebe nos cruzamentos os parafusos de ancoragem, ficando todo esse conjunto mergulhado no bloco de concreto. Como no caso da estrutura de concreto armado, tambm na estrutura metlica as colunas nascem desde a fundao e vo at o teto do ltimo pavimento, atravessando os diversos pavimentos. As colunas, alm do fuste, apresentam como as demais: a base e o capitel. A base, como vimos, tem a funo de unir a coluna com o bloco, assentandose numa placa de distribuio. O capitel, por sua vez, tem a funo de fornecer apoio s vigas que iro formar o piso. A sua forma semelhante base, porm em ponto menor, porquanto no h necessidade de distribuir cargas para um material diferente e menos forte.

5. Vigamento So empregados os diversos perfis PN, sendo que os mais indicados a resistirem a flexo so o duplo T e U, cujo emprego para cargas usuais e vos normais oferece vantagem, econmica. Da mesma maneira que no concreto armado, so usadas as mesmas denominaes, isto ; vigas principais e vigas secundrias. '

As principais so aquelas que vo de apoio a apoio e as secundrias as que so apoiadas nas principais, nas quais descarregam as cargas, conforme figura abaixo.

10

A fixao das vigas secundrias s vigas principais feita ou por meio de cantoneiras ou por melo de chapa dobrada segundo a inclinao dos alinhamentos das vigas e depois rebitada, tornando o conjunto solidrio e fixo. Conforme figura abaixo.

Naturalmente que na distribuio desses elementos (vigas secundrias) se faz em menores vos havendo facilidades de clculo.

11

6. Pisos Os pisos propriamente ditos ou lajes, nas estruturas metlicas so executados de vrias maneiras, conforme o material a ser empregado e sua disposio. O piso macio sobre o vigamento de ferro muito resistente e compete, com vantagens com o de concreto armado, Um dos processos o estabelecimento de arcos sustentados pelos perfilados, arcos esses construdos em lajeotas cermicas sobre as quais ento feito o enchimento com concreto de escria. Figura abaixo.

O revestimento do piso feito normalmente com argamassa de fixao. A parte Inferior, correspondendo ao forro do pavimento de baixo, para no apresentar o aspecto de abobadilhas completada com lajeotas de gesso ou com estuque, em tela Deploy, oferecendo o aspecto de forro liso. Ainda poder o forro ser independente da estrutura e dela separado, possibilitando o desenvolvimento das canalizaes de luz, gua e esgoto no espao que fica entre a estrutura e o forro. E o que se chama de FORRO SUSPENSO. Tratado de modo especial, esse forro constitui tambm uma eficiente proteo da estrutura em caso de acidente de fogo.
12

No caso dos pisos, o problema de proteo ao do fogo, se situa na parte inferior da estrutura, porque a parte superior, a que constituir o piso propriamente dito, envolve toda a estrutura suporte, no permitindo que ela fique diretamente exposta ao fogo. .

Existem produtos especiais que oferecem grande isolamento como, por exemplo, a Vermiculite que um composto de mica. O estabelecimento dos pisos poder ainda ser conseguido por vrias maneiras, seja por lajes prmoldadas que ficaro apoiadas nas vigas metlicas, constituindo o piso superior onde ser aplicada a camada de isolante sonoro e o revestimento final do piso. O teto ser constitudo de placas de gesso. figura abaixo.

Tambm poder-se- colocar as lajes pr- moldadas para o piso e para o teto, ficando, nesse caso, toda a estrutura envolvida, figura abaixo.

U
13

Uma das grandes preocupaes no estabelecimento dos pisos a escolha do material que possa oferecer pequeno peso para que no fique sobrecarregada a estrutura. O tijolo poroso geralmente usado porque alm desses requisitos exigidos oferece boa proteo ao fogo e grande isolamento sonoro. Como material de enchimento de vos usa-se o carvo vegetal ou outro material leve. Nos Estados Unidos, tendo-se em vista a preocupao principal da reduo do peso, os pisos so executados com o mesmo critrio com que so construdos os pisos dos decks nos navios. o que se denomina BATTLE BECK FLOOR. Consiste na distribuio de uma srie de pequenas vigotas metlicas, muito leves, colocadas prximas umas das outras e sobre as quais vo se apoiar as placas metlicas com 4 ou 5 milmetros de espessura, soldadas eletricamente na sapata das vigotas de modo a constituir um conjunto slido. Placas de gesso endurecido encaixadas na parte inferior do vigamento oferecem aspecto de teto liso e garantia ao do fogo. Na figura abaixo mostrado um esquema desse tipo construtivo, na qual aparecem as vigas principais e as vigotas que serviro de apoio para a chapa metlica.

