You are on page 1of 19

MANUAL DE INSTALAO

INSTRUMENTOS AUTOMOTIVOS

NDICE
Recomendaes . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 Copo de sobrepor . . . . . . . . . . . . . . . . 4 Ampermetros . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 Contagiros . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 Shift Light
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

Hallmeter . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11 Manmetros . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15 Termmetros . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18 Voltmetros . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19

.3.

Prezado Cliente
Obrigado por adquirir nosso produto. Nossos produtos so submetidos a um rigoroso controle de qualidade para garantir-lhes o perfeito funcionamento.

Recomendaes importantes
Antes da instalao, leia atentamente as instrues. Lembre-se que este produto um instrumento de preciso e seu perfeito funcionamento depende da correta instalao. Antes de instalar o instrumento, desconecte o plo positivo da bateria de seu veculo. Evite que o instrumento sofra queda, pois o mesmo poder perder a calibrao original de fbrica. Caso isso ocorra, no instale o instrumento, devolva-o ao local de aquisio para que seja encaminhado fbrica para recalibragem. No inverta sob hiptese alguma a polaridade dos fios, sob pena da perda de garantia.

Instalao e fixao do copo de sobrepor (acessrio opcional)


Escolha um local adequado no painel que lhe proporcione fcil e rpida visualizao e instale primeiramente a base do copo, utilizando furadeira ou furador manual. Faa os furos com uma broca de 2,5 mm de dimetro. copo Atrs da fixao da base do copo, faa um furo com dimetro suficiente para a passagem dos fios e do espaguete. Fixe o copo utilizando chave de fenda e base aperte na posio desejada. Em caso de instalao diretamente no painel, utilize serra copo com dimetro de painel 52 mm, 60 mm, 85 mm ou 100 mm, dependendo do dimetro do instrumento adquirido. presilha de

Ateno

fixao

Passe primeiramente os fios (j conectados aos locais adequados no motor e no painel) para dentro do painel. Feito isso, introduza os fios no copo pelo orifcio posterior, deixando comprimento suficiente para que se possa manuse-los e prens-los nos respectivos terminais pela frente do painel.
.4.

AMPERMETROS
40 ou 50 ampres (mod. AMP)
Este instrumento tem a finalidade de indicar, em ampres, se a bateria est sendo carregada pelo alternador ou descarregada pelos aparelhos e equipamentos que consomem eletricidade. O ponteiro pendendo para o lado direito (positivo) indica que a bateria est sendo carregada; pendendo para o lado esquerdo (negativo) indica que a mesma est sendo descarregada.

Instalao do Ampermetro
ON OFF

Chave de iluminao do painel

Iluminao

ADVERTNCIA! Muito cuidado com a polaridade dos fios. Caso sejam invertidos ocorrer a queima do instrumento! Resto do sistema

Motor de arranque

OBS: Utilizar fio autoplastique 10 mm com terminais estanhados.

Figura 1
.5.

CONTAGIROS
Contagiros para motores 4 cilindros (mod. RPM1 / RPM2)
Este instrumento indica o nmero de voltas que o virabrequim do motor executa em 1 minuto (rotaes por minuto). Observando as especificaes do fabricante do veculo, quanto s faixas ideais de rpm na utilizao dos motores, pode-se obter o mximo proveito, desempenho e economia sem comprometer sua vida til. Em conjunto com o vacumetro, compe o par perfeito para o aproveitamento mximo do motor com economia de combustvel.

Modelo RPM1
Contagiros para ignio convencional (60/85/100 mm)

Instalao
Sinal
Iluminao
ON OFF

Chave de iluminao do painel


Aterramento
Negativo da bobina Positivo da bobina

+ 12 V

Ignio

BOBINA CONVENCIONAL

Figura 1
.6.

Modelo RPM2
Ligao dos terminais do contagiros (Fig. 2 e 3)
+12 V - Ligar chave de contato ou em qualquer fio positivo que receba corrente aps ligar a chave do contato do veculo, isolandoo com a capa plstica fornecida. Sinal - Ligar o fio do sensor. Importante: Ligar a malha metlica que acompanha o fio do sensor no terminal duplo do fio terra (Fig. 2 e 3). Fio terra - Ligar no terminal negativo da bateria ou massa do veculo. Iluminao - Ligar em qualquer fio positivo de iluminao do quadro de instrumentos do veculo.

