You are on page 1of 5

A ideia de uma Europa unida

1.1. Os pases fundadores


Na Primavera de 1950, a Europa encontrava-se beira do abismo. A Guerrafria fez pesar a ameaa de um conflito entre as partes Leste e Oeste do continente. Cinco anos aps o fim da Segunda Guerra Mundial, os antigos adversrios estavam longe da reconciliao, por isso era preciso evitar repetir os erros anteriores e criar condies para uma paz duradoura entre inimigos, mas o problema residia na relao entre a Frana e a Alemanha. Foi preciso criar uma relao forte entre estes dois pases e reunir os restantes pases europeus a fim de se construir uma comunidade com um destino comum. Jean Monnet, com uma experincia nica enquanto negociador e construtor da paz, props ao Ministro dos Negcios Estrangeiros francs, Robert Schuman, e ao Chanceler alemo Konrad Adenauer criar um interesse comum entre os seus pases: a gesto, sob o controlo de uma autoridade independente, do mercado do carvo e do ao. A proposta formulada oficialmente a 9 de Maio de 1950 pela Frana e acolhida pela Alemanha, Itlia, Holanda, Blgica e Luxemburgo.

1.2. As primeiras comunidades europeias


O aparecimento das primeiras comunidades europeias surgiu com a criao daCECA, a Comunidade Europeia do Carvo e do Ao, em Paris, a 18 de Abril de 1951, da qual faziam parte os 6 pases fundadores.

1.3. Os tratados de Roma


Seis anos mais tarde, foram criadas mais duas comunidades: a CEE (Comunidade Econmica Europeia) e a EURATOM (Comunidade Europeia da Energia Atmica) atravs dos tratados de Roma a 25 de Maro de 1957.

2. CEE
2.1. Os alargamentos
As comunidades europeias foram inicialmente formadas por 6 pases (Frana, Alemanha, Itlia, Holanda, Blgica e Luxemburgo). Depois disto, a Unio Europeia levou a cabo quatro alargamentos sucessivos: Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido (1973)

Grcia (1981) Espanha e Portugal (1986) Astria, Finlndia e Sucia (1995)

2.2. As instituies comunitrias


Todos os estados membros da Unio Europeia delegam parte da sua

soberania nacional em instituies comuns, que representam tanto os interesses nacionais como os interesses comunitrios. Os tratados constituem o chamado direito primrio que tem implicncia directa na vida quotidiana dos cidados europeus.
Esta legislao, tal como as polticas comunitrias em geral, o resultado

de decises tomadas por cinco instituies principais:


. O Conselho da Unio Europeia (que representa os Estados Membros) O Parlamento Europeu (que representa os cidados) A Comisso Europeia (um rgo politicamente independente que

representa o interesse geral dos europeus) O Tribunal de Justia das Comunidades Europeias ( composto por um juiz de cada Estado-membro e a sua misso garantir o cumprimento do direito comunitrio e a interpretao e aplicao correctas dos tratados) O Tribunal de Contas ( composto por um membro de cada pas da Unio Europeia e tem por obrigao verificar a legalidade e a regularidade das receitas e despesas da Comunidade e a sua boa gesto financeira)

2.3. Do mercado comum ao Acto nico europeu


O Acto nico Europeu rev os Tratados de Roma com o objectivo de relanar a integrao europeia e concluir a realizao do mercado nico. Veio a alterar tambm as regras de funcionamento das instituies europeias e alargou as competncias comunitrias, nomeadamente no mbito da investigao e desenvolvimento, do ambiente e da poltica externa comum. O principal objectivo do Acto nico Europeu consiste no relanamento do processo de construo europeia com vista a concluir a realizao do mercado nico, bem como na abolio das barreiras fsicas, tcnicas e fiscais entre os Estados-membros. Criou-se ento a 1 de Janeiro de 1993, um grande mercado europeu, com mais de 302 milhes de habitantes.