14

6. Ligaes O projeto de estruturas metlicas envolve, alm do dimensionamento das vigas e pilares, o clculo das ligaes e seus diversos componentes, uma vez que a resposta do sistema estrutural s aes depende das propriedades estruturais das mesmas. O termo ligaes refere-se, por exemplo, unio viga-pilar. Em alguns casos o termo ligaes deve ser interpretado como n, isto , uma regio finita que engloba toda a regio do pilar e das vigas, afetada pela ligao. Em um projeto estrutural constitudo por estruturas metlicas as ligaes entre os seus diversos componentes devem ser especificadas e calculadas de forma que a sua resistncia de clculo seja igual ou superior aos mximos esforos solicitantes de clculo. Alm disso, as partes constituintes de uma ligao, seus elementos e os meios de ligao, tambm devem ser dimensionados para resistir aos esforos a que so submetidos. Os meios de ligao so os componentes que promovem a unio entre as partes da estrutura para formar a ligao. So, por exemplo, os parafusos, as soldas e os pinos. Os elementos de ligao so componentes auxiliares usados na conexo que permitem ou facilitam a transmisso dos esforos entre as partes ligadas, tais como: enrijecedores, chapas de extremidades, cantoneiras, consolos, talas de alma e mesa, chapas de gusset, cobrejuntas, etc., bem como todas as partes das peas ligadas que so afetadas localmente pela ligao. As ligaes so tradicionalmente classificadas como flexveis, rgidas ou semi-rgidas, levando em considerao o seu grau de rigidez. A NBR8800 (norma brasileira de Projeto e Execuo de Estruturas de Ao de Edifcios) define dois tipos de estruturas: Barras com ligaes flexveis nos apoios, que levam em conta apenas as reaes de clculo compatveis com a hiptese de flexibilidade. Estas ligaes flexveis devem permitir a rotao de vigas simplesmente apoiadas nas extremidades;
15

Barras com ligaes rgidas nos apoios, que levam em conta os efeitos combinados de todos os esforos solicitantes de clculo, provenientes da rigidez total ou parcial das ligaes.

Exemplos de ligaes com parafusos:

Ligao parafusada de uma viga engastada alma do pilar com chapa frontal (em extremo de pilar)

Ligao parafusada de uma viga engastada alma do pilar com chapa frontal e outra a um banzo com chapa frontal (em extremo de pilar)

Ligao parafusada de duas vigas engastadas alma do pilar com chapas frontais (em extremo de pilar)

Ligao parafusada de uma viga engastada a aba do pilar com chapa frontal (em extremo de pilar

16

Ligao parafusada de uma viga engastada a aba do pilar com chapa frontal e com uma viga ortogonal articulada com chapa lateral (em extremo de pilar)

Ligao parafusada de duas vigas articuladas a outra com chapas laterais

7. Formas Estruturais 7.1 Pilares, Vigas, Contraventamentos, lajes e Painis em Edifcios Os principais componentes estruturais dos edifcios so os pilares, vigas, contraventamentos, lajes e painis. So dimensionados pelas solicitaes das cargas verticais (peso prprio, cargas de utilizao, etc.) e pelas solicitaes de cargas impostas pelo vento, que tem grande influncia no dimensionamento de edifcios em estrutura metlica.

Figura: Componentes estruturais tpicos de um edifcio

17

Os sistemas estruturais de edifcios de andares mltiplos so variaes de combinaes entre pilares, vigas, contraventos, lajes e painis, com configuraes em funo principalmente da resistncia aos esforos horizontais. As estruturas com prticos rgidos as ligaes entre vigas e colunas de alguns prticos previamente definidos so feitas atravs de ligaes rgidas, formando um conjunto de prticos rgidos. So utilizadas quando existe a necessidade de manter os vos livres entre os pilares da edificao, mas tem a desvantagem de tornar o sistema menos econmico, pois gera ligaes mais complexas, que exigem maior quantidade de material e tempo de fabricao.

Figura: Estrutura com prticos rgidos.


18

Nas estruturas contraventadas as ligaes entre pilares e vigas so flexveis, e o travamento entre os prticos feito atravs do uso de contraventos, geralmente na forma de X ou K. A principal desvantagem deste sistema a interferncia dos contraventos nos vos entre pilares, necessitando adequar os vos das aberturas e os vos internos de circulao, mas o projeto arquitetnico pode tirar partido destes elementos na esttica do edifcio.

