You are on page 1of 16

BANCO CENTRAL DO BRASIL

08

MANH

AN ALIST A - REA 6 ANALIST ALISTA A CONHECIMENT OS GERAIS E DISCURSIV CONHECIMENTOS DISCURSIVA


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 60 questes das Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais, sem repetio ou falha, e da questo da Prova Discursiva para o cargo de Analista - rea 6; b) um Caderno de Resposta para o desenvolvimento da Prova Discursiva, grampeado ao CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, fabricada em material transparente. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, fabricada em material transparente, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

03 04

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTORESPOSTA grampeado ao Caderno de Resposta da Prova Discursiva. c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA grampeado ao Caderno de Resposta da Prova Discursiva, quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA grampeado ao Caderno de Resposta da Prova Discursiva e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, em nenhuma hiptese. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTA PROVA DE QUESTES OBJETIVAS E DISCURSIVA DE 4 (QUATRO) HORAS , findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente , entregar o CADERNO DE QUESTES e o CARTORESPOSTA grampeado ao Caderno de Resposta da Prova Discursiva. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br) .

06

07 08

09

10

11

12

JANEIRO / 2010

2
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

CONHECIMENTOS GERAIS
LNGUA PORTUGUESA
Texto I Olhar para o cu noturno quase um privilgio em nossa atribulada e iluminada vida moderna. (...) Companhias de turismo deveriam criar excurses noturnas, em que grupos de pessoas so transportados at pontos estratgicos para serem instrudos por um astrnomo sobre as maravilhas do cu noturno. Seria o nascimento do turismo astronmico, que complementaria perfeitamente o novo turismo ecolgico. E por que no? Turismo astronmico ou no, talvez a primeira impresso ao observarmos o cu noturno seja uma enorme sensao de paz, de permanncia, de profunda ausncia de movimento, fora um eventual avio ou mesmo um satlite distante (uma estrela que se move!). Vemos incontveis estrelas, emitindo sua radiao eletromagntica, perfeitamente indiferentes s atribulaes humanas. Essa viso pacata dos cus completamente diferente da viso de um astrofsico moderno. As inocentes estrelas so verdadeiras fornalhas nucleares, produzindo uma quantidade enorme de energia a cada segundo. A morte de uma estrela modesta como o Sol, por exemplo, vir acompanhada de uma exploso que chegar at a nossa vizinhana, transformando tudo o que encontrar pela frente em poeira csmica. (O leitor no precisa se preocupar muito. O Sol ainda produzir energia docilmente por mais uns 5 bilhes de anos.)
GLEISER, Marcelo. Retalhos csmicos.

1
O autor considera a possibilidade de se olhar para o cu noturno a partir de duas distintas perspectivas, que se evidenciam no confronto das seguintes expresses: (A) ...instrudos por um astrnomo... (A. 5-6) / ...viso de um astrofsico... (A. 18) (B) ...maravilhas do cu noturno. (A. 6) / ...sensao de paz, (A. 11) (C) ...ausncia de movimento, (A. 12) / ...fornalhas nucleares, (A. 19) (D) ...radiao eletromagntica, (A. 15) / ...quantidade enorme de energia... (A. 20) (E) ...poeira csmica. (A. 24) / ...viso de um astrofsico... (A. 18)

2
Considere as afirmaes a seguir. I Na primeira frase do texto, os termos ...atribulada... (A. 2) e ...iluminada... (A. 2) caracterizam dois aspectos contraditrios e inconciliveis do que o autor chama de vida moderna. II No final do primeiro pargrafo, o sentido da expresso perfeitamente indiferentes s atribulaes humanas. (A. 15-16) indica que j se desfez aquela ...primeira impresso... (A. 10) e desapareceu a ...sensao de paz, (A. 11). III No segundo pargrafo, a expresso ...estrela modesta... (A. 21), referente ao Sol, implica uma avaliao que vai alm das impresses ou sensaes de um observador comum. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmao(es) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

10

15

20

25

3
Vemos incontveis estrelas, emitindo sua radiao eletromagntica, perfeitamente indiferentes s atribulaes humanas. (A. 14-16) No perodo acima, encontram-se uma orao (A) principal e outra subordinada reduzida de infinitivo. (B) principal e outra subordinada adjetiva reduzida de gerndio. (C) principal e outra subordinada adjetiva reduzida de particpio. (D) coordenada e outra subordinada adjetiva restritiva. (E) coordenada e outra subordinada reduzida de gerndio.

3
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

Texto II No Brasil das ltimas dcadas, a misria teve diversas caras. Houve um tempo em que, romntica, ela batia nossa porta. Pedia-nos um prato de comida. Algumas vezes, suplicava por uma roupinha velha. Conhecamos os nossos mendigos. Cabiam nos dedos de uma das mos. Eram parte da vizinhana. Ao aliment-los e vesti-los, alivivamos nossas conscincias. Dormamos o sono dos justos. A urbanizao do Brasil deu misria certa impessoalidade. Ela passou a apresentar-se como um elemento da paisagem, algo para ser visto pela janelinha do carro, ora esparramada sobre a calada, ora refugiada sob o viaduto. A modernidade trouxe novas formas de contato com a riqueza. Logo a misria estava batendo, suja, esfarrapada, no vidro de nosso carro. Os semforos ganharam uma inesperada funo social. Passamos a exercitar nossa infinita bondade pingando esmolas em mos rotas. Continuvamos de bem com nossos travesseiros. Com o tempo, a misria conquistou os tubos de imagem dos aparelhos de TV. Aos poucos, foi perdendo a docilidade. A rua oferecia-nos algo alm de gua encanada e luz eltrica. Os telejornais passaram a despejar violncia sobre o tapete da sala, aos ps de nossos sofs. Era como se dispusssemos de um eficiente sistema de misria encanada. To simples quanto virar uma torneira ou acionar o interruptor, bastava apertar o boto da TV. Embora violenta, a misria ainda nos exclua. Sbito, a misria cansou de esmolar. Ela agora no pede; exige. Ela j no suplica; toma. A misria no bate mais nossa porta; invade. No estende a mo diante do vidro do carro; arranca os relgios dos braos distrados. Acuada, a cidade passou de opressora a vtima dos morros. No Brasil de hoje, a riqueza refm da misria. A constituio do perfil da misria no Brasil est diretamente relacionada com a crescente modernizao do pas.
SOUZA, Josias de. A vingana da misria. Folha de S. Paulo, So Paulo, 31 out. 1994.Caderno Opinio, p.2. (Adaptado)

