You are on page 1of 6

Aluno: Diogo Caminha Curso: Construo Naval Perodo: 3 Turno: Noite Respostas da Ficha de NR 34 1- Qual o seu objetivo?

R- Esta Norma Regulamentadora NR tem por finalidade estabelecer os requisitos mnimos e as medidas de proteo segurana, sade e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indstria de construo e reparao naval. 2- Quais as atividades atendidas pelo contedo desta Norma? R- 2 Consideram-se atividades da indstria da construo e reparao naval todas aquelas desenvolvidas no mbito das instalaes empregadas para este fim ou nas prprias embarcaes e estruturas, tais como navios, barcos, lanchas, plataformas fixas ou flutuantes, dentre outros. 3- Quais as responsabilidades do empregador em relao as medidas de proteo estabelecidas nesta Norma? R- I. Indicar formalmente um responsvel pela implementao desta Norma. II. Garantir a efetiva implementao das medidas de proteo estabelecidas nesta Norma. III. Adotar as providncias necessrias para acompanhar o cumprimento das medidas de proteo estabelecidas nesta Norma, pelas empresas contratadas. IV. Garantir que qualquer trabalho s inicie depois de adotadas as medidas de proteo definidas nesta Norma. V. Assegurar a interrupo imediata de todo e qualquer trabalho em caso de mudana nas condies ambientais que o torne potencialmente perigoso integridade fsica e psquica dos trabalhadores. VI. Assegurar a realizao da Anlise Preliminar de Risco - APR e, quando aplicvel, a emisso da Permisso de Trabalho - PT. VII. Realizar, antes do incio das atividades operacionais, Dilogo Dirio de Segurana - DDS, contemplando as atividades que sero desenvolvidas, o processo de trabalho, os riscos e as medidas de proteo. O tema do DDS deve ser consignado num documento, rubricado pelos participantes e arquivado, juntamente com a lista de presena. VIII. Garantir aos trabalhadores informaes atualizadas sobre os riscos e as medidas de controle.

4- Qual o perodo que deve ser mantido os documentos previsto nesta Norma? R- Deve ser arquivada por um perodo mnimo de 5 (cinco) anos. 5- Em que consiste a Permisso de Trabalho PT? R- Conter os requisitos mnimos a serem atendidos para a execuo dos trabalhos e, quando aplicvel, as disposies estabelecidas na APR. 6- Como deve ser constituda a PT? R- I. Ser emitida em trs vias: a) afixada no local de trabalho; b) entregue chefia imediata; c) arquivada e estruturada de forma a permitir a rastreabilidade. II. Conter os requisitos mnimos a serem atendidos para a execuo dos trabalhos e, quando aplicvel, as disposies estabelecidas na APR; III. Ser assinada pelos integrantes da equipe de trabalho chefia imediata e profissional de Segurana e Sade no Trabalho ou, na inexistncia deste, o responsvel pelo cumprimento desta Norma. IV. Ter validade limitada durao da atividade, no podendo ser superior ao turno de trabalho. 7- Defina Trabalho a Quente segundo esta Norma? R- As atividades de soldagem, goivagem, esmerilhamento, corte ou outras que possam gerar fontes de ignio, tais como aquecimento, centelha ou chama. 8- Quais as medidas de ordem geral que devem ser tomadas no Trabalho a Quente? R- Inspeo Preliminar, Proteo contra Incndio, Controle de fumos e contaminantes, Utilizao de gases e Equipamentos eltricos. 9- Defina, de acordo com esta Norma, trabalho em altura. R- Considera-se trabalho em altura toda atividade executada em nveis diferentes, onde haja risco de queda capaz de causar leso ao trabalhador. Adicionalmente esta norma aplicvel a qualquer trabalho realizado acima de 2,00 m (dois metros de altura) do piso, onde haja risco de queda do trabalhador. 10- Em relao ao Planejamento e Organizao, como devem ser realizados os trabalhos em altura? R- Todo trabalho em altura ser planejado, organizado e executado por trabalhador capacitado e autorizado.

11- Quais as consideraes que devem ser feitas em relao aos EPIs para o trabalho em altura? R- Selecionar os Equipamentos de Proteo Individual - EPI, acessrios e sistemas de ancoragem, considerando a carga aplicada aos mesmos e o respectivo fator de segurana, quando da queda. 12- Cite as condies mnimas que devem ser elaboradas pela empresa sobre os procedimentos de emergncia e resgate no trabalho em altura? R- I. Descrio dos possveis cenrios de acidentes, obtidos a partir da APR; II. Descrio das medidas de salvamento e de primeiros socorros a serem executadas em caso de emergncias; III. Seleo e tcnicas de utilizao dos equipamentos de comunicao, iluminao de emergncia, resgate, primeiros socorros e transporte de vtimas; IV. Acionamento da equipe responsvel pela execuo das medidas de resgate e primeiros socorros; V. Exerccio simulado peridico de salvamento e combate a incndio, considerando possveis cenrios de acidentes para trabalhos em altura, realizado, no mnimo, uma vez a cada ano. 13- Em relao a metodologia de trabalho quais as providencias que devem ser tomadas na execuo do trabalho em altura? R Isolar e sinalizar toda a rea sob o servio. Adotar medidas para evitar a queda de ferramentas e materiais durante a execuo dos trabalhos ou quando ocorrer qualquer paralisao dos mesmos. Sempre que houver instalao eltrica area nas proximidades do servio, proceder a desenergizao, bloqueio7 e etiquetagem. Na inviabilidade tcnica de desenergizao, necessria a instalao de proteo ou barreiras que evitem contato acidental, conforme procedimento da concessionria local. O trabalho em altura deve ser interrompido imediatamente em caso de iluminao insuficiente e condies climticas adversas, como chuva, ventos superiores a 40 km/h dentre outras.

