You are on page 1of 7

MINISTRIO: PERMANECER EM JESUS

FABIO JOS DA SILVA

MENSAGEM:
A EXEMPLO DE OBEDE-EDOM PRECISAMOS TER A GLRIA DE DEUS NA NOSSA CASA.

II SM 6:11 A 13.
11 Ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o geteu, trs meses; e o SENHOR o abenoou e a toda a sua casa. 12 Ento, avisaram a Davi, dizendo: O SENHOR abenoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, Cidade de Davi. 13 Sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados.
DAVI
H AVI A SI DO UN GIDO REI DE JU D , DE POIS FO RA U NGI DO REI DE UNIU E M UM A S VOZ , E TODOS EST AV AM ALIAN ADO S C OM D AVI.

IS RAE L,

E O PO VO SE

(II S A M UE L 5:1) - ENTO T ODA S AS T R IBOS DE I S R A EL VIER A M A D A VI , EM H EBR OM , E FA LA R A M , DIZ ENDO : E I S - NOS A QU I , S OM OS T EU S OS S OS E T U A C A R NE . Aps ser ungido Rei, Davi: Teve uma conquista poltica Foi Rei de todo Israel Teve uma conquista Territorial - Invadiu Jerusalm e expulsou os Jebuseus Faltava a conquista Espiritual, que era levar a Arca da Aliana para Jerusalm.

Durante a Conquista Espiritual Davi junta 30mil homens, uma grande Festa, um grande acontecimento que iria terminar numa tragdia, pela falta de obedincia, uma imprudncia, uma irreverncia.

T RAGDIA
E, chegando eira de Nacom, estendeu Uz a mo arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender. Ento a ira do SENHOR se acendeu contra Uz, e Deus o feriu ali por esta imprudncia; e morreu ali junto arca de Deus. (II Samuel 6:6-7) A arca deveria ser levada por sacerdotes no por bois, esse foi o erro Havendo, pois, Aro e seus filhos, ao partir do arraial, acabado de cobrir o santurio, e todos os instrumentos do santurio, ento os filhos de Coate viro para lev-lo; mas no santurio no tocaro para que no morram; este o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregao. (Nmeros 4:15)

MINISTRIO: PERMANECER EM JESUS


FABIO JOS DA SILVA

A nossa casa sofre muitas vezes pelas atitudes que achamos certas:
1. Aquelas vezes que tentamos dar uma ajuda para Deus, 2. Ou at confundimos a nossa voz com a voz do Senhor, e agimos pela nossa vontade e no pela vontade de Deus, 3. Muitas vezes a nossa famlia que paga um alto preo, s vezes at tragdias acontecem, como Divrcios, desempregos, enfermidades, problemas com filhos; 4. Porm, hoje Deus quer nos curar de todas as marcas de tragdias, que aconteceram ou esto acontecendo nas nossas casas.

D ESGOSTO
E Desgostou-se Davi, porque o SENHOR abrira rotura em Uz; e chamou quele lugar PerezUz, at ao dia de hoje. (II Samuel 6:8) Um desgosto que gerou uma desistncia de 3 meses, 3 meses a mais sem que a promessa se cumprisse, j tinha ficado 20 anos a arca na casa de Abinadabe, agora mais 3 meses, tudo por causa do seu desgosto.
1. O desgosto um sentimento que atrasa e protela a beno de Deus e a promessa de se cumprir na nossa vida. 2. O desgosto tem feito pessoas desistirem das suas casas, das suas famlias, dos seus projetos, e como em Cades Barnia o povo passa a andar em crculos como peregrinos, no como conquistadores

A S BOAS NOTCIAS DAQU ELES QUE NO DESISTIRAM


Ento avisaram a Davi, dizendo: Abenoou o SENHOR a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, cidade de Davi, com alegria. (II Samuel 6:12) Quando passamos por situaes difceis, temos uma tendncia de desistir da caminhada, e quando olhamos para a vida daqueles que perseveraram, continuaram, no desistiram, vemos que:
1. 2. 3. 4. Eles continuaram a andar, A conquistar, A escrever uma histria, Enquanto chorvamos, lamentvamos e arrumvamos culpados, o senhor abenoava aqueles que continuaram.