5
Embora violenta, a misria ainda nos exclua. (A. 29) Essa frase uma sntese das passagens do texto apresentadas a seguir, EXCETO (A) Conhecamos os nossos mendigos. (A. 4) (B) Dormamos o sono dos justos. (A. 7) (C) Continuvamos de bem com nossos travesseiros. (A. 18-19) (D) A rua oferecia-nos algo alm de gua encanada e luz eltrica. (A. 22-23) (E) Era como se dispusssemos de um eficiente sistema de misria encanada. (A. 25-27)

10

6
A urbanizao do Brasil deu misria certa impessoalidade. Ela passou a apresentar-se como um elemento da paisagem, algo para ser visto pela janelinha do carro, ora esparramada sobre a calada, ora refugiada sob o viaduto. A modernidade trouxe novas formas de contato com a riqueza. Logo a misria estava batendo, suja, esfarrapada, no vidro de nosso carro. (A. 8-15) Considerando a norma padro da Lngua Portuguesa no fragmento acima, afirma-se corretamente que (A) a supresso da preposio em passou a apresentar-se (A. 9) prejudica a correo da frase. (B) a forma verbal correspondente a passou, no plural, mantendo-se o tempo e o modo, passam. (C) as conjunes oraora, no fragmento ora esparramada sobre a calada, ora refugiada sob o viaduto. (A. 11-12), aditam duas idias que expressam a mesma noo de finalidade da ao. (D) o deslocamento do adjetivo novas (A. 13), com as devidas alteraes, produz formas novas de contato com a riqueza, com forte prejuzo do sentido original. (E) o termo destacado na frase A urbanizao do Brasil deu misria certa impessoalidade. (A. 8-9) exerce a funo de adjunto.

15

20

25

30

35

40

7
A circunstncia expressa pelos termos em destaque est corretamente indicada em (A) algo para ser visto pela janelinha do carro, (A. 10-11) lugar (B) ...esparramada sobre a calada, (A. 11) concesso. (C) ...pingando esmolas em mos rotas. (A. 18) modo. (D) Com o tempo, a misria conquistou os tubos de imagem dos aparelhos de TV. (A. 20-21) consequncia. (E) Embora violenta, a misria ainda nos exclua. (A. 29) condio.

4
A partir da leitura do Texto II, conclui-se que ele tem por objetivo (A) criticar a ao governamental no trato com a misria. (B) defender prticas de maior justia social. (C) denunciar a culpa sentida pelas classes privilegiadas. (D) indicar solues para a desigualdade social do pas. (E) mostrar a evoluo da situao de misria no Brasil.

4
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

Texto III A cidade moderna so os ecos [de um] labirinto presdio complexo de ruas cruzadas e rios aparentemente sem embocadura onde a iniciao itinerante e o fio de Ariadne se mostram tnues ou nulos. Invertendo-se uma das interpretaes do mito, o labirinto aqui no a trilha para chegar-se ao centro; , antes, marca da disperso. Indica a vitria do material sobre o espiritual, do perecvel sobre o eterno. Ou mais, o lugar do descartvel e do novo e sempre-igual. O homem citadino presa dessa cidade, est enredado em suas malhas. No consegue sair desse espao denso, uma vez que a civilizao urbana espraiou-se para alm dos centros metropolitanos e continua a preencher grandes reas que gravitam em torno desses centros. A partir da Revoluo Industrial, o fenmeno urbano parece ter ultrapassado as fronteiras das cidades e ter-se difundido pelo espao fsico. O signo do progresso transforma a urbanizao em movimento centrfugo, gerando a metrpole que se dispersa. Assim, o citadino homem deriva est na cidade como em labirinto, no pode sair dela sem cair em outra, idntica ainda que seja distinta.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. 20

isso no torna as aliengenas do sexo feminino exatamente dceis. Elas so distradas, vivem com a cabea nas nuvens, no associam a TV ligada eletricidade.

DAPIEVE, Arthur. Notas de ufologia parental. O Globo, 13 ago. 2004. (Adaptado)

9
As duas oraes enunciadas esto ligadas por conectivo adequado ao sentido expresso no texto em: (A) Acredito na existncia de vida em outros planetas, mas tenho trs adolescentes em casa. (B) Acredito na existncia de vida em outros planetas, pois tenho trs adolescentes em casa. (C) Acredito na existncia de vida em outros planetas, posto que tenho trs adolescentes em casa. (D) Acredito na existncia de vida em outros planetas, porm tenho trs adolescentes em casa. (E) Acredito na existncia de vida em outros planetas, no obstante ter trs adolescentes em casa.

10

15

20

10
No. No adianta dizer que tambm j fui assim. No fui. No fui. No fui. Vou prender a respirao at voc acreditar em mim. No tive infncia, nem adolescncia; j nasci velho. (A. 4-7) No trecho acima, o autor (A) afirma, de forma convincente, que sempre foi maduro. (B) revela sua inveja das filhas adolescentes. (C) tenta afirmar sua maturidade, mas se mostra infantil. (D) demonstra a necessidade de ser sempre maduro. (E) mostra sua nostalgia pela infncia perdida.