F i g u r a

0 9 :

Figura: Estrutura contraventada.

O sistema estrutural com ncleo de concreto muito utilizado em edifcios que necessitem de escadas e/ou elevadores protegidos contra incndio, por normas de segurana. Este ncleo de concreto aumenta a rigidez do edifcio e auxilia na estabilidade das aes de cargas horizontais (exemplo ao do vento).

19

Figura: Estrutura com ncleo de concreto

Outra utilizao de sistema com ncleo de concreto com pisos suspensos no qual utiliza tirantes tracionados para suportar as cargas dos pisos.

Figura: Pisos suspensos com ncleo de concreto


20

A estrutura com paredes de cisalhamento utiliza parcialmente ou totalmente vos da estrutura com paredes em concreto armado ou alvenaria estrutural para resistir aos esforos horizontais. Devido aplicao das paredes de cisalhamento alguns vos para aberturas no podem ser utilizados

F i Figura: Parede de cisalhamento em um vo e em uma linha de colunas. A estrutura em o Steel Framing normalmente usada em residncias, mas tambm pode ser utilizado para edificaes de at 4 pavimentos. O sistema Steel Framing formado por um conjunto rgido de painis estruturados, estes por sua vez formados por uma malha de perfis galvanizados leves (de pequena espessura), trabalhando em conjunto com outros subsistemas industrializados, como por exemplo, placas de gesso acartonado, placas cimentcias, painis OSB, entre outros. Por ser um sistema industrializado, possibilita uma execuo rpida, mas necessita de mo-de-obra qualificada e especializada.

21

Figura: Desenho esquemtico de estrutura em Steel Framing

A estrutura tubular o resultado da recente evoluo estrutural dos edifcios de grande altura. Obras com sistemas tubulares so muito utilizadas nos novos estdios esportivos, shoppings e aeroportos, por suas caractersticas estruturais que permitem suportar os carregamentos para grandes vos, e tambm podem ser vistas, por exemplo, em estruturas de montanhas russas e rodas gigantes de parques de diverso, o que prova sua funcionalidade estrutural.

22

7.2 Pr-Dimensionamento Embora muitos arquitetos no pensem na estrutura ou no sistema estrutural, de seu projeto, ao desenvolver as primeiras formas geomtricas a estrutura j est sendo elaborada e estas primeiras idias iro resultar de uma estrutura que ser posteriormente calculada pelo Engenheiro Estrutural. Desta forma o arquiteto deve fazer um pr-lanamento da estrutura e chegar a um prdimensionamento. Pr-dimensionamento de vigas e pilar em estrutura metlica de uma forma simples e objetiva: Para o ao pode-se adotar a altura da viga como 1/15 a 1/25 da distncia entre pontos de momento nulo. As vigas podem ser utilizadas com alturas de 1/20 do vo, quando a carga pequena e predomina o peso prprio.

Figura: Pr- dimensionamento de vigas

Com relao aos pilares, no caso do ao, a rea definida pela carga dividida por uma tenso em torno de 120 MPa e a estimativa desta carga feita multiplicando a rea de influncia de cada pilar por um valor entre 8 a 10 KN/m e multiplicando pela quantidade de pavimentos. Geralmente em escritrios, com poucas paredes, utiliza-se 8 KN/m, j em edifcios residenciais, onde existe mais paredes, utiliza-se 10 KN/m.

23

T a b e Tabela : Pr- dimensionamento de vigas e pilares

No dimensionamento de um pilar a relao entre largura e altura de um perfil CS (Coluna Soldada) e CVS (Coluna Viga Soldada) e VS (Viga Soldada) pode ser a seguinte: As espessura das chapas para estrutura de ao podem ser consideradas entre 9mm (3/8 polegadas) a 25mm (1 polegada).

Figura: Pr-dimensionamento de Perfis

Figura: Frmula da rea da Seo S : rea da Seo P : Peso


24

T e n s O Clculo para rea aproximada do pilar adota-se t (espessura) = 1,9

Clculo para rea aproximada de seo tubular:

Figura: Pr- dimensionamento de seo tubular Os clculos so dimenses aproximadas, a fim de obter um prdimensionamento da estrutura.