MINISTRIO: PERMANECER EM JESUS


FABIO JOS DA SILVA

No pare na beira do caminho pois Deus vai retomar o crescimento da sua vida:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. E as boas notcias sero teu respeito tambm, hora de retomar o seu ministrio, Sua alegria, Sua essncia, Sua verdade, Sua identidade, Voc o que a promessa diz que voc , no aquilo que a circunstncia diz que voc !!!

D AVI ENCONTROU 3 SADAS A SADA DO T EMOR :


E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus? II Samuel 6:9

Como trarei a mim a arca de Deus?


Essa a pergunta para voc refletir esse momento e durante a sua vida.

A SADA DA OBEDINCIA PALAVRA


E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados. (II Samuel 6:13) Agora Davi obedecia, no era mais um carro e bois levando a arca, agora era os sacerdotes, Aleluia! As coisas comeavam a entrar nos eixos.

A SADA DO SACRIFCIO
E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados . (II Samuel 6:13) Davi retomava a sua caminhada para Jerusalm 3 meses depois, uma grande vitria que precisava se concretizar, a Conquista Espiritual de Jerusalm, aquela festa tinha que continuar.
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. A conquista Espiritual da sua casa vem quando a presena de Deus est na sua casa; tempo de retomar a sua caminhada; tempo de retomar os passos para a Jerusalm celestial; tempo de andar; tempo de sacrificar, tempo de se alegrar, A cada um passo a mais, um passo a menos para a sua vitria.

MINISTRIO: PERMANECER EM JESUS


FABIO JOS DA SILVA

DEUS NOS ABENOAR GRANDEMENTE QUANDO A ARCA DA SUA PRESENA REPOUSAR NOS NOSSOS LARES

Q UEM ERA O BEDE -E DOM ?


A bblia nos relata que Obede-Edom morava na beira da estrada que levava a Jerusalm. Mas quem realmente era este homem? 1. Ento vejamos: OBEDE significa servo, que o mesmo que escravo; 2. E EDOM denota que este homem era um descendente dos Edomitas, que eram descendentes de
Esa, sendo estes um povo inimigo de Israel; 3. No bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias.

Talvez se fosse eu ou voc, ao sabermos de que Deus matou Uz s por tocar na Arca, e ainda era da tribo de Jud, como um Edomita seria poupado? Mas mesmo assim Obede-Edom aceita e recebe a Arca do Senhor. Mas antes de sair o rei Davi lhe informa que logo que pudesse voltaria para recuperar a Arca, pois ela era a presena de Deus, a Shekinah do Senhor. ObedeEdom concorda. Ento o rei e toda sua comitiva, toda sua orquestra, voltam para Jerusalm, tristes e cabisbaixos, pois no puderam levar a presena de Deus e em suas mentes a pergunta continuava a soar cada vez em tom mais alto: COMO TRAREMOS A NS A SHEKINAH DO SENHOR? Mas ela, a Arca do Senhor, a Presena de Jeov, ficou na casa de um casal pobre, humilde, que morava a beira da estrada. O que Davi e todo o povo no sabiam era que Deus tinha um plano na vida de Obede-Edom. Ento lemos que, no versculo. 14, por trs meses a arca ficou na casa de Obede-Edom e Deus abenoou tudo, tudo, mas tudo o que Obede-Edom possua.

