You are on page 1of 2

Sociologia Volume nico | Unidade 1 | Captulo 3

Nosso mundo ontem e hoje


Sugesto 1 A dupla revoluo e a ascenso da burguesia

Antes da atividade, destaque os seguintes pontos: A superao do mundo rural pelo mundo urbano-industrial, bem como o desenvolvimento das condies sociais, econmicas e polticas que permitiram o advento da Revoluo Industrial na Inglaterra e da Revoluo Francesa. Tais revolues ajudaram a consolidar o capitalismo e foram o ponto de partida para as transformaes que deram origem ao mundo atual.
Encomende uma pesquisa sobre os preceitos da Revoluo Francesa, para que os alunos identifi-

quem em que medida eles significavam um rompimento com os padres predominantes at ento.
Trabalhe com filmes que discutam o assunto, como: Danton: O processo da revoluo (Frana/Po-

lnia, 1982, Andrzej Wajda), Maria Antonieta (EUA, 2006, direo de Sofia Coppola), Casanova e a revoluo (Frana/Itlia, 1982, direo de Ettore Scola), entre outros.
Sugesto 2 A Revoluo Industrial e o impacto da mquina sobre o homem

Antes da atividade, destaque os seguintes pontos: O impacto da mquina sobre o trabalho e sua organizao, bem como seus efeitos sociais. No incio do processo de industrializao (sculo XVIII), as mquinas restringiam-se ao setor fabril e apresentavam pequenos aprimoramentos tecnolgicos. A expanso das ferrovias constituiu um grande salto nesse processo, criando condies para o desenvolvimento das indstrias de bens de capital e as bases da expanso fabril dos sculos XIX e XX. Permitiu tambm que a produo agrcola alcanasse rapidamente regies distantes, amenizando as crises de fome na Europa. medida que as fbricas se desenvolviam, aumentava a parcela da populao urbana que se empregava nesse setor, dando origem classe operria.

Utilize a citao de Hobsbawm para propor uma discusso sobre o impacto das mquinas nos seto-

res produtivos e na vida das pessoas.


Podem ser discutidos tambm filmes como Germinal (Blgica/ Itlia/Frana, 1993, direo de Claude

Berri) e Oliver Twist (Repblica Tcheca/Frana/Itlia/Reino Unido, 2005, direo de Coky Giedroyc).

Sociologia Volume nico | Unidade 1 | Captulo 3

Nosso mundo ontem e hoje


Sugesto 3 Frana: centro difusor da revoluo burguesa

Antes da atividade, destaque os seguintes pontos: Os desdobramentos da Revoluo Francesa, que irradiou seus valores pela Europa e pelo mundo, marcando o comeo do fim do Antigo Regime e o ponto inicial da Idade Contempornea. Entre as profundas transformaes sociais e polticas que provocou, figuram o fim da servido e dos direitos feudais, bem como a difuso dos princpios universais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. No perodo da Revoluo, a Frana foi tomada por sucessivas convulses polticas que influenciaram pensadores de outras partes do mundo, os quais procuraram disseminar em seus pases os ideais revolucionrios. A maioria das manifestaes polticas envolveu a massa da populao.
Pequena pesquisa sobre a Declarao Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948) e posterior discus-

so sobre sua relao com a Revoluo Francesa. Tambm pea aos alunos que investiguem em que medida a Declarao da ONU influenciou a elaborao da Constituio brasileira de 1988.

You might also like