8
Na viso do autor, a cidade um espao caracterizado por antteses, por opostos que se somam num todo quase sempre contraditrio. Esse ponto de vista se faz presente de forma particularmente significativa em (A) A cidade moderna so os ecos [de um] labirinto . (A. 1) (B) Ou mais, o lugar do descartvel e do novo e sempreigual. (A. 8-9) (C) O homem citadino presa dessa cidade, (A. 10) (D) No consegue sair desse espao denso, (A. 11-12) (E) O signo do progresso transforma a urbanizao em movimento centrfugo, (A. 18-19) Texto IV Acredito na existncia de vida em outros planetas. Tenho trs adolescentes em casa. Embora seus corpos permaneam nesta dimenso, suas mentes vagam bem alm da ionosfera. No. No adianta dizer que tambm j fui assim. No fui. No fui. No fui. Vou prender a respirao at voc acreditar em mim. No tive infncia, nem adolescncia; j nasci velho. Portanto, observo as trs jovens moas como se a porta da nave tivesse acabado de se abrir e, l de dentro, eu ouvisse: Leve-me ao seu lder. Errado. Essa frase jamais seria ouvida no planeta de onde elas vm. L, o desconhecimento do conceito de lder absoluto. Logo, por que haveriam de querer conhecer o lder da Terra? Graas s ltimas festinhas de criana, que hoje percebo terem sido congressos de ufologia disfarados, sou testemunha de que aliengenas do sexo masculino so rebeldes, mas

DIREITO CONSTITUCIONAL
11
Um deputado federal apresentou projeto de lei ordinria dispondo sobre provimento de cargo no servio pblico federal. Este projeto foi aprovado pela Cmara dos Deputados; em seguida, pelo Senado, e, por fim, sancionado pelo Presidente da Repblica. Essa hiptese est de acordo com a Constituio? (A) Sim, porque o projeto de lei sobre a matria pode ser apresentado por qualquer membro do Congresso Nacional e, uma vez aprovado, deve ser submetido sano do Presidente da Repblica. (B) No, porque o projeto de lei deveria ter sido apresentado pelo Presidente da Repblica. (C) No, porque se trata de matria de competncia privativa do Congresso Nacional, sem a participao do Presidente da Repblica. (D) No, porque se trata de matria a ser regulada por lei complementar e no por lei ordinria. (E) No, porque se trata de matria a ser regulada por decreto editado pelo Presidente da Repblica.

10

15

5
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

12
Suponha que o STF tenha editado uma smula vinculante afirmando a inconstitucionalidade de uma lei federal que afeta as atividades desenvolvidas pelo Banco Central. A este respeito, o Banco Central (A) no poder aplicar a lei, pois a smula tem efeito vinculante em relao administrao pblica federal. (B) poder deixar de aplicar a lei, j que a smula do STF apenas revela um entendimento pacfico daquela Corte a respeito da matria. (C) dever continuar aplicando a lei, j que a smula do STF apenas revela um entendimento pacfico daquela Corte a respeito da matria. (D) dever continuar aplicando a lei, pois a smula tem efeito vinculante apenas em relao aos demais rgos do Poder Judicirio. (E) dever continuar aplicando a lei at que o Congresso Nacional suspenda a sua execuo.

15
Suponha que o Congresso Nacional tenha aprovado projeto de lei que aumenta a alquota do IR, e o projeto foi encaminhado ao Presidente da Repblica para sano. O chefe do Poder Executivo, no entanto, insatisfeito com alguns dispositivos do projeto, decidiu editar medida provisria dispondo sobre a mesma matria, reproduzindo alguns dos dispositivos do projeto de lei e alterando outros. Nesse caso hipottico, a medida provisria editada pelo Presidente da Repblica (A) constitucional e produzir efeitos a partir da data de sua edio. (B) constitucional, mas s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte, se tiver sido convertida em lei at o ltimo dia do exerccio em que foi editada. (C) inconstitucional, porque a Constituio veda a edio de medida provisria sobre direito tributrio. (D) inconstitucional, porque a Constituio veda a edio de medida provisria sobre matria j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. (E) inconstitucional, porque a Constituio veda a edio de medida provisria que implique majorao de imposto.

13
Um governador de estado sancionou projeto de lei dispondo sobre poltica de crdito no mbito do estado que governa. Considerando a Constituio e a matria sobre a qual dispe o projeto, essa lei (A) ser constitucional, desde que no contrarie lei federal. (B) constitucional, porque a Constituio atribui expressamente essa competncia aos estados. (C) constitucional, porque se trata de competncia comum Unio e aos Estados. (D) constitucional, pois se trata de lei especfica para o estado. (E) inconstitucional, porque a competncia para legislar sobre a matria da Unio.

16
Na hiptese de o Banco Central vir a praticar ato manifestamente ilegal e lesivo ao patrimnio pblico, um cidado brasileiro, indignado com o ocorrido e com o propsito de anular o referido ato, pode ajuizar (A) ao popular. (B) ao civil pblica. (C) mandado de segurana coletivo. (D) mandado de injuno coletivo. (E) habeas data.

14
Considerando o princpio da separao dos Poderes de acordo com a Constituio, analise as proposies a seguir. I - A Cmara dos Deputados pode convocar o Presidente do Banco Central a prestar informaes sobre assunto determinado. II - O Presidente do Banco Central, subordinado ao Presidente da Repblica, no est obrigado a atender convocao de nenhuma das Casas do Poder Legislativo. III - O Ministro da Fazenda pode, por sua iniciativa e mediante entendimentos com a Mesa diretora do Senado Federal, comparecer quela Casa do Congresso Nacional para expor assunto de relevncia de seu Ministrio. Est(ao) correta(s) APENAS a(s) proposio(es) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e III. (E) II e III.

17
Considere as afirmativas a seguir, a respeito do Banco Central. I - O Banco Central est impedido constitucionalmente de conceder emprstimos. II - O Banco Central est investido constitucionalmente da competncia de emitir moeda e no pode delegar essa competncia a nenhum outro rgo. III - Caso pretenda regular a oferta de moeda, o Banco Central poder comprar e vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional. Est correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e III. (E) II e III.

