You are on page 1of 9

SUMRIO

1. 2.

INTRODUO ........................................................................................................ 2 TERMOS TCNICOS UTILIZADOS NA ADMINISTRAO ............................ 3 2.1. Activity Based Costing .......................................................................................... 3 2.2. Benchmarking ........................................................................................................ 3 2.3. Brainstorming ........................................................................................................ 3 2.4. Brand Management ................................................................................................ 4 2.5. Break-Even ............................................................................................................ 4 2.6. Continuous Improvement. ..................................................................................... 4 2.7. Entrepreneurship. ................................................................................................... 4 2.8. Commodities. ......................................................................................................... 5 2.11. Downsizing .......................................................................................................... 5 2.12. Empowerment ...................................................................................................... 5 2.13. Franchising........................................................................................................... 6 2.14. Just-in-time .......................................................................................................... 6 2.15. Lean Prodution ..................................................................................................... 6 2.16. Learning Organization ......................................................................................... 7 2.17. Networking .......................................................................................................... 7 2.18. Outplacement ....................................................................................................... 7 2.19. Project Management ............................................................................................ 8 2.20. Risk Management ................................................................................................ 8 2.21.Time Based Competition ...................................................................................... 8

3. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS ......................................................................... 9

1. INTRODUO

Nesse trabalho veremos termos tcnicos em ingls que utilizados na administrao, suas tradues, seus conceitos e como so utilizados na administrao.

2. TERMOS TCNICOS UTILIZADOS NA ADMINISTRAO

2.1. Activity Based Costing

O mtodo ABC (activity based costing) uma tcnica de contabilidade analtica nascida no final dos anos 80. Permite determinar quais os custos indiretos a imputar a um produto ou servio consoante o tipo de atividade a que se referem. Os sistemas tradicionais de contabilidade analtica repartem proporcionalmente os custos indiretos segundo critrios como o nmero de horas de trabalho manual, o nmero de horas por mquina ou a rea ocupada por cada centro de custo. Segundo o mtodo ABC os critrios de repartio destes custos diferem consoante o tipo de atividade.

2.2. Benchmarking

Segundo International Benchmarking Clearinghouse (IBC), o benchmarking uma tcnica de observao e adaptao das melhores prticas das melhores empresas, que, no entanto, no deve ser confundida com a espionagem industrial. A Rank Xerox considerada a empresa pioneira na aplicao do benchmarking.

2.3. Brainstorming

uma tcnica para reunies de grupo que visa ajudar os participantes a vencer as suas limitaes em termos de inovao e criatividade. Criada por Osborn em 1963, uma sesso de brainstorming pode durar desde alguns minutos at vrias horas, segundo o numero de pessoas e a dificuldade do tema. Em regra, as reunies no costumam ultrapassar os 30 minutos. O brainstorming tem quatro regras de ouro: nunca critique uma sugesto; encoraje as idias bizarras; prefira a quantidade qualidade; e no respeite a propriedade intelectual. Alm de zelar para que todos os participantes (geralmente entre 6 e 12 pessoas) cumpram as regras, o lder da sesso deve manter um ambiente relaxante e propcio gerao de novas idias.

2.4. Brand Management

conceito

de

brand

management

(gesto

de

marcas)

significa

desenvolvimento sistemtico do valor de uma marca. A partir dos anos 80, as empresas comearam a considerar a imagem de marca como um ativo estratgico das empresas (algumas atribuem-lhe um valor nas suas demonstraes financeiras). O objetivo da gesto de marcas criar uma identidade largamente reconhecida pelo mercado-alvo a atingir. A atribuio de um nome ou uma marca a um produto designa-se branding.

2.5. Break-Even

um modo simples e eficaz de medir a rentabilidade (ou prejuzo) de uma empresa ou de uma operao financeira. Permite igualmente fazer simulaes alterando as variveis de clculo. O objetivo desta anlise a determinao do break-even point (ponto morto das vendas), no qual o valor das receitas da empresa (lucro de vendas) igual aos seus custos totais (somatrio dos custos fixos e variveis). Logo, este ser o ponto de equilbrio em que a empresa nem perde nem ganha dinheiro. Acima do breakeven point a empresa ter lucros, e abaixo dele ter prejuzos. Outro conceito relevante o da margem de contribuio (ponto em que as receitas igualam os custos variveis).