Para instrumentos de 85/100 mm


ON
OFF

Chave de iluminao do painel

Soquete Iluminao

Tacmetro para sensor magntico 2 pulsos 4Cil./8000 rpm


+ 12 (Positivo) SINAL (Negativo)

Ignio

fio do sensor

Terra ou massa

Malha metlica

Figura 2

.7.

Para instrumentos de 60 mm
ON
OFF

Chave de iluminao do painel

fio do sensor

SINAL ou SENSOR

Iluminao

+ 12~30Vcc (Positivo) (Negativo)

Ignio

Terra ou massa Malha metlica

Figura 3

Ligao do sensor no motor


O plugue do sensor deve apenas abraar o fio (fig. 4) recomendado na bobina do veculo. No h necessidade de desencapar o fio ou o espaquete (quando aplicado).
Fio que vai para a bobina do veculo Fio que vai para a bobina do veculo

Pressionar aqui para fechar

SENSOR ABERTO

SENSOR FECHADO

Para ter certeza de que o sensor est fechado, voc escutar um "CLICK"

Fio do SENSOR

Fio do SENSOR

Figura 4
.8.

Para motores VW (todos) O plugue do sensor dever abraar o fio da bobina, feche-o at o seu travamento. OBS: Geralmente este fio coberto com um espaguete, puxe o espaguete e certifique-se de que seja o fio da bobina. Para motores GM O plugue do sensor dever abraar o fio da bobina. Para motores Ford O plugue do sensor dever abraar o fio da bobina ou outro qualquer que faa massa na bobina. OBS: Como a bobina de difcil acesso, principalmente no Ford KA, recomendamos que o acesso seja feito por baixo do veculo. Para motores CHT ou VW AP com bobina Bosch convencional, o plugue do sensor dever abraar o fio negativo da bobina. Para motores Fiat (menos Palio e Uno) O plugue do sensor (fio PRETO) dever abraar o fio MARROM da bobina. Puxe o condute que encapa os fios para localizar o fio MARROM (Palio 16 V e 1.6). Para os demais modelos o plugue do sensor (fio PRETO) dever abraar os dois fios BRANCOS que saem da centralina. Para motores S10 (96/97/98/00/01) Para ano 96/97/98, abrir o chicote e ligar em um dos dois fios PRETOS (testar para saber qual o de sinal). Para ano 00/01, ligar nos fios LARANJA e ROSA (juntos) do mes-mo chicote que sai da bobina, localizada na parede corta-fogo.
Parede corta-fogo

Bobina Chicote

Figura 5
.9.

Modelo RPMF
Para motores Palio 1000 e Uno - 2 bobinas Para o Palio, deveremos conectar o fio do sinal do contagiros ao correspondente fio BRANCO do plug conector, que leva corrente negativa (-). A bobina est situada na tampa de vlvula do motor. Para o Uno, o mesmo procedimento, s que o fio escolhido dever ser o MARROM.
Viso detalhada do conector da bobina

Fio que levar o SINAL ao contagiros Usar fio dimetro de 0,5 mm

A parte descascada do fio ser introduzida no orifcio do conector e este recolocado na sua posio original.

Figura 6

Canho de Shift Light


Para ajustar Acelerar at o giro desejado, apertar o boto (figura 7) localizado na traseira do canho, o shift piscar informando que est ajustado. Para reajustar e s repetir a operao.

fio vermelho +12V


to pre fio

fio azul

sinal

Figura 7
.10.

HALLMETER
Mistura ar / combustvel (mod. HM1)
Am
37 5
33 3

arelo
505
450

553

59
64
E ID

8
0
683

418

28 8

24 3
198
BRE

AL

705

Ve r d e

728

RICO

melh

PO

153
108

773

818

Ve r

63

AR/COMB. RELAO

93

Obs: Os valores mdios indicados esto em milivolts (mV).