6
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

18
Determinado municpio aprovou uma lei estabelecendo horrio de funcionamento do comrcio local e das instituies bancrias instaladas naquele municpio. Essa lei (A) constitucional, j que aos municpios compete legislar sobre matria de interesse local. (B) parcialmente inconstitucional, j que os Municpios tm competncia para legislar sobre horrio de funcionamento de instituies financeiras, mas no do comrcio local. (C) parcialmente inconstitucional, j que os Municpios tm competncia para legislar sobre horrio de funcionamento do comrcio local, mas no de instituies financeiras. (D) totalmente inconstitucional, j que essas matrias so de competncia da Unio Federal. (E) totalmente inconstitucional, j que essas matrias so de competncia dos estados.

21
Uma assessora de autarquia pblica federal, questionada a respeito do instrumento jurdico necessrio para a concesso de aumento de remunerao aos servidores daquela entidade, responde corretamente que o aumento de remunerao, em tal hiptese, depende de (A) lei especfica, de iniciativa da Chefia do Poder Executivo Federal. (B) lei complementar, de iniciativa do Presidente da autarquia. (C) lei ordinria, de iniciativa do Presidente da autarquia. (D) decreto legislativo. (E) decreto da Chefia do Poder Executivo Federal.

22
Uma fundao pblica estadual celebrou contrato com a empresa XYZ, tendo por objeto a prestao de servios de vigilncia pelo prazo de doze meses. A contratao no foi precedida de licitao, tendo a autoridade administrativa fundamentado a contratao direta no fato de que a contratada teria oferecido proposta altamente vantajosa para a fundao, que deveria arcar to somente com os custos da mo de obra. A postura da fundao pblica, nessa hiptese, afigura-se (A) correta, porque o interesse pblico financeiro da fundao foi resguardado pela contratao vantajosa. (B) correta, desde que o custo da mo de obra esteja de acordo com a mdia do mercado, o que dever ser verificado em exame de economicidade. (C) correta, porque servios de vigilncia so considerados servios comuns e, como tais, submetem-se ao procedimento do prego eletrnico, no exigindo prvia licitao. (D) incorreta, porque a exigncia de prvia licitao nas contrataes administrativas tem por objetivo no apenas selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao Pblica, mas tambm oferecer a todos os administrados tratamento isonmico. (E) incorreta, porque a Lei de Licitaes no contempla qualquer hiptese de contratao direta para casos de prestao de servios.

DIREITO ADMINISTRATIVO
19
Luzia, aps vrios anos de servio pblico, aposentou-se no cargo de analista de sistemas de uma autarquia federal. O ato de aposentadoria e a respectiva fixao de proventos foram publicados no Dirio Oficial, em novembro de 2006. Em maro de 2008, Luzia recebeu uma notificao do Departamento de Recursos Humanos da autarquia onde trabalhava, dando-lhe cincia de questionamentos formulados pelo Tribunal de Contas da Unio a respeito do ato de aposentadoria e fixando prazo para, caso quisesse, apresentar manifestao. A postura do Departamento de Recursos Humanos da autarquia, nessa hiptese, encontra-se (A) correta, pois a aposentadoria um ato administrativo complexo, que somente se aperfeioa com o registro no Tribunal de Contas. (B) correta, pois a aposentadoria, embora seja ato administrativo simples, tem sua eficcia condicionada ao prvio registro no Tribunal de Contas. (C) correta, pois o prazo decadencial para exerccio da autotutela pela Administrao Pblica Federal de dez anos, a contar da publicao do ato no Dirio Oficial. (D) incorreta, pois a aposentadoria j se formalizou e, portanto, eventual controle interno ou externo exercido aps seu aperfeioamento revela-se intempestivo. (E) incorreta, pois a aposentadoria um ato administrativo simples, que no se submete a controle externo.

23
Responde(m) pelos danos que os agentes pblicos de uma autarquia federal causem, nessa qualidade, a terceiros, em decorrncia de condutas comissivas, a (A) prpria autarquia federal, por ser entidade dotada de personalidade jurdica de direito pblico, sendo a responsabilidade civil de natureza objetiva. (B) prpria autarquia federal, por ser entidade dotada de personalidade jurdica de direito pblico, sendo a responsabilidade civil de natureza subjetiva. (C) Unio Federal, por ser o ente poltico ao qual est vinculada a autarquia, sendo a responsabilidade civil de natureza objetiva. (D) Unio Federal e a autarquia, solidariamente, por ser a autarquia rgo integrante da Administrao Direta Federal, sendo a responsabilidade de natureza objetiva. (E) Unio Federal e a autarquia, solidariamente, por ser a autarquia rgo integrante da Administrao Indireta Federal, sendo a responsabilidade civil de natureza subjetiva.

20
Indagado sobre o regime jurdico a que se submetem os contratos administrativos, o assessor especial do Departamento de Administrao de uma autarquia municipal, apontou, corretamente, como caracterstica de tais contratos a (A) imutabilidade de condies. (B) presena de clusulas exorbitantes. (C) impossibilidade de prorrogao. (D) vedao exigncia de prestao de garantia. (E) indeterminao do prazo de vigncia.

7
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

24
So caractersticas das autarquias federais a (A) personalidade jurdica de direito privado e a estabilidade de seus dirigentes, nomeados para mandato fixo. (B) personalidade jurdica de direito privado e a independncia normativa. (C) personalidade jurdica de direito pblico e a capacidade de autoadministrao. (D) ausncia de personalidade jurdica prpria e a subordinao hierrquica perante o Poder Executivo Federal. (E) ausncia de personalidade jurdica prpria e a submisso Lei de Licitaes e Contratos Administrativos.

