You are on page 1of 25

A Fina Arte de Lidar com Pessoas

Uma receita de seis mil anos de idade


Prof. Ivan Maia Estrategista Empresarial Treinador Emocional

Seja muito bem vindo (a)! Este curso certamente ajudar voc a se aprimorar como pessoa e profissional, e melhorar seus resultados financeiros, como j fez com centenas de outras pessoas. As aulas foram desenvolvidas com base em modernas tcnicas de aprendizado inconsciente, permitindo aos alunos alcanarem o mximo de aproveitamento em cada mdulo. Portanto, aproveite cada segundo e valorize seu investimento! Abaixo descrevemos alguns conselhos preciosos para que isso se torne possvel. Pergunte: esclarea todas as suas dvidas, no as leve para casa. Voc pagou pelas aulas, e merece obter respostas. Alm disso, outros alunos se beneficiaro das suas respostas, e com isso o grupo cresce. Perguntar o verbo mais importante do mundo, pois ele que abre as portas para os demais. Concentre-se: esteja sempre em contato com aquela parte dentro de voc que busca o aprimoramento; sinta como certas informaes tocaro as suas cordas interiores, e que tipo de reflexes elas produziro. Anote isso na sua apostila, pois essas so as chaves do aprendizado e do aprimoramento. Se quiser saber mais sobre como usar essas chaves, basta usar o conselho acima. Relaxe: o crebro absorve mais informaes quando estamos relaxados e confortveis, por isso, busque a melhor posio e use roupas confortveis durante as aulas. E acima de tudo, divirta-se. Nossa equipe de apoio estar sua disposio para ajuda-lo no que for preciso e atender suas necessidades, e o professor tambm. Nosso desejo que voc saia satisfeito e sinta-se beneficiado com os amplos resultados que certamente alcanar. Boa sorte, e obrigado por prestigiar nosso trabalho! Vincius Nascimento, Viviane Leite, Lucas Souza e Ivan Maia Equipe da AQUILA SOLUES e da IVAN MAIA TREINAMENTOS.

I Perodo

O Reencontro com o Guerreiro Interior

A fina arte de lidar com pessoas

OSegredo de Esopo
Somos os nicos seres que possuem a capacidade de falar. Cada palavra que falamos produz um efeito em nossa vida e na vida das pessoas ao nosso redor. Devemos usar esse poder com muita responsabilidade, pois palavras se tornam pensamentos, que se tornam sentimentos, que geram comportamentos, que criam resultados. Muito dinheiro perdido, incontveis dias so gastos inutilmente, vidas so destrudas e oportunidades perdidas porque o ser humano ignora esse to importante fato. claro que algumas pessoas acreditam que existem dois tipos de crtica (a construtiva e a destrutiva), mas enganam-se terrivelmente e vivem suas vidas numa penumbra cinzenta, tropeando sucessivamente e ignorando que so as prprias responsveis por suas desventuras. Como pessoa, dia a dia voc se torna aquilo que diz; e como pai, me, professor e lder voc torna as pessoas aquilo que diz sobre elas e para elas.

O homem comum exigente com os outros; o homem superior exigente consigo mesmo". (Marco Aurlio)

Removendo Barreiras
A maneira mais potente de abandonar um hbito substitui-lo por outro. J que voc se torna aquilo que diz (como vimos acima), desenvolva em si mesmo o hbito mais poderoso do mundo: elogiar. Para isso voc s precisa querer, nada mais. Observe as pessoas e ver que todas elas possuem qualidades (ou caractersticas positivas). Elogie pelo menos uma pessoa por dia, e em pouco tempo sua vida se alterar para melhor com tanta intensidade que voc ficar surpreso. O elogio pode ser feito com gestos, expresses faciais, palavras diretas, cartes, mensagens fonadas, toques fsicos e muitas outras formas. Ele pode ser direto (dito para a prpria pessoa) ou transportado(usando-se um fofoqueiro ou vrios). Comece j!