3. A Unio Europeia
3.1. O Tratado de Maastricht
Ao entrar em vigor, a 1 de Novembro de 1993, o Tratado da Unio Europeia, assinado a 7 de Fevereiro de 1992 em Maastricht, na Holanda, conferiu uma nova dimenso construo europeia, tendo como principais caractersticas: A criao da Unio Europeia (UE) A substituio da sigla CEE (Comunidade Econmica Europeia)

por CE(Comunidade Europeia) A previso da construo de uma unio econmica e monetria (UEM) A promoo de uma poltica externa de segurana comum (PESC) A criao de uma cooperao dos Estados-membros no domnio da segurana interna e da justia A coordenao das polticas de emprego A livre circulao e segurana dos cidados A criao de uma instituio de cidadania europeia O desenvolvimento de diversas polticas comunitrias

3.2. Os alargamentos
A 1 de Maio de 2004, dez novos pases aderiram Unio Europeia, sendo assim a Unio Europeia passou de 15 para 25 estados-membros e constitui, a partir de agora, um espao poltico e econmico com 450 milhes de cidados, incluindo: Trs antigas repblicas soviticas (Estnia, Letnia e Litunia) Quatro antigos pases-satlite da Hungria e Eslovquia) Uma antiga repblica jugoslava (Eslovnia) Duas ilhas mediterrnicas (Chipre e Malta) Este alargamento histrico da Unio Europeia, de 15 para 25 membros, conclui um longo processo de adeso que permitiu a reunificao do povo europeu, dividido durante meio sculo pela cortina de ferro e a guerra-fria. Em 2007 passaro a fazer parte da Unio Europeia a Bulgria e a Romnia, podendo tambm a dar-se a adeso da Turquia. URSS (Polnia, Repblica Checa,

3.3. Zona uro


Desde 1 de Janeiro de 2002, que mais de 300 milhes de cidados europeus utilizam o uro na sua vida quotidiana. Entre a assinatura do Tratado de Maastricht em Fevereiro de 1992, que consagrou o princpio de uma moeda nica europeia, at entrada em circulao das moedas e notas de euro em 12 pases da Unio Europeia (Alemanha, ustria, Blgica, Espanha, Finlndia, Frana, Grcia, Holanda, Irlanda, Itlia, Luxemburgo e Portugal) passaram apenas 10 anos. O uro veio substituir moedas que, para muitos dos pases europeus, constituam smbolos centenrios e verdadeiros instrumentos de soberania nacional. A introduo do uro fez a Europa avanar consideravelmente rumo a uma unio econmica. Deu tambm aos cidados da Unio Europeia um sentimento mais vivo de partilharem uma identidade comum europeia. Para a adopo do uro como moeda nica s entram os estados -membros que tiverem preenchido todos os critrios de convergncia e so eles: Estabilidade de preos Taxas de juro a longo prazo Dfice oramental Estabilidade das taxas de cmbio da moeda nacional nos mercados de cmbio

3.4. Os Tratados de Amesterdo e Nice


O Tratado de Amesterdo e o Tratado de Nice vieram a alterar completamente os anteriores tratados. O primeiro tratado foi assinado na cidade holandesa de Amesterdo a 17 de Junho de 1997 e tem por base quatro grande objectiva: Fazer dos direitos dos cidados o ponto essencial da Unio Europeia e introduzir um novo captulo sobre o emprego; Suprimir os ltimos entraves livre circulao e reforar a segurana; Permitir um reforo da importncia da Europa no mundo; Tornar mais eficaz a arquitectura institucional da Unio Europeia, tendo em vista os prximos alargamentos.

Na altura do Tratado de Amesterdo, e por falta de resultados positivos, ficou agendada uma Conferncia Intergovernamental para 2000 com vista a adaptao do funcionamento das instituies europeias entrada de novos Estados-Membros, com isto surgiu a implementao do Tratado de Nice, assinado a 26 de Fevereiro de 2001, com cinco grandes objetivos: Reformar as instituies e os mtodos de trabalho para viabilizarem o alargamento; Reforar a proteo dos direitos fundamentais; Criao de uma Poltica Europeia de Segurana e Defesa (PESD); Cooperao judiciria em matria penal; Futuro da UE. Depois da sua entrada em vigor, em Maio de 2004, o Tratado de Nice o tratado que actualmente rege a Unio Europeia.

You might also like