27
Odair, servidor pblico federal, foi regularmente aposentado por invalidez, no ano de 2005, aps percia mdica. Decorridos dois anos de sua aposentadoria, Odair submeteu-se a uma nova percia, oportunidade em que a junta mdica oficial declarou insubsistentes os motivos da aposentadoria. A forma de provimento dos cargos pblicos adequada para que Odair retorne atividade a(o) (A) readaptao. (B) transferncia. (C) reintegrao. (D) reverso. (E) aproveitamento.

28
Aps consulta formulada pelo Governador, o rgo central do sistema jurdico de um Estado-membro da Federao exarou parecer revendo a interpretao anteriormente conferida a determinada norma administrativa, aplicandoa retroativamente de forma a cassar direitos que j haviam sido reconhecidos a diversos interessados. Essa postura da Administrao Pblica agride o princpio bsico da (A) instrumentalidade das formas. (B) motivao. (C) lealdade processual. (D) segurana jurdica. (E) publicidade.

25
Uma servidora pertencente aos quadros de fundao pblica federal, aps sindicncia instaurada para apurao de ilcito administrativo a ela imputado, foi penalizada com suspenso por quarenta e cinco dias. Com base na Lei no 8.112/90, a aplicao da pena disciplinar, na hiptese, afigura-se (A) correta, desde que tenha sido assegurada servidora ampla defesa, pois o prazo mximo previsto em lei para a pena de suspenso de sessenta dias. (B) correta, desde que o ilcito administrativo no configure ilcito penal. (C) incorreta, pois a aplicao da pena de suspenso pressupe a propositura de ao civil pblica por ato de improbidade cumulada com a sindicncia. (D) incorreta, pois a aplicao da pena de suspenso por mais de trinta dias pressupe a instaurao de ao penal cumulada com a sindicncia. (E) incorreta, pois a aplicao da pena de suspenso por mais de trinta dias pressupe a instaurao de processo disciplinar.

29
No sistema jurdico brasileiro, a responsabilidade civil do Estado por danos causados a terceiros rege-se pela teoria (A) subjetiva, com fundamento no risco administrativo. (B) objetiva, com fundamento no risco administrativo. (C) da equivalncia dos antecedentes causais. (D) da culpa presumida. (E) da culpa provada.

30
Um automvel integrante da frota de veculos de uma autarquia federal, cuja utilizao destina-se ao transporte rotineiro do expediente administrativo, um bem pblico (A) de uso comum do povo. (B) de uso particular. (C) de uso especial. (D) desafetado. (E) dominical.

26
A respeito do controle da Administrao Pblica, analise as proposies abaixo. I - No exerccio do controle externo, os Tribunais de Contas tm competncia para sustar a execuo de atos administrativos eivados de ilegalidade. II - Os atos administrativos compostos no so passveis de controle pela prpria Administrao Pblica, mas podem ter seu mrito examinado pelos rgos do Poder Judicirio. III - A Administrao Pblica pode revogar seus prprios atos, por motivo de convenincia e oportunidade. (So) correta(s) APENAS a(s) proposio(es) (A) I. (B) II . (C) III. (D) I e II. (E) I e III.

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL


31
Considere a relao de instituies financeiras a seguir. I II Banco do Brasil Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social III Bancos Comerciais IV Bancos Regionais de Desenvolvimento V Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento VI Bancos de Investimento So consideradas instituies financeiras monetrias APENAS as nomeadas em (A) I e II. (B) I e III. (C) III e IV. (D) I, III e V. (E) I, III e VI.

8
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

32
O Conselho Monetrio Nacional a entidade superior do sistema financeiro nacional, NO sendo de sua competncia (A) estabelecer a meta de inflao. (B) zelar pela liquidez e pela solvncia das instituies financeiras. (C) regular o valor externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos. (D) regular o valor interno da moeda, prevenindo e corrigindo surtos inflacionrios ou deflacionrios. (E) fixar o valor do supervit primrio do oramento pblico.

37
No modelo macroeconmico clssico, as variaes na oferta monetria, decorrentes da atuao do Banco Central, tm consequncias, a curto prazo, apenas sobre o(a) (A) nvel geral de preos. (B) produto real da economia. (C) utilizao da capacidade ociosa. (D) taxa de desemprego. (E) taxa de cmbio.

38
O grfico abaixo ilustra o modelo IS/LM/BP, representando uma economia em regime de taxa de cmbio fixa.

33
O Banco Central do Brasil o rgo executivo central do sistema financeiro e suas competncias incluem (A) aprovar o oramento do setor pblico brasileiro. (B) aprovar e garantir todos os emprstimos do sistema bancrio. (C) administrar o servio de compensao de cheques e de outros papis. (D) organizar o funcionamento das Bolsas de Valores do pas. (E) autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinmica operacional de todas as instituies financeiras do pas.

Taxa de Juros

LM

i*

BP

IS y* Renda Na situao representada no grfico, a(o) (A) poltica monetria impotente. (B) poltica fiscal impotente. (C) taxa de desemprego elevada. (D) mobilidade internacional do capital financeiro reduzida. (E) balano comercial superavitrio.

34
As instituies financeiras no monetrias (A) incluem os bancos comerciais. (B) incluem as cooperativas de crdito. (C) incluem as caixas econmicas. (D) captam recursos atravs da emisso de ttulos. (E) captam recursos atravs de depsitos vista.

35
No processo de regulao prudencial dos bancos, o requerimento mnimo de capital prprio (A) limita os emprstimos bancrios s empresas com um mnimo de capital prprio. (B) limita o valor dos emprstimos de liquidez do Banco Central aos bancos comerciais. (C) cresce com o aumento do risco assumido pelas instituies financeiras. (D) estabelece mnimos para o valor das garantias oferecidas pelos credores das instituies financeiras. (E) estabelece um valor mnimo para o crdito concedido pelas instituies financeiras.