14- Quando no servio envolvendo radiaes ionizantes, qual o contedo que deve conter o plano especifico de radioproteo? R- I. Caractersticas da fonte radioativa (atividade mxima); II. Caractersticas do equipamento (tipo de foco, potncia mxima etc); III. Memria de clculo do balizamento;

IV. Mtodo de armazenamento da fonte radioativa; V. Movimentao da fonte radioativa. VI. Relao dos acessrios e instrumentos a serem utilizados em situaes de emergncia; VII. Relao de funcionrios envolvidos; VIII. Plano de atuao para situaes de emergncias. 15- Na execuo de trabalho de jateamento e hidrojateamento quais os cuidados que devem ser tomados? R Designar somente trabalhadores capacitados para realizar os servios de jateamento/hidrojateamento. Os envolvidos no servio devem utilizar carto especifico contendo informaes necessrias ao atendimento de emergncia. Os trabalhadores devem estar devidamente protegidos contra os riscos decorrentes das atividades de jateamento/hidrojateamento, em especial os riscos mecnicos. Realizar a manuteno dos equipamentos somente por trabalhadores qualificados. Emitir a PT, em conformidade com a atividade a ser desenvolvida. Demarcar, sinalizar e isolar a rea de trabalho. Aterrar a mquina de jato/hidrojato. Empregar mangueira/mangote dotada de revestimento em malha de ao e dispositivo de segurana em suas conexes que impea o chicoteamento. Verificar as condies dos equipamentos, acessrios e travas de segurana. Eliminar vazamentos no sistema. Ligar somente aps a autorizao do jatista/hidrojatista. Operar o equipamento conforme recomendaes do fabricante, proibindo presses operacionais superiores s especificadas para as mangueiras/mangotes. Impedir dobras, tores e a colocao de mangueiras/mangotes sobre arestas sem proteo. Manter o contato visual entre operadores e jatista/hidrojatista ou empregar observador intermedirio. Realizar revezamento entre jatista/hidrojatista, obedecendo resistncia fsica do trabalhador. A atividade de hidrojateamento de alta presso deve ser realizada em tempo contnuo de at 1 hora; com intervalos de igual perodo, em jornada de trabalho mxima de 8 horas. proibido o travamento ou amarrao do gatilho da pistola do equipamento. Manter sistema de drenagem para retirar a gua liberada durante o hidrojateamento.

Acionar o dispositivo de segurana (trava) da pistola ao interromper o trabalho, sobretudo, durante a mudana de nvel ou compartimento. proibido ao jatista/hidrojatista desviar o jato do seu foco de trabalho. Em servio de hidrojateamento utilizar iluminao estanque alimentada por extrabaixa tenso. obrigatrio o uso de equipamento de aduo por linha de ar comprimido nas atividades de jateamento. Assegurar que a qualidade do ar, empregado nos equipamentos de proteo respiratria de aduo por linha de ar comprimido, esteja conforme estabelecido pelo PPR. Despressurizar todo sistema quando o equipamento estiver fora de uso, em manuteno ou limpeza. proibido o jateamento de areia ou a utilizao de materiais que contenham concentrao de slica superior ao permitido pela legislao vigente.

16- Quais as medidas que devem ser observadas para realizao de pintura? R Designar somente trabalhador capacitado para realizar os servios de pintura. Emitir PT, em conformidade com a atividade a ser desenvolvida. Impedir a realizao de trabalhos incompatveis nas adjacncias. Demarcar, sinalizar e isolar a rea de trabalho. Implementar as recomendaes da FISPQ e treinar o trabalhador quanto as suas disposies. proibido o consumo de alimentos e portar materiais capazes de gerar centelha, fagulha ou chama na rea da pintura e em seu entorno. Utilizar equipamentos e iluminao prova de exploso, com cabo de alimentao eltrica sem emendas, para pintura em espao confinado ou com pistola pneumtica (Airless). Aterrar a bomba empregada no sistema de pistola pneumtica. Providenciar renovao de ar para eliminar gases e vapores gerados durante o servio de pintura, monitorando continuamente a concentrao de contaminantes no ar. Parar imediatamente o servio, evacuar o compartimento e implementar ventilao adicional, quando, a concentrao for igual ou superior a dez por cento do Limite Inferior de Explosividade - LIE. Os contaminantes devem ser direcionados para fora dos locais de trabalho, onde no haja fontes de ignio prxima, observando a legislao vigente. Ao trmino do servio, manter ventilao e avaliar a concentrao dos gases, em conformidade com o LIE.

Liberar a rea aps autorizao do profissional de Segurana e Sade no Trabalho ou, na sua inexistncia, pelo responsvel ao cumprimento desta Norma, observado os limites inferiores de explosividade e de exposio estabelecidos na APR.

17- Em espaos confinados quais as condies que devem ser observadas? R Instalar os quadros de alimentao eltricos fora do espao confinado, com distncia mnima de 2,00m (dois metros) de sua entrada. Manter equipamento autnomo de proteo respiratria ou sistema de ar mandado disponvel e de fcil acesso para situaes de emergncia. Utilizar somente alimentao eltrica em extrabaixa tenso. Instalar a bomba pneumtica de pintura (Airless) fora do espao confinado.

18- Qual o limite de velocidade de ventos para utilizao de gruas? R- A utilizao de gruas em condies de ventos superiores a 42 km/h s ser permitida mediante trabalho assistido, limitada a 72 km/h. 19- O que se se considera Teste de Estanqueidade? R- Considera-se teste de estanqueidade o ensaio no destrutivo realizado pela aplicao de presso em pea, compartimento ou tubulao para deteco de vazamentos.

You might also like