You are on page 1of 3

As vantagens de aceitar as emoes negativas

Elza Marisa Paiva de Figueiredo

No somos responsveis pelas emoes, mas sim do que fazemos com elas. Apesar das aparncias, tudo para melhor e Deus est no leme. Envolvidos pelas emoes, temos dificuldades para entender isso. Confiar e esperar sero sempre atitudes sbias.

Ns seres humanos tendemos a orientar nossas aes em direo a um resultado que nos recompense com bons sentimentos. O nosso crebro recompensa-nos com emoes positivas quando fazemos algo que beneficie a nossa sobrevivncia. O contentamento, a felicidade e a satisfao so sentimentos que ajudam a promover o nosso bem estar. O nosso crebro motiva o nosso corpo para se direcionar para coisas que faam disparar emoes positivas, e evite coisas que faam disparar emoes negativas. Como a nossa vida desenrola-se entre a experincia de emoes negativas e emoes positivas, inevitvel sentirmos stress, dor e insatisfao. O stress e dor muitas vezes manifestam-se em emoes, como tristeza, raiva, medo, vergonha e culpa, entre outras. Quando essas emoes surgem, o nosso crebro envia sinas que fazem disparar uma resposta de stress no corpo, que por sua vez lida pela nossa mente que nos faz elaborar um pensamento verbal: Caramba, como que vou corrigir isto ou Isto no pode voltar a acontecer ou No suporto esta situao. Portanto, as emoes negativas na sua essncia no so ms, pois elas nos alertam acerca dos riscos que corremos a cerca de coisas que nos prejudicam ou nos causam algum tipo de dor. O crebro humano especialista em evitar maus sentimentos. Mas as emoes negativas permanecem, independentemente do quo bem satisfazemos as nossas necessidades. Assim que voc esteja alimentado e quente, o seu crebro ir monitorizar outras coisas que possam prejudiclo. A sua sobrevivncia ser sempre ameaada enquanto for vivo, e o seu crebro nunca pra de procurar por ameaas sua qualidade de vida (sobrevivncia). exatamente a monitorizao inata para a qual estamos mentalmente preparados que pode prejudicar-nos. E, prejudicamo-nos sempre que no conseguimos fazer uma boa leitura acerca da informao que as nossas emoes negativas nos transmitem.

difcil encarar a realidade de que as emoes independentemente do quo dolorosas e poderosas sejam, como a raiva, tristeza, desespero, desamparo, ou solido, no so inerentemente ms, terrveis, perigosas ou erradas. Certamente, elas podem ser desconfortveis, poderosas, e por vezes bastante inconvenientes. Mas, na verdade, o nosso medo condicionado e vergonha que nos ensinam que estas emoes so perigosas e de todas as maneiras ms e que, portanto, elas necessitam de estar sobre controle. No entanto, so as nossas tentativas de aprender a controlar as nossas emoes negativas que produzem problemas muito mais profundos e mais insidiosos. Ns gastamos muito do nosso tempo e energia fugindo de sentimentos e experincias dolorosas.

No devemos querer controlar as emoes, no sentido de evitarmos ter e sentir um conjunto de estmulos desagradveis para os quais estamos geneticamente preparados para ter. O que devemos sim aprender a regular as emoes.

primordial que tenhamos a noo que no conseguimos no sentir as sensaes desagradveis no nosso corpo na forma de sentimentos negativos. Alis, isso seria catastrfico. Partindo deste princpio, podemos considerar que para cada um de ns ser vantajoso compreender e aceitar as emoes negativas, tal como expliquei no artigo: A verdadeira fora est em compreender e aceitar a dor emocional. O exerccio que se segue de simples execuo. composto por quatro elementos chave que permitem aprender a surfar as suas emoes negativas de forma a que obtenha vantagem emocional: 1) Concentre-se e mantenha na sua mente uma imagem, memria, pensamento ou sentimento doloroso. 2) Descreva para si mesmo, to especificamente quanto possvel o sentimento (s) que surgir. 3) Tome nota e foque a sua ateno na parte do seu corpo onde emanam os sentimentos que est a sentir. 4) Preste ateno forma como as emoes, imagens e sensaes fsicas mudam e se movem, mantendo o seu foco na alterao das sensaes. Faa este exerccio usando situaes em que sinta o disparo de algumas emoes negativas de baixo impacto emocional, como pequenos aborrecimentos, frustraes, tdio, melancolia. A ideia que voc fique exposto experincia de tolerar as suas emoes negativas sem drama. importante que observe aquilo que sente do ponto de vista exterior, tentando entender a essncia do seu mal estar, incmodo ou insatisfao. Em seguida tente perceber se aquilo que sente est ligado aos seus

pg. 2

comportamentos ou a alguma situao pela qual est a passar, e que os seus sentimentos so seus aliados. No se sinta mal acerca dos seus maus sentimentos. Retire a informao til que as suas emoes negativas possam estar a transmitir-lhe, regule o seu estado, e oriente os seus comportamentos, atitudes e pensamentos pelos seus valores, alinhando-os com os seus objetivos. Leve em considerao que o objetivo de regular o seu estado para um nvel timo duplo, vir a sentir-se melhor e a resolver o problema que enfrenta.

As coisas iro recompor-se porque sabe como regular o seu estado interno, e que pode colocar em marcha um conjunto de aes que o conduzem para uma soluo que no seu retorno lhe ir gerar um reforo positivo: melhores sentimentos.

pg. 3

You might also like