You are on page 1of 11

MEMORIAL DESCRITIVO

1 CONSIDERAES INICIAIS

O presente trabalho trata-se de um projeto e dimensionamento de um sistema de uma rede de esgoto sanitrio de um loteamento, a qual posteriormente ir se ligar a futuras redes e tubulaes que iro levar os resduos ao seu destino final. Neste intuito foi projetado vrios trechos entre as quadras deste loteamento os quais se ligaram aos coletores troncos que tambm sero dimensionados. A populao inicial do projeto de 2502 pessoas, com crescimento geomtrico de 2 % ao ano sendo que o tempo do perodo de projeto ser de 5 anos. Estimando-se assim uma populao final de aproximadamente 2763 pessoas.

2 ASPECTOS TOPOGRFICOS

Trata se de um loteamento onde a maior cota de nvel de 649,15 m localizado no ponto 97 e a menor de 621,9 localizada no ponto 78. A rede projetada possui um total de 9145,629 m de extenso. Ressaltando que o dimensionamento deste projeto compreende apenas o loteamento, os demais rgo do sistema sanitrio como, estao de tratamento, interceptores, emissrio, ligaes com outras redes j existentes ou futuras no esto especificadas neste trabalho. As cotas dos pontos da rede de esgoto tanto de terreno quanto dos seus coletores esto especificadas em planta obedecendo a declividade mnima que a norma ABNT NBR 9649:1986 Projeto de Rede de Esgotos, exige. A rede de esgoto tem caimento para duas bacias as quais abrangem os rios que margeiam o loteamento.

3 DADOS PARA O CLCULO DE DIMENSIONAMENTO


Tabela 1-Dados para o dimensionamento

N de matrcula

922502

Populao Inicial

Po

2502

Crescimento geomtrico - Taxa

2%

Tempo de perodo de projeto (anos)

Consumo gua per capita

190

Profundidade dos coletores

1,5

Coeficiente de retorno

0,8

Coeficiente de Mx vazo diria Coeficiente de Mx vazo horria

K1 K2

1,7 1,2

Taxa de infiltrao

tinf L=

0,0001

Comprimento Total da rede (m)


Fonte: Os autores.

9145,63

3.1 Frmula utilizada nos clculos

Vazo da demanda domstica para incio de projeto:

Vazo de demanda domstica para final de projeto:

Taxa de contribuio linear para incio de projeto: Vazo no trecho:

Onde os valores para este projeto so:

Qdi 5,282

Qdf

ti

tf

9,91398316 0,000677544 0,001184

Para cada trecho foram utilizadas as seguintes frmulas:

Vazo Jusante:

Declividade do terreno:

Dimetro do Coletor:

Lmina dgua:

Velocidade

Tenso Trativa

Velocidade Crtica

Os valores destes itens de cada trecho esto contidos na planilha em anexo.

4.0 PROJETO DA REDE COLETORA

4.1 Traado

Para elaborao do traado da rede foi levado em considerao:

Coleta de todas as economias da rea de projeto; Economicidade interferncias; Local de lanamento ou posio do conjunto de equipamentos do tratamento; pelo traado, profundidade adequada e

A rede projetada est subdividida em 18 coletores troncos os quais esto especificados em planta juntamente com os coletores secundrio e seus detalhes. H tambm o traado de futuras ligaes a rede dimensionada, como tambm do interceptor que ir levar os dejetos at o emissrio para que os mesmo cheguem at a futura estao de tratamento.

4.2 Dimensionamento das redes coletoras

As redes coletoras foram dimensionadas conforme a NBR 9649Execuo de Sistemas Pblicos de Esgoto Sanitrio. Levando em considerao que a tubulao ser de PVC, para os clculos de dimensionamento foi utilizado o coeficiente de Manning (n). Todos as frmulas para os clculos j foram apresentadas anteriormente e os valores do dimensionamento como j dito esto em anexo a este memorial.

4.3 Materiais

Em todo incio de trecho h um terminal de limpeza. Entre trechos que recebem poucas contribuies h caixa de passagem e nos demais com mais contribuies, deflexes ou mudana de dimetro das tubulaes, foram previstos poos de visita.

Tubos O material utilizado nas tubulaes ser o do tipo PVC, prprio para redes de esgoto sanitrio.

Terminal de limpeza (TL) Nas cabeceiras de rede esto previstos os terminais de limpeza, que devem possuir dimenso que permita a introduo de aparelhos e equipamentos de limpeza. Normalmente os TLs possuem dimetro de 60 cm.