A S PRINCIPAIS ATITUDES DE O BEDE -E DOM


Davi olha para Obede-Edom e diz ter ficado sabendo que Deus tinha abenoado tudo quanto ele tinha, e Obede-Edom diz ser verdade, e o rei Davi completa dizendo que iria levar a Arca do Senhor, e Obede-Edom naquele momento diz algo ao rei com todo coragem, preste ateno: -Rei meu! A Arca do Senhor vai contigo, mas eu irei junto da Arca. 1. 2. 3. 4.
Obede-Edom tomou uma deciso e com certeza sua esposa concordou. Eles iriam deixar tudo para estarem perto da SHEKINAH DO SENHOR. Esse o segredo de Obede-Edom ele est sempre perto da SHEKINAH DO SENHOR. Outrora, um escravo edomita, pobre inimigo de Israel, descendente de Esa, que negou a beno, e natural da cidade de Gate, de onde veio o inimigo gigante de Israel, mas agora um rico fazendeiro prspero e abenoado que deixava tudo para traz para andar junto da SHEKINAH DO SENHOR.

MINISTRIO: PERMANECER EM JESUS


FABIO JOS DA SILVA

1.O BEDE -E DOM SE PROPS A SER PORTEIRO , PARA ESTAR PERTO DA S HEKINAH DO S ENHOR ( SERVIO )
Em I Crnicas 15:17 e 18, vemos que Obede-Edom se tornou um porteiro do Santurio do Senhor. Ele amava tanto a Shekinah que pediu ao rei Davi que o deixasse ficar perto da Arca, e ento ele se faz um porteiro, que agora ainda que pelas frestas das portas ele contemplasse a Presena de Deus.

2.O BEDE -E DOM SE TORNOU UM ADO RADOR , TOCANDO ARPA , S PARA EST AR PRXIM O S HEKINAH DO S ENHOR ( ADORAO )
Em I Crnicas 15:19 a 21, so enumerados e contados agora os msicos que tocavam diante da Arca do Senhor e l aparece Obede-Edom entre eles. Ele que era um "Z ningum" agora pediu para ser um msico, aprendendo a tocar uma harpa. Creio que pelo esforo possa ser at o rei Davi que o tenha ensinado.

1. No despreze sua funo, ainda que lhe parea a menor, pois o crescimento s vir atravs de sua
fidelidade ao Senhor.

2. por isso que Jesus disse que o Pai procura verdadeiros adoradores que o adorem em esprito e
em verdade. 3. Saiba de uma coisa, voc no precisa que seu pastor te veja que seu lder te veja, mas todos ns precisamos somente que o Senhor nos veja o adorando.

3.O BEDE -E DOM SE TORNOU UM POR TEIRO , GUARDANDO A A RCA DO S ENHOR , S PARA ESTAR PRXIM O S HEKINAH DO S ENHOR ( PRESENA DE DEUS )
Agora em I Crnicas 15: 24, mais uma vez Obede-Edom visto, s que agora no como um msico que tocava diante da Arca do Senhor, mas agora ele um guardio da Arca do Senhor. Ele est a todo tempo perto daquilo que mudou de uma vez por todas a sua vida, a SHEKINAH DO SENHOR.

1. Muitos te discriminam por ter vindo de uma terra pobre, ou por que seu sobre nome no conhecido,
mas isso no importa.

2. Se chamar Obede-Edom, era agora um orgulho e no mais uma vergonha. 3. Seja voc mesmo, mas seja um adorador da SHEKINAH DO SENHOR, pois no momento certo Ele,
o Senhor te exaltar, e te colocar em local de destaque.

4.O BEDE -E DOM SE PARA M INIS TRA R ( CRESCIMENTO EM RECEBIDO )

TO RNOU M I NISTRO , UM ESCOLHIDO AGORA O L OUVO R , LIDERADO PO R A SAFE . DEUS , AGORA ELE REPARTIA O QUE TINHA

Veja I Crnicas 16: 4 e 5, que agora se colocaram alguns Ministros para adorarem e levarem todos a adorarem, e entre os ministro aparece ele, Obede-Edom, que deixou de ser um guardio da Arca e passou a ser um Ministro de adorao, liderado por Asafe.

MINISTRIO: PERMANECER EM JESUS


FABIO JOS DA SILVA

5.O BEDE -E DOM SE TORNOU UM LDER DE 68 PESSOAS , A SHEKINAH O FARIA CRESCER CADA VEZ MAIS ( UM GRANDE LIDER )
I Crnicas 16: 37 e 38, agora o incansvel adorador que era liderado por Asafe, deixa de ser somente um Ministro de adorao e passa a ser um lder de sessenta e oito pessoas (68), voc entendeu?