25

7.3 Interfaces Um dos grandes desafios ao optar pela estrutura metlica so as interfaces entre o sistema estrutural e os sistemas de vedao externos e internos, o projetista deve ter conhecimento sobre os detalhes entre as unies destes fechamentos com a estrutura metlica para garantir a qualidade da obra e evitar erros entre as interfaces e medidas paliativas na fase de execuo da obra. As alternativas para fechamentos verticais vo desde as alvenarias (blocos cermicos, blocos de concreto ou de concreto celular, tijolos de barro) e painis (concreto celular, concreto colorido, solo-cimento), ao, gesso acartonado e pele de vidro. importante lembrar que a estrutura metlica um processo industrializado, onde um dos grandes motivos da escolha por esse sistema a rapidez de execuo da obra e uma obra limpa, levando estes aspectos em considerao deve-se pensar em um sistema de vedao tambm industrializado, para no perder estas vantagens, no caso de uma vedao em alvenaria convencional.

Figura: Interface da alvenaria com o ao

26

Os painis pr-fabricados possuem diversas dimenses, pesos e diferentes tipos de materiais, podem ser fixados externamente. Caso sejam fixados em pilares reduzem o peso das vigas externas. Os mesmos podem substituir os contraventamentos metlicos externos, se devidamente projetados. Os painis podem ser colocados de forma em que a estrutura fique aparente ou o c u l t a . F i g u r a :

P a i n i s

p r Painis pr-fabricados estrutura no aparente.


27

Figura: Montagem dos blocos de apartamentos em Raahe, Finlndia Um dos sistemas industrializados para a vedao interna o Dry Wall, no qual so utilizadas placas de gesso acartonado revestida em ambas as faces por uma folha de papel acartonado. O papel carto aderido na placa alm de conferir um bom acabamento, auxilia na baixa resistncia a trao do gesso. A fixao das placas feita atravs de uma estrutura de perfis U de chapa galvanizada, fixados por parafusos auto-brocantes. O espao entre as duas placas fixadas no perfil podem servir para distribuir as instalaes, bem como ser utilizado para colocao de isolantes trmicos e acsticos. Em reas molhadas, devem-se utilizar placas especiais com resistncia umidade ou placas base de cimento e fibras, denominadas cimentcias.

Figura: Detalhe de divisria de gesso acartonado.

28

Figura: Gesso acartonado.

7.4. Estrutura de Cobertura

Uma cobertura tem primariamente a funo de proteger as edificaes contra a chuva, vento e sol. As caractersticas delas vo depender basicamente do propsito da edificao, disponibilidade de materiais, tradies locais e da grande variedade de concepes arquitetnicas. Considera-se ento que elementos que compem uma cobertura so: Elementos de vedao: telhas, lajes, outros Estrutura portante: o conjunto de elementos que suporta os elementos de vedao atendendo as caractersticas geomtricas do espao a ser coberto. A estrutura pode ser: metlica, concreto armado, madeira, estruturas mistas e outras. Acessrios: calhas, condutores, elementos de fixao, peas especiais de ventilao e iluminao, etc. Fechamentos laterais: telhas, vidro, alvenaria, outros

29

7.4.1. Elementos de vedao Os elementos de vedao mais utilizados nas coberturas estruturadas em ao so as telhas de ao (figura abaixo), alumnio e fibrocimento.

Nos

projetos de telhados devem-se observar as caractersticas e

propriedades das telhas a serem utilizadas, tais como: Inclinao recomendada, recobrimentos lateral e longitudinal, vo mximo admissvel, tipos de fixao, acessrios (cumeeiras, rufos, calhas, etc.). A melhor maneira de obter estes dados consultando os manuais dos fabricantes. importante e indispensvel seguir as especificaes contidas nos catlogos, pois em caso contrrio o fabricante fica isento de qualquer responsabilidade.

30

7.4.2. Estruturas portante 7.4.2.1. Elementos de sustentao das telhas teras Sua principal funo de servir de apoio das telhas de cobertura e de elemento estabilizante das peas em que se apiam. As sees usuais das teras so os perfis do tipo U laminado e de chapa dobrada do tipo U enrijecido como mostra a figura abaixo. Existe a possibilidade de utilizao de outros perfis e outras configuraes dependendo do tipo de telha e cargas atuante. As teras quando suportam telhas de ao, alumnio ou fibrocimento podem ter vos de at 6 metros quando utilizam perfis em chapa dobrada; vo de at 8 metros para perfis laminados; e vos maiores que 8 metros quando so concebidas em trelias de banzos paralelos.