"Ns no nos libertamos, atirando-o pela janela: preciso faz-lo descer a escada, degrau por degrau". (Mark Twain)
I Perodo O Reencontro com o Guerreiro Interior

A fina arte de lidar com pessoas

A Maior Arma de Vendas e Relacionamentos


A maioria das pessoas est sempre buscando conhe-cimentos e tcnicas mirabolantes para aumentar seus resultados. Tais pessoas buscam sempre coisas difceis, complicadas na aplicao, dispendiosas e que demoram para dar frutos. Enquanto isso, existe uma minoria que usa coisas mais simples, que j aprendemos desde a infncia, e alcanam resultados amplos e positivos. O sorriso a maior arma que existe. Ele beneficia quem o recebe, mas no tanto quanto o faz para quem o d. Ele abre portas e amolece at os mais duros, suaviza ambientes e muda a cor do dia. Uma das maiores e mais importantes descobertas da psicologia moderna foi a de que a ao vem ANTES da sensao. Ento no espere mais, comece j!

O passarinho no canta porque est feliz. Ele est feliz porque canta. (Prof. William James)

Eco Emocional - I (solicitaes)


Cada vez que voc fala com algum, uma entre duas coisas acontece: ou a pessoa fica a seu favor ou totalmente contra voc. O nosso tom de voz o piloto que dirige as outras pessoas, nunca pela razo, sempre pela emoo. Sendo assim, COMO falar muito mais importante do que O QUE falar. As pessoas que conseguem ser amadas, admiradas e respeitadas so aquelas que j descobriram a combinao mgica: o que, quando, onde e como dizer algo para algum. Sempre que for dizer algo, lembre-se desse importante fator, e pergunte-se primeiro como gostaria que algum te dissesse aquilo. uma ferramenta que jamais falha!

"Ns nos transformamos naquilo que praticamos com freqncia. A Excelncia, portanto, no um ato isolado. um hbito". (Aristteles)

I Perodo

O Reencontro com o Guerreiro Interior

A fina arte de lidar com pessoas

A Arte de ser Diferente - I (atuao)


O mundo est repleto de faladores compulsivos. So como matracas eletrnicas, falam sem nem mesmo parar para respirar, e emendam assuntos uns nos outros, sem se preocupar com quem est ouvindo. E alm disso, falam todos ao mesmo tempo. Se voc deseja obter sucesso por onde passar, seja diferente! Fale sempre menos do que deseja. E quando for sua vez de falar, use as Regras Mximas (parte 1): Jamais fale o tempo todo, Cuidado para no falar somente sobre o que voc gosta, Jamais demonstre ser muito entendido em algum assunto (ou em todos). Aprenda primeiro a ouvir e depois a escutar realmente. Quando uma pessoa estiver falando com voc, use as Regras Mximas (parte 2): Jamais interrompa, Jamais bloqueie (seja com gestos ou expresses faciais), Jamais demonstre ansiedade, Jamais interrompa o fluxo da comunicao.

Aquele que cala escuta, no dissipa o que sabe e aprende o que ignora. ( Autor desconhecido)

Reverso de Interesses
Todos os dias voc pode escolher o que fazer com seu tempo, ou seja, investir em pessoas e resultados ou desperdiar oportunidades. Os maiores lderes da histria conheciam e dominavam essa ferramenta: eles sempre encontravam tempo para se interessar pelas outras pessoas. Dedique 15 minutos de cada dia de vida e pratique isso. Interessar-se por algum significa prestar ateno, saber que a pessoa existe, ouvir, olhar para a pessoa enquanto ela fala, parafrasear de vez em quando, certificando-se de que realmente est entendendo. No h como descrever corretamente a imensido de benefcios que voc ter com isso!

I Perodo

O Reencontro com o Guerreiro Interior

10

A fina arte de lidar com pessoas

"Qualquer um pode ser negligente, mas uma vez que voc se compromete a fazer algo srio, esse algo entra em seu sangue e a muito difcil algum conseguir impedi-lo". (Bill Cosby)

Construindo Oportunidades
Todas as pessoas so boas em algumas coisas. Todas elas possuem caractersticas, habilidades, conhecimentos ou coisas que admiramos e gostaramos de ter. Passe a mencionar esse tipo de coisa s pessoas com quem voc convive, ou com as quais se encontra ocasionalmente, e voc perceber os resultados fantsticos do uso dessa ferramenta. Fale honesta e abertamente sobre as razes pelas quais voc admira aquilo. Tais palavras so como o blsamo que alivia dores fsicas, e nos aproximam das outras pessoas de modo maravilhoso. Alm disso, ao construir oportunidades para outros, voc o far tambm por voc mesmo.