Figura 1

O Hallmeter, monitor ar/combustvel, trabalha com informao fornecida pela sonda lambda que, por sua vez, detecta o teor de oxignio nos gases e gera informao em Relao estequiomtrica ar/combustvel milivolts. O Hallmeter 1.000 essencialmente um voltmetro e foi concebido .800 com 20 leds (diodos de .600 emisso de luz). Cada led .400 representa uma variao na mistura, hora concentrada .200 em oxi-gnio, hora pobre em oxignio. Esta variao 10.3 11.8 13.2 14.7 16.2 17.6 19.1 descrita no grfico ao RICO POBRE lado.
Milivolts (mV)

Figura 2
.11.

Sonda Lambda
A sonda lambda detecta o teor de oxignio nos gases de escape, e informa unidade de comando quanto a sua presena em relao ao ar de amostragem dentro do sensor para clculo estequiomtrico. O sensor gera milivolts conforme o teor de oxignio nos gases de escape. A sonda lambda um elemento em forma de dedal, fabricado de Dixido de Zircnio (um material cermico), coberto interna e externamente por uma fina camada de platina microporosa. Esse elemento , na verdade, uma clula galvnica (pilha). Quando o Dixido de Zircnio aquecido acima de aproximadamente 300C, ele se torna um condutor eltrico, conduzindo ons de oxignio da camada interna de platina (em contato com a atmosfera), para a externa (em contato com os gases de escape). Valores altos de milivoltagem significam que praticamente todo o oxignio injetado na cmara de combusto foi consumido, restando quase nada nos gases de escape. Valores baixos de milivoltagem significam que o oxignio est sendo EAL injetado alm do necessrio para a ID queima do combustvel. Portanto, ainda haver oxignio nos gases de escape. Lendo estas milivoltagens, o mdulo de injeo (centralina) pode AR/COMB. RELAO ajustar a mistura entre ar e combustvel, deixando-a o mais prximo Relao estequiomtrica pobre (60 mV) possvel do ideal.
ID

EA L

RICO

Mistura pobre em combustvel

PO

BRE

D II D

L L AA EE

D II D

LL AA EE

RICO

BRE

PO

PO

BRE

RICO

AR/COMB. RELAO

AR/COMB. RELAO

Relao estequiomtrica ideal (450 mV) Mistura ideal em combustvel

Relao estequiomtrica rica (850 mV) Mistura rica em combustvel

Figura 3
.12.

Combustvel Gasolina Metanol Etanol (lcool) Propano Diesel

Relao estequiomtrica 14,7:1 6,5:1 9,0:1 15,7:1 15,2:1

Instalao da sonda lambda


Coletor de escape

Sonda lambda

Aps a juno da tubagem do escape, calcule 15 a 20 cm. Este ser o local ideal para a colocao da sonda lambda.

Figura 4

Instalao do Hallmeter
A instalao do Hallmeter na sonda lambda, tanto para veculos carburados ou com injeo eletrnica simples. Deve-se sempre ligar o fio ROXO do Hallmeter ao fio PRETO da sonda lambda (ver figura 5). Nosso instrumento foi calibrado para qualquer marca de sonda lambda, porm, para uma leitura precisa nos veculos com injeo eletrnica, recomendamos a instalao de uma segunda sonda lambda exclusiva para o Hallmeter.

Ateno
Se estiver utilizando mdulo MSD, imprescindvel a utilizao de cabos de velas supressivos. Caso isso no seja feito, o Hallmeter poder sofrer alteraes de leitura.

.13.

Ignio

Fio preto da sonda lambda Vermelho positivo ( + ) Roxo (Sinal) Sonda Lambda Preto negativo ( - )

Figura 5

.14.

MANMETROS
Vacumetro, Combustvel, Turbo Compressor e leo (mod. VC1 / CM / TR / OL1) Vacumetro (Manmetro a vcuo) (mod. VC1)
Este instrumento orienta quanto maneira correta e mais econmica de dirigir o veculo. Indica, em valores absolutos, o vcuo existente no coletor de admisso do motor, o qual depende da posio da borboleta do carburador ou injeo e do nmero de rotaes (rpm). Estando estes valores em propores equilibradas ser obtido o mximo de aproveitamento do combustvel.