39
O grfico abaixo mostra Curvas de Phillips para uma determinada economia. Taxa de inflao B

A2 A1

ECONOMIA
36
O Produto Interno Bruto de um pas, num certo ano, menor que o seu Produto Nacional Bruto, no mesmo ano, se a(o) (A) entrada de poupana externa for elevada. (B) entrada lquida de capitais do exterior exceder as importaes. (C) renda lquida recebida do exterior for positiva. (D) reserva em divisas estrangeiras, no Banco Central, aumentar. (E) supervit no balano comercial e de servios for positivo.
0 u* Taxa de desemprego

Analisando o grfico, conclui-se que a (A) taxa natural de inflao igual a . (B) taxa natural de desemprego igual a u* . (C) curva A1 reflete expectativas de inflao mais elevadas que A2. (D) curva B de curto prazo, inelstica. (E) demanda agregada da economia representada por B.

9
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

40
Entre as vrias aes do Banco Central que resultam numa poltica monetria expansionista, NO se encontra a (A) compra de moeda estrangeira no mercado cambial. (B) compra de ttulos federais no mercado aberto. (C) venda de ttulos federais no mercado aberto. (D) reduo do percentual de recolhimento compulsrio dos bancos ao Banco Central. (E) reduo da taxa de juros dos emprstimos de liquidez do Banco Central aos bancos.

45
O subsistema normativo do Sistema Ffinanceiro Nacional inclui os seguintes rgos ou entidades: (A) Conselho Monetrio Nacional e Banco Central do Brasil. (B) Comisso de Valores Mobilirios e Caixa Econmica Federal. (C) Banco Central do Brasil e Banco do Brasil. (D) Banco Central do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social. (E) Banco do Brasil e Superintendncia de Seguros Privados.

41
Uma empresa tem custo fixo de produo bem elevado em relao ao seu custo varivel. Quando comear a produzir, medida que a produo aumentar, certamente haver uma diminuio do custo (A) total. (B) mdio. (C) marginal. (D) varivel. (E) fixo.

RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO
46
Com o objetivo de preservar a espcie durante o perodo reprodutivo, determinado municpio estabeleceu um limite de pesca de camaro que dizia o seguinte: permitida a pesca de 3 kg de camaro e mais um camaro, no podendo haver mais do que 12 camares com medida superior a 15 cm. Considere que uma pessoa pesque oito camares, todos com medida superior a 15 cm. Analise os procedimentos a seguir para decidir se essa pescaria est dentro do limite permitido. - Verificar se a soma dos pesos de todos menos o peso do mais pesado no ultrapassa 3 kg. II - Verificar se a soma dos pesos de metade deles no ultrapassa 1,5 kg. III - Verificar se a soma dos pesos de metade deles mais o peso do mais pesado ultrapassa 1,5 kg. I (So) eficaz(es) APENAS o(s) procedimento(s) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.

42
Num jogo com decises simultneas entre duas pessoas, h um Equilbrio de Nash. Cada pessoa conhece previamente todas as estratgias possveis e os retornos dos participantes para cada combinao de estratgias. Neste jogo, certamente, (A) h pelo menos um outro Equilbrio de Nash. (B) pode haver outro Equilbrio de Nash. (C) no h estratgia dominante. (D) pelo menos uma estratgia, de um dos participantes, dominante. (E) todas as estratgias possveis dos jogadores so puras.

43
A crise econmica decorrente do grande aumento dos preos do petrleo, em 1973, teve como resposta, no Brasil, a adoo do II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). A execuo de tal plano (A) freou o crescimento da economia brasileira para reduzir as importaes de petrleo. (B) aumentou a demanda interna por bens de consumo, ao redistribuir a renda para as classes mais pobres. (C) reduziu o endividamento externo do Brasil por meio de uma poltica de diminuio das importaes. (D) causou um impacto deflacionrio sobre a economia brasileira, provocado pela forte recesso domstica. (E) buscou superar a dependncia externa, investindo na ampliao da produo domstica de bens de capital e de petrleo.

47
Um quadrado cortado em 49 quadrados menores. Todos esses quadrados tm as medidas de seus lados, em centmetros, expressas por nmeros inteiros positivos. H exatamente 48 quadrados com rea igual a 1 cm 2. O nmero de resultados possveis para expressar, em cm2, a medida da rea do quadrado original exatamente igual a (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

44
O Plano Real de estabilizao da economia brasileira, de 1994, levou inicialmente ao() (A) congelamento geral de preos e salrios. (B) congelamento da taxa de cmbio R$ / US$. (C) estabelecimento de metas de inflao para o Banco Central do Brasil. (D) valorizao do real em relao ao dlar americano. (E) forte expanso das exportaes.

48
O ms de fevereiro de um ano bissexto s ter cinco sbados se comear em um(a) (A) sbado. (B) domingo. (C) quarta-feira. (D) quinta-feira. (E) sexta-feira.

10
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

49
Jonas possui 15 bolas visualmente idnticas. Entretanto, uma delas um pouco mais pesada do que as outras 14, que tm todas o mesmo peso.

51
Uma associao formada por trs espelhos planos construda no interior de uma estrutura tubular. Em uma das figuras est ilustrado o trajeto de um raio de luz monocromtico, atravs da estrutura, ocasionado pelas sucessivas reflexes, at atingir o observador.
Espelho 1 A B Espelho 1 A D B C

Utilizando uma balana de dois pratos, semelhante da figura acima, o nmero mnimo de pesagens que devero ser feitas para que se possa garantir que a bola que destoa quanto ao peso ser identificada (A) 2 (B) 3 (C) 4 (D) 5 (E) 6

Espelho 3 Espelho 2

Espelho 3 Espelho 2 Observador

50
Uma mesa de bilhar tem 5 m de comprimento e 3 m de largura e no possui caapas. A contar de suas quinas, a cada 1 m, est marcado um ponto. Ao todo, so 16 pontos, incluindo essas quinas, como ilustra a Figura 1.