1. Aquele por quem no se dava nada, agora grande na presena da obra e da SHEKINAH
DO SENHOR, mas como eu agora conheo a Obede-Edom, sei que ele no pararia aqui, pois o verdadeiro adorador insacivel.

6.O BEDE E DOM SE TORNA GUARDA DOS TESOUR OS ( A PROSPERIDADE )


II Crnicas 25: 24, a confiana de um adorador no tem preo, pois vemos que Obede-Edom se tornou um tesoureiro do ouro e da prata que pertenciam ao Santurio .

1. Dentre todas as pessoas ali junto ao rei Davi, o escolhido para controlar o tesouro do
santurio foi Obede-Edom, e pasme voc no que vou lhe informar agora.

2. Segundo estudos o tesouro do Santurio do Senhor que estava sob a responsabilidade de


Obede-Edom corrigidos par nossos dias chegaria a cerca de S$3.000.000.000,00 (trs bilhes de dlares).

7.D EUS CONCEDE UMA HERANA MARAVILHOSA O BEDE E DOM


(I Crnicas 26:4) - E os filhos de Obede-Edom foram: Semaas o primognito, Jozabade o segundo, Jo o terceiro, e Sacar o quarto, e Natanael o quinto,

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Semaas - Ouvido por Jeov;

Jozabade Jeov quem me deu; Jo Jeov meu irmo; Issacar Portador do salrio. Natanael Meu amigo Deus; Amiel existe recompensa;

(I Crnicas 26:8) - Todos estes foram dos filhos de Obede-Edom; eles e seus filhos, e seus irmos, homens valentes e de fora para o ministrio; ao todo sessenta e dois, de Obede-Edom.

MINISTRIO: PERMANECER EM JESUS


FABIO JOS DA SILVA

NA NOSSA CASA:
1) O E SPRITO S ANTO LEVAR A SUA PR ESENA PARA A
NOSSA CASA
(II Samuel 6:10) - E no quis Davi retirar para junto de si a arca do SENHOR, cidade de Davi; mas Davi a fez levar casa de Obede-Edom, o giteu.

2) A GLRIA DE D EUS NOS ABENOAR NU M TEMPO DE RESSURREIO .


Assim ficou a arca de Deus com a famlia de Obede-Edom, trs meses em sua casa; e o SENHOR abenoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha. 1. A casa de Obede-Edom precedeu a conquista espiritual de Jerusalm; 2. Jesus vai voltar numa grande conquista espiritual e Deus vai encher a sua casa com a presena do Senhor; 3. Nesse tempo, a beno de Deus na sua vida vai preceder a conquista de Deus; 4. A 2 volta de Jesus, quanto mais perto ficar da volta de Jesus, mais Deus nos Abenoar.

3) A NOSSA CASA SER DIFERENTE , SER A CASA DE O BEDE EDOM , NO DE A BINADABE


Quando a Arca, que a presena de Deus, chega casa de Abinadabe, com o passar do tempo ele e seus filhos se acostumam com a presena de Deus, e quando isso acontece, passam a no dar mais o devido valor naquilo que valioso , sem preo, a SHEKINAH DO SENHOR. Mas quando na casa de Obede-Edom, ele procura a dar o devido valor a Shekinah, a colocando em local de destaque. 1. A Arca ficou 20 anos na casa de Abinadabe e nada mudou, s que em apenas 3 meses, o Senhor mudou a histria da casa de Obede-Edom. (Servo do Vermelho) (tipifica o vermelho do sangue de Jesus, somos servos do sangue) 2. Havia uma grande reverncia para com a Shekinah do Senhor na casa de ObedeEdom, algo que no vemos mais com tanta frequncia no meio das igrejas de hoje, pois mais nos parecemos com a casa de Abinadabe, do que com a casa de ObedeEdom.

You might also like