"A franqueza no consiste em dizer tudo o que se pensa, mas em pensar tudo o que se diz!" (Victor Hugo)

Respeite os Nomes
Um casal, muitas vezes, leva nove meses para escolher o nome de uma criana. Anos se passam e a algum aparece e se acha no direito de substituir tal nome por um apelido. Outros se juntam a esse pernicioso hbito, pois a mediocridade sempre aglutina pessoas semelhantes. Fuja disso! Ao conhecer uma pessoa, pergunte a ela como gosta de ser chamada. Algumas possuem dois nomes, outras preferem o sobrenome, e uma minoria bem

I Perodo

O Reencontro com o Guerreiro Interior

A fina arte de lidar com pessoas


pequenina prefere apelidos. Seja como for, chame-a da forma como ela prefere. A histria do mundo est repleta de exemplos da absurda importncia que os seres humanos do a esse fator, portanto, respeite-o.

11

A grande diferena est nos detalhes. Um vinho pode custar dez ou vinte vezes mais do que outro, por ser um pouco melhor. Ele nunca ser dez ou vinte vezes melhor. (Heitor Herculano de Paula Presidente da Azalia)

Coerncia e Confluncia
Existem duas ferramentas que devem sempre ser usadas em conjunto, se voc deseja viver melhor, vender mais e ter paz de esprito. A primeira o Recuo Estratgico: sempre que perceber que uma nuvem de discusso est se formando, retire-se do cenrio, pois nada de bom pode advir do fato de ficar. A Segunda a Confluncia: sempre que algum discordar de voc, das suas idias, te apresentar uma queixa, objeo ou tentar te agredir verbalmente, coloque-se no lugar dela (tentando ver as coisas sob o seu ponto de vista), e lembre-se de que existem trs estratgias dentro dessa ferramenta. Cada uma delas usada num certo tipo de situao, e todas so potentes, pois te colocam favoravelmente em relao ao seu interlocutor, como abaixo demonstrado. Confluncia Plena: se perceber que a outra pessoa tem toda a razo, diga a ela que ela est certa e pergunte como a situao pode ser resolvida. Confluncia de Idias: diga a ela que deve existir uma outra informao que ela tem em mos e voc desconhece, e por isso natural que ela pense de outro modo. Faa isso de forma interrogativa, alavancando sempre uma resposta. Confluncia de Razes: diga a ela que deve existir uma razo (motivo) que ela sabe e voc no, e por isso natural que ela esteja se sentindo daquele modo. Faa isso tambm de forma interrogativa, alavancando sempre uma resposta.

I Perodo

O Reencontro com o Guerreiro Interior

12

A fina arte de lidar com pessoas

Em todos os trs casos, abre-se uma nova porta para a sequncia da conversa ou negociao, suaviza-se os temperamentos, e solues positivas so alavancadas. No final de tudo, a pessoa se aproxima de voc, pois algo diz a ela que voc diferente das outras pessoas. Novos negcios tornam-se possveis a partir disso.

H trs tipos de pessoas no mundo: As que aprendem com os prprios erros: so sbias. As que aprendem com os erros dos outros: so afortunadas. E as que no aprendem nem com os prprios erros, nem com os dos outros: so imbecis. (Annimo)

I Perodo

O Reencontro com o Guerreiro Interior

II Perodo

Caminhando com o Guerreiro Interior

A fina arte de lidar com pessoas

15

No h progresso sem mudana. E quem no consegue mudar a si mesmo, acaba no mudando coisa alguma! (Geoge Bernard Shaw)

Eco Emocional - II (repreenses)


Agora que voc j conhece as implicaes que nossas palavras tm e a importncia do nosso tom de voz (conforme visto no primeiro perodo), imagine o cuidado que deve ter quando se trata de repreender algum. O grande segredo jamais falar quando se est nervoso, ou no momento em que o fato acontece. Enquanto no perceber que a fagulha emocional negativa no se apagou, permanea em silncio sobre o fato. Aguarde o esfriamento mental, que produz lucidez. Quando falar seja franco e austero se desejar ou se a situao exigir, mas sempre usando a delicadeza ou a diplomacia. Fazendo isso voc jamais se arrepender, pois alm de no abrir feridas que no podero ser curadas, os resultados sero amplos e positivos.