2.6. Continuous Improvement.

Retrospectiva crtica de um projeto bem sucedido, visando a uma execuo ainda mais aperfeioada na prxima oportunidade.

2.7. Entrepreneurship.

Habilidade e coragem para abrir novas frentes de oportunidades a partir de decises inesperadas e arriscadas.

2.8. Commodities.

Produtos padronizados, comercializados em larga escala. Geralmente utilizada no plural, palavra commodities significa mercadoria. No mercado financeiro utilizada para indicar um tipo de produto, geralmente agrcola ou mineral, de grande importncia econmica internacional, amplamente negociado entre importadores e exportadores. As commodities so negociadas por Bolsas de Valores especficas.

2.9. Core Business


Identificao do negcio central de uma empresa. De acordo com grande parte dos gestores e economistas uma empresa deve centrar todos os seus esforos na sua atividade principal delegando a outras tudo o que seja secundrio ("outsourcing").

2.10. Core Competence


So os pontos fortes e conhecimentos que conferem a uma empresa uma vantagem competitiva intrnseca. Esta o fator chave de sucesso de uma organizao.

2.11. Downsizing

Nos anos 80, as grandes empresas cresceram de forma desordenada atravs da diversificao para novos negcios. Criaram estruturas gigantescas para competir numa era em que a velocidade e a flexibilidade so os dois requisitos-chave. Por isso, nos anos 90 foram foradas a reestruturar-se, um processo designado downsizing (um termo importado da informtica). Aplicado gesto significa a reduo radical do tamanho da empresa, geralmente atravs do delayering (reduo dos nveis hierrquicos) ou da venda de negcios no estratgicos. As empresas ganham flexibilidade e perdem burocracia e ficam mais prximas do mercado e dos clientes.

2.12. Empowerment

um conceito de gesto associado ao trabalho de Rosabeth Moss Kanter, professora em Harvard e ex-editora da Harvard Business Review. Segundo a autora, as
5

empresas que do mais poder e autonomia aos seus trabalhadores so as que esto melhor posicionadas para competir a longo prazo. O meio empresarial parece comear a levar a srio esta recomendao. O caso clssico da aplicao radical do empowerment o da empresa brasileira Semco, liderada por Ricardo Semler, o autor do livro Maverick e de um polmico artigo publicado na Harvard Business Review intitulado "Managing Without Managers".

2.13. Franchising

Um mtodo popular para uma empresa alargar a sua base de clientes sem necessitar de investir capital e para um candidato a empresrio criar um negcio sem constituir uma empresa de raiz. H dois parceiros envolvidos: o franchisador, que desenvolveu o negcio e lhe deu o nome; e o franchisado, que compra o direito de operar sob esse nome. Um negcio torna-se franchising quando o franchisado paga direitos de entrada e royalties (geralmente uma percentagem fixa do volume de negcios) pela utilizao da marca, produto ou servio. Em contrapartida, recebe apoio do franchisador e o direito a distribuir o produto ou servio numa rea determinada.

2.14. Just-in-time
uma tcnica de gesto e controle de mercadorias que procura minimizar o nvel de stocks nos armazns das empresas industriais. Criada em 1960 pela nipnica Toyota, foi considerada como uma das ferramentas de gesto que mais contriburam para o milagre industrial japons. A ideia base bastante simples: cada etapa do ciclo de produo s deve solicitar novas encomendas etapa anterior na medida que precisar delas. Implica igualmente uma reduo do nmero de fornecedores. Richard Schonberger foi o primeiro autor a divulgar a metodologia just-in-time nos Estados Unidos.