Poos de visita (PV) Constitui-se de coroa de tijolos macios com dimetro interno de 1.00m e altura varivel, anis de concreto dimetro interno de 600 mm, anel redutor e tampa concreto armado.

Caixa de Passagem (CP) Possui dimetro menor que o PV, de aproximadamente 600 mm, feito de alvenaria com altura varivel.

5.0 ORAMENTO

O oramento foi montado a partir da TCPO 13 e os valores utilizados foram obtidos da tabela de insumos e servios da SINAP de fevereiro de 2012. Em anexo encontram-se as planilhas de clculo dos quantitativos e os respectivos oramentos.

6.0 SERVIOS PRELIMINARES

Estes servios esto relacionados sinalizao e segurana da obra, locao da vala, bem como a mobilizao da equipe de trabalhadores.

7.0 INSTALAO DA REDE

Estes servios compreendem a retirada de pavimentao, escavao, escoramento, esgotamento, assentamento da tubulao, reaterro da vala e construo dos rgos acessrios.

7.1 Retirada da pavimentao

A retirada de pavimentao e a primeira etapa da instalao da rede de esgotos. Essa atividade pode ser exercida de forma manual ou mecnica, sendo a picareta e britadeira as ferramentas mais comuns. Para a remoo do pavimento deve-se prever 15 cm adicionais na largura da vala, com a finalidade de se evitar acidentes com os operrios que nela iro realizar os servios. Todo o material proveniente destas tarefas deve ser imediatamente transportado para o bota-fora

7.2 Escavao

Para ABNT (1992), na NBR 12.266, a escavao de valas a remoo de solo desde a superfcie natural do terreno ate a profundidade definida no projeto. Um dos fatores que mais oneram a instalao de uma rede coletora de esgotos e a presena de rochas e outros componentes do solo cujos preos

no estavam computados no oramento devido a um estudo de sondagem ineficiente ou ate mesmo a falta deste. A escavao deve ser realizada no sentido inverso do fluxo do esgoto, ou seja, de jusante para montante. As ferramentas mais utilizadas para a escavao manual so a picareta, enxada, enxado e p. A escavao mecnica, embora seja tida como mais econmica, nem sempre pode ser realizada, principalmente em locais onde as interferncias no so muito bem apresentadas. Os equipamentos que so mais freqentemente usados so: retro escavadeira, escavadeiras hidrulicas, drag-lines e ps-carregadeiras. Na maioria dos casos o solo escavado pode ser utilizado para o reaterro da vala, logo deve estar a uma distancia de, no mnimo, 0,60m a partir da borda da vala. Se o solo escavado for de baixa qualidade, deve ser removido para bota-fora de imediato, partindo do pressuposto que no ser reutilizado em hiptese alguma.

7.3 Escoramento

A finalidade do escoramento manter a estabilidade do solo que formam as paredes laterais das valas escavadas para o assentamento da rede, de modo a evitar acidentes com os trabalhadores e garantir segurana para prdios prximos s escavaes. As valas com profundidades superiores a 1,25m devem obrigatoriamente (Portaria n. 46 do Ministrio do Trabalho) ser escoradas. Recomenda que o escoramento descontnuo possua as seguintes caractersticas:

Tbuas de 0,027 x 0,30m, Espaamento de 0,30m, Travadas horizontalmente por longarinas de 0,08m x 0,16m em

toda a sua extenso, As estroncas devem ser espaadas de 1,35 m, sendo que a

primeira estronca deve estar colocada a 0,40m da extremidade da longarina, Espaadas verticalmente de 1,00m com estroncas de 0,20m.

7.4 Esgotamento

As

escavaes

nas

valas

no

podem

ter

suas

estabilidades

comprometidas em qualquer circunstncia. Devido as chuvas ou infiltrao do lenol fretico, devem ser previstas bombas para o esgotamento das guas que porventura venham a adentrar nas valas, para que as mesmas no comprometam a estabilidade das escavaes e, assim, dificultem o assentamento das tubulaes.

7.5. Assentamento da tubulao

Algumas precaues so importantes para o assentamento dos tubos, como transporte de onde o mesmo est localizado at o fundo da vala, que pode ser realizado de forma manual ou mecnica atravs de equipamentos adequados. Ultimamente, as companhias de saneamento esto utilizando materiais de tubos que sejam mais fceis de serem manuseados e instalados, como tubos de PVC com juntas elsticas integradas. Execuo do assentamento deve ser realizada no sentido inverso do fluxo do esgoto, ou seja, de jusante para montante. As tubulaes podem ser assentadas no prprio terreno (assentamento simples), em lastro de concreto magro, laje e bero.