O verdadeiro valor de um homem no pode ser encontrado nele mesmo, mas nas cores e texturas que faz surgir nos outros". (Albert Schweitzer)

Matemtica Emocional
Sempre que estiver numa situao onde tiver que vender uma idia para algum, mostrar a uma pessoa um ponto de vista que difere do dela, ou estiver conversando com uma dessas pessoas que discordam de tudo o que voc diz, lembre-se que esse tipo de emoo segue uma frmula matemtica simples. Desde o incio da sua fala, consiga que outra pessoa fique num estado mental favorvel a voc. No permita que ela diga um no.

II Perodo

Caminhando com o Guerreiro Interior

16

A fina arte de lidar com pessoas

Deixe evidente (com palavras, gestos, olhar e tom de voz) que voc deseja o mesmo objetivo que ela, faa perguntas oportunas e coerentes. Antes de perguntar algo, elabore a pergunta de forma que a resposta seja positiva. Aps cada resposta, concorde e mantenha o rumo de forma positiva. Ajude a pessoa a navegar pelo assunto e voc ver como ela mesma reconhecer a incoerncia sem, no entanto, ofender-se. As pessoas tendem a se agarrar s primeiras palavras e pensamentos que se formam em suas mentes.

" mais fcil desintegrar um tomo do que um preconceito". (Albert Einstein)

A Arte de ser Diferente - II (construo)


Agora que voc j sabe que o segredo tornar-se um escutador num mundo de faladores (conforme vimos no primeiro perodo), aprenda a construir possibilidades positivas, solidificar amizades e deixar marcas emocionais construtivas. Incentive as pessoas a falarem sobre os assuntos que so importantes para elas. Resista tentao de ser como a maioria. Fazendo isso voc aprender muitas coisas importantes. Faa perguntas pertinentes (sem parecer um interrogatrio), parafraseie (sem parecer um relgio de repetio), comente pequenos elogios em apreciao a certos fatos (usando sempre a sinceridade), explane pontos de dvidas (mostrando coerncia e inteligncia). Se em alguma ocasio um determinado assunto realmente o incomodar ou no interessar, diga isso de forma educada, gentil e sincera, mas uma nica vez e sempre acompanhado de um sinto muito. Logo a seguir mude de assunto e se abra para ouvir novamente. A outra pessoa, alm de no se magoar ou ressentir, permanece aberta ao convvio futuro com voc.

"Se quiser ter inimigos, sobreponha-se aos seus amigos; se quiser ter amigos, deixe que os outros se sobreponham a voc". (Dale Carnegie)

II Perodo

Caminhando com o Guerreiro Interior

A fina arte de lidar com pessoas

17

Prefira a Segunda Fileira


Na convivncia com outras pessoas, seja no trabalho, na famlia ou nas relaes sociais, jamais faa esforos para tornar pblico os resultados das suas idias. Deixe que as coisas aconteam naturalmente, pois as pessoas tendem a se colocar contra as suas idias, se fizer o contrrio. Quando tiver uma idia tima, que der um resultado impressionante, o importante que voc saiba que ela sua. Sempre que for possvel, deixe que a outra pessoa pense que e idia dela. Troque o mrito pelo lucro. Quando algum te atribuir um mrito, agradea humildemente e de corao, mas d um jeito de dividir as fatias com sua equipe, esposa, filhos e outras pessoas que te ajudaram. Entenda que ningum faz nada sozinho nesse mundo. No alardeie seus sucessos, apenas comemore-os com alegria. Em pblico, prefira falar mais sobre as vitrias e conquistas dos outros. No trabalho, quando quiser que uma idia sua seja posta em prtica, saiba fazer com que algum hierrquicamente acima de voc pense como se a idia fosse dele prprio, pois as pessoas tendem a gostar mais das prprias idias do que das dos outros. A histria do mundo est repleta de casos assim, e at a Bblia fala sobre isso.

