You are on page 1of 5

3.

VARIAO E NORMALIZAO LINGUSTICA


Uma lngua viva, apesar da unidade que a torna comum a uma nao, apresenta variedades quanto pronncia, gramtica e ao vocabulrio. Chama-se variao lingustica a essa propriedade de diferenciao de uma lngua em funo do espao geogrfico, da sociedade, da situao e do tempo, dando origem a variantes e a variedades lingusticas. O princpio da unidade na diversidade e diversidade na unidade permite que a lngua se mantenha homognea, mas apresente traos distintivos designados por variedades geogrficas (de regio para regio ou de lugar para lugar), sociais (de grupo social, profissional, de faixa etria...), situacionais (mais ou menos formal) e variao histrica (em funo do contacto com outras lnguas). VARIAO
Variedades geogrficas (ou variedades diatpicas)

So as diferentes formas observadas numa mesma lngua em espaos distintos. Dependendo da extenso do territrio e da sua histria, estas variedades apresentam-se, frequentemente, como dialectos regionais. o que sucede em Portugal, com os falares aoriano e madeirense, com os falares das Beiras e do Porto ou com os de Lisboa e do Algarve ou de outras regies. Alm destes exemplos de variedades geogrficas do portugus, h que ter em conta as variedades que permitem distinguir o portugus europeu do portugus do Brasil, da frica ou da sia.
Variedades do Portugus

As variedades do portugus surgem por variao e mudana lingustica como resultado do contacto histrico da populao de lngua materna portuguesa com falantes de outras lnguas ao longo do processo da expanso e colonizao. Depois da independncia no sculo XII e da Reconquista (terminada no sculo XIII), a lngua portuguesa, acompanhando comerciantes, navegadores e colonizadores portugueses, a partir do sculo XV, tornou-se lngua do Imprio. Os diversos contactos (uma vezes amigveis, mas em muitos casos forados) com as lnguas locais permitiram o surgimento de variedades do portugus.
Variedade europeia

a lngua portuguesa falada em Portugal continental e nos arquiplagos da Madeira e dos Aores. Com o convencionar de que a variedade de Lisboa se constitui como lngua padro, o portugus foi dividido em dois grandes grupos dialectais: o setentrional, ao norte, e o centro-meridional, ao sul e arquiplagos.
Variedade brasileira

a lngua portuguesa falada no Brasil, com algumas diferenas em relao variedade europeia, como a audibilidade das vogais. O portugus do Brasil tem algumas variaes, mas, como diz Paul Teyssier, "as divises dialectais do Brasil so menos geogrficas que socioculturais". Geograficamente, possvel observar uma oposio norte/sul, entre os estados do litoral acima do estado da Baa (inclusive) e os que esto abaixo, com base na realizao

aberta das pretnicas ao norte e sua realizao fechada ao sul; uma oposio entre a cadncia, verificada no Norte, e a pronncia "cantada", no Sul.
Variedades africanas

So a lngua portuguesa com desvios resultantes do contacto com as lnguas locais dos pases de expresso lusfona em frica. Em geral, as variedades africanas de lngua portuguesa que tm sido alvo de descrio so as do portugus de Angola (s o de Luanda) e de Moambique, embora outras meream um estudo especfico, como as de Cabo Verde, Guin-Bissau, So Tom e Prncipe, onde o portugus a lngua oficial, mas tanto o crioulo como os dialectos regionais so bastante importantes. Angola e Moambique tm o portugus como lngua oficial e, para muitos falantes, tambm materna, mas em convivncia com esta h diversos grupos lingusticos, por vezes subdivididos em dialectos, que lhe emprestaram modos, sotaques, vocbulos e formas de construo.
Variedades do portugus no Oriente

So as formas da lngua portuguesa largamente utilizadas nos portos do Oriente e que, actualmente, oficial em Timor Lorosae (Timor-Leste) e em Macau, estando neste ltimo territrio em posio minoritria perante o mandarim. Em Timor Lorosae, o portugus influenciado, particularmente, pelo ttum, a principal lngua local. As principais marcas distintivas das variedades europeia, brasileira e africana do portugus so:
A nvel fontico
Europeia (Portugal) Brasileira (Brasil) Africana (Angola e Moambique)

Manuteno de duas consoantes seguidas: captura, pneu, absurdo. Manuteno do r em posio final: saber, cortar, tratar, dor. No palatalizao de t e d antes de i e de e tono: dia, mulatinho. Palatalizao das sibilantes em final de slaba e de palavra:
rosto, meninos, quis, mais.

Introduo de um i entre duas consoantes que no formam grupo na escrita do portugus: cap[i]tura, p[i]neu, ab[i]surdo. No palatalizao das sibilantes em final de slaba e de palavra (exceptuando o dialecto do Estado do Rio de Janeiro): rosto,
meninos, quis, mais.

As vogais tonas so mais abertas. Os ditongos so monotongados. As slabas so regularizadas com uma sequncia de consoante/ vogal.