Uma placa de madeira ABCD, em forma de quadrado, colocada de frente para a entrada da estrutura tubular. A disposio dos vrtices A, B, C e D na imagem vista pelo observador pode ser representada por
D C B C D A B

(A)
A C B B

(B)
A D

(C)
D A

(D)
C

A
Figura 1

D C

(E)
B

Um jogador d uma forte tacada em uma bola que est em 1, lanando-a contra a tabela. A bola choca-se contra o ponto 7, ricocheteia e segue em outra direo, preservando, aps cada choque, o mesmo ngulo que fazia com a tabela antes do choque (Figura 2).
4 5 6
NGULO ANTES DO CHOQUE

52
Num famoso talk-show, o entrevistado faz a seguinte afirmao: Toda pessoa gorda no tem boa memria. Ao que o entrevistador contraps: Eu tenho boa memria. Logo, no sou gordo. Supondo que a afirmao do entrevistado seja verdadeira, a concluso do entrevistador (A) falsa, pois o correto seria afirmar que, se ele no fosse gordo, ento teria uma boa memria. (B) falsa, pois o correto seria afirmar que, se ele no tem uma boa memria, ento ele tanto poderia ser gordo como no. (C) falsa, pois o correto seria afirmar que ele gordo e, portanto, no tem boa memria. (D) verdadeira, pois todo gordo tem boa memria. (E) verdadeira, pois, caso contrrio, a afirmao do entrevistado seria falsa.

8
NGULO DEPOIS DO CHOQUE

10

11

16

15 14 Figura 2

13

12

Aps o primeiro choque, a bola continua a se chocar contra as tabelas e, a cada choque, desvia sua trajetria como descrito acima. Antes de parar, a bola chocou-se cinco vezes contra as tabelas da mesa. O ltimo ponto em que ela bateu na tabela foi o (A) 6 (B) 5 (C) 4 (D) 3 (E) 2

11
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

53
Gabriel brinca com 24 moedas de R$ 1,00. Inicialmente, ele forma com elas trs pilhas. Em seguida, dobra a segunda pilha colocando nela moedas retiradas da primeira; depois, dobra a terceira com moedas retiradas da segunda e, finalmente, dobra o que restou na primeira pilha com moedas retiradas da terceira, ficando, assim, as trs pilhas com o mesmo nmero de moedas. O nmero de moedas que havia, no incio, na pilha mais alta, era (A) 6 (B) 7 (C) 8 (D) 11 (E) 12
5

LNGUA INGLESA
Freedom of IMFormation
By Reza Moghadam Posted on September 17, 2009 by iMFdirect

54
Para selecionar um recruta dentre 225 voluntrios, o sargento de determinado batalho os dispe em um quadrado de 15 linhas por 15 colunas e, a princpio, manda sair o mais alto de cada linha e denomina de A o mais baixo, dentre esses 15. Em seguida, faz com que todos retomem suas posies no quadrado e, agora, manda sair o mais baixo de cada coluna e denomina de B o mais alto, dentre esses 15. Analise as seguintes situaes: I - A ser mais alto do que B; II - B ser mais alto do que A; III - A e B serem a mesma pessoa. (So) possvel(is) APENAS a(s) situao(es) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e III. (E) II e III.

10

15

20

25

55
Analise as frases abaixo e assinale: S: caso a declarao contenha um equvoco do ponto de vista da lgica verbal; N: em caso contrrio. ( ) Pretendendo acabar com as baratas que havia em sua casa, comprou remdio para insetos. ( ) De acordo com o calendrio de datas festivas do Brasil, em novembro h um feriado. ( ) Sua vida mudou radicalmente; pode-se dizer que deu um giro de 3600. A sequncia correta das letras, de cima para baixo, (A) S N N (B) S N S (C) S S N (D) N S N (E) N S S
35 30

40

45

With the global financial crisis, the world is increasingly looking to the International Monetary Fund not just for financing but as the global institution charged with overseeing members economies and policies (what we call surveillance). Its easy to forget that only 10 years ago the Fund was a secretive institution. Thats no longer the case. Communicating and engaging with the world at large is now a normal and essential part of the Funds business. The IMF today is a very open institution. The vast majority of our reports are published. The public can search the IMFs archives. And we are making lots of effort to reach out to external stakeholders. The benefits of this increased transparency, both for the Funds surveillance and lending activities, are indisputable. Transparency allows us to engage with the public and to build a broader understanding and support of what we do. It benefits the quality of our advice by subjecting our analysis to outside scrutiny. And more generally, it makes us more accountable for our advice and financial decisions. In all, it makes us a more effective and legitimate institution. Frankly, the Fund cannot be a genuine leader on economic policy issues unless it is seen as transparent. We certainly would not have been able to achieve the major reforms of our lending frameworks and the increase in our financial resources had we not been seen as an open and transparent institution. Rightly, the public expects to know what we are up to. At the same time, certain aspects of transparency remain controversial. Some believe that publication undermines candor in the reports, the frankness of discussions between staff and country authorities, and the Funds role as trusted advisor. Communicating and engaging with the world at large is now a normal and essential part of the Funds business. We are gearing up to review the Funds transparency policy, as part of our efforts to increase our effectiveness. The IMF has come a long way over the last 10 years, and publication rates of reports are high. Raising them further is not the main issue, nor one that can easily be resolved without changes much of our membership would consider revolutionary (such as making publication mandatory). Rather, further efforts should focus on making progress on a broad front, on issues that may catch fewer headlines, but are nevertheless crucial:

12
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

50

55

60

Reducing long publication lags. How can we simplify the cumbersome procedure for obtaining consent? Maintaining the integrity of reports. The IMFs analysis and advice must be, and be seen to be, convincing, candid, and independent. To this end, there is a long-standing and fundamental principle that Fund reports are not negotiated documents. Making the Funds archives more accessible. The current setup for searching the archivesin particular the need to travel to Washington to gain full access to themis outdated. We should also consider whether we can make some archived material available more quickly to the public.
http://blog-imfdirect.imf.org/2009/09/17/freedom-of-imformation/

59
The expression in boldtype and the item in parenthesis are semantically equivalent in (A) In all, it makes us a more effective and legitimate institution. - lines 21-22. (all things considered). (B) the Fund cannot be a genuine leader on economic policy issues unless it is seen as transparent. lines 23-24. (given that). (C) Rather, further efforts should focus on making progress on a broad front, on issues that may catch fewer headlines, - lines 45-47. (moreover). (D) To this end, there is a long-standing and fundamental principle that Fund reports are not negotiated documents. - lines 52-54. (last but not least). (E) We should also consider whether we can make some archived material available more quickly to the public. - lines 58-60. (while).

