You are on page 1of 12

O mouse facilita vrias aes que podem ser feita com o teclado.

Por exemplo, para Inserir um texto em um local qualquer em um editor de texto voc movimenta o ponteiro do mouse at o lugar desejado do texto e depois d um clique no boto para definir o local que o cursor vai ficar para insero do novo texto. Para selecionar um trecho do texto, s clicar no comeo da seleo e segurando o boto direito do mouse arrastar o cursor at o final da seleo. 3. Janela do Writer A janela do Writer semelhante a do Impress. Temos a barra de menu que h uma troca de Apresentao de slide (Impress) por Tabela (Writer). Mas, os nmeros de menus continuam nove. Evidente que com as devidas adaptaes a finalidade do software. Veja que at a ferramenta de desenho que fica na parte inferior da janela a mesma.

Figura 14 Apresentao vazia 4. Formatar a pgina A primeira tarefa que fazemos quando comeamos um documento formatar o padro da pgina (Formatar papel). Escolher o tipo de papel e as margens (esquerda, direita, acima e abaixo) principalmente.

Figura 15 Formatar papel 4. Barra de ferramenta Padro e Formatao As barras de ferramentas Padro e formatao compem as ferramentas mais utilizadas na edio de texto. No menu Exibir pode ativar e desativar qualquer barra de ferramenta.

Figura 16 Barra de ferramenta Padro e Formatao Na barra de ferramenta formatao vamos formatar com o seguinte padro o nosso novo documento: Fonte Arial, Tamnho 12 e alinhamento nas duas magens, esquerda e direita (Justificado).

Figura 17 Formatao de fonte e alinhamento 5. Salvar o documento Para ganhar forma o nosso documento d um nome a ele e escolha uma pasta para salvar. O ideal sempre comear um documento com um nome e salvar em uma pasta especifica. Isto nos d a oportunidade de ficar, a partir do comeo da digitao do texto, salvando o documento a cada 15 minutos para se resguarda de perdas acidentais, como falta de energia.

Figura 18 Janela Salvar como

Veja que o documento est sendo salvo na pasta Meus Documentos, o nome dado foi Primeiro Documento e o tipo de arquivo Texto do OpenDocument (.odt). Outros formato de arquivos o Writer tem condio de salvar, inclusive com o formato do Word da Microsoft (.doc) como mostra a figura a seguir.

19 Tipo de arquivo 6. Digitando o primeiro texto O nosso primeiro documento ser digitado como a seguir. formado por trs pequenos textos e logo aps iremos formatar. Atividade Digite os textos mantendo com a formatao abaixo. Brasil tem pouca mo de obra qualificada A mo-de-obra dos trabalhadores da indstria brasileira comparvel, em termos qualitativos, de pases desenvolvidos, como Estados Unidos e Alemanha. Por outro lado, o Pas apresenta forte escassez de mo-de-obra qualificada. Isso pode ser um fator determinante para que as multinacionais estrangeiras instaladas no Brasil optem por transferir ou criar centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em outros pases considerados emergentes, como ndia e China. Qual a metodologia dos cursos tcnicos do e-tec Brasil

Cada Centro Federal ou Escola Tcnica que ir oferecer os cursos poder implementar um sistema de ensino virtual sendo complementado com as atividades presenciais desenvolvidas nos plos regionais. A infra-estrutura de sistemas tecnolgicos de comunicao, a presena de laboratrios didticos equipados (no caso de projetos de cursos que prevem atividades em laboratrios), biblioteca e salas de estudo tornar possvel a interao entre os alunos, docentes e tutores. Com 7,5% do total de alunos, ensino tcnico precisa triplicar vagas O Brasil tem hoje 676.093 alunos no ensino tcnico, segundo dados do Censo Escolar 2004 levantado pelo Inep (Instituto de Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira), rgo ligado ao MEC (Ministrio da Educao). O nmero representa menos de 7,5% do total de alunos que cursam o ensino mdio no pas (9.169.357). Essa relao mostra a convergncia de dois problemas: a necessidade de expanso da oferta desse tipo de curso, cujo principal objetivo formar o aluno para atuar no mercado de trabalho, e a falta de mo-de-obra qualificada para ingressar imediatamente em vagas disponveis. Atividade Agora com o texto digitado faa as seguintes formataes: Para facilitar a visualizao do documento ative o zoom ideal

Figura 20 Zoom ideal Selecione o ttulo do primeiro texto e na barra de formatao ative Negrito e Centralizado.

Repita este procedimento para os outros ttulos dos textos.

Figura 21 Formatao Negrito e Centralizado Selecione o primeiro texto (sem o ttulo) e ative Alinhar esquerda. Selecione o segundo texto (sem o ttulo) e ative Alinhar direita. O terceiro texto (sem o ttulo) deixe Justificado.

Figura 22 Exibio do texto depois de formatado DICA: Para desfazer qualquer procedimento, basta clicar no boto Desfazer de ferramenta padro. 5. Cpia e movimentao de texto Para copiar ou mover textos temos na barra de ferramenta Padro os cones de copiar, recortar e colar. Temos tambm a possibilidade de copiar a formatao de um texto utilizando o pincel. Recortar Colar na barra

Copiar

Pincel de estilo

Figura 23 copiar e movimentar texto Atividade Aproveite o documento digitado Primeiro Texto para praticar os comandos de movimentao de texto e cpia de estilo com o pincel. Ajuste o ttulo do primeiro texto para fonte tamanho 16, em negrito, sublinhado e centralizado. Ajuste o corpo do primeiro texto para fonte tipo Times New Roman com tamanho 15 e justificado. Ajuste a fonte do segundo texto para ARIAL tamanho 7 e justificado. Selecione o ttulo do primeiro texto e clique em Pincel de estilo. O cursor se transformar em um balde de tinta. Selecione o ttulo do segundo texto com o boto direito do mouse pressionado. Ao soltar a seleo o estilo do primeiro ttulo ser copiado para o segundo.