Velarizao do I em final de slaba e de palavra: sensacional,


alto, areal.

Palatalizao de t e d antes de i tnico tono e de e ps-tnico


[tch e dz]: dia, mulatinho.

Vogais tonas muito reduzidas:


desgraa, espantosa, botequim.

Semivocalizao do l em final de slaba e de palavra: sensacional,


alto.

Supresso e velarizao do r em posio final: saber, cortar, tratar,


dor.

Vogais tonas pouco reduzidas:


negrinho, tratar, conhecer.

A nvel morfossintctico

A nvel semntico

Variedades sociais (ou variedades diastrticas)

So as que resultam do nvel sociocultural do falante, implicando o seu grau de instruo e conhecimento da lngua. Ao resultarem do ambiente social e cultural, so, tambm, designadas como sociolectos ou dialectos sociais. Na sociolingustica, que estuda as variedades sociais da lngua, so apreciados diversos factores sociais de variao como a classe social, o nvel de instruo, o tipo de educao, a idade, o sexo, a origem tnica, etc. As variedades sociais dependem da estratificao social e cultural, podendo apresentar-se entre um nvel culto (uso de um cdigo elaborado, que supe um bom conhecimento gramatical, lexical e das normas da lngua) e um nvel vulgar (com um cdigo limitado, com alteraes fonticas, morfossintcticas, lexicais e semnticas...).

Variedades situacionais (ou variedades diafsicas ou de uso)

So as que resultam da adaptao situao de comunicao e aos seus interlocutores. Fruto da "competncia comunicativa", as variedades situacionais acontecem pela necessidade de o falante adequar o que diz s caractersticas e relao com os interlocutores, inteno comunicativa e ao contexto.
Variao histrica (ou variao diacrnica)

A que provocada pelas mudanas lingusticas na histria e na evoluo da lngua. O processo que permite que uma lngua se mantenha viva exige a criao, a formao, a adaptao e o envelhecimento de certas palavras, estruturas, sons ou a sua mudana de sentido. O contraste que possvel entre a gramtica antiga e uma gramtica posterior mostra que na lngua h uma variao histrica ou diacrnica. Esta alterao, que no repentina, permite mudanas em curso, pela coexistncia de duas gramticas com regras diferentes.
Portugus antigo

Designa o portugus arcaico ou galaico-portugus correspondente aos falares da Galiza e do Norte de Portugal e promovido a lngua nacional desde a independncia de Portugal, no sculo XII, at ao sculo XV.
Antes do portugus antigo, existia, no Noroeste da Pennsula Ibrica, desde os sculos VI e VII, o romance galego-portugus. Este falar era conhecido como romance e designava uma lngua medieval resultante da evoluo do latim, que no caso do galego-portugus foi influenciado por fenmenos de evoluo devido s invases germnicas, suevas, visigodas e rabes. Portugus clssico

Identifica a fase do portugus europeu da Idade Moderna, entre os sculos XVI e XVIII. Esta fase aparece marcada pelo uso do portugus na imprensa, pelo desenvolvimento da lngua, pela sua normalizao e pelo seu incremento junto das comunidades descobertas. Lus de Cames ou o Padre Antnio Vieira so dois exemplos do desenvolvimento do portugus clssico e, ao mesmo tempo, duas das figuras proeminentes da riqueza vocabular, semntica e sintctica que emprestaram lngua.
Portugus contemporneo

Designa a fase do portugus europeu falado a partir do sculo XIX at ao presente. A vitalidade da lngua portuguesa actual mostra a influncia das relaes de Portugal com outras culturas, importando diversas palavras, e, ao mesmo tempo, a necessidade de acompanhar a evoluo da civilizao contempornea, com a produo de novas palavras, com recurso a elementos provenientes das lnguas clssicas (grego e latim) e a emprstimos.

NORMALIZAO LINGUSTICA Apesar da possvel diversidade geogrfica, social, situacional ou histrica, h normas lingusticas que permitem a unidade da lngua. Considera-se normalizao lingustica o resultado do processo que permite, atravs das gramticas, da literatura, de pronturios, dos meios de comunicao social e das escolas, harmonizar comportamentos lingusticos.
Lngua padro

A lngua padro ou norma padro, que permite a normalizao lingustica, uma variedade social que ganha legitimidade como meio pblico de comunicao, nomeadamente enquanto envolve os falantes cultos de uma comunidade lingustica. No caso do Portugus europeu, a norma a variedade utilizada no eixo geogrfico Lisboa - Coimbra pelas camadas mais cultas da populao; no caso do Portugus brasileiro, a variedade que se imps como padro a utilizada pelas camadas mais cultas do Rio de Janeiro e de S. Paulo. Cabe escola e aos meios de comunicao social difundirem e controlarem a observncia desta norma, que constitui o modelo da lngua escrita e oral, nos diferentes domnios.

You might also like