56
The wordplay in the title refers to the fact that the (A) IMF has not dared to open its reserved archives in Washington to the public in general. (B) IMF has been adopting a transparency policy so as to enhance its credibility and legitimacy. (C) IMF must be freed from the impositions of the world leaders on its financial decisions. (D) once secret information kept by the IMF is not freely discussed nor is it easily negotiable. (E) world economies are trying to get rid of the excessive control of the IMF over their financial systems.

60
I agree wholeheartedly with these transparency initiatives. I would also urge the IMF to keep going further forward particularly in regards to archives, as well as releasing country reports as part of a regular pattern of their activities, and to move to a system of releasing mandatory reports. In order for us not to repeat the same mistakes over and over again, we must be able to discern patterns from real world data. Secrecy is to be shunned since it promotes an imbalance in power and always leads to abuses.
Rahim, on December 14th, 2009 at 12:41 am http://blog-imfdirect.imf.org/2009/09/17/freedom-of-imformation/ #comment-579

57
The only argument that CANNOT be considered supportive of publishing the IMF documents is that the (A) public must be made aware of what the IMF has been doing and the support it is giving to economic policy issues. (B) IMF will be regarded as a more trustworthy institution if it releases its documents and financial decisions to the public at large. (C) language used in documents that circulate publicly is usually more controlled and therefore less frank and direct in exposing opinions and facts. (D) lack of access of external stakeholders to the issues the IMF supports and the actions it takes makes the institution more vulnerable and less effective. (E) relevant changes made to the financing structure of the institution were only effected in recognition of the IMF as a reputable and candid organization.

The comment above is in tune with Moghadams ideas, because Rahim states that (A) secret reports are not welcome in the IMF any more because they actually distort real world data. (B) some concealment measures should be preserved so as to protect IMF archives and country reports. (C) no country reports should be mandatory to avoid the imbalance of power among the worlds leading nations. (D) the transparency initiatives promoted by the IMF may eventually lead to mistakes and to an abuse of power. (E) the IMF should regularly publish reports in order to keep the world informed on financial and economic issues the institution has adopted.

58
In terms of meaning, it is correct to affirm that (A) ...charged with... (lines 3-4) and endowed with are synonyms. (B) ...reach out to... (line 13) and get in touch with are antonyms. (C) ...scrutiny. (line 19) and inquiry have opposite meanings. (D) ...gearing up to. (line 37) and getting ready for express contradictory ideas. (E) ...come a long way... (line 40) and made considerable progress express similar ideas.

Co n t i nu a

13
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

REDAO REA 6
Texto I E-mail poder servir de prova documental Dever ser examinado na Comisso de Cincia, Tecnologia, Inovao, Comunicao e Informtica (CCT), na quarta-feira (06), s 8h 30min, projeto de lei da Cmara determinando que mensagem eletrnica (e-mail) poder servir de prova documental perante a Justia. A proposta ser analisada tambm pela Comisso de Constituio, Justia e Cidadania (CCJ). O texto (PLC 170/08) pressupe que as informaes fornecidas pelo emitente da mensagem so verdadeiras, bem como a manifestao da sua vontade, desde que tenham certificao digital segundo as normas da Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira (ICP-Brasil). O relator da matria considera que a proposio contribui para a modernizao do processo judicial brasileiro. Ele avalia tambm que, ao acrescentar dispositivo ao Cdigo de Processo Civil (Lei 5.869/73), o projeto aperfeioa legislao que regulamenta a utilizao de informaes por meio eletrnico nas peas judiciais.
Disponvel em: http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=90531. Acesso em: 13 dez, 2009. (Adaptado)

Texto II O e-mail e a prova judicial Os novos tempos nos trouxeram um poderoso aliado na forma de comunicao, que o correio eletrnico, ou e-mail que, de to prtico, tornou-se uma ferramenta imprescindvel no espao virtual. No entanto, a segurana desse contato virtual hoje motivo de grande preocupao entre aqueles que usam esse instrumento para a concretizao de seus negcios, troca de correspondncia e qualquer forma de expanso de contato rpido, barato e eficiente. Os Estados Unidos do um passo frente aprovando Uniform Electronic Transactions Act, que concede assinatura digital o mesmo status legal da assinatura em papel. A Lei, que entrou em vigor em 01 de janeiro do ano 2000, est sendo considerada o passo que faltava para o uso de documentos eletrnicos, incluindo contratos de aluguel, leasing e trabalho.
Disponvel em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5808. Acesso em: 13 dez, 2009.

TEMA
A utilizao do e-mail (mensagem eletrnica) em processos judiciais constitui uma prova real ou a virtualidade do prprio processo fragiliza a realidade?

Construa um texto argumentativo sobre o tema proposto, com o mnimo de 45 e o mximo de 50 linhas, tendo por base os textos acima, que devem ser utilizados, apenas, como referncia para uma reflexo sobre o tema, no podendo ser transcritas qualquer passagem dos mesmos. Lembre-se de que no h uma resposta certa ou errada. O importante que voc apresente as suas ideias sobre o assunto fundamentando-as devidamente. D um ttulo sua redao, que deve ser escrita a caneta esferogrfica de tinta preta.

14
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________

O H N U C S A R

15
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ 16
ANALISTA - REA 6 CONHECIMENTOS GERAIS E DISCURSIVA _______________________________________________________________________________________________________

O H N U C S A R

You might also like