You are on page 1of 3

histerectomia a remoo cirrgica do tero, geralmente realizada por um ginecologista. o procedimento cirrgico ginecolgico mais comumente executado.

o. De acordo com o National Center for Health Statistics, de 617.000 hysterectomies realizados em 2004, 73% tambm envolveu a remoo cirrgica do ovrio.

O colo uterino situa-se na parte inferior do tero, s ovrios so os rgos responsveis pela produo de vulos (e tambm hormonas), as trompas de Falpio tm funo de transporte dos vulos dos ovrios at ao tero e este ltimo, em caso de gravidez, providencia proteo e alimento ao beb at ao nascimento. Tipos de Histerectomia A histerectomia pode ser de trs tipos: Histerectomia total ou completa remove o colo do tero, bem como o tero, sendo o tipo mais vulgar de histerectomia. Histerectomia parcial remove a parte superior do tero e mantm o colo do tero. Histerectomia radical remove o tero, colo do tero, parte superior da vagina e todos tecidos de suporte. Os ovrios e as trompas de falpio podero tambm ser removidos na histerectomia. Histerectomia total abdominal ou aberta Este tipo de procedimento mais tradicional inclui a remoo do tero e do seu colo atravs de uma inciso abdominal a remoo dos ovrios e trompas de Falpio pode ou no ocorrer. o procedimento do gnero mais invasivo, mas tambm o mais comum. A histerectomia total abdominal recomendada especialmente no caso de a paciente possuir fibromiomas grandes que no tenham respondido adequadamente terapia de hormonas e cuja remoo vaginal no seja possvel. Este mtodo pode ainda ser preferencial em alguns tipos de cancer, infeces plvicas, endometriose grave e cicatrizes de cirurgias plvicas antecedentes. Este procedimento cirrgico realizado sob anestesia ou local e requer internamento que pode variar entre trs e seis dias. A recuperao relativamente longa pode chegar at s seis semanas e a cirurgia deixa uma cicatriz visvel no abdmen. Um fibromioma uma massa ou tumor no tero que no canceroso. Os fibromiomas podem ser to pequenos como uma ervilha ou to grandes como uma bola de basquetebol. Geralmente so redondos e cor-de-rosa e podem crescer em qualquer local no interior ou na superfcie exterior do tero.

A endometriose acontece quando o tecido que reveste o interior do tero cresce em locais fora do tero. Normalmente, esse revestimento descamado com a menstruao. Quando o seu tero sangra, esse mesmo tecido endometrial que est fora do seu tero, tambm sangra. Pequenos fragmentos desse revestimento flutuam e podem encontrar novos locais para se implantarem e crescerem. A endometriose pode ser encontrada nos seus ovrios, nas trompas, na vagina ou no abdmen. Histerectomia Vaginal Neste procedimento cirrgico, o tero e o colo uterino so retirados atravs de uma inciso profunda no interior da vagina. Este mtodo normalmente utilizado para o tratamento do prolapso uterino-vaginal, sendo tambm bastante boa escolha no tratamento do cancer do colo do tero em fase precoce ou o cancer do tero. De uma forma geral, este procedimento que pode ser realizado sob anestesia local ou geral, resulta num menor desconforto relativamente ao ps-operatrio da histerectomia abdominal total, que incluem menor durao do internamento (entre um e trs dias) e da recuperao geral (cerca de quatro semanas), bem como a ausncia de cicatriz muito visvel. Todavia, deve notar-se que a histerectomia vaginal no indicada se existirem fibromiomas de dimenso grande. Prolapso: Queda ou deslocamento de um rgo que sai de sua posio natural em consequncia do relaxamento dos meios de fixao ou de outra causa qualquer: prolapso uterino. Histerectomia vaginal assistida laparoscopicamente Este procedimento em tudo semelhante histerectomia vaginal (tero e colo so retirados por uma inciso profunda na vagina), incluindo contudo a utilizao de um laparoscpio inserido atravs de um corte feito no umbigo. O uso deste instrumento permite que a parte superior do abdmen seja examinada cuidadosamente durante a cirurgia. Tambm como a histerectomia vaginal, no se pode realizar se existirem fibromiomas grandes. A combinao de mtodos requer mais tempo e percia do que os procedimentos mais tradicionais de histerectomia abdominal ou vaginal. Histerectomica supracervical laparoscpica uma nova opo cirrgica que usa a laparoscopia para retirar o tero, deixando intato o colo uterino. Durante o processo, so feitas pequenas incises no umbigo e abdmen e so introduzidos um laparoscpio e instrumentos de pequenas dimenses. Utilizando-os, o cirurgio consegue separar com sucesso o tero do colo do tero, retirando-o posteriormente

por uma das incises feitas inicialmente. Como esta tcnica envolve menos cortes e consequentemente, menos manipulao de tecidos, sero sempre menores as chances de ocorrerem leses graves nos rgos prximos (como a bexiga). Este procedimento menos invasivo do que a histerectomia aberta, e foi desenvolvido com o intuito de reduzir a dor, minimizar cicatrizes e diminuir o tempo de recuperao das doentes. O procedimento normalmente realizado em regime de ambulatrio sob anestesia local, sendo que o paciente poder voltar para casa dentro de 24 horas e retomar as atividades normais passado menos de uma semana. Devemos ainda notar que a histerectomia supra cervical laparoscpica resguarda o colo do tero, o que pode ajudar a reduzir os riscos de incontinncia, prolapso do pavimento plvico, entre outras complicaes.

CAIXA PARA HISTERECTOMIA AF.BALFOUR VALVA 45x80mm HASTE NORMAL 1 AFASTADOR FARABEUF 14cm 1 ESPTULA REVERDIN ANGULADA 29cm 1 ESPTULA RIBBON 40mmx33cm 3 VALVA DE DOYEN 45x60mm 1 VALVA DE DOYEN 45x120mm 1 VALVA DE DOYEN 60x90mm 1 ESPCULO DE COLLIN N 1 1 ESPCULO DE COLLIN N 2 1 PINA ALLIS 19cm 6 PINA ALLIS 23cm 1 PINA BACKHAUS 13cm 8 PINA CHERON 25cm 1 PINA COLLIN RETA 25cm 1 PINA FAURE CURVA 20cm 2 PINA KELLY RETA 16cm 8 PINA KELLY CURVA 16cm 8 PINA KOCHER RETA 14cm 6 PINA KOCHER CURVA 14cm 2 PINA MIxTER 23cm 4 PINA MUSEUX RETA 24cm 1 PINA POZZI RETA 25cm 1 PINA R.OCHSNER RETA 20cm 2 PINA R.OCHSNER CURVA 20cm 2 PINA R.PEAN RETA 22cm 2 PINA R.PEAN CURVA 22cm 2 PINA DISSECO SERRILHA 12cm 1 PINA DISSECO SERRILHA 14cm 1 PINA DISSECO SERRILHA 18cm 1 PINA DISSECO DENTE 12cm 1 PINA DISSECO DENTE 14cm 1 PINA DISSECO DENTE 18cm 1 P.AGULHAS MAYO-HEGAR VIDIA 16cm 1 P.AGULHAS MAYO-HEGAR VDEA 20cm 1 TESOURA MAYO-STILLE RETA 17cm 1 TESOURA MAYO-STILLE CURVA 17cm 1 TESOURA METZENBAUM CURVA 18cm 1 TESOURA METZENBAUM CURVA 20cm 1 TESOURA METZENBAUM CURVA 23cm 1 HISTEROMETRO DE COLLIN 1 SACA FIBROMA DE DOYEN 1 TENTACNULA 15cm 1

You might also like