7.4.2.2 Estrutura principal So aquelas que recebem as cargas devidas aos elementos de vedao, teras, vento e eventuais cargas suspensas. A seguir uma relao de alguns sistemas estruturais comumente utilizados:

31

a) Telhados em uma gua So estruturas de vos pequenos que definem superfcies planas, com declividade, cobrindo uma pequena rea edificada (1 figura abaixo) ou estendendo-se para proteger entradas (2 figura abaixo).

b) Tesouras de duas guas So estruturas treliadas do tipo trapezoidais, triangulares e especiais (figuras abaixo), que suportam duas superfcies planas, com declividades iguais ou distintas, unidas por uma linha central denominada cumeeira. O espaamento (4 a 8 m) entre as tesouras (Le) vai depender do tipo de tera e vedao.

32

c) Estrutura Espacial Este sistema predominantemente usado em coberturas planas de grandes vos, sendo que eles so vencidos em duas direes horizontais principais. A estrutura pode ser formada por trelias planas que se interceptam como mostrado na figura abaixo.

33

A estrutura espacial tambm pode ser idealizada por barras que so trianguladas de tal forma que o conjunto destas barras define uma malha verdadeiramente espacial como ilustrado na figura abaixo. Notar que as unidades que formam o sistema verdadeiramente espacial podem ter a forma piramidal ou tetradrica.

importante saber que no primeiro sistema as trelias podem ser dispostas ortogonalmente ou obliquamente e as trelias tambm podem ser de uma camada, que so usadas para vos de at 30 metros ou com trelias de duas camadas, que so recomendadas para vos maiores que 30 metros, estes sistemas so mostrados na figura abaixo. As estruturas espaciais so sistemas de alta eficincia estrutural devido basicamente a dois fatores: o grau muito alto de indeterminao esttica e a triangulao interna de suas barras. Entretanto o projeto estrutural e a construo desse sistema estrutural so muito complicados, fazendo dele um sistema estrutural de custo mais elevado do que o das estruturas de trelias planas. Para vos maiores de 20 metros as estruturas verdadeiramente espaciais so economicamente competitivas com as estruturas

convencionais. J as estruturas espaciais formada por interseo de trelias planas normalmente so usadas para vos variando de 15 a 20 metros.

34

Considerando que o sistema verdadeiramente espacial vence vos em duas direes, a forma do plano quadrada a mais indicada como mostra a figura a b a i x o .

35

Via de regra as barras das estruturas espaciais so pequenas e leves, fazendo delas estruturas de fcil transporte e montagem; freqentemente as barras dessas estruturas so ligadas umas as outras atravs de parafusos no nvel do terreno da obra, e na seqncia o conjunto estrutural iado at sua posio final. A principal desvantagem das estruturas espaciais sua complexidade. Em particular, a dificuldade de elaborao do projeto e da fabricao dos ns por conta do alto grau de complexidade de sua geometria, e a tolerncia de fabricao dos componentes deve ser pequena devido ao alto grau de indeterminao esttica. Existem algumas estruturas espaciais que os elementos de ligao das barras, os ns, so patenteados. A estrutura espacial Mero e Nodus so exemplos desses sistemas. As dimenses aproximadas, como altura e mdulo, da estrutura espacial do tipo Mero podem ser obtidas na tabela abaixo:

d) Shed So estruturas em que os vos so de no mximo 40 metros, e onde necessria uma iluminao mais ou menos uniforme no plano de trabalho. So estruturas formadas por estruturas principais em forma de trelias de banzos paralelos (vigas mestras), que recebem as traves (peas de alma cheia ou treliadas) com vos em torno de 5 metros e que por sua vez recebem as teras (figuras abaixo).

36

37

e) Arcos So estruturas de grandes vos e que suportam grandes cargas verticais. Espaamento entre arcos (Le) em torno de 6 metros. uma estrutura muito flexvel, e constituda normalmente por trelias de banzos paralelos de pequena altura (figuras abaixo).

38

7.4.3. Contraventamentos As estruturas metlicas so formadas por elementos muito esbeltos e necessrio que sua estabilidade seja garantida. Uma das maneiras de garantir esta estabilidade atravs de elementos secundrios que diminuem os seus comprimentos de flambagem e absorvem possveis cargas fora do plano de trabalho das estruturas principais. As figuras abaixo mostram as diagonais de contraventamento de um sistema de cobertura.

39

7.4.4. Tirantes (Linhas de correntes) Os tirantes das teras garantem a estabilidade e absorvem a componente de carga permanente no plano do telhado, diminuindo o vo da tera neste plano, como mostram as figuras abaixo.

40

You might also like