Copie o segundo texto todo para o final do documento. Selecione o segundo texto e clique em copiar. Leve o cursor para o final do terceiro texto, crie duas linhas abaixo e clique em colar. Note que o segundo texto ficou em duas partes do documento.

Desfaa a cpia que foi feita no boto desfazer e vamos agora repetir o procedimento acima trocando o comando copiar por recortar. Note que agora o segundo texto foi movido de lugar.

Salve o arquivo.

REPITA O EXERCCIO AT TER CERTEZA QUE APRENDEU O CONTEDO! O documento depois de formatado ficar com a seguinte configurao

Figura 24 Exibio do texto depois de reformatado 6. Configurao da impressora Para voc imprimir voc j formatar a pgina com as devidas margens, porm devemos conferir se a configurao da impressora compatvel com a formatao da pgina.

Figura 25 Configuraes da impressora 7. Imprimir Na janela Imprimir h varias opes a escolher como intervalo de impresso, nmero de cpias, propriedades (as mesmas da configurao de impresso e opes (contedo, pginas, notas, etc).

Figura 26 Janela Imprimir Leituras complementares A leitura a fontes variadas de informao importante para consolidar conhecimento e na era da informao virtual temos a facilidade de ter em casa ou no trabalho, ou em qualquer lugar que tenha um computador e um ponto de entrada para Internet informao disponvel vinte quatro horas de qualidade e gratuita. Recomendo os stios seguintes. http://www.broffice.org/ http://www.broffice.org/?q=apostila_comunidade http://aprendendofisica.pro.br/doc/BrOffice.org_Writer_2.odt http://www.drh.uem.br/tde/apostila_BrOffice.org_2.0.1-TDE-Ver1.0.1.pdf http://www.scribd.com/doc/4767005/Apostila-de-BrOffice-Writer Resumo Nesta aula, iniciamos o aprendizado do Writer. Aprendemos a iniciar o programa, usar o teclado padro brasileiro, formatar pginas do documento, formatar e movimentar textos, copiar formatao com a ferramenta pincel de estilo, salvar e imprimir documento e conhecemos a barra de ferramenta padro e formatao. Auto-avaliao Com o conhecimento adquirido na aula de hoje faa o texto Falta de inovao trava avano do Brasil com as observaes seguintes: A fonte ser Arial em todo o texto; O tamanho da fonte ser 16 para titulo, 10 na referencia a fonte e 12 no corpo do texto; Foram colocados em negrito o nome dos rgos citados, em itlico as siglas e em sublinhado o que est entre aspas;

Coloquem no texto os mesmos alinhamentos; Utilize o pincel de estilo para copiar os estilos como negrito, itlico e sublinhado para no ter que fazer mais de uma vez; Salve o texto a cada digitao de um pargrafo por segurana; Por ultimo, quando o texto estiver pronto explore os comandos de copiar e recortar para familiarizar com esses comandos.

Falta de inovao trava avano do Brasil


Fonte: Agencia Estado em 18/02/2008

BRASLIA - A ambio do Brasil de atuar entre os pesos pesados da competio mundial tropea na inovao. Pesquisa encomendada pela Agncia Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) ao Instituto de Estudos Avanados (IEA) da Universidade de So Paulo (USP) mostra que o Pas no conseguiu fazer da inovao o motor de suas estratgias de desenvolvimento econmico. Pior ainda: o governo e as empresas ainda confundem inovao com alta tecnologia e poltica industrial com reduo do chamado custo Brasil. O estudo mergulhou na experincia de sete pases - Canad, Estados Unidos, Finlndia, Frana, Japo e Reino Unido - e identificou ao menos oito barreiras e nove sadas para o Brasil no acabar na rabeira da competio mundial nem sucumbir ao poderio de pases como a ndia e da China em matria de concorrncia. "A lgica da inovao sair na frente e vender ao mundo algo que no tenha concorrncia, ao menos em um primeiro momento", resume Reginaldo Arcuri, presidente da ABDI. "Os desafios mudaram. No basta ter sol, terra e gua para ser competitivo em agricultura, nem basta ter ao e alumnio para fabricar bons avies. Hoje, falamos em gros geneticamente modificados e em materiais compsitos." Coordenada pelo socilogo Glauco Arbix, da USP, a pesquisa orientou a elaborao da chamada nova poltica industrial. A pesquisa apontou, entre as principais barreiras inovao no Brasil, a "descoordenao poltica" dos rgos do governo envolvidos com o tema e o emaranhado de regras conflitantes, que produzem um ambiente jurdico pouco propcio atrao de investimentos em centros de pesquisa tecnolgica e de produo de bens e servios inovadores no Pas. Referncias COSTA, Edgard Alves. BrOffice.org da teoria a pratica, So Paulo. Editora BRASPORT. 2007.

MANZANO, Jos Augusto N.G. BrOffice.org 2.0: Guia Prtico de Aplicao , So Paulo Editora rica. 2007.

You might also like