"O que mais precisamos na vida de algum que nos leve a realizar o que podemos realizar e o que de til podemos fazer. (Ralph Waldo Emerson)

Compartilhamento de Emoes
Voc sabe o principal motivo pelo qual somente 5% das pessoas consegue reunir fortunas durante a vida? que tais pessoas fazem o contrrio da maioria, ou seja, ao invs de julgar as pessoas por serem como so, elas se perguntam: por que as pessoas so como so? Tal pergunta abre espao no crebro para as mais variadas respostas, e com isso vem a compreenso, que traz a chave para a personalidade das pessoas, e tal chave abre os cofres do Universo. A habilidade da empatia s desenvolvida por pessoas de mente aberta, corao dedicado e que buscam a excelncia como seres humanos. Essa habilidade abre portas, produz imensos resultados, altera destinos, remove barreiras, transforma coraes e comportamentos. Atravs da compreenso dos outros

II Perodo

Caminhando com o Guerreiro Interior

18

A fina arte de lidar com pessoas

nos aproximamos mais e mais do auto-conhecimento. impossvel prejudicar algum sem fazer o mesmo a si prprio; o contrrio igualmente verdadeiro.

Abenoados os que no tm nada a dizer, e se mantm em silncio, no se deixando persuadir do contrrio. (James Russel Lowell)

O muito falar gera transgresso, mas o que modera os lbios prudente. (Provrbios 10:19)

Ampliando a Compreenso
Os seres humanos possuem trs canais no crebro: Visual, Auditivo e Cinestsico. Sempre que estiver falando com outras pessoas lembre-se disso: as pessoas entendem, compreendem e aprendem de maneiras diferentes. Pessoas no so mquinas e ignorar isso produz muitos problemas. Quando for ensinar algo, pedir algo, transmitir uma informao ou contar algo, leve em conta o seguinte fato: algumas pessoas s entendero se voc desenhar, para outras voc ter que falar pausadamente e caprichar na riqueza de detalhes, e outras s entendero se voc fizer uma vez com elas ou deixar que elas faam ao seu lado. Mas se voc desenvolver a habilidade de despertar emoes ao falar, conseguir entender e ser entendido por todas elas. "Alm de respeitar as pessoas como elas so, voc pode ser mais eficaz, ajudando-as a se aperfeioarem". (John Gardner)

II Perodo

Caminhando com o Guerreiro Interior

A fina arte de lidar com pessoas

19

A Chave Oculta
Voc acredita que as pessoas s fazem as coisas por dinheiro? Acredita que as equipes mais produtivas so aquelas que ganham mais? Que o ser humano s desempenha o seu melhor papel quando tem muito dinheiro em jogo? Se for esse o seu caso, tempo de atualizar seus conceitos, antes que seja tarde demais. Talvez voc deva observar melhor ao seu redor, nos raros lugares onde encontrar pessoas super produtivas e excelentes. Talvez deva exercitar um pouco sua memria, e tentar se lembrar de ocasies onde deu o melhor de si, no trabalho ou na vida pessoal, e perguntar-se quanto dinheiro estava envolvido na ocasio. Talvez deva conversar com pessoas que trabalham entusiasticamente por horas a fio, e perguntar quanto ganham por ms. Existe algo maior e mais forte que todo o dinheiro do mundo: o desafio. Quando algum desafiado positivamente ele sabe, no inconsciente, que uma oportunidade para dar vazo ao que possui de melhor dentro de si mesmo: seu potencial humano. Os maiores lderes da histria mundial conheciam muito bem essa chave esquecida, ignorada e menosprezada; eles a usavam com frequncia e maestria, por isso foram seguidos e amados por multides.

Existem pessoas que diante de um grupo vem apenas um grupo. Mas as pessoas que caminham com o Guerreiro Interior, diante de um grupo, vem vrias pessoas, cada uma com seus anseios, cada uma com seus medos, cada uma diferente das demais. (Gal. Norman SchwarskopF-adaptada)