7.6 Reaterro

O reaterro definido pelo encobrimento dos tubos com o material (solo) proveniente das escavaes ou de emprstimo. Sempre que a tubulao for assentada, verificado o alinhamento, a declividade e a estanqueidade, e importante que a vala seja aterrada de imediato. A compactao do material pode ser realizada de forma manual com socadores a cada camada, j a mecnica feita a partir de presso ou vibrao do solo e pode ser por: impacto, vibrao, presso esttica ou amassamento. Assim como na escavao, a utilizao de maquinas de maior porte para compactao mecnica e recomendada para valas de maior largura.

As camadas a serem compactadas devem ser pouco espessas e no excederem 20cm.

7.7 Execuo/Construo dos rgos acessrios da rede

O projeto do sistema de esgotamento sanitrio deve especificar o tipo de construo do poo de visita, com a laje de fundo podendo ser de concreto armado ou simples. Os poos de visita podem ser construdos em alvenaria de blocos de cimento ou tijolos macios. Os terminais de inspeo e limpeza podem ser construdos em alvenaria ou em aduelas pr-moldados de concreto armado, podendo os mesmos ser adquiridos fabricados em PVC (TIL radial). Para profundidades at 1,80m, normalmente so construdos em alvenaria e em anis pr-moldados at profundidades de 3,00m no mximo.

8.0 SERVIOS COMPLEMENTARES

So servios que complementam a implantao da rede coletora de esgoto. Esses servios compreendem o teste de estanqueidade das juntas dos tubos, a recomposio do pavimento, instalao da ligao predial e limpeza final da obra.

MEMORIAL JUSTIFICATIVO

Atravs deste memorial iremos explicar algumas escolhas feitas durante a fase de projeto. O dimensionamento da rede foi feito apenas nos trechos que abrangiam o loteamento. A rede foi traada no eixo das ruas, pelo fato da planta proposta no apresentar a diviso dos lotes, como os seus limites, para que a rede pudesse ser traada na calada como usual nos projetos de rede de esgoto. Os demais trechos tracejados no foram calculados, apenas

desenhados em planta, estes correspondem s ligaes futuras da rede, como por exemplo o trecho entre os pontos 42 e 28 no mapa, trata-se de uma projeo futura de trechos que iro levar os resduos at os interceptores de cada bacia para que assim possam chegar ao emissrio e depois estao de tratamento.

Os demais trechos no dimensionados so:

43-96 42-35 35-17 17-9 9-15 15-25 25-29 27-29 95-94 94-93 93-92

Dentro desses trechos foi colocado tambm uma Estao Elevatria EE2, entre o trecho 35-17, a qual foi pensada pelo fato de todos os coletores troncos da bacia do lado leste do loteamento, desaguarem neste sentido, ento posteriormente para continuao da rede ir necessitar da EE2 para auxiliar no escoamento dos dejetos provenientes dos pontos 26 e 17 at o ponto 9. Assim

os mesmos sero ligados a interceptores para o posterior desague no emissrio que liga a extremidade final do interceptor rede de tratamento. J entre os pontos 64 e 72, trecho real dimensionado em projeto, por existir um curso dgua, foi divida a rede em duas bacias, fazendo -se necessria a ligao do ponto 56 no 72, e do 64 no 71. Atentando-se para o fato de que o ponto 64 uma estao elevatria (EE1), houve essa necessidade no projeto para que a rede pudesse atender os pontos 71, 85, e 95 (de cota maior que a montante), para que atravs da elevao tivessem a presso necessria para levar todos os resduos provenientes destes coletores segunda bacia, que est situada no lado oeste. A EE1 ser construda em um dos terrenos do loteamento prximo ao ponto 64. Todo inicio de rede comea por um terminal de limpeza, este incio deve ser perpendicular a ligao dos lotes, porm como o projeto no especfica os limites dos terrenos todas as redes se iniciaram nas esquinas das quadras. No trecho 26-75, houve a necessidade de uma caixa de passagem no meio deste, pois o distanciamento usual para uma caixa de inspeo/passagem de mais ou menos 100 metros. A escolha de se utilizar caixas de passagem alm dos poos de visita, se deu pelo fato de as CPs serem mais baratos e atenderem as exigncias dos trechos em questo. Dentre os materiais, foi escolhida a tubulao do tipo PVC por ser a mais utilizada e de fcil dimensionamento.

You might also like