Manmetro do Combustvel (mod. CM)


Indica com preciso a presso existente no sistema de alimentao do carburador ou no sistema de injeo. Se houver queda anormal da presso do combustvel, devido a vazamentos ou falhas na bomba de alimentao, o motor ir trabalhar irregularmente prejudicando seu desempenho.

Manmetro para Turbo Compressor (mod. TR)


Este instrumento tem a finalidade de indicar a presso existente nos coletores de admisso nos motores turbinados. Observando seus valores, possvel avaliar o desempenho da turbina e detectar vazamentos no sistema de alimentao dos motores de automveis e caminhes.

Manmetro de leo (mod. OL1)


Este instrumento indica com preciso qualquer variao na presso do leo lubrificante com o motor em funcionamento. Variaes anormais na sua marcao ou oscilaes do ponteiro podero indicar irregularidades tais como: vazamentos, pouco leo, baixa viscosidade, etc.

Instalao
Ver figura 1 na pgina seguinte.

.15.

ON
OFF

Chave de iluminao do painel

Iluminao

Kit de adaptao Adaptador presso do leo Cebolinha

Motor

Figura 1

OBS: Para Manmetro de leo, retire a cebolinha original de seu motor e coloque o adaptador como indicado na figura 1.

.16.

Adaptadores (devem ser adquiridos parte)


Manmetro Turbo Manmetro Combustvel

Adaptador universal

Coletor de admisso

Mangeira entre a bomba de combustvel e o carburador

Manmetro a Vcuo

Rosca 3/16"

Para adaptar no tubo de admisso

Para adaptar no tubo do servo freio

Figura 2
.17.

TERMMETROS
Termmetros eltricos da gua e do leo (mod. TAG / TOL)
O termmetro eltrico da gua indica a variao de temperatura da gua no sistema de refrigerao do motor. O termmetro eltrico do leo indica variaes na temperatura do leo lubrificante durante o funcionamento do motor. Em baixa temperatura no deve-se utilizar plena potncia. Em temperaturas elevadas o leo perde viscosidade (em especial os no sintticos), prejudicando sensivelmente seu poder lubrificante. Os termmetros possuem escala de 50C a 150C.

Instalao
ON
OFF

Chave de iluminao do painel POSITIVO

Iluminao

SINAL

Ignio Sensor

Adaptador

Figura 1

No caso do termmetro eltrico do leo, o adaptador dever ser colocado no lugar do bujo de drenagem do leo. OBS: Retirar o sensor original e colocar o sensor que acompanha o instrumento, com adaptador prprio, um para cada tipo de motor.
.18.

VOLTMETROS
(mod. VT)
Instrumento que indica, em Volts, a tenso da rede eltrica do veculo. Orienta sobre o estado de conservao da bateria e tambm as condies de funcionamento do alternador e reguladores de voltagem. Escalas de 8 a 16 Volts.

Instalao
ON OFF

Chave de iluminao do painel

Iluminao

(-)

Ignio

Figura 2

.19.

Certificado de Garantia

Esta garantia tem a durao de 6 (seis) meses, a contar da data da compra do produto descrita na Nota Fiscal, sendo vlida contra qualquer defeito de fabricao durante este perodo. Caso seja constatado o defeito de fabricao, o produto ser revisado, recuperado ou trocado, sem acarretar nus ao cliente por estes servios. As eventuais despesas de transporte, decorrentes da devoluo do instrumento nossa fbrica, devero ser pagas pelo remetente. A fbrica se responsabiliza pelas despesas do envio do produto de volta ao cliente. Manuteno e reviso esto inclusos na garantia. Somente no acataremos reclamaes, dentro do prazo de garantia, se; a) O produto apresentar caractersticas de mau uso. b) O produto apresentar caractersticas de m instalao. c) O produto, depois da inspeo, mostrar evidncia de ter sido modificado ou recuperado por pessoa no autorizada. Data de compra: Carimbo: I 71500016
Ueni Ind. Com. Imp. Exp. Ltda. - C.N.P.J. 74.522.251/0001-72

www.

.com.br

You might also like