2.15. Lean Prodution


Engloba o conjunto de tcnicas desenvolvidas nos anos 70 por fabricantes japoneses, como a Toyota e a Matsushita, para reduzir os custos de produo e aumentar a competitividade. Foi popularizado atravs do estudo sobre a indstria automvel do MIT, designado "The Machine that Change the World", que investigou as causas

associadas superiodade dos nipnicos nos domnios da produtividade, flexibilidade, rapidez e qualidade. O conceito de lean prodution baseado em quatro princpios: trabalho de equipe; comunicao; uso eficiente de recursos e eliminao de desperdcios; e melhoria contnua (a que os japoneses chamam kaisen).

2.16. Learning Organization


Criado por Chris Argyris, professor em Harvard, designa por learning organizations (organizao em constante aprendizagem) as empresas que aprendem medida que os seus trabalhadores vo ganhando novos conhecimentos. O conceito baseado na ideia de Argyris, chamada double-loop learning (quando os erros so corrigidos atravs da alterao das normas empresariais que o causaram). Em 1990, Peter Senge, professor do MIT, popularizou o conceito atravs do best-seller The Fifht Discipline - The Art and Pratice of a Learning Organization.

2.17. Networking

Um termo importado da informtica relativo ligao entre terminais de computador para que o acesso aos dados possa ser partilhado por diversos utilizadores. O melhor exemplo de networking escala global o da Internet, que permite a ligao em rede e on line (em tempo real) entre um ou vrios indivduos localizados em qualquer ponto do mundo. uma expresso que pode igualmente designar a forma como as grandes companhias de servios (auditoras, consultoras, agncias de publicidade, ou firmas de advogados) se podem internacionalizar sem recorrer abertura de novas delegaes regionais.

2.18. Outplacement
Os grupos empresariais tm passado por reestruturaes associadas a despedimentos macios. Neste contexto h um novo negcio a florescer, o outplacement. uma tcnica de gesto de recursos humanos que visa apoiar os trabalhadores dispensados rumo sua reinsero profissional. As consultoras em outplacement fornecem aconselhamento financeiro e formao em recrutamento e seleo. H quem prefira criar centros de outplacement internos, que prestam auxlio aos trabalhadores dispensados e aos que so recolocados em novas funes.

2.19. Project Management

A gesto de projetos (projeto management) baseada na formao de equipas temporrias e pluridisciplinares. Trata-se de um grupo de trabalho constitudo por empregados provenientes de diferentes sectores da empresa que tem um projeto a desenvolver e que validado pela direo-geral. Os membros devem ter especializaes e competncias diversas. A equipa deve ser colocada sob a responsabilidade de um chefe de projeto que depende diretamente da direo-geral. Os membros so desligados, total ou parcialmente, mas apenas de uma forma temporria, do seu servio de origem.

2.20. Risk Management


Ou gesto do risco, significa fazer a anlise, controlo e seguro ideal dos riscos de uma empresa. Visa antecipar, analisar e valorizar os riscos de funcionamento da empresa de modo a minimiz-los. Implica otimizar o racionalizao da qualidade/custo dos diferentes seguros da companhia. O mtodo inclui todos os tipos de riscos clssicos (caso da segurana de pessoas e bens) e tambm alguns cuja frequncia ou amplitude cresceu nos ltimos anos, tais como riscos de cpias, os ligados ao meio ambiente ou as despesas mdicas dos empregados).

2.21.Time Based Competition


Consiste na reduo do tempo de resposta s evolues do mercado. Hoje as empresas devem fornecer ao cliente o que ele quer, no momento em que o deseja e no mais tarde, seno ser a concorrncia a faz-lo. Segundo os autores do conceito, os norte-americanos George Stalk e Thomas Hout, do Boston Consulting Group, o controle do tempo a chave para um bom desempenho da empresa. Na atual conjuntura de mudana s as empresas capazes de adaptar-se rapidamente podem conquistar quotas de mercado. O poder de reao da companhia deve ser estimulado em todos os campos: produtos; produo; distribuio; e servio.

3. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

http://www.administracaovirtual.com/adm_termos_tecnicos1.htm http://empresajrdomorione.blogspot.com.br/2012/09/glossario-de-termos-mais-usadosem.html

You might also like