II Perodo

Caminhando com o Guerreiro Interior

III Perodo

Ouvindo o Guerreiro Interior

A fina arte de lidar com pessoas

23

O Exemplo da Natureza
Ao observarmos um lavrador iniciando o trabalho do plantio, percebemos que, antes de colocar as sementes no interior da terra, ele ara o solo e o remexe, preparando-o para o que vai ser feito. Depois disso, durante um longo tempo ele rega, cuida e estimula o crescimento, para que os frutos surjam. Lidar com pessoas requer o mesmo processo estudo, preparo e dedicao. Sempre que estiver diante uma situao onde tenha que repreender algum por um erro cometido ou uma falha de comportamento, voc deve proceder assim: pegue uma folha de papel em branco e escreva um cabealho, com o nome da pessoa (e o cargo dela, se for um liderado seu). Divida a folha verticalmente, traando uma linha no centro dela. No topo de uma coluna escreva a palavra pontos fortes, e na outra limitaes. Na primeira coluna escreva todas as qualidades daquela pessoa, em detalhes plenos e profundos, mas sem exageros ou inverdades. Na segunda desenhe um ponto de interrogao to grande quanto o espao permita. Chame a pessoa para uma conversa particular, e deixando a folha bem mostra sobre a mesa, comece a conversa enumerando e descrevendo o que ela possui de positivo, pergunte se ela entendeu tudo, e depois finalize com uma pergunta provocativa (exemplos dados no curso, pelo professor).

Se ns quisermos atingir resultados nunca antes atingidos, devemos utilizar mtodos nunca antes utilizados!. (Sir Francis Bacon)

A Ponte sobre o passado


Sempre que algum nos aborda para falar de uma falha nossa, ou de algo que no gosta em ns, temos uma tendncia de achar que aquela pessoa est se colocando como superior a ns, e detestamos isso. Muitas vezes a ferida to profunda, que jamais esquecemos o infeliz episdio. Portanto, se voc vai repreender algum por um erro, e no passado voc j errou naquele mesmo ponto, comece dizendo o fato, e conte como conseguiu mudar. Se nunca errou naquele ponto, busque na memria um ponto onde tenha errado e use o mesmo processo. Quando usamos pequenas palavras de humilhao de ns mesmos, percebemos como as outras pessoas mudam sua forma de agir e pensar em relao a ns. Essa uma

III Perodo

Ouvindo o Guerreiro Interior

24

A fina arte de lidar com pessoas

das maiores ferramentas de transformao de comportamentos que existe!

Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorncia. (John F. Kennedy) "Sempre fao o que no consigo fazer para aprender o que ainda no sei. (Pablo Picasso)

Eco Emocional - III (execues)


Se j sabemos a suprema importncia das palavras, e da forma como falamos (conforme vimos nos primeiros dois perodos), podemos imaginar como isso atua nas situaes onde temos que dar ordens. Quando algum nos d uma ordem, ou fala algo de um jeito que entendemos como uma ordem, nos ressentimos imediatamente, e algo dentro de ns luta contra aquilo e aquela pessoa. E mesmo reconhecendo que aquilo necessrio e correto, no nvel inconsciente nos rebelamos. Na prxima vez em que voc tiver que dar uma ordem (ou pedir algo para algum), experimente colocar em forma de pergunta. Pode ser uma pergunta linear (quando h espao para uma segunda opo), ou uma pergunta em perspectiva (quando a coisa tem que ser feita de uma determinada forma). Seja uma pessoa eficaz no trato com subordinados, filhos ou outras pessoas. E se voc for um lder, seja capaz ao invs de capataz!

"Quando procuramos o bem nas outras pessoas, descobrimos o que h de melhor em ns mesmos". (Martin Walsh)

III Perodo

Ouvindo o Guerreiro Interior

A fina arte de lidar com pessoas

25

O Maior de todos os Segredos


Em todos os lugares onde voc for, em todas as empresas onde trabalhar, em todas as igrejas, associaes e agrupamentos de seres humanos voc encontrar pessoas insensatas, rspidas, mal educadas, rabugentas, prepotentes, imbecis, cheias de si, inchadas em seu ego, medocres que nadam no prprio vazio cerebral, tratando pessoas como se fossem lixo, ofendendo empregados como se fossem objetos, gritando com os outros como se fossem surdos, humilhando filhos e cnjuges na presena de terceiros, ignorando o que o ser humano tem de mais sagrado: sua dignidade. Aprenda com tais pessoas! Nenhum ser humano intil, pois em ltimo caso ele serve de mau exemplo. Portanto, olhe e aprenda a fazer o contrrio. Se voc deseja ser feliz e ter paz de esprito, jamais faa ou diga algo que diminua uma pessoa diante de si mesma ou de outras. Jamais tenha exploses que diminuam a outra pessoa. Jamais tome algo da mo de algum, quando ele estiver se esforando para fazer algo. Seja cuidadoso com as brincadeiras e gozaes que faz com outras pessoas, pois sem querer voc pode destruir os sonhos mais preciosos que elas possuem. E jamais, em qualquer circunstncia, repreenda algum na presena de outra pessoa. Elogios so para fazer em pblico, repreenses em particular, sempre!

" Posto que sou imperfeito e necessito da tolerncia e da bondade dos demais, tambm tenho de tolerar os defeitos do mundo at que possa encontrar o segredo que me permita melhor-los ". (Mahatma Gandhi)

Cultivando Sequias
Certa vez perguntaram a um xam de uma tribo indgena como ele conseguia se manter sereno diante da insensatez dos seres humanos, e viver em paz com as pessoas. O velho respondeu que ele tinha dentro de si duas feras, uma boa e outra m, e todos os momentos do dia elas brigavam entre si para ver qual teria o domnio sobre ele. Ao descobrir isso, contou ele, passou a dar cada vez mais alimento para a fera boa, enquanto que para a outra ele s dava migalhas; quando elas brigavam, a que estava melhor alimentada sempre vencia a outra. Um grande segredo de lidar com pessoas, e alterar seus destinos produtivamente usar essa ferramenta: Sempre que voc repreender algum, e a pessoa mudar o comportamento para melhor, mesmo que s um

III Perodo

Ouvindo o Guerreiro Interior

26

A fina arte de lidar com pessoas

pouco, elogie o novo progresso. Comente o quanto ela ficou melhor, e ela lutar com todas as foras para melhorar ainda mais. Se notar outros progressos, mencione novamente. Esse tipo de palavra produz estmulo, que o combustvel do esprito. Este, por sua vez, produz alegria que permite alma respirar aliviada. Agindo assim voc planta pequeninas sementes, e quando percebe, anos depois, nasceram imensas e frondosas sequias.

"Trate as pessoas da forma como elas devem ser e ajude-as a se tornarem o que elas so capazes de ser". (Goethe)

Projetando Verdades
Era uma vez um escultor grego chamado Pigmalio...voc conhece essa histria? O exemplo de Pigmalio nos traz uma verdade inegvel: tudo o que falamos tende a se concretizar, por isso as pessoas sempre so aquilo que dizemos que so. Isso se aplica a filhos, empregados, scios, amigos e circunstncias variadas. Nos escritos religiosos encontramos duas variveis para os dois mais importantes tipos de palavra: bendizer e amaldioar. Nosso foco a primeira delas. Do latim benedicere, bendizer significa dizer algo bom sobre algo ou algum, fazendo disso uma verdade. Significa que nos foi dado o poder de alterar nosso destino e o das outras pessoas, atravs da escolha correta das nossas palavras. Sempre que desejar mudar algum para melhor, lembre-se disso! Investigue sua vida e seu interior, vasculhe seu vocabulrio e MUDE agora, se for esse o seu caso. Projete novas verdades, e elas se concretizaro em sua vida ou ao seu redor.

Transportai um punhado de terra todos os dias, e fareis uma montanha. (Confcio)

III Perodo

Ouvindo o Guerreiro Interior

A fina arte de lidar com pessoas

27

O Colosso Espiritual
Vivemos na mais atribulada poca do mundo, onde as pessoas vivem correndo freneticamente atrs de algo que jamais alcanaro, pois no sabem o que . A maioria, quando erramos, se compraz ao publicar nossos erros e imortaliza-los de forma que jamais possamos nos esquecer, instigando as demais pessoas a fazerem o mesmo. como se houvesse uma fbrica inconsciente de infelicidade atuando atravs de tais pessoas. Seja diferente! Quando confrontar algum que errou gravemente, lembre-se de que muitas vezes s por ter errado a pessoa j se sente desprezvel e pequena, por isso, use palavras amenas e diminua o erro tanto quanto puder. Cada homem ceifa sua prpria messe, portanto, no cabe a outros o julgamento. Nada que voc fizer ou disser reparar o erro, mas voc pode recuperar a pessoa, fazendo-a sentir-se melhor e recomear do ponto onde parou. Muitos destinos foram assim transformados ao longo da histria humana. Permita que o seu esprito cresa, floresa e se torne um colosso. Neste mundo de amebas espirituais voc se destacar!

"Praticamente qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quer testar o carter de algum, d-lhe poder". (Abraham Lincoln)

III Perodo

Ouvindo o Guerreiro Interior

28

A fina arte de lidar com pessoas

Critrios para Auto-Avaliao


Auto-confiana Comunicao (7% x 93%) Pacincia Otimismo Simpatia Pontualidade Dinamismo Poder de Assimilao Auto-estima Trato com Pessoas Bom Humor Entusiasmo Iniciativa Comportamento Poder de Persuaso Capacidade de Perdoar

Roda das Competncias Pessoais


Nome:____________________________
1 10
92 899878767 65655 4443- 3322- 21 1198997887676565454 43- 3 3- 2- 2 2- 1 1-1- -

Data: ____/___/_____

9988776 6 55443- 32- 21-1-

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10)

9988776655443- 32- 21-1-

III Perodo

Ouvindo o Guerreiro Interior

A fina arte de lidar com pessoas

29

Reviso do Contedo Medindo seu Aproveitamento


Um dos seus filhos (ou funcionrios), mesmo sendo excelente em muitos aspectos, comete sempre um certo deslize, apesar de j ter sido advertido anteriormente. Que ferramentas voc usaria? Como faria? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Uma pessoa do seu crculo familiar mais prximo, a quem voc ama muito, anda desmotivada ultimamente, e todos ao redor sentem o impacto negativo disso. Usando as ferramentas propos-tas neste curso, como voc agiria? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Um cliente seu vive reclamando da sua empresa ou do seu atendimento, e apesar dos seus constantes esforos para agradar, nada muda. Como agir num caso assim? possvel aplicar algumas das ferramentas propostas? Quais? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Um vizinho seu te procura, numa manh qualquer, e se queixa de um comportamento mal educado dos teus filhos. Voc o tem observado e acha que ele uma pessoa muito amarga e rabugenta, que reclama muito e toa. O que voc faria nesse caso? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

III Perodo

Ouvindo o Guerreiro Interior

A fina arte de lidar com pessoas

31

Ficha de Avaliao
Nome: Telefone:
1e

e-mail:

Evento: Data: Por favor, preencha os campos abaixo da forma mais completa possvel. Sua opinio fundamental para o aprimoramento do nosso trabalho.
Atendimento (antes do evento): [ ] timo [ ] Regular [ ] Ruim [ ] [ ] timo [ ] Regular [ ] Ruim [ ] Atendimento (no evento): Equipe de apoio: Professor: Coffee break: Instalaes: Contedo: Mtodo: Abordagem: [ ] timo [ ] Regular [ ] Ruim [ ] [ ] timo [ ] Regular [ ] Ruim [ ] [ ] timo [ ] Regular [ ] Ruim [ ] [ ] timo [ ] Regular [ ] Ruim [ ] [ ] Excelente [ ] Bom [ ] Satisfatrio [ ] Vago [ ] Ideal [ ] Pode melhorar (Como?____________________________ ______________________________________________________________) [ ] Ideal [ ] Pode melhorar (Como?___________________________ _____________________________________________________________) [ ] Pleno [ ] Regular [ ] Ruim Pssimo Pssimo Pssimo Pssimo Pssimo Pssimo

Tempo de durao: [ ] Excessivo [ ] Ideal [ ] Insuficiente Esclarecimento de dvidas:

O que voc mais gostou? ____________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Por favor, escreva abaixo alguns comentrios que possamos usar para convencer outras pessoas a participar deste curso. Se voc autorizar, usaremos seu testemunhal em nosso website e nos materiais de divulgao dos prximos cursos. Se desejar, voc pode utilizar o verso desta folha.

Autorizo a divulgao:
Assinatura

III Perodo

Ouvindo o Guerreiro Interior

www.aquilasol.com.br
Central de Relacionamentos

19-3468-2707
Prof. Ivan Maia (19) 9726.7145 ivan@aquilasol.com.br

You might also like